Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 01 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 834

- Vamos falar de uma população invisível. O Brasil não sabe ao certo quantas pessoas vivem em situação de rua no país. Os censos demográficos feitos até hoje não têm essa contabilidade. Mas isso vai mudar, a partir de 2020 o IBGE terá que incluir esses brasileiros, sem teto, na contagem do censo. Essa foi a decisão da Justiça Federal no Rio de Janeiro. - O Via Legal fala ainda sobre pensão por morte. Para ter direito ao benefício é preciso ter provas do matrimônio, depois da morte do parceiro. Mas, uma mulher mesmo com a certidão de casamento não comprovou que ainda vivia com o marido, sob o mesmo teto, e o pedido dela de pensão por morte foi negado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. E esse foi o tema do quadro Via Inbox, que mostra os três grupos diferentes de dependentes que podem pedir o auxílio. - Em busca de uma vida melhor e fugindo do estado islâmico, famílias inteiras do Oriente Médio têm deixado a região. E o Brasil virou ponte para chegar à Europa. Com passaportes falsos, iraquianos foram presos em Pernambuco tentando embarcar para a Espanha. Mas, de acordo com a decisão da Justiça Federal, eles vão responder ao processo em liberdade porque o Brasil respeita a lei de refugiados. - A quantidade de condomínios luxuosos cresce nas praias brasileiras. Mas é preciso respeitar o meio ambiente na hora de construir ou correr o risco de ver tudo ruir. No Rio Grande do Sul, a Justiça Federal determinou a demolição de parte de um condomínio, que teria invadido uma área de preservação permanente na praia de Imbé, no litoral gaúcho. Falando ainda sobre impactos ao meio ambiente. - Um acordo que contou com a participação da Justiça Federal pôs fim a uma discussão nos tribunais sobre o porto de Santos. Quase R$ 25 milhões serão investidos em obras para conter alagamentos nas proximidades do porto.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 34 PAIS INCENTIVAM - 17/10/2018

NO PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO QUE DEVE VIR DE CASA./ PORQUE NADA EDUCA TÃO BEM QUANTO O EXEMPLO DOS PAIS./ NOSSA CONVIDADA PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO É GUIOMAR NAMO DE MELLO - EDUCADORA E INTEGRANTE DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 24

As Aventuras de Richard no Paraná continuam em Ribeirão Claro, norte pioneiro do estado. Conheça os esportes radicais praticados na região, entre eles estão a pesca, stand up paddle, canoagem e o esqui aquático.
livre
A ESTEPE ORIENTAL DA MONGÓLIA

livre
Sésamo

SÉSAMO - 27

BLOCO 1 ABERTURA (PIRATAS DO OCEANO) 01:00:39,12 - 01:02:37,29 Elmo e Abby navegam como piratas para pegar lixo do oceano; até que se deparam com um tubarão e fogem. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (UNDER THE SEA) 01;02:39:01 - 01:07:38,15 Ênio e Beto vão mergulhar e encontram Bob, que está jogando lixo no mar, e Ethel, uma sereia que ficou presa no lixo! Eles devem salvar Ethel e fazer Bob parar de poluir tanto! PATRULHA DA ÁGUA (EN 143) 01:07:39,13 - 01:09:40,26 Elmo e Bel formam a Patrulha da Água, eles andam pela Vila atrás de desperdícios de água. Avisam um homem para não lavar a louça de torneira aberta e enquanto procuram mais algum problema pela Vila escutam um barulho de água. Quando pensam que era mais um caso de desperdício, descobrem que era só um hippie meditando ao som da água em seu celular. QUADRO EXTRA (FISGADOS PELO PEIXE – EP 20) 01;09:41,29 - 01:12:05,25 Elmo, Lola e Louie estão na loja de peixes, observando os peixes; Elmo e Lola querem levar alguns para casa; Louie diz para escolherem 6 peixinhos do mesmo aquário para levarem. Elmo e Lola participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, contam os peixes dos aquários e escolhem os 6 que vão levar. No final, as crianças ficam muitos felizes com seus novos amigos. BLOCO 02 CELEBRIDADE (BELA GIL E O PÉ DE FEIJÃO ) 01:12:25,18 - 01:14:03,00 Bela Gil vai contar para Elmo a história de João e o Pé de Feijão, mas Elmo pede algumas mudanças na história... ESCOLA DE FADAS DA ABBY (TESOURO DE OURO) 01:14:03,21 - 01:23:03,01 A classe se junta ao Capitão Gancho em uma jornada para encontrar as partes perdidas de seu tesouro. ENCERRAMENTO (QUEM TE ENSINOU A NADAR) 01:23:03,06 - 01:25:04,00 Elmo brinca de marinheiro, descobrindo as belezas do oceano, como a baleia, o polvo e uma peixinha da cor da Dorothy; até que avista outros marujos chegando (crianças) e canta com elas “Quem te ensinou a nadar”.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

BRINCAR DE MÍMICA

LOLA QUER BRINCAR DE MÍMICA COM ABELARDO E PANCHO, MAS ELES PRECISAM DE UM QUARTO JOGADOR. CHIP MOSTRA A ELES COMO JOGAR COM ELEFANCIO MESMO ELE ESTANDO EM OUTRO PAÍS.
livre
Cocoricó

