Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @afaseleccion
Reprodução/Instagram @afaseleccion

Relembre: Cinco Copas do Mundo que Maradona disputou

Diego Armando Maradona foi jogador e treinador da Seleção argentina. Considerado um dos maiores futebolistas de todos os tempos, liderou a conquista da Copa do Mundo de 1986 pela Argentina e faleceu em 25 de novembro de 2020.

O início - 1982

Maradona disputou a primeira Copa do Mundo em 1982, na Espanha, após se destacar no Boca Juniors e ser negociado com o Barcelona. O camisa 10 anotou dois gols na segunda partida da competição, na partida entre Argentina e Hungria, que terminou com uma goleada de 4 a 1. Porém, a seleção foi eliminada na fase seguinte, após ser derrotada por Brasil e Itália no triangular final.

O protagonista - 1986

Já na Copa do Mundo do México, Diego assumiu o protagonismo da equipe e levou a seleção ao bicampeonato. Em 22 de junho, no Estádio Azteca, o jogador teve a melhor atuação e anotou o famoso “Gol de Mão”. Na final, diante da Alemanha, Maradona deu assistência para Burruchaga marcar o gol do título.

O dono da casa - 1990

Na Copa do Mundo de 90, na Itália. Maradona eliminou a seleção brasileira nas oitavas de final, após deixar três jogadores do Brasil na saudade e passar para Caniggia driblar Taffarel e marcar o gol da vitória por 1 a 0. A seleção da Argentina chegaria novamente na final contra a Alemanha, porém com diversos desfalques, acabou perdendo.

Veja imagens: Webstory: Cinco Copas do Mundo que Maradona disputou

O doping - 1994

Maradona foi flagrado no exame antidoping na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo dos Estados Unidos, sendo excluído e deixando para trás o sonho de conquistar o tri mundial naquela que seria a última copa como jogador. O motivo foi o uso de efedrina, substância para emagrecimento. A Argentina foi eliminada nas oitavas de final para a Romênia.

O treinador - 2010

Após 16 anos, Maradona retornou a uma Copa, dessa vez como treinador da seleção argentina na Copa do Mundo da Africa do Sul em 2010. Na primeira fase, a seleção ganhou as três primeiras partidas e animou os torcedores. No entanto, nas quartas de final, levou um sacode de 4 a 0 e foi eliminado para Alemanha, antigo algoz de Diego. Maradona deixou o cargo depois daquela Copa, a última do ex-jogador e treinador.