Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Segunda-Feira, 06 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

Inglês com Música

BORN THIS WAY (LADY GAGA) SÁBADO

A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
ENERGIA

ENERGIA 34

livre
Peppa Pig

TEMA: SR. BATATA VEM PARA CIDADE/ A VIAGEM DE BARCO DA POLLY/ CORRIDA DIVERTIDA

Sr. Batata Vem Para a cidade TODOS NA CIDADE DE PEPPA ESTÃO ANIMADOS PARA CONHECER O SR. BATATA QUANDO ELE CHEGA PARA ABRIR UMA NOVA LOJA DE ESPORTES NA CIDADE. A Viagem de Barco da Polly PEPPA E GEORGE VÃO EM UMA VIAGEM DE BARCO COM O VOVÔ PIG, MAS ELES PRECISAM ENVIAR A POLLY PAPAGAIO PARA PEDIR AJUDA QUANDO O BARCO DELES ENCALHA. POLLY BUSCA A VOVÓ PIG E O VOVÔ CÃO, QUE OS RESGATAM EM SEU BARCO. Corrida Divertida PAPAI PIG SE ESFORÇA PARA CORRER UMA CORRIDA A FIM DE ARRECADAR DINHEIRO PARA CONSERTAR O TELHADO DA ESCOLA, MAS ACHA BEM MAIS FÁCIL CORRER QUANDO UMA VESPA COMEÇA A PERSEGUI-LO.
Conheça o Programa
livre
Carlos

CARLOS VS CHICLETE ATIRADOR

JUANITO TERÁ DESEJO DE COMER MUITO CHICLETE DE UMA MÁQUINA DE CHICLETES. CARLOS TERÁ DE PARAR O TERRÍVEL GENERAL BUBBLE GUN.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

QUEM VAI ENTRAR NA DANÇA?

Com a ajuda do Pica-pau, os irmãos coruja ensaiam a coreografia de uma dança para apresentarem para a Mamãe e para o Papai. Mas Bubu, ansiosa e animada, acaba fazendo os passos em outro tempo, atrasando os movimentos. Biel quer que todos façam tudo igualzinho, por isso insiste para ensaiarem cada vez mais. Porém, Bubu não consegue acompanhar os irmãos. É nesse momento que um bando de flamingos chega à floresta e as Corujinhas aprendem muitos fatos interessantes sobre essas aves, mas, principalmente, conhecem uma linda dança que todos os flamingos realizem em um momento específico de suas vidas. E as Corujinhas aprendem algo mais: que tudo bem dançar diferente, pois cada um tem seu jeito de se expressar, e isso é maravilhoso!
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - UM DIA DE PRAIA - 01

Um Dia de Praia / Ovo Surpresa (Avião) / O Mistério do Disco Voador / AEIOU (Letra A) / Baú Biruta (Cachorro) / Pintura Mágica (Pintinho Amarelinho) Um Dia de Praia A Galinha Pintadinha e sua família vão à praia. Os personagens acabam descobrindo que não estão sozinhos, pois a todo momento os 10 elefantes ficam pulando no mar e espirrando água para todos os lados. O Mistério dos Disco Voador Em uma noite, misteriosas coisas estranhas vão acontecer. As Galinhas vão encontrar 3 discos voadores.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 28 CATAPORA / O CONCURSO

Catapora Piu Piu está com catapora. O médico ordena que Molang não se aproxime dele, mas ele não suporta mais não ver seu melhor amigo! Molang faz várias tentativas para visitar seu amigo e conseguir cuidar dele ... O Concurso Hoje é o maior concurso de melancia! Piu Piu com certeza vai ganhar porque sua melancia é “huuuuuuuge!” Infelizmente, também é muito pesada para carregar. Ele e Molang chegarão a tempo de entrar no concurso?
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 191 - A MEMÓRIA DO JOÃO

