O Liverpool anunciou, na tarde desta segunda-feira (1º), a contratação do sueco Alexander Isak. O atacante, que deixou o Newcastle para defender os Reds, tornou-se a contratação mais cara da história do futebol inglês.
De acordo com informações divulgadas pela ESPN e por veículos ingleses como The Athletic e BBC, os atuais campeões da Premier League desembolsaram cerca de 125 milhões de libras (R$ 921 milhões). O contrato ainda prevê 5 milhões em bônus, elevando o valor total para 130 milhões de libras (R$ 958 milhões).
Leia mais: NFL no Brasil: Chargers e Chiefs se enfrentam nesta sexta-feira (5), em São Paulo
“Foi uma longa jornada até aqui. Estou super feliz em fazer parte deste time, deste clube e de tudo o que ele significa. É um motivo de orgulho para mim, e estou muito ansioso. Estou feliz que a negociação terminou e posso voltar a trabalhar. Acredito que tenho muito a somar e também a melhorar. Quero ganhar tudo, simples assim”, afirmou Isak em entrevista ao clube.
O atacante, de 25 anos, era um desejo antigo do Liverpool. Sua contratação encerra uma negociação que durou várias semanas e gerou polêmica com o Newcastle, seu agora ex-clube.
Desde que os Reds demonstraram interesse, Isak vinha forçando a saída. Ele se recusou a entrar em campo até ser liberado para assinar com o Liverpool. Nesse período, treinou separado do elenco, não participou da pré-temporada da equipe e chegou a ser criticado publicamente pelo técnico Eddie Howe.
Leia mais: João Fonseca tem melhor ranking da carreira e 9º da história do Brasil na ATP
O sueco foi o vice-artilheiro da Premier League 2024/25, com 23 gols, quatro a menos que o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool. No total, marcou 27 gols em 42 jogos pelo Newcastle na última temporada, além de conquistar o título da Copa da Liga Inglesa.
Com a transferência, Isak se tornou também o terceiro jogador mais caro da história do futebol mundial em valores absolutos, ficando atrás apenas de Neymar, contratado pelo Paris Saint-Germain em 2017 por 222 milhões de euros, e de Mbappé, que chegou ao PSG no mesmo ano por 180 milhões de euros.
REDES SOCIAIS