COCORICO III - 11 - REVEZAR - TRABALHAR COM REVEZAMENTO

HISTORIA CENTRAL: ARRUMAR O PAIOL, REVEZANDO-SE NAS TAREFAS. BRINCADEIRA: PEDRINHAS NO BALAIO. MUSICAL: BAIAO BALAIO DIARIO: COLETAR FOLHAS.
Conheça o Programa
livre
BRINQUEDONAUTAS

BRINQUEDONAUTAS - 05 - CARNAVAL NO MANGUE

Tuti reclama da sujeira no painel de controle do Zepelim, achando que isso não é nada divertido. Mas quando o alarme de brincadeiras leva os Brinquedonautas para a cidade de Curuça para o Carnaval no Mangue, Tuti se surpreende ao saber que lá, a brincadeira é justamente se sujar de forma saudável! Será que os Brinquedonautas vão conseguir entrar na brincadeira?
livre
Molang

MOLANG - 01 A FESTA /A ÁRVORE DE NATAL

A festa Molang e Piu Piu são convidados para uma festa. Eles se vestem, mas a o visual de Piu Piu pode impedi-los de sair. Felizmente, Molang tem uma ideia. A árvore de natal É dia de Natal. Piu Piu está prestes a decorar sua pequena árvore. Mas, depois de uma luta de bola de neve com seus amigos, acidentalmente acertam a pequena árvore. Sem problemas! Nossos amigos continuarão procurando por outra árvore.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS X - PROBLEMAS COM O AUTO FALANTE/ HANNAH APRESSADA

PROBLEMAS COM O AUTO FALANTE O Fat Controller comprou um novo sistema de informações por alto falante TX-1000 para substituir os antigos na estação de Knapford. Os motores e os passageiros lutam para ouvir os anúncios depois que o novo sistema de PA começa a funcionar mal, e todos acabam muito confundidos. HANNAH APRESSADA É um dia especial para Henrietta, enquanto está sentando seus assentos remodelados. Ela está muito animada, no entanto, Toby está preocupado com o que ele fará sem ela, enquanto isso. Vinte minutos depois, o Fat Controller está à espera de Toby. Ele apresenta o bonde de vapor com uma carrinha de laranja chamada Hannah. Toby hesita, mas Hannah tem o prazer de trabalhar com Toby.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

19 - O MISTÉRIO

OS AMIGOS DE MATILDE AGEM DE MANEIRA SUSPEITA O DIA TODO E ELA RESOLVE INVESTIGAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO. COM A AJUDA DE MORTIMER, MATILDE SEGUE OS PASSOS DE CARLOS, FERNI E BOLDO E DURANTE A INVESTIGAÇÃO, PERCEBE QUE SEU BRAÇO VIROU UM GALHO DE ÁRVORE – CULPA DE SEU PODER DO DIA. APÓS FORMULAR HIPÓTESES MIRABOLANTES COM O PEIXE DE ESTIMAÇÃO, MATILDE DESCOBRE QUE SER SURPREENDIDA ÀS VEZES É MUITO LEGAL.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  I

EP. 05 - NA BOCA DO SAPO

MAIS UMA VEZ, O "TROMBA TREM" VÊ O DIRIGÍVEL SE DISTANCIAR DEPOIS DE QUASE ALCANÇÁ-LO POIS NÃO CONSEGUE ATRAVESSAR O RIO AMAZONAS. A RAINHA FAZ UM ESCÂNDALO. CRÍTICAS AO COMPORTAMENTO EXPLOSIVO DA SOBERANA PIPOCAM POR TODA A COLÔNIA. AO SABER DO FALATÓRIO, RAINHA RESOLVE TIRAR SATISFAÇÃO PESSOALMENTE, DEIXANDO A PROTEÇÃO DE SUA TORRE. NESSA HORA, ELA É ENGOLIDA POR UM SAPO. GAJAH, DUDA E JÚNIOR SAEM EM UMA MISSÃO PARA RESGATÁ-LA, ENQUANTO O CAPITÃO TENTA ORGANIZAR A COLÔNIA NA AUSÊNCIA DA LÍDER, SEM MUITO SUCESSO. NA BOCA DO SAPO, UM CUPIM-REI QUE ALI VIVIA SE ENAMORA DA RAINHA.
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 05 - MAURÍCIO BUSSAB - REAL OU VIRTUAL: O MUNDO É UM SÓ

