Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 02 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

A ESTEPE ORIENTAL DA MONGÓLIA

livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 18

EP 18 - Bia Neres, atleta profissional fala sobre o início de sua carreira e também sobre diversão. Mário Canna dá dicas para manutenção de bicicletas.Uma entrevista com Clint Miller, um australiano apaixonado por BMX e que fundou uma empresa chamada Colony BMX. Instituto Cicloativo do Brasil, apresenta sua proposta, que é fazer o bem e promover a desigualdade social. Para finalizar, uma homenagem a Henrique Avancini, campeão mundial de XCM (2018) e um dos maiores atletas de Mountain Bike do Brasil.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

BIOSSIMILARES

A maioria dos países do mundo investe de 10% a 12% do PIB em saúde. Os tratamentos estão ficando cada vez mais personalizados e também cada vez mais caros. Hoje existem três tipos de drogas conhecidas e disponibilizadas na saúde: as drogas sintéticas, os medicamentos genéricos e por fim os medicamentos biológicos/biofarmacos que são produzidos ou extraídos de seres vivos por meio de processos biotecnológicos. Várias doenças já estão sendo tratadas por estes medicamentos biológicos que custam mais para o sistema de saúde. Estão sendo introduzidos agora os medicamentos biossimilares ou biológico conhecido. (conforme nomenclatura da Anvisa) Os medicamentos biológicos por serem complexos suas cópias (biossimilares) devem seguir normas e testes rígidos para que ele possua as mesmas propriedades do medicamento referência biológico. No educativo iremos abordar os processos de fabricação, as normas e os medicamentos disponíveis hoje no mercado. O educativo conta com a participação de profissionais de referência na área médica, científica e também da Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária que fiscaliza estes medicamentos.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

INEZITA INSTRUMENTISTA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca o lado instrumentista da apresentadora Inezita Barroso.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 416

Bloco 01___________________________ "ERA O QUE SE ESPERAVA DELE E DOS PASSARINHOS: CANTAR - SE POSSÍVEL, PARA SEMPRE" RUY CASTRO “80 anos” Poema de Zé da Luz Bloco 02___________________________ Miriam Moreira (São Paulo - SP) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão 7 cordas) Daniel Allain (flauta) Pratinha (bandolim) Falso brilhante (João Bosco / Aldir Blanc) O que é que eu faço (Dolores Duran / José Ribamar) Bloco 03___________________________ Gabriel Selvage (Não-Me-Toque – RS) Lucy (Lúcio Yanel) Bloco 04___________________________ O Adeus de Caymmi Poema de Rolando Boldrin Alana Moraes (Palmeira das Missões - RS) Gabriel Selvage (Não-Me-Toque – RS) É doce morrer no mar (Dorival Caymmi / Jorge Amado) Barracão de Zinco (Jair Costa / José Bispo) BLOCO 5___________________________ Gabriel Selvage (Não-Me-Toque – RS) Pantanal (Lúcio Yanel)
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 61

Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

52 - PRADO

ESTE É UM DOS MAIS RESPEITADOS MUSEUS DO MUNDO, UM SÍMBOLO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DA ESPANHA. NÃO É À TOA QUE 2 MILHÕES E 800 MIL VISITANTES COMPRAM INGRESSOS TODOS OS ANOS PARA VER A COLEÇÃO DE PINTURAS E ESCULTURAS. SÃO MILHARES DE OBRAS FANTÁSTICAS, DE UM PANORAMA RIQUÍSSIMO DE ARTISTAS COMO EL GRECO, FRA ANGELICO, TINTORETTO, BOSCH, RUBENS, REMBRANDT, CRANACH, CARAVAGGIO... MAS O GRANDE DESTAQUE DO PRADO FICA, SEM DÚVIDA, COM OS DOIS DOS MAIORES GÊNIOS DA PINTURA LOCAL: VELÁZQUEZ E GOYA. SE VOCÊ GOSTA OU QUER CONHECER MELHOR ESTES ARTISTAS, ESTE É O LUGAR, ESTE É O EPISÓDIO CERTO DA SÉRIE MUNDO MUSEU.
Conheça o Programa
livre
FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO 2020

