Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Neste sábado, o brasileiro Patrick Fabiano balançou a rede oito vezes na goleada de 9 a 1 do Al Salmiyah sobre o Al Tadhamon, pela 15ª rodada do Campeonato do Kuwait, e fechou o ano de 2020 como maior artilheiro de uma partida só. O atacante de 33 anos, ex-CSA, recebeu até prêmio da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol).

A premiação leva em conta apenas atletas que atuam nas divisões de elite do futebol mundial. Segundo a lista geral da IFFHS, somente 17 jogadores na história conseguiram marcar oito gols ou mais em uma só partida. O recorde pertence ao argelino Hacène Lalmas, que marcou 14 vezes em uma partida de 1962.

 No Brasil, o maior artilheiro de um jogo só é Dadá Maravilha, que balançou a rede 10 vezes na goleada do Sport sobre o Santo Amaro, na Ilha do Retiro, em Recife (PE), pelo Campeonato Pernambucano de 1976.

Além de Patrick Fabiano, a IFFHS também premiou outros nomes do futebol mundial, como o meia belga Kevin de Bruyne, do Manchester City-ING, eleito melhor meio-campista do ano. O brasileiro chegou a atuar por empréstimo no CSA em 2019. Em 2012, defendeu o Athletico Paranaense, além de acumular passagens pelo futebol boliviano, mexicano e árabe.