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 05 – Maurício Bussab – Real ou virtual: o mundo é um só DJ Cão precisa despachar uma pesada encomenda de discos. Ele recebe uma mensagem de sua amiga Marina que está na Bahia. Ela enviou a base da música que eles estão fazendo juntos, embora separados geograficamente. DJ Cão esbarra sem querer em Maurício Bussab, que está na loja a procura de discos dos anos 50. O convidado encontra discos de Noel Rosa, Frank Sinatra e de Elvis Presley. Eles batem um papo sobre a vida e a importância do rei do Rock’n’roll e depois ouvem uma música dele no toca discos. Maurício explica como eram trabalhosas as gravações naquela época, feitas com apenas um microfone. Ainda sobre como a tecnologia veio para facilitar a vida, DJ Cão descobre formas que as pessoas tinham para conhecer artistas de longe. Maurício fala de pessoas que hoje gravam sem precisarem nem se encontrar e DJ Cão se identifica. Eles assistem pelo computador ao vídeo de uma música feita desse modo e DJ Cão viaja. Maurício conta que trabalha com distribuição de músicas e explica como é levar a música dos artistas para os aplicativos. Ele se oferece para ajudar DJ Cão com a encomenda de discos que ele precisava despachar, pois estaria fazendo o seu trabalho de compartilhar músicas, só que dessa vez pelo correio. Perfil: Ainda criança, Maurício Bussab aprendeu com o pai, que era músico amador, a admirar essa arte. Nos anos 80, foi músico presente na primeira leva de independentes do Lira Paulistana. Hoje ele é produtor e CEO da Tratore – a maior distribuidora de música independente do Brasil (que representa cerca de 10.000 artistas, especializada em distribuição física e digital). Tendo fundado a empresa em 2002, Maurício acompanhou toda a transformação pela qual passou a indústria fonográfica nos últimos anos. Com toda essa bagagem, ele relembra com DJ Cão os anos 50 e o reinado de Elvis Presley. Além de falar como era a gravação e distribuição naquela época, Maurício explica como a Internet e os aplicativos vem mudando esse cenário.
livre
Boris e Rufus

A FONTE DA JUVENTUDE

UM ACIDENTE ABRE UMA CRATERA PARA UM NOVO MUNDO REPLETO DE HABITANTES QUE SONHAM EM SE TORNAR ADULTOS. BORIS, RUFUS E LEOPOLDO SÃO FEITOS COBAIAS PARA UMA NOVA POÇÃO ENVELHECEDORA.
Conheça o Programa
livre
Os Under-Undergrounds

TRAUMA DE BOB

Os UnderUndergrounds vão fazer seu primeiro show. Só tem um problema, Bob não consegue tocar em público. Seus amigos irão ajudá-lo a superar esse trauma.
Conheça o Programa
livre
Mackenzie em Movimento

MACKENZIE EM MOVIMENTO - 90

Empresas brasileiras têm se mobilizado para adotar soluções que diminuam o impacto ambiental dos resíduos que produzem. Na corrida em busca de sustentabilidade, surgem novas soluções que merecem ser divulgadas. Na primeira matéria do programa você vai ver um exemplo bem legal desse tipo de iniciativa. E você já imaginou prestar vestibular online? Essa é mais uma das soluções que surgiram durante a pandemia para garantir o isolamento social. Saiba mais na segunda matéria do programa.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

50 - MUSEU DA REPÚBLICA [NÃO EXIBIR EM PERÍODO ELEITORAL]

A CASA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA. ASSIM É O MUSEU DA REPÚBLICA, QUE FUNCIONA NO PALÁCIO DO CATETE, ANTIGA SEDE DA PRESIDÊNCIA DO BRASIL. MAIS QUE VER OBJETOS OU OUVIR RELATOS, NESTE PASSEIO O VISITANTE CONHECE OS LOCAIS ONDE, DE FATO, ACONTECERAM EPISÓDIOS DEFINITIVOS NA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. A BELA SALA DAS REUNIÕES MINISTERIAIS, O GABINETE DE TRABALHO DO PRESIDENTE, OS SALÕES E JARDINS QUE INSPIRARAM TANTOS ACORDOS E DEBATES. MAS, ALÉM DE TUDO ISTO, O MUSEU DA REPÚBLICA SEGUE, EM ESPECIAL, OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM DOS MAIS IMPORTANTES E POLÊMICOS ESTADISTAS DA NOSSA HISTÓRIA: GETÚLIO VARGAS. DOCUMENTOS, ROUPAS E OBJETOS FICAM PODEM SER VISTOS DENTRO DO QUARTO ONDE VARGAS COMETEU SUICÍDIO. ALI, SOB O IMPACTO EMOCIONAL DE TUDO À VOLTA, ESTÃO EXPOSTOS O PIJAMA QUE ELE ESTAVA USANDO, A ARMA COM QUE FEZ O DISPARO E A EMOCIONANTE CARTA-TESTAMENTO, UM DOS DOCUMENTOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA BRASILEIRA.
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 17

EP 17 - Neste programa vamos conhecer Eduardo, que trabalha em um banco e apresenta a primeira linha de crédito específica para quem quer comprar bikes elétricas. A Aliança Bike mostra uma pesquisa sobre a tendência no mercado de bicicletas elétricas no Brasil. Um bate papo com a atleta de Mountain Bike, Babi Jechow, que conta sobre suas experiências e sua vida em relação à bicicleta. E para fechar o programa, Juli Hirata, bióloga e ciclista, conta sobre o Projeto Extremos das Américas.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

12 - A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA "OBRIGADO"

