Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @rolandgarros
Reprodução/Instagram @rolandgarros

A cena mais comum em Roland Garros no século voltou a se repetir neste domingo (5). O espanhol Rafael Nadal conquistou o título do Aberto da França pela 14ª vez e chegou a sua 22ª conquista de Grand Slam na carreira.

Ao contrário do que aconteceu nas quartas e semifinais, Nadal não sofreu com tiebreaks e sets longos na final contra Casper Ruud, jovem norueguês número oito do mundo. Com um 6/3, 6/3 e 6/0, o espanhol fechou o jogo em 2h18m.

Leia também: Diniz fala sobre a derrota para o Juventude: "O gramado foi o protagonista"

Além de se isolar na lista de maior vencedor de Grand Slams na história do tênis, Nadal também bateu o recorde de jogador mais velho a conquistar Roland Garros. Na última sexta-feira (3), ele completou 36 anos e quebrou a marca de Andres Gimeno, campeão com 34 anos e 10 meses em 1972.

Apesar de vencer os dois Grand Slams da temporada (Australian Open e Roland Garros), o espanhol deve ficar de fora de Wimbledon, terceiro slam do ano, por conta de sua lesão crônica no pé.

Sobre o jogo

Logo no início do jogo, Nadal mostrou que estava determinado a vencer o campeonato. Quebrou o saque de Ruud no segundo game, o deixando mais confortável para impor seu ritmo de jogo.

Apesar de sofrer uma quebra no primeiro set, o espanhol não se abalou e usou toda a sua experiência para manter o controle da partida.

Rudd não conseguiu imprimir o mesmo ritmo de jogo da semifinal, quando eliminou Cilic de maneira contundente. Seus Aces não entraram e também não conseguiu jogar bolas longas nas laterais da quadra.

A história foi um pouco diferente no segundo set. Vendo a dificuldade de trocar com Nadal, Rudd ajustou sua estratégia e começou aproveitar os serviços. Abriu um 3/1 e deixou o adversário desconfortável na partida.

Leia também: Em partida marcada por homenagens, Brasil vence Japão no vôlei masculino

Mas o Rei do Saibro sabe sair de situações ruins. Ele elevou o nível e venceu cinco games seguidos. Foram duas quebras e vitórias importantes em ralis.

Mais forte mentalmente após a virada no segundo set, Nadal foi pra cima no terceiro set e simplesmente não deu chances para o adversário. O espanhol aplicou um pneu e fechou o campeonato da melhor maneira possível.