Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @psg
Reprodução / Instagram @psg

O Mundial de Clubes da Fifa, que acontece entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos, já tem o seu favorito ao título: o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League.

Pelo menos, foi esse o resultado apontado pelo supercomputador da Opta, empresa especializada em estatísticas esportivas. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (9), mais de 10 mil simulações foram realizadas, compilando análises e probabilidades de cada time levantar a taça.

Leia mais: Mundial de Clubes 2025: Palmeiras embarca para os Estados Unidos nesta segunda-feira com 21 atletas

Os resultados mostram que os times europeus continuam como os principais candidatos ao título. Atual campeão europeu, o PSG lidera as estatísticas com 18,5% de chance de conquista, seguido pelo Manchester City (17,8%) e pelo Bayern de Munique (12,8%), que fecha o pódio.

Outros grandes clubes europeus também aparecem na lista, entre eles Inter de Milão, Real Madrid e Chelsea. Esses seis clubes formam o que o modelo da Opta considera o “Big Six”, com as maiores chances de título.

Além do grupo líder, o supercomputador indica que outras cinco equipes globais podem fazer um bom torneio. Embora não sejam esperadas para chegar até o fim, um desempenho acima das previsões mostraria que estão além das expectativas.

Leia mais: Tradicional clube italiano declara falência após dívidas e pode ser extinto

Esses times são: Al-Hilal, Inter Miami, River Plate, Palmeiras e Flamengo. Esse quinteto apresentou desempenhos similares durante as simulações realizadas nas semanas que antecederam o torneio, trocando de posição com frequência nos rankings elaborados pela empresa.

Entre as equipes brasileiras, Palmeiras e Flamengo apresentaram os melhores resultados nas previsões e aparecem dentro do top 15. O Alviverde e o Rubro-Negro têm, cada um, 0,3% de chance de serem campeões, mas contam com mais de 50% de probabilidade de avançarem às oitavas de final.

Fluminense e Botafogo aparecem com 0% de chance de título, integrando o grupo de nove times que chegam ao torneio sem probabilidades de vencer, segundo projeções da Opta. O Botafogo, inclusive, tem a menor chance entre os brasileiros de se classificar às oitavas: apenas 15,4%.

Reprodução/ Opta Analyst