DANTE GANHA UMA CARTOLA DE PRESENTE DE CLARICE, PORÉM ELE NÃO GOSTA NADA DO SEU NOVO CHAPÉU. EM VEZ DE AGRADECER, DIZ QUE NÃO GOSTOU DO PRESENTE. DENTRO DA CASA, LINO ESTÁ BRAVO PORQUE GANHOU UMA PANELA DA BINA. SAM, A CONTADORA DE HISTÓRIAS APARECE PARA ENSINAR QUE COZINHAR TAMBÉM É “COISA DE MENINO” E QUE DEVEMOS TER GRATIDÃO PELAS PESSOAS.
Conheça o Programa
livre
TERRITÓRIO DO BRINCAR

PALMAS

As brincadeiras de palmas acontecem a qualquer hora. De repente vem aquela vontade de encontrar as mãos do amigo. Vamos? De forma ritmada e alegre, o desafio de coordenar palmas, canto e brincadeira com um ou mais amigos é universal, divertido e viciante. De novo!
livre
Peppa Pig

NADANDO/O FERIADO DA POLLY/A ILHA DO PIRATA

NADANDO Peppa e sua família estão na piscina. George é fica com um pouco de medo no começo, mas logo fica feliz brincando com seu amigo Richard Coelho. Rebecca Coelho também está na piscna. Ela e Peppa ficam muito orgulhosas de suas habilidades de natação. Todos ficam surpresos ao descobrir que o Papai Pig é muito bom em natação e mergulho. Muito bom mesmo. O FERIADO DA POLLY Polly Papagaio, animal de estimação da Vovó e Vovô Pig, passa o feriado na casa de Peppa e George. Eles amam brincar com ela, é muito engraçada e repete tudo eles dizem. Quando Polly voa para longe, ninguém sabe como recuperá-la, até que George surge com um plano muito inteligente. A ILHA DO PIRATA Hoje Vovô e Vovó Pig levam Peppa, George e todos os seus amigos em uma viagem de barco para a Ilha do Pirata. Na ilha Vovô mostra a todos como usar seu detector de metais para encontrar um tesouro e todos eles constroem um grande castelo de areia. As crianças adoram a ilha, mas agora é hora de voltar para casa.
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

BOLHINHAS DE SABÃO

Mika aprendeu a fazer bolhas de sabão! Agora, com a ajuda de Abelhuda, Mika vai explorar as inúmeras possibilidades de brincar com bolhinhas de sabão.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

BURACOS DA LUA

O que um queijo suíço tem a ver com a lua? Júpiter acha que ambos são feitos da mesma matéria e tem o mesmo sabor. De queijo a lua não é, mas Luna quer saber de onde vieram aqueles buracos. Será que já nasceram com a lua? Como eles foram parar lá? É o que os foguetinhos Luna, Júpiter e Cláudio vão descobrir num divertido faz de conta lunar.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 07

Quando chegam às Cataratas do Iguaçu, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Arquito, um jovem e assustado arco-íris que enfrenta seu primeiro dia de aula. Antes de partir para Viravento, Vivi decide ajudar o novo amigo a criar coragem para entrar na escola nova.
Conheça o Programa
livre
SUSHI E ALÉM, UMA FAMÍLIA BRITÂNICA SABOREANDO O JAPÃO

O QUINTO SABOR

Depois dos quatro sabores do paladar: doce, amargo, salgado e ácido, Michael conhece o quinto sabor: o Umami, muito usado na culinária japonesa e sua base é o glutamato monossódico. Na live action, Toshi mostra um amigo preparando o peixe seco naturalmente ao sol que será a matéria prima do umami.
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 3 - O VELHINHO QUE ENSINAVA CAMBALHOTAS

Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família. Ep.03- Compartilhar História: O Velhinho que ensinava cambalhotas Livro: O Velhinho que ensinava cambalhotas Editora Yoga com Histórias
livre
Chocolix

10 - UM TIO QUE É SHOW

TIO SHOW APARECE NA CASA DA FAMÍLIA CHOCOLIX, QUE JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE SUAS ACHOCOLATADAS AVENTURAS. NO ENTANTO ELE DIZ ESTAR SÓ DE PASSAGEM, POIS PRECISA IR AJUDAR SEU AMIGO REI DA SONHOLÂNDIA QUE ESTÁ COM UM GRAVE PROBLEMA: AS CRIANÇAS DO SEU REINO ESTÃO TENDO PESADELOS TODAS AS NOITES POR CONTA DE UM FEITIÇO QUE A BRUXA AZEDA COLOCOU NELES. CHOCOLYNE LEMBRA QUE SE AINDA TIVESSE A PEDRA DO DESEJO QUE TIO SHOW LHE DERA, PODERIAM RESOLVER O PROBLEMA. PORÉM ELA CONTA QUE DERA A PEDRA PARA SUA AMIGA FADINHA FLORIDA. ENTÃO, TIO SHOW TEM A IDEIA DE PEDIREM AJUDA PARA A FADA FLORIDA, QUE ENCARA SUA PRIMEIRA MISSÃO: JOGAR A POÇÃO-ANTÍDOTO,PREPARADA PELA FADA MESTRE, SOBRE AS CASAS DAS CRIANÇAS.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

