Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 07 de Agosto

ABERTURA DA EMISSORA

Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 09

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

PAF - POLINEUROPATIA AMILOIDÓTICA FAMILIAR - 2022

A PAF - Polieneuropatia Amiloidótica Familiar, também conhecida como amiloidose associada à transtirretina, é uma doença hereditária, rara e progressiva, que atinge o sistema nervoso periférico, comprometendo as funções neurológicas. A PAF, se não diagnosticada e tratada precocemente, pode comprometer a qualidade de vida do paciente e levá-lo ao óbito. Nesse educativo, vamos conhecer mais sobre a doença, seus sintomas e os novos tratamentos disponíveis que ajudam a melhorar a qualidade de vida e sobrevida do paciente.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

GRANDES ENCONTROS 02 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca os encontros de violeiros, cantores no programa.Participam do programa os seguintes artistas: Inezita Barroso e Papete, João Mulato e Itapuã, Pena Branca e Xavantinho, Adauto Santos, Renato Teixeira, Ronnie Von, Chico Teixeira, Gabriel Sater, Grupo Paranga, Cesar Menotti e Fabiano, Léo Canhoto e Robertinho, Djalma e Nilsinho, Vital e Biro-Biro, Fábio Lacerda, Sérgio Reis, Caçulinha.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 572

Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 166

COMO FUNCIONA O SISTEMA SILVIPASTORIL QUE CONQUISTA PRODUTORES EM MATO GROSSO. MAIS LUCRO PARA O CRIADOR, MAIS SUSTENTABILIDADE PARA NATUREZA, MAIS SAÚDE E CONFORTO PARA O REBANHO. PASTAGEM, FLORESTA E GADO JUNTOS: UM MODELO DE PRODUÇÃO AGROPECUARIA ONDE TODOS GANHAM. POUCA GENTE SABE MAS O BRASIL É O QUINTO PRODUTOR MUNDIAL DE MACADAMIA. CONSIDERADA A RAINHA DAS NOZES PELO ALTO VALOR ECONÔMICO E QUALIDADES NUTRITIVAS A MACADAMIA SE ADAPTOU TÃO BEM AO PAIS QUE É CULTIVADA, COM ÓTIMOS RESULTADOS, EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS.
Conheça o Programa
livre
INSTINTO FOTOGRÁFICO: PANTANAL

01- DESBRAVANDO CAMINHOS

Ricardo Martins, um renomado fotógrafo especializado em natureza, está em busca de fotos dos mais incríveis animais do Pantanal, para compor seu próximo livro. Nesse primeiro episódio, ele chega em Porto Jofre, onde precisará enfrentar a falta de estradas e criar caminhos ao cruzar de carro fazendas para chegar em Nhecolândia. Ricardo tem que correr contra o tempo e enfrentar os elementos naturais da aventura.
livre
Cocoricó

BANDEIRAS (REMASTERIZADO)

Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI II - 21 - MINI PINTINHO

O Pintinho Amarelinho participa de um experimento do Galo Carijó e fica muito pequenininho, diminuindo cada vez mais de tamanho. Essa é uma missão para a Galinha Pintadinha. Ela precisa ir resgatar o Pintinho antes que ele suma de vez no mundo microscópico.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

AVENTURA NAS ALTURAS

Bubu vai participar do Campeonato Anual de Voo pela primeira vez! Seu treinador é o Vovô Coruja, o que traz uma grande responsabilidade para a Corujinha, já que ele é tricampeão no evento. Durante a competição, Bubu vê que está perdendo e decide dar uma “enganadinha”, pegando um atalho no circuito. Ela fica em primeiro lugar, mas arrepende-se por haver trapaceado e, numa atitude corajosa, revela o que fez e devolve a medalha. Será um grande aprendizado entender que é a verdade sempre vale a pena, e que quando cometemos um erro, sempre há tempo de admiti-lo e corrigi-lo.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 05 - BRINCADEIRAS I