Torquato descobre que João tem uma memória infalível e que ela não fica na sua cabeça; e sim no Lap, o seu notebook. Num descuido de João, Torquato leva o computador para casa e promete a Pata Vina que, com aquela memória, ele nunca mais vai esquecer nada. Só há um probleminha: ele não sabe como o Lap funciona. Sem ver utilidade na coisa, Vina dispensa o presente. Quando Torquato vai devolver o Lap é surpreendido pela galera e tem que arranjar uma boa desculpa para ninguém desconfiar de nada. Inútil, ao final Torquato acaba na lagoa, dormindo ao lado de Martelo.
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 06

O fã número um da Equipe Top Wing, Timmy Tartaruga acaba de perder a lancheira novinha que sua mãe lhe deu, deixando-a cair no rio! É hora dos Cadetes entrarem em ação e o desafio deles será salvar não só a lancheira, mas o próprio Timmy. Tomara que eles consigam! / Os Cadetes da Top Wing vão entrar em uma incrível e acirrada disputa pelo Troféu da Corrida de Revezamento. Mas, para a surpresa de Brody, ele se vê obrigado a escolher entre ganhar a corrida ou resgatar um competidor da mesma modalidade que se mete em uma encrenca.
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 26 (A FLORESTA DA AVENTURA)

Dora, Botas e Grandma visitam um parque de diversões numa floresta mágica: a floresta da aventura, para que eles possam andar na montanha russa de pedra.
Conheça o Programa
livre
SOS FADA MANU

EP. 06 - VERDADEIRO SOFRIMENTO

MANU ACORDA COM SOFRIMENTO, O CÃOZINHO, LHE PEDINDO AJUDA. ELE FUGIU DA BRUXINHA VALQUÍRIA, SUA DONA, E ALEGA QUE SOFREU TORTURA. QUERENDO PROTEGÊ-LO. MANU O ACOLHE EM SUA CASA, MESMO ELE SENDO MIMADO E FOLGADO.
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 14 - A CAÇADA DA ABÓBORA

A roupa de abóbora de Blair é roubada por Lacey antes do concurso de fantasia. Sunny, Rox e Doodle ajudam Blair a procurar o traje. Mas as coisas dão errado, o que leva Sunny a criar uma nova fantasia para sua amiga.
Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

O SHOW DE MARAVILHA DE INVERNO DOS FILHOTES

O show de neve está em apuros quando o Prefeito Humdinger escapa com seu show: Cap’n Turbort e os pinguins. A Patrulha Canina precisa encontrar Tracker. É hora da Patrulha Canina ajudar a salvar o show.
Conheça o Programa
livre
PJ Masks

LAGARTIXO FLUTUANTE

ROMEO PLANEJA USAR SUA NOVA INVENÇÃO PARA QUE OS PJ MASKS E O SEU QG FLUTUEM PARA SEMPRE. LAGARTIXO NÃO SENTE QUE PODE AJUDAR O TIME, JÁ QUE NÃO TEM PODERES DE VOO OU DE SALTO.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 06 - O PEQUENO BUSTER BUNKER

O NETO DO OFICIAL BUNKER, BUSTER, APRENDE COM TOOT QUE ALGUMAS REGRAS PODEM SER QUEBRADAS E OUTRAS EXISTEM POR UM BOM MOTIVO.
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-08-THOMAS NA NATUREZA/UMA LOCOMOTIVA DE MUITAS CORES

