Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Laureus
Divulgação/Laureus

O tradicional Prêmio Laureus ocorreu nesta quinta (6), em Sevilha, na Espanha, e homenageou os maiores destaques do esporte em 2020, ano marcado por paralisações e restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Os prêmios de atleta do ano contaram com domínio do tênis, uma vez que os vencedores foram a japonesa Naomi Osaka, no feminino, e o espanhol Rafael Nadal, no masculino.

Apesar de ser realizado em solo espanhol, a cerimônia aconteceu de maneira virtual, mas não deixou de contar com a participação de importantes nomes da história do esporte mundial. Em vídeo, Osaka agradeceu e festejou a conquista do prêmio individual, que é novidade em sua curta, porém vitoriosa, carreira profissional.

"Obrigado, estou muito feliz por receber esse Laureus. Eu assisti a tantos dos meus ídolos ganharem esse prêmio, então significa muito para mim estar aqui, segurando esse troféu", disse a japonesa de 23 anos, que ganhou muito destaque não apenas pelas conquistas dentro de quadra, como também pelos frequentes posicionamentos e manifestações que a tornaram referência do esporte no combate ao racismo.

Vencedor do Laureus em 2011, Nadal voltou a erguer o troféu 10 anos depois, quando enfim igualou o suíço Roger Federer em títulos de grand slam, chegando a 20 ao faturar o 13º título da carreira em Roland Garros. "Foi um momento inesquecível. Significa muito alcançar meu grande rival, que também é meu grande amigo. É realmente especial", disse o espanhol, também por vídeo, após superar concorrentes como o piloto Lewis Hamilton, o jogador de futebol Robert Lewandowski e o jogador de basquete LeBron James.

Mesmo não ficando com o troféu de atleta do ano, o britânico Lewis Hamilton não saiu de 'mãos vazias' nesta sexta-feira. O piloto da Mercedes na Fórmula 1 recebeu um prêmio especial, por conta da ações do mesmo à luz causas sociais e, sobretudo, antirracismo. 

"Esse ano que passou foi muito difícil para muitos. Nós precisamos continuar lutando. Precisamos nos ver como responsáveis por mudanças no mundo. Eu realmente acredito que, juntos, chegaremos lá. A ascensão global para abordar o problema de longa data do racismo sistêmico e da desigualdade em nossa sociedade foi monumental, mas devemos continuar a lutar", afirmou.

Outros vencedores do Prêmio Laureus foram: o time de futebol Bayern de Munique-ALE (Equipe do Ano); o jogador de futebol americano da NFL, Patrick Mahomes (Revelação do Ano); Mohamed Salah, atacante do Liverpool-ING (Inspiração Esportiva do Ano); Chris Nikic, primeiro atleta com síndrome de Down a completar o Ironman (Momento Esportivo do Ano); a homenageada ex-tenista Billie Jean King; entre outros.