Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O surfe cresce dia após dia no Brasil e recentemente estreou na maior competição mundial de esportes, os Jogos Olímpicos, em Tóquio. Na ocasião, Ítalo Ferreira conquistou a medalha de ouro

A modalidade teve campeões brasileiros ao longo da historia na Liga Mundial de Surfe (WSL), principal torneio do esporte. Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza são os destaques. 

Veja imagens: Webstory: Conheça os brasileiros campeões da WSL

1. Gabriel Medina - 3 títulos

Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a vencer a WSL, conquistando o troféu em 2014. Em 2018, o segundo título, Medina bateu Jordy Smith e garantiu o bicampeonato.

Em 2021, Medina enfrentou o também brasileiro Filipe Toledo e conquistou o tricampeonato em Lower Trestles, na Califórnia. Gabriel Medina ainda foi 4° lugar nas Olimpíadas de Tóquio.

2. Ítalo Ferreira - 1 título

Em 2019, Ítalo Ferreira derrotou Gabriel Medina na etapa de Pipeline, no Havaí, e conquistou seu primeiro título  na Liga Mundial de Surfe.

O brasileiro foi o primeiro medalhista olímpico na história da modalidade, nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, na qual superou o japonês Kanoa Igarashi na final.

3. Adriano de Souza - 1 título

"Mineirinho", Adriano de Souza foi o segundo brasileiro a conseguir o título mundial, em 2015. O surfista foi o primeiro na história a vencer em Pipeline, no Havaí, e de 15 confrontos contra Kelly Slater, o brasileiro levou a melhor em 11.