Bloco 1: Thomas está animado em levar uma equipe de filmagem a uma reserva natural, onde eles vão fazer um filme sobre pandas gigantes. Mas ele está ainda mais animado com a perspectiva de ver um panda gigante na natureza. Seus vagões dizem a ele o quão improvável isso é, mas isso deixa Thomas mais determinado. Ele não sabe ao certo como é um panda gigante, mas diminui a velocidade toda vez que acha que vê um panda e acaba vendo muitos animais selvagens diferentes que a equipe fica mais do que feliz em filmar. Mas eles vão para a reserva natural antes que fique muito escuro para filmar e será que Thomas vai ver o panda gigante na natureza? Bloco 2: Depois de um acidente, James fica esperando no Steamworks para ser consertado. Ele ouve que pode não haver tinta vermelha suficiente para pintá-lo e fica preocupado. Talvez Sir Topham Hatt esteja tentando lhe ensinar uma lição. James tem pesadelos sobre ser repintado com cores diferentes, mas cada cor parece ficar bem quando ele se acostuma. Na verdade, elas parecem até deixá-lo mais esplêndido. Mas em todos os sonhos, assim que James começa a se exibir novamente, ele sofre outro acidente. Lentamente, James percebe que é importante parar de se mostrar e ser cuidadoso.
Conheça o Programa
livre
Blaze and the Monster Machines

15 - A GRANDE COROA ANIMAL

QUANDO A COROA ANIMAL É PERDIDA NO FUNDO DO OCEANO, BLAZE SE TRANSFORMA EM UM TUBARÃO SUPER-RÁPIDO. ELE TERÁ QUE NADAR RÁPIDO – OU ESMAGADOR PODERÁ CHEGAR À COROA PRIMEIRO.
Conheça o Programa
livre
REV & ROLL

EP. 06 - CAMINHÃO MONSTRO

REV E SEUS AMIGOS APRENDEM QUE AS COISAS NEM SEMPRE SÃO COMO PARECEM QUANDO RONCO FICA COBERTO DE LAMA E FOLHAS!
livre
O Show da Luna!

UM TROVÃO, DOIS TROVÕES, TRÊS!

Durante uma tempestade, Luna descobre que Júpiter e Cláudio tem medo de trovão. Ela ensina um truque especial do papai para saber o quão longe a tempestade está, mas ela fica se perguntando... Como funciona este "truque"? Por que o tempo fica maior entre o relâmpago e o trovão, à medida em que a tempestade se afasta? Para descobrir a resposta o trio faz de conta que são três pequenas nuvens de tempestade.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 1

Senninha ganha uma bicicleta e tenta se equilibrar sem a rodinha. Apesar dos tombos, com muita determinação, alcança seu objetivo.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA O NOVO CARTEIRO E UMA CARTA ESPECIAL E DONA CORUJA 13

Conheça o Programa
livre
Jornal da Tarde

JORNAL DA TARDE - 06/07/2020

Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DUAS PRINCESAS E UM PESTINHA

A nossa querida Mônica está se sentindo sozinha, pois parece que quase todas as suas amigas têm uma atividade pra fazer. Mas graças a Marina, que percebe a tristeza de sua amiguinha, elas começam a brincar e embarcam numa aventura com princesas, príncipes e castelos. O que elas não contavam é que o Cebolinha ia chegar de surpresa para acabar com tudo. Será que elas coseguiram dar um basta no nosso querido amigo carequinha?
Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 4

