Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Kauê Neves
Foto: Kauê Neves

Basta uma vitória do Corinthians para que  a janela de uma casa em São Caetano se abra ao som contagiante de um samba. Lá está o retrato de um torcedor apaixonado e sorridente, comemorando com uma faixa nas mãos.
 
Por meio de vídeos nas redes sociais, o influenciador Kauê Neves, de 35 anos, transformou seu amor pelo clube do coração em profissão. Dono do perfil '@kaue_corinthiano', ele soma mais de 105 mil seguidores no Instagram e retrata, de forma bem-humorada, os sentimentos de um torcedor após vitórias e derrotas.

Hoje ele vive da produção de conteúdo, mas nem sempre foi assim. Em entrevista ao site da TV Cultura, Kauê contou um pouco sobre sua trajetória, conquistas na internet e planos para o futuro.

Natural de Bonsucesso, na região de Guarulhos, antes de começar a gravar vídeos, ele trabalhava na área de gestão da qualidade. Apesar da carreira técnica, sempre existiu uma paixão pela arte — o desejo de atuar, interpretar.

Leia mais: UEFA Europa League: Tottenham bate United e quebra jejum de 17 anos sem título

“Sempre gostei de atuar, de interpretar. Gosto de música, né? Toco violão, um pouquinho de bateria, de contrabaixo… Sempre curti muito essa parte artística", conta o influenciador.

Mesmo com o incentivo de amigos para gravar vídeos para o YouTube e o antigo Vine, ele nunca tomou a iniciativa — até ficar desempregado. Foi por necessidade que começou as gravações, de forma descontraída, falando sobre o bairro onde morava e divulgando alguns lugares. 

“Eu tinha uns 10 mil seguidores no Instagram, que na época era muita coisa. Aí comecei: cobrava R$ 100 de um lugar ali e tal… Quando percebi, estava trabalhando com isso. Deixei a área da qualidade e virei influenciador.”

A origem do canal

O conteúdo esportivo começou a surgir indiretamente em 2021, quando Kauê se mudou de Guarulhos para São Caetano, no ABC Paulista, com sua esposa, Alana Moura. Juntos, criaram o canal “Casal Café com Leite”(@cafecleite21), para retratar o cotidiano do casal.

Enquanto ele já tinha familiaridade com as redes sociais, Alana trabalhava na área imobiliária e precisou se adaptar a esse novo universo. A virada de chave veio em 2022, após a derrota do Palmeiras para o Chelsea por 2 a 1 na prorrogação, no Mundial de Clubes.

“Minha mulher é muito palmeirense. Fiz um vídeo em que, toda vez que ela passava por mim, eu dava risada. Até ela se irritar e perguntar por que eu ria, e eu respondia que estava vendo memes", explica.

@cafecleite21 Ela tá paranóica! #maridoemulher #vidadecasado #palmeiras #corinthians #palmeirasnaotemmundial ♬ som original - Casal Café com Leite

Leia mais: Jogador do Grêmio responderá criminalmente após cuspir em policial

Publicado no TikTok, o vídeo alcançou cerca de 7 milhões de visualizações. A partir dali, o casal decidiu focar em conteúdos de futebol. Criaram um canal no YouTube e passaram a produzir vídeos de “reacts”, assistindo a partidas e comentando acontecimentos do mundo esportivo.

Hoje, o Instagram é o carro-chefe do projeto, que já é monetizado. Eles somam mais de 174 mil seguidores no Instagram e 216 mil no TikTok. Assim como o esposo, Alana também se tornou influenciadora e passou a gravar tanto para o perfil em conjunto quanto para um novo (@alanapalestrina), dedicado a falar sobre o Palmeiras.

Perfil sobre o Corinthians

No perfil 'Casal Café com Leite', eles falavam sobre todos os times. Em algumas ocasiões, Kauê vestia a camisa de clubes rivais nas gravações. Isso incomodou parte da torcida, que pediu para que ele parasse. 

“Foi quando eu disse: ‘Seguinte, vou criar um perfil só sobre o Corinthians. E lá, vou falar só do Corinthians.’”

Deu certo. O primeiro vídeo que alcançou grandes visualizações foi uma paródia com uma música do Chaves, dizendo que o Corinthians não cairia para a Série B. O vídeo teve quase 600 mil visualizações.

Mas o auge veio com o vídeo da janela — que se tornou sua marca registrada. Nele, Kauê abre a janela sorridente, com uma faixa do Corinthians, ao som de “Só Felicidade”, do grupo Fundo de Quintal.

“Gravei sem pretensão. Era aquela ideia: ‘O corintiano acordou feliz porque o time ganhou’”, afirma.

O vídeo foi feito em um momento delicado do clube, durante o Campeonato Brasileiro de 2024, quando o Corinthians corria risco de rebaixamento.

“Eu ia fazer só durante o Brasileirão e depois parar. Criar outras coisas. Mas a galera gostou tanto que não deu. Tenho vários vídeos gravados. Não posso dizer com quem, mas muita gente famosa já apareceu na janela.”

O sucesso foi tanto que, após o título do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, até o presidente do Corinthians, Augusto Melo, apareceu na famosa janela.

“No começo, pra mim, foi normal. A ficha não caiu. Mas depois pensei: ‘Pô, o presidente do Corinthians veio na minha casa!’ A repercussão foi tão grande que até torcedores do Palmeiras comentaram: ‘Jamais a Leila faria uma coisa dessas.’ Aí eu entendi o tamanho da coisa”, explicou o influencer. 

Sobre a música “Só Felicidade”, Kauê revela que foi uma escolha por acaso.

“Na verdade, ia usar uma música do Seu Jorge. Mas fui no Instagram, digitei ‘felicidade’ e apareceu essa do Fundo de Quintal. Eu nem conhecia. Quando li a letra, encaixou perfeitamente com o vídeo.”

Reconhecimento

Os vídeos ganharam tanta repercussão que chegaram até o próprio Corinthians, que aprovou o conteúdo e fez um convite especial. Kauê é um dos poucos influenciadores com uma publicação em 'collab' oficial com o clube.

“A ficha caiu mesmo na final do Paulistão. Fui convidado para assistir à final no campo. Quando o juiz apitou, pensei: ‘Mano, tô vendo meu time do coração, dentro do gramado.’ Pouca gente consegue isso.”


Leia mais: Copa do Brasil: relembre as maiores "zebras"

Além disso, hoje é amigo de ex-jogadores, como o volante Cristian, e tem contato com atletas do atual elenco, como Yuri Alberto, André Ramalho e Gustavo Henrique.

Kauê também participou do quadro “A Consciência Negra na Voz”, no YouTube da TV Corinthians, e de outras ações do clube.

“Já fui anfitrião do tour na Neo Química Arena e provavelmente vou fazer no Memorial, no Parque São Jorge. Hoje, fico no camarote do Fiel Torcedor, apresentando o espaço e recebendo influencers e convidados”, afirma.

Planos para o futuro

Ao falar do futuro, destaca projetos pessoais e o casamento com Alana, que promete ser inusitado: o tema será Corinthians x Palmeiras — um verdadeiro “derby matrimonial”.

“Tenho projetos que vão além do Corinthians, mas sempre envolvendo esporte. Estamos preparando algumas novidades. Dentro do Corinthians, tem um projeto grande vindo aí, mas ainda não posso falar.”

Por fim, ele compartilha um sonho: “Quero chegar à televisão. Não preciso ter um programa só meu, mas quero apresentar algo, fazer parte de algo na TV.”