Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Quinta-Feira, 02 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

Inglês com Música

TALKING TO THE MOON - (BRUNO MARS) SÁBADO

A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
ENERGIA

ENERGIA 32

livre
Peppa Pig

TEMA: A PEIXINHA GOLDIE/ ESCAVAÇÃO NA ESTRADA/ LAVANDO ROUPA

A Peixinha Goldie A PEIXINHA GOLDIE NÃO PARECE FELIZ E NÃO ESTÁ COMENDO, ENTÃO PEPPA, GEORGE E MAMÃE PIG A LEVAM EM UMA VIAGEM DE ÔNIBUS PARA VISITAR A DRA. HAMSTER, A VETERINÁRIA. Escavação na Estrada PEPPA E SUA FAMÍLIA ESTÃO TENTANDO CHEGAR AO PARQUINHO, MAS O SR. TOURO E SUA EQUIPE ESTÃO ESCAVANDO A ESTRADA. Lavando Roupa PAPAI PIG PENDURA SUA CAMISETA DE FUTEBOL LIMPA NO VARAL, MAS PEPPA, GEORGE E MAMÃE A SUJAM DE LAMA. ELES COLOCAM A ROUPA NA MÁQUINA DE LAVAR, MAS PEPPA COLOCA SEU VESTIDO VERMELHO TAMBÉM, O QUE FAZ A CAMISETA DO PAPAI FICAR ROSA.
Conheça o Programa
livre
Carlos

CARLOS VS MARGARINO

JUANITO TERÁ DESEJO DE COMER PÃO COM MUITA MARGARINA. CARLOS TERÁ DE DERROTAR O MAL HUMORADO MARGARINO!
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

QUEM CHEGA PRIMEIRO?

As Corujinhas brincam no campo dos trevos, e Bubu sempre corre mais rápido que os irmãos. Biel diz que ela deve ter mais cuidado, olhar onde pisa, para não sair correndo tão desatenta... Quando a Corujinha avista um limoeiro, voa até ele toda afobada, espeta a pata em um espinho e acaba quebrando um galho da árvore. Muito chateada, Bubu tenta recolocá-lo, mas de nada adianta. Com a ajuda da Dona Cigarra, as Corujinhas descobrem coisas incríveis sobre a seiva das árvores e, acabam aprendendo que pensar antes de agir e saber escutar são fundamentais.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - POR DENTRO DA ARTE - 25

Por Dentro da Arte / Ovo Surpresa (Balde) / Achocolatado / Forma da Forma (Lua) / Pintura Mágica (O Pescoço da Girafa) Por Dentro da Arte A Galinha Pintadinha e sua família vão visitar o museu. Lá descobrem várias coisas divertidas, como obras de arte famosas e até parecidas com eles. Também aprendem sobre formas e cores e, literalmente, mergulham no universo da arte. Achocolatado A Borboletinha está fazendo uma receita de chocolate quando derruba sua varinha no panelão e pede ajuda para o Borboleto.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 26 O ESQUI / SUPER ASTROS

Esqui Molang e Piu Piu passam férias de inverno com seus amigos. Eles embarcam num passeio de teleférico e vivem várias aventuras.Permanecer no teleférico é muito mais legal do que eles pensavam. Superstars Um homem excêntrico percebe o talento de Molang e Piu Piu para dançar. Molang e Piu Piu se encontram com grande sucesso e se tornam verdadeiras estrelas. Mas logo, Molang e Piu Piu sentem falta de sua pacata vida com seus amigos. É por isso que eles farão tudo para recuperar uma vida normal.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 186 - O MINI-GAME

Hoje tem muita brincadeira na fazenda. Júlio, Oriba, Caco e Lilica chamam João que parece mais interessado no seu mini game. Em casa, o Avô estranha o desinteresse de João pelas brincadeiras com a turma. Lá fora, continua rolando uma animada partida de futebol com a galera. Pouco a pouco, João se interessa pelo jogo no quintal e deixa o mini-game de lado. Ao final da brincadeira a turma decide curtir outro tipo de brinquedo. Por que não o mini-game do João? Aí vem a surpresa; adivinhem onde ele foi parar?
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 04