BLOCO 1 ABERTURA (ABRIR O POTE)- 01:00:39:00 - 01:01:39:06 Come-come tenta abrir um pote onde estão seus biscoitos. Ele tenta puxar a tampa de diversas maneiras, pede ajuda para Abby e Elmo. Abby percebe que a tampa é de rosca, Come-come abre, come tudo e eles dançam felies. SUPER GROVER 2.0 (SENTEM-SE, VOCÊS ESTÃO BALANÇANDO O BARCO)- 01:01:39:07 - 01:07:40:28 Um elefante e ovelhas aprendem sobre a importância de equilibrar os pesos dos animais dentro de um barco, para que ele não balance e eles caiam na água. CELEBRIDADE (CHICO CESAR – O DOCE)-01:07:40:29 - 01:08:45:06 Come-come está com Chico César para cantar: “O doce”, que fala sobre o doce de batata doce. Na frente deles há uma bacia de batas; Come-come combinou de comê-las só depois de cantarem a música. Ele se desconcentra, erra a letra, mas persiste e consegue cumprir o combinado. AS GRANDES AVENTURAS ENIO & BETO (MEET THE LOCH NESS MONSTER)-01:08:45:07 - 01:13:43:23 Ninguém nunca conseguiu tirar uma foto do legendário Monstro do Lago Ness. Sempre dispostos a um desafio, Ênio e Beto estão na Escócia, tentando conseguir! BLOCO 2 HISTÓRIA CENTRAL (CABEÇA DURA)-01:14:03 - 01:17:04:09 Bel brinca, equilibrando uma bola de futebol na cabeça. Elmo tenta fazer, não consegue e diz que nunca vai conseguir. Bel diz que se Elmo treinar, vai conseguir e eles acabam treinando. MIGALHAS PICTURES (O BISCOITO DE OZ)-01:17:04:10 - 01:22:00:14 Para encontrar o biscoito de Oz, Dorothy precisa lembrar e seguir todas as instruções que foram dadas a ela. CLIPE (DALAYED GRATIFICATION - METLIFE)-01:22:00:14 - 01:24:27:06 ENCERRAMENTO (QUEM ESPERA)-01:24:27:07 - 01:26:34:26 Bel brinca, equilibrando uma bola de futebol na cabeça. Elmo tenta fazer, não consegue e diz que nunca vai conseguir. Bel diz que se Elmo treinar, vai conseguir e eles acabam treinando.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

CUIDANDO DA FLOR

ABELARDO CHEGA AO CAFÉ COM UMA BELA PLANTA PARA GINA E CHIP. O PROBLEMA É QUE, COM TANTAS INFORMAÇÕES NA INTERNET, ELAS NÃO SABEM COMO CUIDAR DISSO. A VOVÓ DE PANCHO QUE, SABE MUITO SOBRE PLANTAS, AJUDA-OS DIZENDO-LHES COMO CUIDAR DELA.
livre
Bubu e as Corujinhas

QUEM VAI ENTRAR NA DANÇA?

Com a ajuda do Pica-pau, os irmãos coruja ensaiam a coreografia de uma dança para apresentarem para a Mamãe e para o Papai. Mas Bubu, ansiosa e animada, acaba fazendo os passos em outro tempo, atrasando os movimentos. Biel quer que todos façam tudo igualzinho, por isso insiste para ensaiarem cada vez mais. Porém, Bubu não consegue acompanhar os irmãos. É nesse momento que um bando de flamingos chega à floresta e as Corujinhas aprendem muitos fatos interessantes sobre essas aves, mas, principalmente, conhecem uma linda dança que todos os flamingos realizem em um momento específico de suas vidas. E as Corujinhas aprendem algo mais: que tudo bem dançar diferente, pois cada um tem seu jeito de se expressar, e isso é maravilhoso!
Conheça o Programa
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 26 (A FLORESTA DA AVENTURA)

Dora, Botas e Grandma visitam um parque de diversões numa floresta mágica: a floresta da aventura, para que eles possam andar na montanha russa de pedra.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 25

FLUTTER 2.0 Flutter fica com inveja depois que Nella pede a Flapper que entregue sua mensagem. JOGO TRIPLO Nella tem que ensinar três irmãs hydras a como se revezarem antes que eles arruínem o festival da colheita deste ano.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  I

EP. 06 - UM DIA DE INSETO

O CAPITÃO CUPIM MANDA GAJAH BUSCAR ÁGUA PARA O TREM, MAS O ELEFANTE DECIDE QUE É UM ANIMAL GRANDE DEMAIS PARA RECEBER ORDEM DE SERES TÃO PEQUENINOS. UMA BRUXA MARIPOSA RESOLVE DAR UMA LIÇÃO EM GAJAH, ENCOLHENDO-O PARA O TAMANHO DE UM INSETO. PARA NÃO CORRER O RISCO DE SER DEVORADO POR PREDADORES DA MATA ATLÂNTICA, GAJAH PEDE AO MESTRE URUBU QUE O LEVE PARA A COLÔNIA CUPIM, ONDE O AMIGO JÚNIOR PODERÁ REVERTER O FEITIÇO, USANDO A CIÊNCIA PARA DEVOLVER AO ELEFANTE AO SEU TAMANHO NORMAL. O PROBLEMA É QUE NA COLÔNIA NINGUÉM ACREDITA QUE AQUELE BICHINHO AMARELO SEJA O VERDADEIRO GAJAH, QUE VAI PASSAR POR VÁRIOS PERCALÇOS ANTES DE ENCONTRAR O LABORATÓRIO DE JÚNIOR.
livre
Blaze and the Monster Machines