11 - TRABALHO EM EQUIPE

AS CRIANÇAS DA ESCOLA VÃO PARA UM ACAMPAMENTO DE FÉRIAS. LÁ ELES DISPUTARÃO VÁRIOS JOGOS DE COMPETIÇÃO. PARA ISSO ELES RESOLVEM SE DIVIDIR EM DUAS EQUIPES: MENINOS CONTRA MENINAS. NO AUGE DAS COMPETIÇÕES, AS CRIANÇAS PERCEBEM QUE TEM UM PROBLEMA E QUE A ÚNICA ALTERNATIVA PARA RESOLVÊ-LO É SE UNIREM. DESSA FORMA ELES SUPERAM O PROBLEMA E PERMANECEM UNIDOS O RESTO DO PERÍODO DO ACAMPAMENTO.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 09 - O EXEMPLO DE RICKY

RICKY E SEUS AMIGOS DEVEM ESCOLHER SEUS EXEMPLOS COMO PARTE DE UM PROJETO DA ESCOLA.
livre
REV & ROLL

EP. 09 - O PARQUE DE MANOBRAS RADICAIS

QUANDO OS DANOS CAUSADOS POR UMA TEMPESTADE AMEAÇAM CANCELAR O CONCURSO DE HABILIDADES DO PARQUE DE MANOBRAS, REV VÊ UMA OPORTUNIDADE DE TORNAR O PARQUE MELHOR DO QUE NUNCA!
livre
Bubu e as Corujinhas

UM MAR DE EMOÇÕES

Família coruja está na praia! E as mudanças de humor de Bubu, transformam um dia de passeio em uma grande oportunidade para aprender que não é justo descontarmos nos outros nosso mau humor ou irritação. Na natureza, também vemos muita mudança, altos e baixos, entre elas, as marés, que influenciadas pela lua e pelo sol, realizam seus movimentos de subida e descida. Isso tudo, sem contar um encontro super especial com um surpreendente animal marinho... A estrela-do-mar!
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 11 - REVEZAR - TRABALHAR COM REVEZAMENTO

HISTORIA CENTRAL: ARRUMAR O PAIOL, REVEZANDO-SE NAS TAREFAS. BRINCADEIRA: PEDRINHAS NO BALAIO. MUSICAL: BAIAO BALAIO DIARIO: COLETAR FOLHAS.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - CAIXAS MALUCAS - 12

Caixas Malucas / Ovo Surpresa (Relógio) / Brilhando no Farol / Baú Biruta (Robô) / Hora da Música (Meu Lanchinho) Caixas Malucas São três caixinhas malucas. Dentro delas os personagens aparecem e desaparecem. Onde será que está a Galinha? Brilhando no Farol As Naftalinas farão seu show em um lugar incrível e toda a turma vai curtir.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - PASSEIO DE BARCO - 13

Passeio de Barco / Ovo Surpresa (Coelho) / O Bip Bip dos Robôs / As Formas da Galinha / Pintura Mágica (A Canoa Virou) Passeio de Barco É um lindo dia para a família da Galinha Pintadinha fazer um passeio de barco. Muitas descobertas e aventuras os esperam. O Galo Carijó acabou perdendo os remos do barquinho, mas a Galinha Pintadinha dará um jeito para voltarem para casa. O Bip Bip dos Robôs Dois robôs se conhecem e tem uma conversa bem animada.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA NOTÍCIA FRESQUINHA E SORTE E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 02

ABERTURA 196: NOTÍCIA FRESQUINHA Doroteia e Ofélia se divertem com a notícia bem maluca que está escrita no jornal trazido por Osório Roteiro: Elton Mattos ABERTURA 215: SORTE Depois de passar embaixo de uma escada, Ludovico está convencido de que vive uma maré de azar. ROTEIRO: RADHI MERON CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 02 SANTO ANTONIO DA PATRULHA - RS - MARIA EDUARDA NEVIX, 4 ANOS SAO MATEUS - SP - IGOR DE SOUSA, 4 ANOS ICAIVERA - MG - NUBIA DOS REIS DUTRA
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA A BARATA E TROFEU BOLOTA DE PAPEL E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 -25

Sinopses A barata: Ludovico e Doroteia cantam “A barata diz que tem” e tiram duas dúvidas que o pessoal de casa têm sobre a cantiga. Troféu bolota de papel: Doroteia e Ofélia entregam troféus para os vencedores do prêmio Os Melhores do Quintal. Correio da Dona Coruja: A Dona Coruja passou no Quintal e entregou as cartas das crianças.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA POR QUE VOCÊ TÁ CHORANDO E MISTUREBA E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 19