Para fazer a Delícia Gelada que nossos Cadetes tanto gostam, Rhonda precisa de muitos limões. Por isso, quando os preciosos limões da ilha são levados pelo pirata Dilly e sua fiel ajudante Matilda, os Cadetes devem entrar em ação rapidamente para recuperar esse tesouro e levá-lo de volta para a Cabana do Limão. / Os Cadetes da Top Wing precisam se esforçar para ganhar a Insígnia de Leitura de Mapas, mas, infelizmente, Penny não consegue de primeira. Ao tentar pela segunda vez, ela acaba encontrando a Equipe Top Wing sendo surpreendida por piratas. Será missão da pequena Penny salvar seus amigos desse impasse!
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 24 (A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE GREEN)

Dora, Botas e Green, o caminhão de limpeza precisam limpar a inundação no Parque de Festas, para que seja feita a festa de aniversário de Green!
Conheça o Programa
livre
SOS FADA MANU

EP. 04 - APARECE APARECE

MANU É PÉSSIMA NO ESCONDE-ESCONDE: SEMPRE É ENCONTRADA POR JOÃO, QUE ENSINA QUE “OS MELHORES ESCONDERIJOS ESTÃO DEBAIXO DO SEU NARIZ”. MANU NÃO DÁ OUVIDOS E TENTA SE ESCONDER NA CASA DA BRUXINHA VALQUÍRIA. LÁ ELA ENCONTRA UMA POÇÃO CHAMADA ESCONDE-ESCONDE E ACREDITA TER ENCONTRADO UMA FORMA DE DERROTAR JOÃO.
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 12 - O CÃOZINHO PERFEITO

Doodle entra no Concurso do Pet Perfeito. Com a ajuda de Sunny, Rox e Blair, ele supera obstáculos, incluindo Lacey e KC. Na prova final Doodle deve decidir entre vencer a competição ou ajudar uma amiga em necessidade.
Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

OS FILHOTES E UMA GAMBÁ/ OS FILHOTES E UMA BAITA DE UMA BALEIA

OS FILHOTES E UMA GAMBÁ Everest está com mal cheiro e os cachorrinhos tentam dizer delicadamente que ela precisa de um banho. OS FILHOTES E UMA BAITA DE UMA BALEIA Os cachorrinhos mudam a rotação da geladeira para ajudar uma baleia presa no gelo.
Conheça o Programa
livre
PJ Masks

O MENINO GATO ASSUME O CONTROLE

ROMEO CONSTRÓI UM CONTROLE REMOTO QUE PODE CONTROLAR UM PJ MASK. ELE PLANEJA USÁ-LOS PARA AJUDÁ-LO A CONSTRUIR UM SUPER CONTROLE QUE POSSA CONTROLAR TODOS OS HUMANOS AO MESMO TEMPO. OS PJ MASKS PRECISAM DETÊ-LO, MAS ANTES O MENINO GATO TEM QUE OUVIR PLANOS QUE NÃO SÃO DELE.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 04 - A NOVA FERRAMENTA DE RESGATE

RICKY ACREDITA QUE A NOVA RAMPA DE RESGATE DE SEU PAI SEJA UM BRINQUEDO DE UM CONCURSO DE CEREAL MATINAL.
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-06-A ARCA ANIMAL DO THOMAS/THOMAS E O PALÁCIO DOS MACACOS