15 - A GRANDE COROA ANIMAL

QUANDO A COROA ANIMAL É PERDIDA NO FUNDO DO OCEANO, BLAZE SE TRANSFORMA EM UM TUBARÃO SUPER-RÁPIDO. ELE TERÁ QUE NADAR RÁPIDO – OU ESMAGADOR PODERÁ CHEGAR À COROA PRIMEIRO.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-08-THOMAS NA NATUREZA/UMA LOCOMOTIVA DE MUITAS CORES

Bloco 1: Thomas está animado em levar uma equipe de filmagem a uma reserva natural, onde eles vão fazer um filme sobre pandas gigantes. Mas ele está ainda mais animado com a perspectiva de ver um panda gigante na natureza. Seus vagões dizem a ele o quão improvável isso é, mas isso deixa Thomas mais determinado. Ele não sabe ao certo como é um panda gigante, mas diminui a velocidade toda vez que acha que vê um panda e acaba vendo muitos animais selvagens diferentes que a equipe fica mais do que feliz em filmar. Mas eles vão para a reserva natural antes que fique muito escuro para filmar e será que Thomas vai ver o panda gigante na natureza? Bloco 2: Depois de um acidente, James fica esperando no Steamworks para ser consertado. Ele ouve que pode não haver tinta vermelha suficiente para pintá-lo e fica preocupado. Talvez Sir Topham Hatt esteja tentando lhe ensinar uma lição. James tem pesadelos sobre ser repintado com cores diferentes, mas cada cor parece ficar bem quando ele se acostuma. Na verdade, elas parecem até deixá-lo mais esplêndido. Mas em todos os sonhos, assim que James começa a se exibir novamente, ele sofre outro acidente. Lentamente, James percebe que é importante parar de se mostrar e ser cuidadoso.
Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

O SHOW DE MARAVILHA DE INVERNO DOS FILHOTES

O show de neve está em apuros quando o Prefeito Humdinger escapa com seu show: Cap’n Turbort e os pinguins. A Patrulha Canina precisa encontrar Tracker. É hora da Patrulha Canina ajudar a salvar o show.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 1

Senninha ganha uma bicicleta e tenta se equilibrar sem a rodinha. Apesar dos tombos, com muita determinação, alcança seu objetivo.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA QUEM É E HIPNOSE E DONA CORUJA 44

Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DUAS PRINCESAS E UM PESTINHA

A nossa querida Mônica está se sentindo sozinha, pois parece que quase todas as suas amigas têm uma atividade pra fazer. Mas graças a Marina, que percebe a tristeza de sua amiguinha, elas começam a brincar e embarcam numa aventura com princesas, príncipes e castelos. O que elas não contavam é que o Cebolinha ia chegar de surpresa para acabar com tudo. Será que elas coseguiram dar um basta no nosso querido amigo carequinha?
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - I

WORLD OF WINX - I - 4 - O MONSTRO SUBTERRÂNEO

As Winx decidem rastrear o Homem Crocodilo escondendo um rastreador em seu relógio. Após descobrir que as Winx são, na verdade, fadas, Naoki as ajuda a montar uma armadilha. Quando o Homem-Crocodilo foge de novo por um portal extra-dimensional, Tecna consegue usar seu aparelho para rastrear sua localização. O monstro escapou para... o mundo dos sonhos!
livre
Valentins