JAZZ SINFÔNICA & DIOGO NOGUEIRA (EM CASA)

A TV CULTURA TRAZ O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO ATÉ VOCÊ. ESSE ENCONTRO MARCOU O ENCERRAMENTO DO FESTIVAL DE 2019. E FOI TÃO INCRÍVEL QUE AINDA DÁ SAUDADE DAQUELA NOITE. APRESENTAÇÃO DA JAZZ SINFÔNICA BRASIL, ORQUESTRA QUE UNE O ERUDITO E O POPULAR DE UMA FORMA ÚNICA. E DIOGO NOGUEIRA, UM SUPER REPRESENTANTE DA NOVA GERAÇÃO DO SAMBA. NA BAGAGEM, DIOGO TRAZ A TRADIÇÃO DO SAMBA CARIOCA, CINCO PREMIAÇÕES NO GRAMMY LATINO E UM CARISMA QUE BALANÇOU A SALA SÃO PAULO.
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

O PRESENTE

Os amigos de Victor-Pugo tentam achar “a coisa mais legal do mundo” para dar de presente em sua festa de aniversário, mas o cachorro não gosta de nada. Porém Victor finalmente gosta de algo que ganhou: a camiseta especial feita por Muda.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 24 - CIENTISTA III

Moinho de Vento É um pássaro! É um avião! Não... É o SuperHands! Venha sentir bons ventos com esse episódio de SuperHands Cientista. Todos já sentiram o vento no rosto, principalmente em um dia de tempestade, certo? Mas você sabia que o vento pode ser usado para fazer eletricidade? Bom, então venha aprender com o SuperHands sobre como é possível gerar eletricidade, e ainda aprender a como fazer um moinho de vento muito divertido! Gotas e Chuva Uma tempestade está chegando aqui no laboratório do SuperHands! A chuva é uma das coisas que o SuperHands mais gosta de ensinar, pois a chuva é muito importante para o meio ambiente! Você já pensou como uma gota de água surge de uma nuvem? Se sim, SuperHands vai te mostrar como a chuva se forma e cai de uma forma divertida e inteligente. Perfeito para a casa e a sala de aula, os pequenos vão se divertir com esse episódio!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

O CASTELO DO VENTO/O BARCO DO VOVÔ PIG/O PASSEIO DO TEDDY

O CASTELO DO VENTO Peppa e sua família passam um dia no Castelo do Vento. Mamãe Pig dirige e Papai Pig lê o mapa. No caminho Papai fica mal-humorado quando ele perde o seu caminho. Quando finalmente chegam no Castelo eles têm uma maravilhosa vista do topo. Peppa e George olham através de um telescópio e podem até mesmo ver a casa da Vovó e Vovô Pig! O BARCO DO VOVÔ PIG Vovó e Vovô Pig têm um pequeno barco e hoje Peppa e George estão passando o dia no rio com eles. Danny está navegando no rio também, com o Vovô Cão. Vovô Pig e Vovô Cão são melhores amigos. Eles apostam uma corrida para ver quem tem o barco mais rápido. Vovó Pig acha que eles estão agindo como crianças. O PASSEIO DO TEDDY Peppa e sua família fazem um piquenique. Sr. Zebra e Zoe Zebra, o carteiro, fazem um piquenique também, então eles decidem ter um grande piquenique juntos. Quando é hora de ir para casa , Peppa está se divertindo tanto, que quando tem que ir para casa ela esquece seu ursinho. Mas tudo termina bem quando Zoe e o Sr. Zebra fazem uma entrega muito especial na casa de Peppa...
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS X - CRANKY NO FIM DA LINHA/ UM GALPÃO PARA EDWARD

