Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Instagram @alexsandroribeirojr_
Reprodução / Instagram @alexsandroribeirojr_

Os torcedores brasileiros conheceram o zagueiro Alexsandro, do Lille, da França, na última Data Fifa. Isso porque a convocação do técnico Carlo Ancelotti foi a primeira do defensor para a Seleção. Ele já soma mais de 100 partidas pelo clube francês.

Alex teve passagem pelas categorias de base do Flamengo, mas deixou o país muito jovem e não chegou a fazer nenhuma partida profissional no Brasil. 

Assim como ele, muitos atletas deixam seus lares para cruzar o mundo em busca do sonho de se tornar jogador de futebol. Relembre brasileiros que alcançaram sucesso na Europa, mas não se tiveram destaque nos gramados daqui. 

1. David Luiz


O zagueiro da Copa do Mundo de 2014 deixou o Vitória muito jovem e se consolidou na Europa. No Chelsea, da Inglaterra, foi campeão da Premier League e da Champions League.

2. Hulk


Ídolo no Porto, de Portugal, e no Zenit, da Rússia, e no Atlético-MG, Hulk saiu do país muito novo e ganhou destaque no Japão antes de explodir na Europa. O atacante ainda disputou a Copa do Mundo de 2014 pelo Brasil. 

Leia também: Al Ahly multa atacante por pênalti perdido no Mundial de Clubes

GP de Road America, da Fórmula Indy, é destaque da TV Cultura neste domingo (22)

3. Emerson Palmieri


O lateral-esquerdo brasileiro naturalizado italiano foi revelado pelo Santos, mas nunca atuou profissionalmente pelo alvinegro. Emerson teve passagens por Lyon, West Ham e Roma, onde ganhou destaque. Depois, foi campeão da Champions League pelo Chelsea. 

4. Jorginho


    Campeão da Eurocopa e da Champions League, o volante recém contratado pelo Flamengo também é naturalizado italiano e deixou o Brasil ainda na adolescência. Portanto, nunca havia defendido um clube brasileiro profissionalmente. 

    5. Thiago Motta


      Outro brasileiro que se naturalizou italiano foi Thiago Motta. O volante também deixou o Brasil muito cedo e fez as categorias de base no Barcelona, da Espanha. 

      6. Deco


        O luso-brasileiro começou sua carreira em Alagoas, mas nunca jogou profissionalmente por grandes clubes europeus. Sua carreira decolou na Europa, principalmente em sua passagem pelo Porto, de Portugal, onde conquistou a Champions League. 

        7. Fabinho 


          O volante Fabinho, com passagens por Mônaco, Liverpool e seleção brasileira, deixou o Brasil muito jovem direto para o Rio Ave, de Portugal, onde deu início à sua trajetória na Europa.