Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

O Boca Juniors emitiu um comunicado nesta terça-feira (5) pedindo para seus torcedores não cometerem atos de racismo na partida contra o Corinthians, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo acontece hoje no estádio La Bombonera, em Buenos Aires.

O comunicado é resultado da atitude dos torcedores nos últimos três jogos contra o time brasileiro. Nas duas partidas na Neo Química Arena e em outra na Argentina, foram registrados atos de racismo de torcedores xeneizes.

"Diante da revanche contra o Corinthians do Brasil, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, o Boca Juniors chama mais uma vez à reflexão os torcedores para viver a partida desta terça na Bombonera com paixão, mas longe de todo tipo de manifestação racista”, escreveu o clube.

O Boca já foi multado pela Conmebol e corre o risco de jogar com portões fechados ou de ter o estádio interditado por causa da reincidência.

Leia também: Em nova declaração, Piquet diz não ver “nada errado” em fala racista sobre Hamilton

“Cabe recordar mais uma vez que a Conmebol endureceu severamente as multas aos clubes participantes em casos de racismo e que a reiteração destes comportamentos não apenas podem acarretar penas econômicas maiores, mas também até o fechamento do estádio. Da mesma forma, de parte do clube esse tipo de conduta implica uma ação que pode ser passível das sanções mais duras previstas no estatuto, como a expulsão da condição de sócio ou sócia”, completou o clube.

Relembre os casos

O primeiro caso foi registrado em 26 de abril, na primeira partida entre os clubes na Libertadores de 2022. Um torcedor foi visto imitando um macaco para corintianos e foi detido pela Polícia Militar.

Após pagamento de fiança, o torcedor foi liberado e retornou à Argentina. Porém, ele está proibido de frequentar o estádio.

Leia também: Luva de Pedreiro celebra nova mansão nas redes sociais

O segundo episódio aconteceu em 17 de maio, quando um episódio similar aconteceu na Bombonera. O Boca foi multado em 100 mil dólares.

O último aconteceu na semana passada, na partida de ida das oitavas de final. Três argentinos foram presos em São Paulo na semana passada por fazerem gestos racistas (um deles, a saudação nazista).