CRANKY NO FIM DA LINHA Depois que Cranky é provocado com sua idade, ele trabalha duas vezes mais e dura a noite para impressionar o Fat Controller. Mas quanto mais ele trabalha, mais erros ele cometeu. Quando uma guindaste grande, novo e brilhante chega, ele acha que seus dias em Brendam Docks acabaram! UM GALPÃO PARA EDUARD Edward está pulando na linha quando conhece Philip. James acelerou os motores e Edward diz-lhe para diminuir, ou então ele terá um acidente. Edward está certo; Os freios de James não funcionam, e ele acaba batendo na parede traseira de Tidmouth Sheds. Naquela noite, The Fat Controller chega ao galpão e diz a Edward que ele tem que dormir em outro lugar por causa do dano quando James teve freios ruins.
Conheça o Programa
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 13 - O URSINHO DO JUNIOR

Quando Junior perde seu amado urso de brinquedo, Teddy, Sunny e sua turma saem em busca do ursinho perdido por toda a cidade. Após a longa procura, eles descobrem que Teddy estava bem debaixo de seus narizes sob o cuidado de alguém surpreendente.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

12 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 1

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

13 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 2

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 10 - O LENDÁRIO DE WHEELFORD

MAXWELL CONTA AOS AMIGOS SOBRE O FAMOSO PILOTO DE RESGATE MASCARADO, O LENDÁRIO DE WHEELFORD.
livre
REV & ROLL

EP. 10 - O CASTELO DA VILA PARA-CHOQUE

REV E SEUS AMIGOS CONSTROEM UM INCRÍVEL CASTELO, MAS QUANDO SEUS SUPRIMENTOS COMEÇAM A DESAPARECER, BO OS LIDERA EM UMA BATALHA DE INTELIGÊNCIA CONTRA O CULPADO.
livre
Bubu e as Corujinhas

MADEEIRAAA

As Corujinhas, ao escutarem um grito diferente que se repete na floresta, acabam encontrando uma equipe de castores engenheiros construtores de diques. Eles trabalham em sintonia e são sinônimo de eficiência e cooperação! Mas, o Castorzinho, o irmão mais novo, não faz parte da equipe... Por que será? Nesta super aventura que vai salvar uma boa parte da floresta de Los Arboles, Bubu, Biel e Bonie nos ensinam que, melhor do que fazer pelos outros, é ensinar a fazer!
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 12 - USAR A ROUPA ADEQUADA AO CLIMA

HISTORIA CENTRAL: LILICA QUER USAR PONCHO NO CALOR PORCO ASTOLFO: ROUPA NOVA DITO E FEITO: ROUPA DE FRIO MUSICAL: PELO, PENA, PANO
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - APAGA, ACENDE, APAGA - 14

Apaga, Acende, Apaga / Ovo Surpresa (Passarinho) / Chulé Encantado / Pescaria de Cores (Verde) / Hora da Música (Marcha Soldado) Apaga, Acende, Apaga O Pintinho Amarelinho é muito curioso, e ele acabou de descobrir um botão para acender e apagar a luz, mas a Galinha Pintadinha e o Galo Carijó não gostam muito da brincadeira. Chulé Encantado A Borboletinha sai para transformar cogumelos em um ingrediente que faltava para sua magia. Ela e o Borboleto, no entanto, se atrapalham e acabam transformando um ao outro em uma "Galinholeta" e num "Borbosapo". A Madrinha chega para resolver e a Borboletinha já de volta à sua forma, tem que ajudar o Borboleto também.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

20 - VIDA SOBRE RODAS

CARLOS QUER PARTICIPAR DA SEGUNDA EDIÇÃO DO CAMPEONATO DE SKATE DA CIDADE E REALIZAR SEU SONHO DE CONHECER BOB JOCK, SEU ÍDOLO DO ESPORTE. MAS SUAS HABILIDADES NO SKATE NÃO SÃO MUITO GRANDES. QUANDO MATILDE RESOLVE AJUDAR SEU AMIGO, SEU PODER A TRANSFORMA EM UM SKATE ESPECIAL QUE PODE AJUDAR CARLOS A VENCER O CAMPEONATO. O ÚNICO PROBLEMA É QUE SE ELE VENCE A COMPETIÇÃO USANDO O SKATE MATILDE, SUA AMIGA FICARÁ PRESA NESSA FORMA PARA SEMPRE.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