Bloco 1: Está nevando muito em Sodor quando a caldeira do Parque Animal quebra. Thomas fica preocupado em manter os animais aquecidos e decide levá-los ao Steamworks, onde vão estar a salvo do frio. Mas, no caminho, uma nevasca nos trilhos torna a viagem impossível e Thomas tem que bolar um novo plano - em vez disso ele leva todos os animais para os galpões de Tidmouth onde as locomotivas são forçadas a passar a noite com elefantes, girafas e avestruzes! Bloco 2:É um dia quente na ferrovia indiana e Thomas está entregando um vagão de cocos para saciar a sede. No caminho, ele descobre um ramal que leva a um misterioso Templo de Macacos - ele pergunta a Rajiv sobre ele, que diz a Thomas para não chegar perto de lá porque está repleto de macacos problemáticos. Mas a curiosidade de Thomas vence e ele não consegue resistir em visitar o templo - Rajiv estava certo, os macacos estão em toda parte e um deles fica preso no vagão de Thomas! O Macaco tenta chamar a atenção de Thomas, mas faz com que Thomas colida e derrube os cocos! Charubala não fica impressionada e Thomas fica muito zangado com o Macaco, dizendo a ele para deixá-lo em paz. Mas o Macaco está tentando dizer algo a Thomas e, quando Thomas para e tenta entendê-lo, ele percebe que o Macaco só quer ir pra casa. Então, Thomas leva o Macaco de volta ao templo e, em troca, os Macacos ajudam Thomas a encher seu vagão de cocos a tempo de entregá-los. Thomas descobre que às vezes é difícil entender alguém, por isso é muito importante parar e ouvir.
Conheça o Programa
livre
Blaze and the Monster Machines

13 - A BUSCA DO FALCÃO

NO CÉU DA ILHA DOS ANIMAIS, UMA NOTÁVEL CORRIDA ESTÁ PRESTES A COMEÇAR. MAS ANTES QUE BLAZE POSSA JUNTAR-SE, ELE DEVE MONTAR SUAS ASAS!
Conheça o Programa
livre
REV & ROLL

EP. 04 - NA MOLEZA É MELHOR

REV E AVERY COMPETEM PARA ENTREGAR SUPRIMENTOS MAIS RÁPIDOS. REV TENTA PEGAR UM ATALHO PARA CHEGAR NA FRENTE E VENCER, MAS ISSO COLOCA SUA ENTREGA EM RISCO!
livre
O Show da Luna!

FLORES E FRUTOS

Depois de encontrar uma flor de laranjeira no chão do pomar e descobrir que, daquela flor, nasceria uma laranjinha, Luna e Júpiter ficam curiosos para descobrir como isso poderia acontecer...E a resposta vem num divertido faz de conta, com laranjinhas, pêssegos e mamões se transformando de flores em suculentos frutos.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 12

Senninha faz amizade com uma pessoa bem idosa, que gosta de ouvir suas aventuras na pista. Quando ela tem um problema de saúde, Senninha lhe dá um presente muito especial.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - CONTACAO DE HISTORIAS 2020 - KALINDE BRAGA E GRUPO SAÍRA

Conheça o Programa
livre
Jornal da Tarde

JORNAL DA TARDE - 02/07/2020

Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

BRINCADEIRAS MODERNAS

O Cebolinha encontra o seu amigo Cascão passeando de carro novo e fica louco para dar uma voltinha nele, mas dessa vez o seu parceiro está a fim de brincar sozinho. Quando a Mônica aparece e faz o Cascão brincar com ela a força, o Cebolinha fica morrendo de ciumes e tenta de tudo para estragar a brincadeira. Será que ele vai se dar bem?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

CINEMA EM CASA

O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e de repente aumenta o numero de visitas de supresa à sua casa, e o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e ai sobra pra todo mundo!
Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 1

BLOCO 1 ABERTURA (PRA COMEÇAR BEM O DIA)- 01:00:39:01-01:02:58:10 Elmo ajuda seu treinador de corrida, Grover, a acalmar a respiração depois de um treino; Grover adora a técnica e diz que está novo em folha. AS AVENTURAS DE ENIO E BETO (BERT THE PIGEON)-01:02:58:11 - 01:07:58:10 Enio hipnotiza Beto e este pensa que é uma pomba. HISTÓRIA CENTRAL (ONDE DÓI)- 01:07:58:11 -01:10:34:04 Elmo não está muito bem; Bel pergunta se ele está com alguma dor; ele diz que sim. Bel tenta adivinhar onde é, e descobre que é dor de saudade, pois o pai do Elmo foi viajar. Ela diz que sabe uma coisa que vai ajudá-lo a melhorar; ela lhe dá um abraço e Elmo se sentem melhor. CLIPES (COMUNIDADE E CIDADANIA)-01:10:34:05-01:12:38:04 BLOCO 2 CELEBRIDADE (MV BILL E O SOLUÇO)-01:12:54:09 - 01:14:30:24 Grover e MV Bill tentam fazer um rap, mas o Grover está com soluço. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (BLOGG OPOSTO)-01:14:30:25 - 01:23:32:03 Blogg é o oposto da forma como ele normalmente é. ENCERRAMENTO (PODE CONTAR COMIGO)- 01:23:32:04 - 01:25:24:00 Grover vai ajudar uma ovelha que pulou alto uma cerca e ficou enroscada nos galhos de uma árvore; mas depois, quem precisa de ajuda é ele.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