ABERTURA: POR QUE VOCÊ TÁ CHORANDO Doroteia está chorando. Ludovico entra e pergunta o motivo. Ela o desafia a descobrir. Ludovico e o pessoal de casa fazem uma lista de razões. ROTEIRO ELTON MATTOS ABERTURA:MISTUREBA Ofélia e Osório propõem uma brincadeira para o pessoal de casa exercitar a criatividade! ROTEIRO: ELTON MATTOS CORREIO DA DONA CORUJA Santos - SP - Valentina Alves de Oliveira, 7 anos Colombo - Paraná - Adrian Jefferson,
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA RECORDE E O CLUBE DO LIVRO E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA RECORDE E O CLUBE DO LIVRO E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07 ABERTURA 233: RECORDE! Doroteia resolve entrar para o livro dos recordes, mas descobre que bater um recorde não é tão fácil assim. ABERTURA 241: O CLUBE DO LIVRO Quelônio resolve começar um clube do livro no quintal, mas cada um leu um livro diferente. CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07 Ofélia e Ludovico abrem as cartas das crianças Rio de Janeiro - RJ - Nicolas Barbosa, 8 anos João Pessoa - Paraiba - Julia Abrantes da Silva, 9 anos
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM ABERTURA REPORTER DE CAMPO E PREVENDO O FUTURO E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 39

QUINTAL CULTURA - VI - ABERTURA 250: REPÓRTER DE CAMPO A repórter Doroteia entrevista a craque de bola Ofélia logo após uma partida de futebol. ROTEIRO: ELTON MATTOS ABERTURA 254: PREVENDO O FUTURO Bruxoteia quer prever o futuro usando os seus novos óculos mágicos. ROTEIRO: RADHI MERON CORREIO DA DONA CORUJA LUDOVICO, DOROTEIA E OFELIA, olham as cartinhas das crianças: Cachoeiras de Macacu - RJ - Kaira, 7 anos Presidente Prudente, SP - Maria Eduardo, 5 anos Patrocinio Paulista, SP - Gustavo, 6 anos
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A CABELEIREIRA

Mônica se oferece para cortar o cabelo do Cascão, mas essa história não colou!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A REGRA DOS 3 ERRES

Para conservar o meio ambiente, a Turma da Mônica acredita na regra dos três "R"s: reduzir, reutilizar e reciclar.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A REVOLTA DOS CARECAS

A vilã Madame K-Pilar quer roubar o cabelo de todo mundo para fabricar perucas.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

DESMANCHA PRAZERES

Shaun convence Bitzer a participar de seu jogo de Cricket, mas Bitzer está mais preocupado com as condições do campo do que com o jogo. Os animaizinhos que moram debaixo da terra, infelizes com o jogo que acontece acima, resolvem agir e logo tudo se transforma em guerra total.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

UM DIA DAAAAQUELES

O rebanho não reconhece Shaun quando ele perde uma das suas características mais marcantes. Seu velho amigo Bitzer o ajuda a rastrear o que foi perdido, mas não antes de Shaun se tornar muito apegado a uma das galinhas...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

O SOBRINHO DO FAZENDEIRO

O fazendeiro está machucado, por isso Bitzer está com muito trabalho acumulado. Aparece o sobrinho do fazendeiro e todos imaginam que ele irá colaborar, mas como não consegue deixar o celular de lado, acaba causando muita confusão na fazenda.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

TUDO NA PAZ

Depois de passar a noite montando a cama nova ... o fazendeiro ordena que Bitzer garanta o silêncio na fazenda, para que ele possa descansar. Manter a fazenda calma pode não ser uma tarefa tão fácil...
Conheça o Programa
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 102 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Os times começam vacilantes, mas logo emplacam uma série de acertos. O jogo é decidido na rodada final com o erro do time do programa. Geisinha fica “chati” com o resultado negativo e os pagodeiros a consolam com frases de incentivo. Ela volta a se animar e sugere a produção de um videoclipe com os pagodeiros. Dê prêmio na mão, os pagodeiros puxam um samba e são acompanhados por todos os jogadores.
Conheça o Programa
livre
Valentins

02 - UMA NOVA ALICE

Randolfo vibra por ter transformado Artur numa criança sem memória. Alice sai em busca do marido, mas acaba nas mãos do vilão. Percebendo que a mãe está diferente, os Valentins ficam chocados.
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 380 - 2020

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

NEYMAR DIAS

O artista fala sobre sua iniciação intuitiva e natural com a viola ainda durante a infância. Ele conta também como eram suas participações nos programas de TV, no início da carreira.
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.
Conheça o Programa
livre
SUPER IDEIAS

O PEQUENO INVENTOR

SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 8: O PEQUENO HOMEM A jornada do genial inventor ao milionário pode ser uma estrada longa e traiçoeira. Encontramos o filho de escravos que constrói um império cosmético contra as probabilidades, o trágico fabricante de brinquedos cuja ideia de best-seller é roubada; o engenheiro que assume os barões do carro e o desenho simples que se torna o ícone de uma era.
livre
Futurando

FUTURANDO - 187 - EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE VACINAÇÃO (PODE SER REPRISADO)

