Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Em partida válida pelo Campeonato Espanhol, os jogadores do Valencia deixaram o campo depois de uma acusação de racismo. Diakhaby acusou Juan Cala, jogador do Cadiz, de usar palavras de teor racista contra ele. O jogo foi paralisado aos 30 minutos do primeiro tempo.

A confusão aconteceu logo após uma dividida entre os dois atletas. Diakhaby abandonou a jogada para discutir Cala após a suposta agressão. Após a acusação, todos os jogadores do Valencia não demoraram muito tempo para deixar o gramado e ir em direção ao vestiário.

Leia também: Kevin Durant é multado em US$ 50 mil pela NBA após comentários homofóbicos contra ator

Depois que a equipe de arbitragem conversou com as duas equipes, a partida foi retomada. Cala retornou para a partida normalmente. Enquanto Diakhaby foi substituído e não voltou para o jogo.

O Valencia usou as redes sociais para repudiar qualquer ato de racismo. “A equipe já se reuniu e decidiu dar continuidade ao jogo, com o objetivo de lutar pela honra do clube, mas denunciar racismo de qualquer natureza”.

Além disso, foi divulgado que o próprio jogador pediu para que os companheiros voltassem ao gramado para "lutarem em campo". 


Caso semelhante na Liga dos Campeões

Em dezembro de 2020, pela sexta rodada da Liga dos Campeões, os jogadores do PSG e Istanbul Basaksehir também abandonaram o gramado após uma ofensa racista do quarto árbitro contra Pierre Webo, ex-jogador e membro da comissão técnica da equipe turca.

Pelos microfones da transmissão, foi possível saber o que o jogador Demba Ba falou para o quarto árbitro: “Quando fala de um homem branco, você nunca diz ‘esse cara branco’, você diz ‘esse cara’. Então porque você... me escute, porque você tem que dizer ‘esse cara negro’?”

A partida acabou sendo suspensa e voltou a ser realizada no dia seguinte. A Uefa anunciou que suspendeu o árbitro Sebastian Coltescu até o final da atual temporada.