ADIVINHE A MÚSICA

CHIP AJUDA LOLA E PANCHO A ENCONTRAR UMA MÚSICA NA INTERNET. COMO É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR SEM O TÍTULO, CHIP CRIA UM PROGRAMA PARA ADIVINHAR MÚSICAS. A ÚNICA COISA QUE PANCHO E LOLA TÊM QUE FAZER É CANTAROLAR A MÚSICA E O PROGRAMA CUIDARÁ DO RESTO.
livre
Bubu e as Corujinhas

QUEM CHEGA PRIMEIRO?

As Corujinhas brincam no campo dos trevos, e Bubu sempre corre mais rápido que os irmãos. Biel diz que ela deve ter mais cuidado, olhar onde pisa, para não sair correndo tão desatenta... Quando a Corujinha avista um limoeiro, voa até ele toda afobada, espeta a pata em um espinho e acaba quebrando um galho da árvore. Muito chateada, Bubu tenta recolocá-lo, mas de nada adianta. Com a ajuda da Dona Cigarra, as Corujinhas descobrem coisas incríveis sobre a seiva das árvores e, acabam aprendendo que pensar antes de agir e saber escutar são fundamentais.
Conheça o Programa
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 24 (A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE GREEN)

Dora, Botas e Green, o caminhão de limpeza precisam limpar a inundação no Parque de Festas, para que seja feita a festa de aniversário de Green!
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 23

Nella contra o mago malvado: Nella corajosamente se aventura para perseguir um mago malvado, que roubou todas as joias do reino. Mas ela terá que confiar somente em sua coragem interior depois que seu pingente mágico de coração também é roubado.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  I

EP. 04 - A ILHA DE BÚFALOS

POR CONTA DE SEU ANIVERSÁRIO, A RAINHA DECRETA FERIADO NA COLÔNIA CUPIM. GAJAH APROVEITA A PAUSA, DESPISTA DUDA E PARTE PARA UM PASSEIO SOLITÁRIO. ELE SURFA NA POROROCA E CONHECE UM RESORT DE BÚFALOS DA ALTA SOCIEDADE MARAJOARA. FAZ AMIZADE E PERDE A HORA. O CAPITÃO CUPIM FICA TENSO COM A PRESENÇA DA TAMANDUÁ SEM O MENTOR ELEFANTE. JÚNIOR O ACALMA, LEMBRANDO QUE ELA É VEGETARIANA. NA FESTA DA RAINHA, A COLÔNIA PERCEBE QUE JÚNIOR DESAPARECEU. O CAPITÃO IMEDIATAMENTE ACUSA DUDA, QUE FICA MUITO TRISTE E VAI EMBORA. LOGO APARECE O VERDADEIRO RAPTOR DE JÚNIOR: FORMIKAHN, ANTIGO RIVAL DE CAPITÃO CUPIM E LÍDER DE FORMIGAS PIRATAS QUE QUEREM TOMAR O TREM.
livre
Blaze and the Monster Machines

13 - A BUSCA DO FALCÃO

NO CÉU DA ILHA DOS ANIMAIS, UMA NOTÁVEL CORRIDA ESTÁ PRESTES A COMEÇAR. MAS ANTES QUE BLAZE POSSA JUNTAR-SE, ELE DEVE MONTAR SUAS ASAS!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-06-A ARCA ANIMAL DO THOMAS/THOMAS E O PALÁCIO DOS MACACOS