14 - ÁLBUM DE FAMÍLIA

Vó Reggy cisma que Edmundo é seu filho Artur, o que deixa os netos confusos. Enquanto isso, Randolfo recebe um telefonema inesperado.
Conheça o Programa
livre
CLUB 57

A BATALHA DA DANÇA

O duelo de dança é interrompido porque o senhor Luís não tolera esse tipo de desafio na porta da lanchonete; Camila convence JJ A ir ver o duelo, mas chegou quando tudo acabou; os CUCI fazem o Ziggy funcionar com uma bateria de celular.
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL - 19 - FÚRIA E PODER SOBRE RODAS

Irmão do Jorel e Lara passam debaixo de um gigantesco arco-íris e descobrem a fúria e o poder de um esporte praticado apenas por meninas, o roller derby.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

A GRANDE PARTIDA

O Flock e os porcos estão no meio de um jogo de agitado de beisebol.O jogo está bastante acirrado, e todos estão tensos. Será que falta dos porcos vai impedir a vitória deles ? Ou será que o agricultor descobrir o que eles estão fazendo ?
Conheça o Programa
livre
Papo de Mãe

CIRCO

Um programa divertido sobre o circo. Na reportagem, oficina de circo para crianças (arena circus). Numa escola de aulas de circo, uma família circense mostra que a prática das aulas vale para todo mundo, inclusive qualquer idade. A professora que aparece na reportagem depois está também no estúdio para contar a história da família dela. O circo conquista crianças e adultos. Ir aos espetáculos circenses marca a infância de todas as pessoas. As atrações mudaram ao longo dos anos, mas o circo segue firme e forte, agora sem animais. A palhaça Consuelo também participa do programa e faz brincadeiras no estúdio com convidados e apresentadoras.
Conheça o Programa
livre
Metrópolis

METRÓPOLIS 2020 - 06/07/2020

Conheça o Programa
n
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 105 - COM CONVIDADOS HUMANOS

A equipe visitante acerta todas as respostas e o time do programa só erra a última questão. A equipe de repentistas ganha o prêmio do dia e a turma da casa faz uma grande festa na premiação.
Conheça o Programa
livre
JEANNIE É UM GÊNIO

JEANNIE É UM GENIO - EP. 14 - COM DESTINO À LUA (PARTE 3)

Jeannie está no cofre há quatro semanas. Ela diz a Tony que um gênio preso por uma lua cheia pertence a quem a liberta. Tony entra em pânico quando o Dr. Bellows informa que o Dr. Wedemeyer, um especialista em demolição, está chegando para abrir o cofre. Tony envia Roger para atrasá-lo. Dr. Bellows designa Roger para voar com Wedemeyer. Tony compra todo o sorvete de Joe e seu carrinho de bicicleta. Ele pinta o cofre de branco, troca pela caixa de sorvete. Depois de uma viagem angustiante, Roger deixa Wedemeyer, um europeu nervoso, a 160 quilômetros de distância. Wedemeyer pega uma carona e chega à casa onde o cofre está guardado. Tony o convence de que foi movido para evitar um terremoto e ir a sua casa para abri-lo. Enervado, Wedemeyer está com as mãos trêmulas demais para desativar o cofre. Faltando alguns minutos, Tony trabalha sob sua direção, enquanto Jeannie se encolhe. Enquanto Wedemeyer gira o marcador, Tony tenta impedi-lo de encontrar Jeannie. Com um dígito a mais, Jeannie começa a marcar e o Dr. Wedemeyer sai correndo, com certeza o cofre está explodindo. Quando Tony se despede de Jeannie, ela o tranquiliza. Tony corre para libertá-la, girando para o último número. Então a maçaneta clica, a porta se abre e há uma reunião alegre. Quando Bellows acusa Tony de roubar o cofre, ele menciona o terremoto. Bellows diz que não há terremotos na Flórida, Jeannie pisca e a sala começa a cair e tremer.
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 57