DO RÉ MI FLAUTA

Júpiter está fascinado com sua flauta de pan e assim que Luna monta uma pequena banda ele se oferece para fazer parte dela. Entre uma tentativa e outra de melodia muitas perguntas sobre o instrumento começam a surgir. Depois de um experimento pra lá de barulhento, o trio parte para um faz de conta cheio de som e uma tuba divertida.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 05

Nova criança no reino: Uma nova garota se muda para o reino – com um grande segredo escondido. Uma grande surpresa de aniversário: Nella vai atrás de um dragão amigo de infância de Garrett para lhe fazer uma surpresa de aniversário.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

FELIZ DIA DO FAZENDEIRO

Bitzer quer servir o fazendeiro em estilo de restaurante, oferecendo uma torta deliciosa como prato principal. Mas quando a torta desaparece, Bitzer comete o erro de aceitar Shaun e a ajuda das ovelhas na cozinha ...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

LISTA DE VERIFICAÇÃO

O estilo de gestão excessivamente agressiva de Bitzer se torna demais para as ovelhas que decidem que é hora de relaxar. As tarefas do Bitzer para o dia assumem um novo propósito, para que todos se divirtam!
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 08

No Egito, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Núbia, uma estátua que esqueceu a chave de casa e não consegue entrar na pirâmide onde mora. Para ajudar a nova amiga, a turma vive uma aventura cheia de mistérios e charadas.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A RUA DO CEBOLINHA

O bairro do Limoeiro ganhou uma nova rua, será uma homenagem ou mais um plano do Cebolinha?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

ABDUZIDOS?

Mônica e o Bidu são capturados por etês que falam “elado”. Só pode ser outro plano do Cebolinha e... espera! Os homens do espaço pegaram ele também?! E agora, como escapar do disco voador?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

ALGUÉM PARA CUIDAR DE MIM!

O Cebolinha promete que vai tomar conta da sua irmãzinha, a Maria Cebolinha. Só que ele não contava com um irrecusável jogo de futebol bem na hora que ele está com ela. Será que ele vai conseguir tomar conta da irmã e jogar ao mesmo tempo? Nunca duvide do nosso querido Cebolinha.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

01 - A CHEGADA

DANTE E CLARICE SE PERDEM NO CAMINHO DE VOLTA PARA CASA, POIS QUISERAM ENCONTRAR UM ATALHO. ELES ENCONTRAM UMA CASA MÁGICA QUE SÓ É POSSÍVEL ENTRAR COM O PODER DA IMAGINAÇÃO. LÁ IRÃO VIVER DIVERSAS AVENTURAS E ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA SEUS DRAMAS QUOTIDIANOS.
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

A VIDA SECRETA DOS ANIMAIS DA FAZENDA - OVELHAS

É primavera na fazenda e o foco está nas ovelhas. Seguimos as primeiras 12 semanas da vida de um cordeiro em uma fazenda em Welsh Hill. Ao longo do caminho, descobrimos que as ovelhas são animais altamente sociais, com não apenas uma capacidade notável de se reconhecer, mas também de reconhecer os rostos humanos. Conhecemos um carneiro que se tornou amigo de um garoto tímido de quatro anos e temos uma visão de drone de algumas ovelhas multicoloridas para mostrar que, apesar de ser sociável, o rebanho é realmente uma questão de autopreservação. Outros animais que encontramos na fazenda incluem Charlie, um ganso solitário que procura companhia em seu próprio reflexo.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1333