Bloco 1: Está nevando muito em Sodor quando a caldeira do Parque Animal quebra. Thomas fica preocupado em manter os animais aquecidos e decide levá-los ao Steamworks, onde vão estar a salvo do frio. Mas, no caminho, uma nevasca nos trilhos torna a viagem impossível e Thomas tem que bolar um novo plano - em vez disso ele leva todos os animais para os galpões de Tidmouth onde as locomotivas são forçadas a passar a noite com elefantes, girafas e avestruzes! Bloco 2:É um dia quente na ferrovia indiana e Thomas está entregando um vagão de cocos para saciar a sede. No caminho, ele descobre um ramal que leva a um misterioso Templo de Macacos - ele pergunta a Rajiv sobre ele, que diz a Thomas para não chegar perto de lá porque está repleto de macacos problemáticos. Mas a curiosidade de Thomas vence e ele não consegue resistir em visitar o templo - Rajiv estava certo, os macacos estão em toda parte e um deles fica preso no vagão de Thomas! O Macaco tenta chamar a atenção de Thomas, mas faz com que Thomas colida e derrube os cocos! Charubala não fica impressionada e Thomas fica muito zangado com o Macaco, dizendo a ele para deixá-lo em paz. Mas o Macaco está tentando dizer algo a Thomas e, quando Thomas para e tenta entendê-lo, ele percebe que o Macaco só quer ir pra casa. Então, Thomas leva o Macaco de volta ao templo e, em troca, os Macacos ajudam Thomas a encher seu vagão de cocos a tempo de entregá-los. Thomas descobre que às vezes é difícil entender alguém, por isso é muito importante parar e ouvir.
Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

OS FILHOTES E UMA GAMBÁ/ OS FILHOTES E UMA BAITA DE UMA BALEIA

OS FILHOTES E UMA GAMBÁ Everest está com mal cheiro e os cachorrinhos tentam dizer delicadamente que ela precisa de um banho. OS FILHOTES E UMA BAITA DE UMA BALEIA Os cachorrinhos mudam a rotação da geladeira para ajudar uma baleia presa no gelo.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 12

Senninha faz amizade com uma pessoa bem idosa, que gosta de ouvir suas aventuras na pista. Quando ela tem um problema de saúde, Senninha lhe dá um presente muito especial.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - CONTACAO DE HISTORIAS 2020 - KALINDE BRAGA E GRUPO SAÍRA

Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

CINEMA EM CASA

O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e de repente aumenta o numero de visitas de supresa à sua casa, e o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e ai sobra pra todo mundo!
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - I

WORLD OF WINX - I - 2 - NOVOS PODERES

Graças ao pensamento rápido de Stella, as Winx escapam das camêras sempre presentes do show de talentos e vão atrás de Annabelle. Mas dentro do camarim de Annabelle, as Winx são puxadas para um portal extra-dimensional! Revelando seus verdadeiros poderes e se transformando em fadas, elas acabam no mundo onde Annabelle é mantida prisioneira. As seis fadas tentam levar a jovem para um local seguro, mas são expulses por uma misteriosa força mágica e enviadas de volta para a Terra.
livre
Valentins

12 - UMA DIRETORA ALTERADA

Após ter usado o capacete da memória, Dona Márcia começa a agir de forma diferente com os Valentins, como se fosse Alice. Vendo isso, as crianças se perguntam: o que aconteceu com a diretora?
Conheça o Programa
livre
CLUB 57

O DESGELO

O tempo segue congelado e Sofia ainda se recusa a voltar ao presente; Aurek e Diana percebem que Dama fez uma armadilha para fugir; Rúben e Eva tentam convencer Sofia; Manuel se preocupa porque Amélia está perdida em uma linha do tempo instável.
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL - 17 - OS INCRÍVEIS LATEENAGERS

Seu Edson vira empresário dos Cuecas em Chamas e pra participar de um concurso de bandas, coloca Jorel como líder e Irmão do Jorel como toalheiro.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

