Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Michael Reaves/Getty Images
Michael Reaves/Getty Images

A invasão do congresso dos Estados Unidos, na capital Washington DC, não tardou a repercutir entre os jogadores da NBA. Nesta mesma quarta-feira (6), pouco depois que apoiadores de Donald Trump tomaram o Capitólio, os atletas da liga norte-americana de basquete entraram em quadra e protestaram, ajoelhando antes da bola ir ao alto. 

O gesto, que virou símbolo da luta antirracista dos EUA nos últimos anos, se repetiu em algumas partidas da noite de ontem. Foi o caso de Golden State Warriors x Los Angeles Clippers, Milwaukee Bucks x Detroit Pistons e Miami Heat x Boston Celtics. Nesta última, os jogadores até se uniram para publicar uma nota oficial conjunta, afirmando que as equipes cogitaram até não entrar em quadra. 

"2021 é um novo ano, mas algumas coisas não mudaram. Nós vamos jogar o jogo desta noite com o coração pesado após a decisão de ontem em Kenosha, e sabendo que os protestantes na capital da nossa nação são tratados de forma diferente por líderes políticos dependendo de que lado estejam em certas questões. A drástica diferença entre o jeito que os protestantes da última primavera e no último verão foram tratados e o encorajamento dado aos protestantes de hoje, que agiram ilegalmente, apenas mostram o quanto ainda temos de trabalhar. Nós decidimos jogar o jogo de hoje para tentar levar alegria à vida das pessoas. Mas não podemos esquecer das injustiças da nossa sociedade. E vamos continuar a usar nossas vozes e nossa plataforma para dar luz a essas questões e fazer tudo o que podemos para trabalhar por uma América mais igual e justa", escreveu a franquia celta.

A "diferença" de tratamento policial a protestantes citada no texto diz respeito à brutalidade com que manifestantes do movimento "Vidas Negras Importam" receberam pelos policiais norte-americanos, em comparação aos invasores do congresso estadunidense. A NBA aderiu ao combate ao racismo, sobretudo, na última temporada, durante o período da bolha da Disney. E a luta continua na atual.