Futurando especial sobre vacinação: Esta edição do Futurando será totalmente dedicada à vacinação. A primeira vacina de que se tem notícia, segundo a Fiocruz, é a da varíola. A doença provocava erupções na pele e era fatal para 30% dos infectados. A vacina foi desenvolvida no século 18 pelo britânico Edward Jenner. No Brasil, ela chegou no início do século 19 e ficou no topo da agenda sanitária até o início do século 20. A varíola foi considerada erradicada ainda nos anos 1980. Muitas pessoas atualmente resistem em se vacinar contra doenças ainda existentes. Os motivos são diversos. Entre eles está o medo de efeitos colaterais. Será que existem riscos? O médico infectologista Paulo Olzon esclarece essa dúvida. E para falar da história e importância das vacinas, a equipe da DW conversou com Akira Homma, Assessor Científico Sênior da Fiocruz Bio-Manguinhos para Ciência e Tecnologia. Conheça também a história da luta contra a poliomielite no mundo. Conhecida como paralisia infantil, ela foi responsável por deficiência física e morte de crianças durante séculos. Nos anos 1950, uma vacina foi desenvolvida. Deste então, a doença já foi quase erradicada. Quase. Em alguns países, fundamentalistas impedem a imunização coletiva. Mas mesmo em lugares perigosos, as equipes do Unicef atuam e buscam aliviar o sofrimento de crianças. O Fundo das Nações Unidas para a Infância possibilita às populações em zonas de conflito e regiões devastadas por guerras ou desastres naturais o acesso a comida, água potável e à vacinação. No Congo, por exemplo, quase cinco mil crianças com menos de cinco anos morreram de sarampo em 2019. A missão do Unicef é mudar essa realidade e educar sobre a importância de cuidados básicos com a saúde. E países industrializados não estão livres de sofrer epidemias com doenças consideradas "sob controle”. Por exemplo, em abril de 2018, muitas pessoas no oeste da Alemanha estavam apresentando sintomas fortes de constipação e gripe. Na verdade, era sarampo, um vírus altamente contagioso e que pode levar à morte. Você confere na reportagem, como a Alemanha conseguiu conter o contágio entre a população. Boa notícia! Já existem vacinas contra alguns tipos de cânceres. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) oferece proteção contra diversos cânceres e, principalmente, o do colo do útero. Até há pouco tempo, apenas meninas recebiam a vacina. Mas hoje se sabe que meninos e adultos também podem se beneficiar. Não deixe de saber mais sobre essas novas descobertas neste especial.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

51 - MASP

BEM NO CORAÇÃO DA MAIS IMPORTANTE AVENIDA DA MAIS IMPORTANTE CIDADE BRASILEIRA ESTÁ O PRINCIPAL MUSEU DE ARTE DO PAÍS. O MASP É PARTE DA PAISAGEM DA AVENIDA PAULISTA, EM SÃO PAULO. E MUITO MAIS QUE ISSO: É A GRANDE REFERÊNCIA DA HISTÓRIA DA ARTE NO NOSSO CONTINENTE. SÃO POUQUÍSSIMOS OS MUSEUS DO MUNDO QUE TÊM EM SUA COLEÇÃO TANTAS OBRAS DE TANTOS GÊNIOS DE TODOS OS TEMPOS, COMO: RAFAEL, BELLINI, TICIANO, EL GRECO, GOYA, VELÁZQUEZ, DELACROIX, RENOIR, MONET, MANET, CÉZANNE, TOULOUSE-LAUTREC, VAN GOGH, GAUGUIN, MODIGLIANI... SÃO TANTOS NOMES BRILHANTES, TANTAS OBRAS DE DESTAQUE INTERNACIONAL, QUE É IMPOSSÍVEL RESUMIR TUDO ISSO EM APENAS UM EPISÓDIO.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 01/08/2020

Conheça o Programa
n
ANTIGAS CIDADES INVISÍVEIS - SÉRIE BBC

ANTIGAS CIDADES INVISÍVEIS - ISTAMBUL

Historiadores e arqueólogos se aprofundam nas profundezas das cidades mais antigas do mundo para explorar espaços secretos e revelar tesouros escondidos. Cairo, Atenas e Istambul - três cidades antigas que moldaram a civilização humana ao longo dos tempos, cada uma com uma história única. Na sequência das impressionantes revelações das Cidades Invisíveis da Itália, esta série ambiciosa oferece um novo olhar para três das cidades mais antigas do mundo, escavando abaixo da superfície para descobrir segredos antigos e revelar as realizações surpreendentes dessas antigas civilizações. Em cada cidade, a equipe desce sob as ruas e ruínas antigas, aventurando-se fora do caminho batido. Armados com tecnologia de ponta, incluindo digitalizações 3D de alta definição e fotogrametria aérea inovadora, eles revelam os espaços secretos dessas cidades extraordinárias em detalhe vívido. Em Istambul, a equipe vê a grande catedral bizantina de Hagia Sophia como nunca foi visto antes. Eles também percorrem gigantescos túneis submersos sob o Hipódromo Romano, criando imagens de passagens esquecidas e as fundações de um dos maiores do mundo antigo peças de arquitetura.
livre
FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO 2020