SHAUN, O FUGITIVO

Shaun entra em apuros, o fazendeiro descobriu que foi ele quem estragou seus bolos¿¿. Quando outro fazendeiro chega os dois começam a negociar e Shaun teme o pior . É este o fim do tempo do nosso herói na fazenda Mossybottom Farm?
Conheça o Programa
livre
Papo de Mãe

RACISMO E MATERNIDADE

A gente já falou aqui sobre violência obstétrica e tem um levantamento que aponta que as maiores vítimas são as mulheres negras. Neste Papo de Mãe, vamos conversar sobre racismo e maternidade com a socióloga Najara Costa e com a Rafaela Nunes. A Rafaela tem 21 anos e é mãe do Giovanni, de 4 anos. Ela foi mãe aos 15 anos, uma adolescente, e sofreu violência obstétrica. Recebemos também Ligia Rodrigues, ginecologista, que fala de algumas dificuldades que enfrentou em sua carreira profissional. E tem a participação da TV Aperipê de Aracaju em uma reportagem sobre o tema.
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 117 (PODE SER REPRISADO)

Esta semana o Futurando está mais que especial. Vamos apresentar a rotina e a história de pesquisadores brasileiros que estão na Alemanha contribuindo para a evolução da ciência do Brasil, mas com o suporte técnico e acadêmico estrangeiro. O primeiro exemplo é o recém-nomeado professor da Universidade de Bonn Bernardo Franklin. Ele estuda a comunicação das células do nosso sangue. Bernardo conta com uma verba milionária para isso e tem ao lado uma equipe que ele mesmo formou. Em Berlim encontramos a Angélica Sousa, que estuda formas de identificar e intervir nos primeiros sinais de perda de memória em pacientes com Alzheimer. Apesar de ter feito amigos e admirar a vida na Alemanha, ela não tem dúvidas quando questionada sobre o retorno ao Brasil: "quero levar de volta para o Brasil a contribuição que eu recebi". Angélica tem no marido, Nelson Sousa, um companheiro de vida e de trabalho. Nelson incentiva a esposa e fez questão de acompanhá-la durante a estadia na Europa. E ele veio pesquisar também, só que na área de linguística. Nelson propõe uma nova forma de análise da fala humana. O Futurando também vai apresentar um brasileiro de coração, o herpetologista Mirco Solé. Mirco é natural de Barcelona, na Espanha, mas tem pelo Brasil um carinho de mais de década. Ele é professor na Universidade de Santa Cruz em Ilhéus, na Bahia, e ganhou uma bolsa da Fundação Humboldt para pesquisar em Bonn. Mirco está projetando mapas de aumento de temperatura e os impactos sobre os anfíbios. "Queremos entender onde estão as limitações fisiológicas dessas espécies. Quanto de aumento de temperatura eles iriam suportar antes de morrer", diz. Para fechar essa edição a conversa foi com a Camila Jericó Daminello, que faz parte do projeto Plan Smart. O objetivo do Plan Smart é transformar o rio Lahn em um projeto sustentável. Porém, considerando todas as pessoas que se relacionam com o rio de alguma forma. "Eu estou aprendendo como a sociedade, a comunidade e os diferentes grupos se conversam e colaboram com o governo para que a decisão seja tomada de forma coletiva", conta.
Conheça o Programa
livre
QUEM FORAM OS GREGOS - SÉRIE BBC

QUEM FORAM OS GREGOS - 02

No episódio 2, o Dr. Michael Scott investiga os legados da Grécia antiga - o que tornou os gregos tão bem sucedidos, porque seus legados são tão duradouros e porque ainda têm uma influência tão poderosa sobre nossas imaginações hoje.
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 02/07/2020

Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 362 - ARTE E HISTÓRIA

Conheça o Programa
livre
O BRASIL DEPOIS DA CRISE

O BRASIL DEPOIS DA CRISE - 13

livre
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 179

Nesta edição: - Como o setor cultural tem se adaptado ao "novo normal" que se instala na Europa: seja com baladas drive-in ou entrada limitada em grandes museus. E ainda, em tempos de distanciamento social, restaurante de Amsterdã recebe os clientes em estufas. - Exposição em Berlim explora lado menos conhecido da pop art, como a participação de artistas mulheres no movimento. - Katharina Grosse, artista plástica alemã famosa pelas obras em grandes dimensões feitas com spray, assina exposição que marca a reabertura do museu de arte contemporânea Hamburger Bahnhof, em Berlim. - ARTE EM QUARENTENA: Royal Ballet lança curta-metragem ao som de Rolling Stones com o objetivo de arrecadar fundos para o setor artístico do Reino Unido; Videoclipe "Chorando pelo tecno" é sucesso na Rússia durante o confinamento. - Radicada em Berlim, a cantora dinamarquesa Agnes Obel se inspirou na solidão do confinamento para compor durante o auge da pandemia de covid-19 na Alemanha. - ARTE EM QUARENTENA: Cinema drive-in volta a ser moda em diversos países; Ópera Alemã de Berlim apresenta obra de Richard Wagner no estacionamento do teatro.
Conheça o Programa
livre
CIENTISTAS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES

04 - PAULO ARTAXO

ESTE EPISÓDIO CONTA SOBRE O TRABALHO QUE O DR. PAULO ARTAXO FAZ NO INSTITUTO DE FÍSICA DA USP. O CIENTISTA É ESPECIALISTA EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS, PRINCIPALMENTE NAQUELAS RELACIONADAS COM A FLORESTA AMAZÔNICA.
12
PEQUENO GIGANTE

PEQUENO GIGANTE - 07 - BARREIRAS

Em seu blog, Ellen clama pela presença da população de Nova Nigéria para mostrar a força contra a desapropriação e expor sua revolta contra o Senador Saul Dias. Todos tem que estar em frente a Câmara Municipal. Em casa, Saul escolhe seu terno com a ajuda de Adagilza. Na cadeia, Peixinho assiste ao noticiário que exibe imagens de Nova Nigéria e se relaciona com os presos. Peixinho lança a ideia de criar o caos na cidade. Traficantes obrigam os manifestantes de Nova Nigéria a bloquear todas as vias. A cidade fica tomada por manifestações de várias comunidades. Após ter seu carro bloqueado por bandidos, Saul tenta se defender, mas leva um tiro no ombro.
16
Padre Brown

PADRE BROWN IV - O MALUCO DO IMPÉRIO

EPISÓDIO 4 - O MALUCO DO IMPÉRIO Tio Mirth emerge da igreja de St. Mary com um chapéu de fraque e coco, segurando um boneco de ventríloquo. Enquanto os policiais o seguem e o retêm. Ttio Mirth chama o padre Brown de "Judas". Dois anos depois, um convite para sua festa de boas-vindas sugere que o padre Brown é perdoado. No entanto, enquanto um Henry alegre sai, ele fica sem fôlego e cai morto, segurando o peito. Entristecido, o padre Brown decide ir à festa para dar ao tio Mirth a má notícia, com a sra. McCarthy como apoio moral. No entanto, quando o Padre Brown chega ao local do partido, um prédio abandonado, ele encontra uma certidão de óbito com seu próprio nome. Os convidados da festa entram no prédio para se veem presos - e um filme do Tio Mirth diz a eles que todo mundo vai morrer...
Conheça o Programa
14
Contos da Meia-Noite

O PLEBISCITO - ARTUR AZEVEDO

O vocabulário insólito,desconhecido.O orgulho paterno que não admite o desconhecimento.Até o final equivocado e cômico de um "estrangeirismo".
Conheça o Programa
14
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 02/07/2020

