Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A cada quatro anos, esperamos ansiosos em frente à telinha para acompanhar um dos eventos esportivos mais adorados, a Copa do Mundo. Diferentemente dos anos anteriores, o mundial não será realizado nos meses de junho e julho, e sim durante novembro e dezembro de 2022, devido às altas temperaturas no verão do Oriente Médio

Criada em 1930, a competição foi acumulando alguns fatos curiosos. Veja alguns deles:

1. Pelé é o único jogador a vencer três Copas do Mundo. O Rei conquistou os torneios de 1958, 1962 e 1970;

2. Uma nova taça terá que ser feita após 2038. Todas as seleções campeãs têm seus nomes gravados na parte de baixo da taça, que tem espaço para colocação de nomes até a Copa de 2038.

3. O único país a disputar todas as edições da Copa do Mundo desde sua criação, em 1930, foi o Brasil;

Veja imagens: Webstory: Seis curiosidades sobre a Copa do Mundo

4. Uma maldição pode ser o motivo da Argentina não ter ganhado mais nenhuma Copa após 1986. Isso porque o técnico da equipe, Carlos Salvador Bilardo, levou os jogadores (entre eles, Maradona) para treinar na cidade de Tilcara para se adaptar à altitude mexicana.

Lá ele conheceu uma igreja e, ajoelhado na frente do altar com os jogadores, prometeu que se a Argentina ganhasse, voltaria em peregrinação e levaria a taça. A equipe venceu a Copa daquele ano, porém não retornaram para cumprir a promessa.

5. O Brasil nunca venceu uma Copa do Mundo sem jogadores de São Paulo e Palmeiras na equipe.

6. A Alemanha é o país a disputar mais finais de Copa do Mundo. No total são oito finais, levando a melhor em quatro delas.