CONCERTO DE ABERTURA 2011 (EM CASA) - PINCHAS ZUKERMAN (REGÊNCIA E VIOLINO) & OSESP

livre
MINIDocs

NEYMAR DIAS

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

EMICIDA

"A RUA É NOIZ". ESSA TALVEZ SEJA A MAIS EMBLEMÁTICA DAS MUITAS FRASES QUE NOSSO ENTREVISTADO DESSA NOITE CONSAGROU. FOI NA RUA, NAS BATALHAS DE RIMAS DA PERIFERIA DE SÃO PAULO, QUE ELE SE DESTACOU COMO POETA E COMPOSITOR. A PARTIR DALI ALCANÇOU OS PALCOS DO MUNDO, COLECIONOU PRÊMIOS E CRÍTICAS ELOGIOSAS, FIRMOU PARCERIAS, FUNDOU UMA EMPRESA DO ZERO, DIVERSIFICOU SUAS ATIVIDADES E SEUS INTERESSES. MAS AGORA ELE ESTÁ LONGE DA RUA, AO MENOS FISICAMENTE. GUARDADO EM CASA, COMO ELE DIZ, DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA, TRANSFORMA A REFLEXÃO DESSE MOMENTO EM QUEIJO E EM PROJETOS COMO O AMARELO PRISMA, CONTINUAÇÃO DE SEU ÚLTIMO E FESTEJADO ÁLBUM. POR MEIO DELE, PRETENDE DAR VOZ AOS ESQUECIDOS, UMA PREOCUPAÇÃO QUE VEM LÁ DO COMEÇO NA RUA, E ESTÁ CONSIGNADA COMO COMPROMISSO NA SUA LETRA-MANIFESTO, TRIUNFO, DE 2009. NO CENTRO VIRTUAL DO RODA VIVA, DIRETAMENTE DE SUA CASA NA SERRA DA CANTAREIRA, ESTÁ O RAPPER, POETA, EMPRESÁRIO E ATIVISTA EMICIDA. PARA ENTREVISTAR O EMICIDA NÓS CONVIDAMOS ADRIANA COUTO, APRESENTADORA DO PROGRAMA METRÓPOLIS, DA TV CULTURA ALEXANDRE DE MAIO, QUADRINISTA E DIRETOR DE AUDIOVISUAL DO SITE CATRACA LIVRE PAULINHA CARVALHO, APRESENTADORA DO MORNING SHOW, DA RÁDIO JOVEM PAN PEDRO ANTUNES, EDITOR-CHEFE DA REVISTA ROLLING STONE BRASIL E PEDRO BORGES, CO-FUNDADOR DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ALMA PRETA E INTEGRANTE DA REDE DE JORNALISTAS NEGROS DA PERIFERIA DE SÃO PAULO
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

CARTOLA (CANTOR COMPOSITOR)

"CARTOLA"(CANTOR COMPOSITOR) O ENTREVISTADO RESPONDEU PERGUNTAS SOBRE:(SUA CARREIRA,CARNAVAL,ESCOLAS DE SAMBA,ETC...)
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A POESIA REFLEXIVA DE DRUMMOND - ÁPORO

O Prof. Davi Arrigucci Junior fala sobre o universo poético de Carlos Drummond de Andrade. Nesse programa o prof. Davi Arrigucci analisa o poema "Áporo", do livro "A Rosa do Povo", de 1945, a partir de um trabalho realizado de análise feito pelo poeta Décio Pignatari. A partir das pesquisas realizadas em vários dicionários, Décio Pignatari descobriu que áporo tinha vários significados: problema difícil; um tipo de inseto da ordem dos himenópteros e também, um tipo de orquídea. De acordo com o Prof. Davi, curiosamente, parece que o poeta se serviu dos significados do termo Áporo para construir o poema, já que na primeira estrofe se fala do inseto, na segunda se fala de enlace de noite, raiz e minério, de país bloqueado, na terceira se fala de labirinto, e na última, em orquídea, ou seja, o inseto cavador depois de passar por um labirinto aparentemente se transforma em uma orquídea. Segundo o Prof. Davi, Drummond escreveu esse poema na década de 40 quando o Brasil passava pela ditadura militar getulista. Então o Áporo pode ser uma alegoria de uma situação sem saída que está glosada na história do inseto, na história do poeta. Tem uma história pessoal do escritor em minério e no ato de escavar, de mineirar. Há um trabalho do poeta de construir o poema. O sentimento de desvalia do trabalho poético está incorporado no poema como um sentimento do mundo, um sentimento de que o trabalho é reles e pequeno e que no entanto, persistindo naquilo que ele é propriamento dito, que é o poder ser, ele pode gerar o outro, pode surgir o novo. A história do áporo é uma meditação sobre a possibilidade de ser fiel a si mesmo e nunca desistir da luta, apesar das dificuldades. O Professor Davi Arrigucci Junior, nasceu em São João da Boa Vista (São Paulo) em 1943. Professor aposentado de teoria literária e literatura comparada na USP, , onde lecionou de 1965 a 1996, crítico e ensaísta consagrado, estreou como romancista com Ugolino e a Perdiz, a “saga” de um caçador quixotesco em busca de uma perdiz encantada. Ao estrear como ficcionista, Arrigucci disse estar sentindo um prazer que não sentia com sua produção anterior de ensaios – o que talvez soe injusto com uma das mais sólidas coleções artigos sobre escritores nacionais e estrangeiros, com destaque para O Escorpião Encalacrado (sobre o argentino Julio Cortázar) e O Cacto e as Ruínas (sobre Manuel Bandeira e Murilo Mendes). Publicou recentemente o livro "Coração Partido", em que analisa a poesia reflexiva de Carlos Drummond de Andrade.
livre