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA: PESQUISA E TECNOLOGIA GARANTEM O FUTURO DA CITRICULTURA. NOVAS DESCOBERTAS POSSIBILITAM AUMENTO DA PRODUÇÃO E FRUTOS MAIS RESISTENTES A PRAGAS E DOENÇAS.E A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS MUDA A ROTINA DOS PRODUTORES EM PLENA COLHEITA DE CAFÉ. OS CUIDADOS PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO FORAM REDOBRADOS.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 06/07/2020

Conheça o Programa
n
Roda Viva

FERNANDO HADDAD (2020)

Conheça o Programa
n
Sr. Brasil

SR. BRASIL 429

Bloco 01___________________________ “EU SOU UM CANTADÔ NOVO QUE AGRADA BEM AO POVO, COM SAUDADES ME COMOVO” (Zé Limeira, o poeta do absurdo) “A Benção Naná” ETERNAMENTE BRASIL Bloco 02___________________________ A moda do invejoso (Rolando Boldrin) Bloco 03___________________________ Jackie Obrigon (São Paulo – SP) Brau de Souza (Itaquaquecetuba – SP) Músicos Acompanhantes: Milton Mori (bandolim) Koka (surdo / tantan / oceandrum) Júlio César (pandeiro) Daniel da Cuíca (cuíca / tamborim) Diego França (violão 7 cordas) André Amorim (cavaquinho) Marco Cancello (flauta) Vida de Pescador (Brau de Souza) Bloco 04___________________________ Brau de Souza (Itaquaquecetuba – SP) Músicos Acompanhantes: Milton Mori (bandolim) Koka (surdo / tantan / oceandrum) Júlio César (pandeiro) Daniel da Cuíca (cuíca / tamborim) Diego França (violão 7 cordas) André Amorim (cavaquinho) Marco Cancello (flauta) Samba de Responsa (Brau de Souza) BLOCO 5___________________________ Rildo Hora (Caruaru – PE) Músicos Acompanhantes: Koka (surdo / tantan / oceandrum) Júlio César (pandeiro) Daniel da Cuíca (cuíca / tamborim) Diego França (violão 7 cordas) André Amorim (cavaquinho) Sampa (Caetano Veloso)
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 24 - MÚSICOS DE RUA

Projeto musical apresentado nas estações de metrô de São Paulo, “Músicos de Rua” faz parte das ações de Cultura no metrô e oferece à população som de grande qualidade, gratuito e em local público de amplo acesso. Felipe e Tuti embarcam nos vagões do metrô de São Paulo para revelar alguns desses talentos musicais que estão colocando a cultura sonora de São Paulo nos trilhos.
Conheça o Programa
livre
Padre Brown

PADRE BROWN IV - BORDÃO DE ASCLÉPIO

EPISÓDIO 6 - BORDÃO DE ASCLÉPIO Uma operação de rotina inexplicavelmente dá errado quando a senhora Garrity morre na mesa de operações. A enfermeira Fletcher chega à conclusão de que na verdade foi um assassinato, mas antes que ela possa dizer mais, ela é assassinada por uma figura mascarada e de bata segurando um bisturi...
Conheça o Programa
livre
Contos da Meia-Noite

DE CIMA PARA BAIXO - ARTHUR AZEVEDO

Na hierarquia burocrática a prepotência do mais graduado é sempre compensada pela subserviência do menos graduado. Desde o gabinete de sua majestade D. Pedro II, até o contínuo, o procedimento permanece inalterável, até acabar num rosnado afetivo de um cachorro espancado.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 06/07/2020

Conheça o Programa
n
Saúde Brasil

SARAMPO

Depois de ter sido eliminado das Américas em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde, o sarampo voltou a ser uma grande preocupação no Brasil. Inúmeros novos casos estão surgindo a cada dia no país, onde estamos vivendo um novo surto da doença. Neste educativo, vamos conhecer mais sobre o sarampo, entender por que a doença voltou, como fazer para tratá-la e o mais importante: como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
Cabaret Literário

