Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Stephen Maturen/Getty Images
Stephen Maturen/Getty Images

"Zika das Bicudas". "Cairão da Massa". Talvez esses apelidos pareçam estranhos caso você não seja fã de futebol americano nem acompanhe de perto os jogos daNational Football League(NFL). Eles se referem a Cairo Santos, o primeiro brasileiro a disputar uma partida oficial pela competição.

Nascido em Limeira, no interior de São Paulo, o atualkicker do Chicago Bears se mudou para os Estados Unidos com apenas 15 anos, com o objetivo de aprender inglês. Cairo descobriu o futebol da bola oval pela influência dos amigos naSt. Joseph's Academy, localizada na cidade de St. Augustine,Flórida.

Ao acertar um chute de 20 jardas (18,29 m), o garoto chamou a atenção dos outros alunos, que o convidaram para integrar a equipe do colégio. Após estudar melhor as regras e contando com o auxílio do videogame para a imersão no esporte, o brasileiro foi destaque no time, começando assim a sua jornada rumo ao profissional.

Atuando no College Football entre 2010 e 2013 pela Universidade de Tulane, em New Orleans, Cairo Santos acertou 61 de 78 field goals (cerca de 78% de aproveitamento, recorde na história da instituição) e 129 de 132extra-points. Mesmo não sendo escolhido por nenhuma franquia no Draft da NFL em 2014, o jovem acertou com o Kansas City Chiefs, onde permaneceu até 2017, quando foi cortado por lesão. O kicker sofreu com altos e baixos na liga, onde passou por mais de cinco equipes, incluindo uma primeira passagem pela franquia de Chicago.

Sem jogar desde a semana 5 da temporada 2019, quando foi dispensado peloTennessee Titans após errar quatro field goals na derrota por 14 a 7 para o Buffalo Bills, Cairo retornou aos Bears como atleta do elenco de treinos. A vaga no time principal caiu no colo do jogador ainda antes do primeiro jogo do ano, com a lesão do titular Eddy Piñeiro.

Desde então, o brasileiro conquistou a torcida ao acertar 30 de 32field goals na temporada regular. Vinte e sete foram consecutivos, um a mais que o recorde anterior da equipe, estabelecido em 2005-06 por Robbie Gould. Outra marca importante foi alcançada na vitória por 23 a 16 sobre oCarolina Panthers, na semana 6: Cairo Santos acertou o chute de maior distância (até agora) em sua carreira: 55 jardas (50,29 m). "Nosso" camisa 2 foi eleito na última quinta (07) o melhor jogador despecial teams da Conferência Nacional no mês de dezembro.

O "Zika das Bicudas" continua enchendo o pé. Ainda bem!

Gabriel Argachoy é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e integra a equipe de esportes da TV Cultura.