Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram: @okcthunder
Reprodução/Instagram: @okcthunder

O Oklahoma City Thunder é o grande campeão da temporada 2024/25 da NBA. Depois de nove anos, uma final foi decidida no jogo sete, e jogando em casa, o OKC derrotou o Indiana por 103 a 91.

O portal da TV Cultura acompanhou o jogo decisivo diretamente da NBA House, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, e viu os torcedores do Thunder comemorarem o título que estava sendo aguardado há 17 anos. Com o resultado, a liga de basquete americana teve um sétimo campeão diferente nos últimos sete anos.

O jogo foi marcado pelo show do MVP da temporada regular, Shai Gilgeous-Alexander, com duplo-duplo, 29 pontos e 12 assistências. Já pelo lado de Indiana, a estrela do time, Tyrese Halliburton, se lesionou ainda no primeiro quarto, e foi para o vestiário sem conseguir colocar os pés no chão. O armador estava com 9 pontos, com três cestas de três pontos.

Foto: Renato Franco

Título 24/25

O OKC foi líder da Conferência Oeste na temporada regular com sobra, uma marca de 68 vitórias e 14 derrotas. Nos playoffs, a equipe varreu o Memphis Grizzlies e na sequência eliminou o fortíssimo Denver Nuggets de Nikola Jokic no jogo sete da semifinal da conferência.

Na final do Oeste, venceu por 4-1 o Minnesota Timberwolves. Na grande final da NBA, com muita emoção derrotou o Indiana Pacers no jogo sete. O grande destaque da equipe foi Shai, que ganhou MVP da temporada regular e também das finais. Outras peças também foram importantes: Jalem Williams e Chet Holgrem.

A franquia se tornou o segundo time mais jovem a conquistar a liga na história, com média de 24,7 anos, atrás apenas do Portland em 1977.

Leia também: Keno brilha e Flu arranca vitória suada contra Ulsan Hyundai

Pedro Guarnieri comenta sobre o sentimento de ver o primeiro título de seu time após a mudança da franquia em 2008: “Sentimento de libertação depois de muitos anos. Ver o OKC ser campeão, ainda mais em um jogo 7, em uma série que antes de começar éramos muito favoritos e ver que todos os jogos foram equilibrados só engrandece ainda mais a conquista”.

A emoção que o jogo passa foi o que o motivou para acompanhar o esporte: “Comecei a acompanhar por conta da emoção que o jogo passa, que em um segundo tudo pode mudar. O motivo de meu time ser o OKC é por conta do Westbrook, o jogo dele me encantava e ainda mais nas temporadas em que quebrou recorde de triplos-duplos em uma temporada de NBA", expõe o torcedor. Stephen Curry e Derrick Rose também foram importantes para influenciá-lo a acompanhar e se apaixonar pelo basquete.

História

A franquia teve sua origem como Seattle SuperSonics, sendo introduzida na NBA como uma equipe de expansão na temporada 1967-68. Em 2008, os SuperSonics se transferiram de Seattle para Oklahoma City, após um acordo ter sido firmado entre o grupo de proprietários liderado por Clay Bennett e as autoridades de Seattle depois de uma disputa judicial.

Em Seattle, a equipe conquistou três títulos da Conferência Oeste, e o título da NBA em 1979. Já em Oklahoma, a equipe conquistou até então apenas o título da conferência oeste na temporada 2011/12, porém teve bons momentos no início com duas excelentes escolhas de draft. Em 2008 foi armador Russell Westbrook, e no ano seguinte escolheu o ala-armador James Harden.

Com a chegada das jovens promessas e liderados também por um jovem ala, Kevin Durant, que havia sido selecionado no draft de 2007 pelo ainda SuperSonics, o início em Oklahoma foi empolgante com o brilho do grande trio. Chegou aos playoffs nas temporadas de 09/10 e 10/11 (perdendo na final da conferência), e no ano seguinte conquistou a conferência oeste, eliminando Dallas Mavericks, Lakers e os Spurs, e perdendo a grande final da liga para o Miami Heat.

Leia também: GP de Road America, da Fórmula Indy, termina com vitória de Alex Palou