OS POETAS DE VILA RICA

PRÓXIMO AO CARNAVAL UMA ESCOLA DE SAMBA TERÁ COMO ENREDO A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E OS POETAS MINEIROS. ENTRE POEMAS E LEMBRANÇAS DE FATOS HISTÓRICOS, A ESCOLA VIVE A SUA PRÓPRIA "INCONFIDÊNCIA" COM TRÁIDORES E TRAÍDOS.
Conheça o Programa
10
Letra Livre

LETRA LIVRE 21

Convidados: Professor Paquale Cipro Neto e linguista Maria Helena de Moura Neves No ar: 20/08 O polêmico Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 2009, é a mais recente tentativa de unificar a ortografia oficial dos países lusófonos. Proposto em 1990, durante encontro entre a Academia Brasileira de Letras e a Academia de Ciências de Lisboa coordenado pelo linguista brasileiro Antonio Houaiss, o Acordo deveria valer a partir de 1994, mas divergências entre os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa adiaram sua assinatura. O Acordo entra agora numa fase de transição que deverá ser concluída em 2012 – mas, ao menos no Brasil, já foi adotado em livros didáticos, dicionários, periódicos e editoras. Com o objetivo de simplificar e uniformizar a uso da língua, o Acordo tem como pano de fundo uma disputa simbólica pela hegemonia sobre o português. Qual país é mais determinante no estabelecimento de um padrão ortográfico: o Brasil, maior país lusófono, ou Portugal, cujo papel histórico como metrópole colonial ainda determina a língua escrita em países como Moçambique, Angola e Cabo Verde? Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Como e por que surgiu a idéia do Acordo? • Quais as principais mudanças? • Em comparação com outras reformas ortográficas, as mudanças são mais ou menos profundas? • Existem casos semelhantes em outras línguas? Inglês e espanhol, que são línguas faladas em diversos países, têm ortografia uniforme? PERGUNTAS BLOCO 2 • Por que o padrão brasileiro parece prevalecer, em vez do padrão de Portugal, que afinal é a matriz da língua? • Qual a reação dos portugueses? É uma reação política, simbólica? • Existem interesses econômicos ou geopolíticos por trás do Acordo? Interessa às editoras unificar os mercados (embora o vocabulário e as expressões locais continuem sendo diferentes)? PERGUNTA DE LUIZ COSTA PEREIRA JUNIOR, editor da revista Língua Portuguesa, sobre “simplificação”. • O Acordo altera apenas a ortografia ou também traz mudanças na sintaxe? • Que impacto o Acordo terá sobre a língua falada? • O Acordo pode prejudicar o aprendizado da língua, principalmente por estrangeiros? (citar exemplo do fim do trema) • Com o fim do trema e dos acentos diferenciais, não acaba a correspondência fonética bastante grande que havia entre o português falado e o escrito? PERGUNTAS BLOCO 3 • Quantos países formam o mundo lusófono? • Historicamente, qual o padrão adotado pelos países lusófonos de África e Ásia: a ortografia de Portugal ou do Brasil? • Recentemente surgiu a notícia de que a região da Galícia, na Espanha, discute a possibilidade de aderir ao Acordo (eles chegaram a enviar observadores às reuniões). Como isso é possível se eles falam outra língua, o galego? • Qual a diferença entre uma língua e um dialeto? Existem dialetos no mundo lusófono, como existe, por exemplo, na Itália? PERGUNTAS BLOCO 4 PERGUNTA DE LUIZ COSTA PEREIRA JUNIOR, editor da revista Língua Portuguesa, sobre “hífen”. • A pergunta do Luiz contém uma outra questão: em que medida o mau uso da língua representa um estigma social? A simplificação tem o sentido de tornar a ortografia mais acessível, “democrática”? • Existe o risco de o Acordo não vingar? • Uma curiosidade: o texto do próprio Acordo é escrito dentro do novo padrão ortográfico? • O que não mudou mas vocês acham que deveria ter mudado?
Conheça o Programa
livre