Por determinação da Justiça, Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) nesta quinta-feira (15).
A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
A medida foi tomada após Zéfiro anular a assinatura supostamente falsa de um dos vice-presidentes da entidade, o Coronel Nunes, em documento formalizado no início do ano, permitindo que o presidente continuasse no cargo, segundo informações da ESPN.
Leia mais: Racing-URU x Corinthians: veja horário e onde assistir ao duelo válido pela Sul-Americana
“Em obediência ao que me foi determinado pelo STF, declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte Superior, em razão da incapacidade mental e da possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes”, escreveu o magistrado em sua decisão.
O vice-presidente da entidade, Fernando Sarney, foi nomeado novo interventor e será responsável por convocar e realizar novas eleições para o cargo o quanto antes. Até lá, ele permanecerá como presidente interino, até a posse da nova diretoria eleita.
Entenda o caso
Leia mais: ‘Baila, Vini’: documentário sobre a vida e carreira de Vinicius Junior estreia na Netflix
Um laudo pericial relacionado à petição diz que Coronel não tinha condições físicas nem cognitivas de assinar o acordo. A análise foi feita pela perita Jacqueline Tirotti, contratada pelo vereador do Rio de Janeiro Marcos Dias (Podemos).
O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, negou os pedidos de afastamento imediato, mas considerou as suspeitas graves e encaminhou o processo de volta ao TJ-RJ, determinando a realização de uma apuração imediata dos fatos citados nas petições.
O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro chegou a convocar o Coronel Nunes para uma audiência na última sexta-feira (9). No entanto, a audiência foi cancelada na segunda-feira (12) pelo advogado do ex-presidente da CBF, alegando problemas de saúde do intimado. Diante disso, Zéfiro decidiu anular a audiência e decretar o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF.
Leia mais: Palmeiras x Bolívar: veja horário e onde assistir ao jogo pela Libertadores nesta quinta (15)
REDES SOCIAIS