Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O Bahia anunciou nesta quinta-feira (24) a reintegração de Juan Ramírez ao elenco do clube. O jogador foi acusado de injúria racial contra Gerson, meio campista do Flamengo, no último domingo em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Em nota, o clube afirmou que contratou uma consultoria para analisar as imagens do momento do insulto e o laudo não comprovou ofensa verbal.

A nota publicada pelo clube baiano afirma: “Os laudos das perícias em língua estrangeira contratadas pelo Bahia não comprovam a injúria racial e o clube entende que, mesmo dando relevância à narrativa da vítima, não deve manter o afastamento do atleta Índio Ramírez ante a inexistência de provas e possíveis diferenças de comunicação entre interlocutores de idiomas diferentes”.

Leia também: Domènec Torrent presta solidariedade a Gerson depois de episódio racista

A investigação feita pela diretoria do Bahia vai na contramão do que apurou o Flamengo. Além das acusações de racismo contra Gerson, o time carioca também afirma ter provas de injúrias raciais contra Bruno Henrique, outro atleta negro do elenco flamenguista.

Mesmo com a consultoria contratada pelo Bahia, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e a Delegacia de Crimes Raciais do Rio de Janeiro ainda investigam o caso. Gerson já prestou depoimento na última terça-feira (22).

Bahia no combate contra o racismo

A nota publicada pelo Bahia não tratou apenas da reintegração de Ramírez ao elenco. A carta também falou das ações que o clube vem tomando ao longo do últimos ano no combate ao racismo.

A primeira ação não é de agora. Há alguns anos, o clube baiano criou o Núcleo de Ações Afirmativas, que promove ações educativas contra o racismo. Além disso, também criou o “Dedo na Ferida”, programa de imersão para debater os aspectos estruturais do racismo. O Bahia é um dos pioneiros na criação de ações contra o racismo dentro do futebol.

Depois do episódio de racismo envolvendo um atleta do clube, o Bahia se comprometeu a colocar cláusulas anti-racista, xenofóbica e homofóbica no contrato dos jogadores.

Leia a nota na integra feita pelo Bahia sobre o caso