A MAIOR DIVERSIDADE DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO MUNDO , ENCONTRADA NA AMAZÔNIA, É UM DOS DESTAQUES DO REPÓRTER ECO. E VOCÊ VAI VER TAMBÉM NO PROGRAMA DE HOJE: PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CRIAM UM PLÁSTICO BIODEGRÁDAVEL,FEITO À BASE DE AMIDO DE MANDIOCA, QUE SUBSTITUI O PLÁSTICO CONVENCIONAL ALTAMENTE POLUENTE. E , AINDA, UMA ENTREVISTA COM A MONJA COEN/ UMA DAS LÍDERES DO ZEN-BUDISMO E PENSADORA CONHECIDA , ELA ACREDITA QUE PANDEMIA DA COVID-19, APESAR DE SER UM MOMENTO DIFÍCIL , PODE SIGNIFICAR UMA OPORTUNIDADE PARA REPENSARMOS NOSSAS RELAÇÕES, INCLUSIVE COM O MEIO AMBIENTE.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 367 - YELLOWSTONE, UM GIGANTE ADORMECIDO

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

POR UM MUNDO SUSTENTÁVEL: COMO QUEREMOS VIVER DEPOIS DESTA PANDEMIA?

Por um mundo sustentável: Como queremos viver depois desta pandemia? Ricardo Voltolini O programa vai debater ideias que se fortaleceram durante a crise atual, como a noção de que tudo e todos estão interligados, a revalorização da empatia, o aumento da cooperação entre setores, a revalorização do humano e a ressignificação do trabalho. Voltolini ainda questiona se tais questões contribuirão para um olhar mais cuidadoso para pautas sobre consumo consciente, desigualdades sociais, desmatamento da Amazônia, diversidade, Direitos Humanos e até mesmo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, exigindo de todos um posicionamento menos egocêntrico e mais ecocêntrico.
Conheça o Programa
14
Metrópolis

METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 415 - 02/08/2020

Conheça o Programa
n
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 184 - ESPECIAL BEETHOVEN (PODE SER REPRISADO ATÉ 31/12/20)

Confira nesta edição: - Quem foi Beethoven? Nascido em uma família de músicos, a carreira do compositor começou ainda na infância. - A famosa Nona Sinfonia de Beethoven executada mundo afora por orquestras de três continentes. - Beethoven compôs algumas de suas obras-primas já parcialmente surdo. Mas como é possível compor sem ouvir? Ou será que existem outras formas de se escutar música? Nós conversamos com o britânico Paul Whitaker, pianista renomado, professor de música homenageado pela rainha Elizabeth, e surdo de nascença. - Ouça o 1° movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven, executado pela Filarmônica de Câmara de Bremen sob regência de um dos maiores maestros da atualidade, Paavo Järvi.
Conheça o Programa
livre
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 55 - PROVOCA EM CASA: PÉRICLES E LEANDRO LEHART

No #Provoca em Casa, Marcelo Tas entrevista, remotamente, os cantores e compositores PÉRICLES e LEANDRO LEHART.
Conheça o Programa
livre
Persona em Foco

IVAN CABRAL E RODOLFO VASQUEZ

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
Jazz Sinfônica Brasil

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM03 - TEMPORADA 2 - AGORA É ROCK!

Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - REFORMA TRIBUTÁRIA 2020

O GOVERNO, ENFIM, ENTREGOU A REFORMA TRIBUTÁRIA AO CONGRESSO. A PRIMEIRA PARTE DA PROPOSTA. HOJE VAMOS OUVIR OPINIÕES SOBRE OS PRINCIPAIS PONTOS DO DOCUMENTO. O QUE VAI MUDAR NA PRÁTICA?
Conheça o Programa
n
O OLHAR QUE VEM DE DENTRO

O OLHAR QUE VEM DE DENTRO - 12 - DAVIH, IGREJA CATÓLICA

Davih e sua família são católicos, seu pai é diácono e ele coroinha. Davih frequenta com sua família uma comunidade católica no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco/AC. No episódio, é exibido o ritual da Semana Santa, tradição da religião católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
12
Brasil Toca Choro

BRASIL TOCA - CHORO - 12 - OUTROS SOTAQUES

Com o tema Outros Sotaques, este programa destaca composições de Zé Menezes, Moacir Santos e Esmeraldino Salles, entre outros.
Conheça o Programa
livre
Figuras da Dança

