Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Ivan Storti/Santos
Ivan Storti/Santos

Se, neste sábado (5), o Palmeiras chega embalado para o clássico contra o Santos na Vila Belmiro, há oito anos e quatro dias, o cenário era bem diferente. Então já rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Verdão teve a indigesta missão de encarar o Peixe de Neymar na última rodada de 2012, no dia 1o de dezembro. Resultado final: 3 a 1 para os donos da casa, com dois gols do atual craque do Paris Saint-Germain-FRA.

Trajado em seu uniforme verde 'limão', o time palestrino até ensaiou uma despedida de honra. Os então comandados de Gilson Kleina saíram na frente logo aos quatro minutos de jogo, após belo lançamento de Hernán Barcos para Maikon Leite, que foi ainda mais feliz na finalização. De fora da área, o atacante ex-Santos acertou com precisão o canto direito de Rafael Cabral. 

 A partir daí, um Neymar de apenas 20 anos de idade resolveu dar as caras. Primeiro, driblando o goleiro Raphael Alemão e rolando para Victor Andrade empatar o jogo. Depois, virando a partida em gol de pênalti, sofrido por ele mesmo em falta do zagueiro Román, que terminaria expulso. Por fim, completando cruzamento de Patito Rodríguez e fazendo o terceiro do Peixe. Tudo isso no primeiro tempo. 

O Santos do técnico Muricy Ramalho entrou em campo com: Rafael Cabral; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Alan Santos, Arouca e Felipe Anderson; Patito Rodríguez, Neymar e Victor Andrade. O jovem camisa 11, que seria vendido ao Barcelona-ESP em julho de 2013, terminou a temporada com 43 gols marcados. O Peixe, porém, terminou o Brasileirão 2012 no meio da tabela.

O Palmeiras de Gilson Kleina, por sua vez, começou o jogo com: Raphael Alemão; Artur, Maurício Ramos, Román e Juninho; Corrêa, Márcio Araújo e Bruno Dybal; Mazinho, Maikon Leite e Hernán Barcos. O time alviverde havia sido rebaixado com duas rodadas de antecedência, no empate em 1 a 1 com o Flamengo em Volta Redonda. Em janeiro do ano seguinte, Paulo Nobre seria eleito à presidência do clube.

Em 2020, a situação é outra. O sexto colocado Santos recebe o quinto Palmeiras em disputa pelas primeiras posições da tabela. Ambos possuem 37 pontos ganhos, ao lado dos gaúchos Internacional e Grêmio. O clássico é válido pela rodada 24 do Brasileirão e tem início programado para as 17h (de Brasília) deste sábado (4).