Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

A maior competição esportiva do mundo acontece de 4 em 4 anos. Relembre sete países que já foram sede do torneiro.

1 - França

O país já foi sede da maior competição esportiva em duas oportunidades: em 1938 e em 1998. Na primeira ocasião, o time vencedor do torneio foi a Itália. Na segunda, a França bateu o Brasil 3x0 e conquistou o primeiro título da Copa do Mundo.

2 - Coreia do Sul e Japão

Em 2002, dois fatos inéditos marcaram a competição. Foi a primeira vez que o continente asiático recebeu uma Copa do Mundo e, além disso, foi a primeira ocasião que dois países foram sede da torneio. O campeão dessa edição foi o Brasil, a seleção levou a melhor contra a Alemanha pelo placar de 2x0 e conquistou o penta.

3 - Alemanha

O país europeu recebeu a competição em 2006. O campeão da edição foi a Itália, que na época conquistou o seu tetracampeonato. O país sede ficou em terceiro lugar, vencendo Portugal por 3x1.

4 - África do Sul

A Copa do Mundo de 2010 trouxe mais um fato inédito. A edição foi a primeira a acontecer em um país do continente africano. Na ocasião, a Espanha venceu o torneio. A seleção europeia bateu a Holanda por 1x0. O time do país sede caiu ainda na fase de grupos.

Veja imagens: Webstory: Sete países que já foram sede da Copa do Mundo

5 - Brasil

Em 2014, o Brasil recebeu a Copa do Mundo pela segunda vez. A primeira oportunidade aconteceu em 1950, quando o Uruguai foi campeão. Nesta edição, a Alemanha conquistou o seu tetracampeonato em cima da Argentina pelo placar de 1x0. O Brasil caiu na semifinal, quando perdeu pelo campeão por 7x1, além disso perdeu o terceiro lugar para a Holanda, por 3x0.

6 - Rússia

A última edição do torneio aconteceu em 2018, na Rússia. Quem levou a melhor na competição foi a França, que conquistou o seu segundo título da Copa do Mundo em cima da Croácia pelo placar de 4x2. A seleção sede caiu nas quartas de final em um jogo contra a Croácia nos pênaltis.

7 - Catar

Neste ano, o Catar recebe a 22ª edição da Copa do Mundo. A competição também contará com uma novidade. Normalmente, os jogos começam em junho, no entanto, pelo calor do oriente médio, a edição vai começar em novembro e terminar em dezembro. Até o momento, treze seleções estão classificadas. A edição será a última com apenas 32 países participantes, em 2026 serão 48.