JANICE VIEIRA

Coreografa, bailarina, professora de danca e acordeonista, Janice Vieira nasceu em Lutecia (SP), e construiu sua trajetoria de 60 anos de carreira permeada pela música, a danca, e o teatro. Aos nove anos, comecou a estudar acordeon na cidade de Itapetininga (SP). Posteriormente, aos treze anos, mudou-se para Sorocaba e deu início aos estudos em balé clássico com Zelia Gentil. Em 1958, tornou-se aluna de Maria Olenewa, período em que criou sua escola de danca; o Studio de Danca Janice Vieira. A partir do encontro com Maria Duschenes, na decada de 60, passou a inserir aulas de danca moderna na metodologia de sua escola. No final da década de 60, Janice cria o Grupo de Danca Expressiva Folclorica, em Sorocaba, influenciada pela movimentacão da capoeira. No início dos anos 70, cria o Grupo Pro-Posicão Balé-Teatro, pioneiro na incorporacão do conceito de danca-teatro no Brasil. Entre os principais trabalhos do grupo, destacam-se Boiacão (1976), Silencio dos Pássaros (1978) e Sacrário (1978). Cria em parceria com a filha Andréia Nhhur, o solo Swan (2006), e as obras O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009), além da obra Vis-a-Vis (2012).
Conheça o Programa
14
Sala de Cinema

CINE SÃO PAULO

Seu Chico Telles cresceu brincando no cinema de seu pai, um majestoso prédio construído em 1910, na cidade de Dois Córregos, interior paulista. A sala é propriedade da família desde 1940 e Seu Chico, hoje com 70 anos de idade, aprendeu a operar o projetor a carvão aos 12, tão logo atingiu a altura para alcançar os controles da máquina. Sua vida sempre girou em torno do cinema, sua grande paixão. Hoje, o simpático senhor luta para manter a sala funcionando, ainda que ela não represente mais uma atividade lucrativa. O local foi interditado pelos bombeiros por motivos de segurança e ele iniciou uma complexa reforma para reativá-lo. Como ele mesmo diz, essa é sua missão de vida.
Conheça o Programa
livre
INVESTIGADORES DA HISTÓRIA

06 - ANÍSIO TEIXERA

ANÍSIO TEIXEIRA, UM REVOLUCIONÁRIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APARECE MORTO NUM FOSSO DE ELEVADOR. UM SUPOSTO ACIDENTE, MAS COM INDÍCIOS DE TORTURA E HOMICÍDIO. UM RELATÓRIO APRESENTADO PELA FAMÍLIA MOSTRA VÁRIAS COISAS QUE PODEM INDICAR UM CRIME. E O ENIGMA FICA MAIS COMPLICADO COM UMA SUPOSTA TROCA DE CADÁVERES. CRIME OU ACIDENTE? VAMOS INVESTIGAR!
14
DOC TV

ANTONINA, MORRETES E PARANAGUÁ - UNIDAS PELA HISTÓRIA (PR)

Um prato típico, três cidades e várias versões. O Barreado, além de ser um prato típico paranaense, é também o pivô de uma disputa histórica entre Antonina, Morretes e Paranaguá. As três cidades acreditam ser o berço da origem do Barreado, e cada uma conta sua versão de como e onde surgiu esta comida. Mas este não é o único motivo de desavença entre elas. Ao longo da história é possível descobrir que as brigas unem as cidades desde o início e envolvem fatos históricos, econômicos e políticos. É isto que retrata o documentário “Antonina, Morretes e Paranaguá – Unidas pela História”, da jornalista Maria Fernanda Cordeiro. Com o Barreado como pano de fundo, o filme mostra as divergências entre estas cidades. As discussões envolvem fatos como a construção da Estrada da Graciosa e da Estrada de Ferro – acessos entre o litoral e a capital –, além da disputa entre os portos de Antonina e Paranaguá. O Barreado, porém, é o assunto que mais gera polêmica entre antoninenses, morreteanos e parnanguaras. Cada um tem sua história para afirmar que este prato típico do litoral foi criado em sua cidade.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

AQUILES RIQUE REIS (MPB4)

livre