Conheça o Programa
n
Saúde Brasil

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

A nossa saúde é um bem inestimável. E mantê-la requer cuidados e hábitos saudáveis. Mesmo tomando alguns cuidados estamos sujeitos a adoecer por vários fatores. Felizmente existem os medicamentos, que são produtos que ajudam a prevenir e combater diversas doenças e são grandes aliados da nossa saúde. Mas como já dizia Paracelso (médico e físico do século XVI) a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Apesar dos medicamentos serem aliados devemos ter cuidados com sua utilização. Por isso, neste documentário educativo vamos conhecer um pouco mais sobre as categorias dos medicamentos e seu uso racional. Os Conselhos Regionais de Farmácia trabalham nessa questão do uso racional de medicamentos, primeiro exigindo o cumprimento da lei no que diz respeito à presença do farmacêutico. Então o primeiro pressuposto para haver o uso racional de medicamentos é que não prevaleça apenas a questão comercial: o interesse da empresa que vende em vender sem se importar se a pessoa precisa usar medicamento ou não, não se pode falar em uso racional. E quem faz, justamente regula essa relação entre quem quer vender e quem quer comprar é o farmacêutico. Então, o esforço de fiscalização pra garantir a presença do farmacêutico já é a primeira contribuição dos conselhos.
Conheça o Programa
livre
Ensaio

HERMETO PASCOAL

Conhecido como "o bruxo" ou "o mago", Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade no gênero. Poliinstrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer objeto, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Hermeto nasceu em Arapiraca, no interior de Alagoas, e desde pequeno aprendeu a tocar flauta e sanfona. Aos 11 anos de idade já se apresentava em forrós e feiras na companhia do irmão. Durante o programa, o artista lembra de sua infância e da ida para Recife a fim de tentar a vida artística. No início da carreira, conta que acompanhou diversos músicos e que sempre os observava muito. O músico fala sobre as diversas advertências que tomava por tocar de improviso: “Tudo o que eu toco é improvisado e, por isso, levei muitas broncas por trocar os acordes”. E continua: “Eu toco Asa Branca assim (mostra um novo arranjo da música de Luiz Gonzaga), mas na verdade ela é assim” (toca a versão original). Hermeto relembra ainda o renomado grupo Quarteto Novo e os integrantes da banda, composto pelos músicos Heraldo do Monte, Théo de Barros e Airto Moreira. O grupo surgiu como proposta de inovação musical, por misturar elementos legítimos nordestinos, como as levadas de baião e xaxado, e harmonias jazzísticas e contemporâneas. Hermeto diz também que considera o melhor período do grupo quando o cantor e compositor Edu Lobo fazia parte da trupe. O programa tem também a participação de Aline Morena, que é esposa de Pascoal.
Conheça o Programa
livre
Entrelinhas

ENTRELINHAS 164

Literatura gay. No dia da Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, o Entrelinhas discute um tema que mexe com tabus e preconceitos: a literatura homoerótica ou GLS. Entrevistamos Laura Bacellar – dona da editora Malagueta, especializada em ficção voltada para o público homossexual feminino – e dois escritores que assumem sua orientação sexual: o poeta Horácio Costa e o romancista João Silvério Trevisan. Eles contestam o rótulo “literatura gay” para definir a expressão literária das minorias sexuais, mas afirmam que a homossexualidade dos grandes escritores ainda está cercada de preconceitos: “Por exemplo por que não se fala da homossexualidade de Guimarães Rosa? Por que esconder tanto? Por que esse imenso estigma de que isso vai acabar com a honra de uma pessoa? É o mesmo problema com a família de Pedro Nava. Não se pode tocar nesse assunto” – diz Trevisan, e acrescenta, denunciando a hipocrisia: “Quando abriram os baús [dos originais de Mário de Andrade] no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, havia trechos cortados com gilete. O que é isso? Que doença é essa?” Literatura pelo celular e pelo Twitter. O programa mostra também como os suportes digitais são cada vez mais utilizador pelos escritores. Depois dos blogs, a agora é a vez do celular e do Twitter. A gente conversou com o escritor Samir Mesquita, que desenvolveu uma oficina sobre literatura pelo celular durante o Blooks – uma exposição sobre cultura digital e literatura que acontece no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Samir Mesquita também usa o Twitter para escrever seus textos e fez uma micro-narrativa especialmente para o Twitter do Entrelinhas.
Conheça o Programa
livre
A Arte de Ver

A ARTE DE VER 12

O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
livre