Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Site Oficial/Bayern de Munique
Site Oficial/Bayern de Munique

Na última quarta-feira (25), a Fifa divulgou os candidatos aos prêmios The Best 2020, entregues aos melhores jogadores e técnicos da temporada 2019/20. Também foram revelados os indicados ao Prêmio Puskás, dedicado ao gol mais bonito, ao Prêmio Fair Play, que valoriza o respeito e o bom comportamento, e ao Fan Award, dado ao torcedor "mais apaixonado".
A premiação foi criada em 2016, após a entidade decidir separar a antiga cerimônia "Fifa Gala" do tradicional prêmio Bola de Ouro, criado em 1956 pela revista France Football e realizado em conjunto com a federação entre 2010 e 2015. A edição deste ano foi cancelada pelo veículo devido à pandemia do novo coronavírus.
A principal categoria do The Best é, sem dúvida, a de melhor jogador do mundo. O Liverpool dominou a lista com quatro atletas: Sadio Mané, Mohamed Salah, Virgil van Dijk e Thiago Alcântara, que vestiu a camisa dos Reds e do Bayern de Munique. Cristiano Ronaldo (Juventus), Lionel Messi (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Kevin De Bruyne (Manchester City) e Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) também foram lembrados pela comissão de estrelas formada pela Fifa, responsável pela relação de craques.
Entre os indicados, apenas um brasileiro: Neymar, também do PSG. Mas o favoritismo não é do atacante. Ao longo da última temporada, o artilheiro do Bayern Robert Lewandowski encantou o mundo do futebol com sua performance: foram 55 gols em 47 partidas, somando os tentos marcados na Liga dos Campeões, Campeonato Alemão e Copa da Alemanha.
Titular incontestável dos bávaros, o atacante superou uma lesão na tíbia, que o afastou dos gramados por um mês, e liderou a equipe alemã na conquista da tríplice coroa. Com uma média superior a 1 gol por jogo, o polonês ultrapassou o recorde de 150 gols marcados por apenas um clube na Bundesliga, além de ser o jogador não-alemão a fazer mais gols em uma única edição do campeonato.
A lista de onze jogadores será reduzida para apenas três. Com pesos diferentes, o vencedor será escolhido por técnicos e capitães de seleções, por um jornalista de cada país membro da Fifa, e pelo voto popular. O resultado será anunciado no dia 17 de dezembro.
Gabriel Argachoy é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e integra a equipe de esportes da TV Cultura.