O Ministério Público definiu que os clássicos paulistas seguirão com apenas com uma das torcidas dentro dos estádios em 2025. A entidade enviou um parecer à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Paulista de Futebol (FPF) sugerindo a manutenção.
Desde 2016, depois de uma briga entre corintianos e palmeirenses que levou uma pessoa à morte, anualmente a promotoria solicita à FPF que os clássicos paulistas tenham apenas torcedores do time mandante.
Leia também: CCXP 2024: saiba o que pode levar e o que é proibido
Líder de partido da oposição na Geórgia é espancado e levado inconsciente por policiais encapuzados
A orientação do MP não tem o poder de obrigar a federação a aceitá-la. No entanto, a entidade acata para evitar o risco de ser responsabilizada por incidentes que venham a ocorrer nessas partidas.
"Atender integralmente a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que a torcida única seja mantida em todas as competições promovidas por esta entidade no ano de 2025, em todas as partidas disputadas, entre si, pelas seguintes agremiações: Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sport Clube Corinthians Paulista, Sociedade Esportiva Palmeiras, Associação Atlética Ponte Preta e Guarani Futebol Clube", informa trecho do documento assinado por Fabio Barbosa Moraes, diretor executivo do Departamento de Segurança e Prevenção de Violência da entidade.
Em 2025, o primeiro jogo com torcida única será entre Ponte Preta e Santos, pela segunda rodada do Paulistão, em Campinas, previsto para o dia 19 de janeiro.
REDES SOCIAIS