Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Palmeiras
Divulgação/Palmeiras

Classificado para a grande final da Copa Libertadores 2020, após eliminar no sufoco o River Plate-ARG na semifinal, o Palmeiras agora aguarda para conhecer seu adversário em sua quinta decisão, que será conhecido já nesta quarta-feira (13). Na Vila Belmiro, Santos e Boca Juniors-ARG duelam após empate sem gols na Argentina, e o pontapé inicial está marcado para as 19h15 ( de Brasília). 

Para o Verdão, portanto, trata-se de uma chance de reeditar a final de 2000 contra o Boca, que se sagrou campeão nos pênaltis, após dois empates no tempo regulamentar. Mas é, também, a oportunidade de travar um clássico inédito, e histórico, contra o Peixe no torneio continental. Ainda mais em uma final, e em um palco tão especial como o Maracanã.

Tabu contra os xeneizes

Contra os argentinos, são 12 duelos na história, sendo 10 pela Libertadores e dois pela Copa Sul-Americana, com três vitórias palestrinas, duas xeneizes e nada menos que sete empates. Na Liberta, as equipes já se encontraram quatro vezes em fase de grupos e seis vezes em mata-mata, sendo duas semifinais e uma final. 

Apesar de somar mais vitórias no retrospecto, o Palmeiras jamais venceu o Boca em confrontos eliminatórios do torneio. O time brasileiro só saiu vitorioso na Sul-Americana de 1998, quando eliminou os argentinos nas quartas de final, após empate em Buenos Aires e vitória por 3 a 1 no Brasil.

'Desvantagem' contra o Peixe

Palmeiras e Santos, por sua vez, nunca se enfrentaram em duelos de Libertadores, seja em fase de grupos ou em mata-mata. Em números gerais, porém, o Verdão também tem motivos para se preocupar contra o Peixe. De acordo com o Centro de Memória e Estatística do Santos, o time da Baixada leva a melhor em confrontos eliminatórios, com oito triunfos contra cinco da equipe alviverde.

Na última vez em que se encontraram em duelos de mata-mata, no entanto, foi o Verdão que saiu vitorioso, nos pênaltis, na semifinal do Campeonato Paulista de 2018. Em finais, por outro lado, são os palestrinos que levam a melhor, com dois títulos conquistados sobre o Peixe, contra apenas um do rival. Na última finalíssima entre os paulistas, na Copa do Brasil de 2015, foram os palmeirenses que comemoraram.

O Verdão em finais

O Palmeiras está a um passo de seu segundo título de Libertadores na história. Como dito anteriormente, são cinco finais para o time do Palestra Itália, que só levantou a taça em 1999, sob o comando de Felipão, contra o Deportivo Cali-COL. Scolari também foi o técnico responsável por levar a equipe à final de 2000, contra o Boca. 

Nas outras duas ocasiões, os técnicos alviverdes eram dois argentinos, Armando Renganeschi, em 1961, e Alfredo Gonzáles, em 1968. Ambos acabaram com o vice-campeonato. Terceiro estrangeiro a levar o Palmeiras à grande final continental, o português Abel Ferreira tentará mudar a escrita.