Jogo da Memória Você tem uma boa memória? Bom, então você é perfeito para esse brinquedo que o SuperHands vai te mostrar: o jogo da memória mais divertido que você já viu. E, o mais legal, é que você vai poder usar e abusar da criatividade para tornar esse jogo da memória o mais único possível. Esse é mais um dos projetos de SuperHands que toda a família pode aproveitar. Então, coloque a mão na massa e lembre todo mundo como é legal jogar esse jogo! Jogo da Velha X ou O? Você escolhe! Só não pode ficar de fora dessa brincadeira divertida que SuperHands traz pra você. Jogo do Palitos Que tal brincar com um jogo de equilíbrio onde cada palito é um desafio novo? Melhor ainda: vamos aprender a fazer esse jogo com SuperHands! Vai ser muito divertido!
Conheça o Programa
livre
VAI TER SHOW DO BADULAQUE

VAI TER SHOW DO BADULAQUE - 05

Porque a gente comemora o carnaval, a páscoa, a festa junina, o natal, o réveillon? Porque que o tempo sempre volta nas mesmas datas comemorativas? O tempo não para pra gente, mas a gente para pra comemorar!
livre
My Little Pony

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 19

Depois de ter sido intimidada muitas vezes, a Fluttershy recebe algum treinamento em assertividade do guru de autoajuda Iron Will. A ex-capacho logo se transforma em uma tirana.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

EP. 12 - DIVERSÃO COM RESPONSABILIDADE - PARTE 1

A ESCOLA DA CHOCOLÂNDIA VAI ORGANIZAR SEU PASSEIO ANUAL E OS ALUNOS PODERÃO ESCOLHER, POR MEIO DE UMA VOTAÇÃO O LUGAR QUE QUEREM IR: O LAGO AZUL OU A MONTANHA ENCANTADA.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

EP. 13 - DIVERSÃO COM RESPONSABILIDADE - PARTE 2 - O PASSEIO

DURANTE O PASSEIO ESCOLAR NO LAGO AZUL, CHOCOLYNE E CARAMELO SE DEPARAM COM UM OVO DENTRO DE UMA DAS BOLHAS COMESTÍVEIS QUE SAEM DO LAGO.
Conheça o Programa
livre
Kid e Cats

EP. 02 - OS CINEASTAS

COM A AJUDA DO PAPAI E DA MAMÃE, OS KID & CATS QUEREM FAZER UM FILME! COM CANDY DE ROTEIRISTA, COOKIE DE DIRETOR, PUDDING DE CAMERAMAN E SEUS AMIGOS COMO OS ASTROS, ELES FARÃO O FILME DO ANO!
Conheça o Programa
livre
Rev e Roll

EP. 45 - BO AO RESGATE

QUANDO BO E ESPIRRO FALHAM DURANTE UMA MISSÃO, REV E A TURMA AJUDAM BO A RECONSTRUIR SUA CONFIANÇA E APRENDER A IMPORTÂNCIA DE SEMPRE ACREDITAR EM SI MESMO.
Conheça o Programa
livre
Ricky Zoom

EP. 12 - MOTO-WEEN [ESPECIAL HALLOWEEN]

UMA MOTOCICLETA FANTASMA ESTÁ ASSOMBRANDO A CIDADE NA NOITE DE HALLOWEEN.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

SIMBORA PRAIA!

O Tromba Trem faz uma parada em uma bela praia, cheia de guaiamuns praianos. Junior quer passar o belo dia de Sol jogando videogame. Gajah, como melhor amigo, se sente no dever de fazê-lo curtir a praia se divertindo do jeito certo. Enquanto Gajah se esforça em convencer Junior, uma boia é confundida com o Gajah e se torna a sensação da praia.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - PROMESSA DE THOMAS/ O LANÇAMENTO DO THOMAS

Bloco 1: Após descarrilhar Gordon acidentalmente, Thomas promete entregar a carga de Gordon para a Empresa de Reciclagem Whiff’s enquanto aposta uma corrida com Diesel para chegar lá primeiro! Conforme a competição esquenta e a carga é liberada, os amigos ajudam Thomas a pegar as peças e o lembram que a promessa de Gordon é o que fará Thomas ser a locomotiva número 1. Bloco 2: Thomas está ansioso com o lançamento de um foguete nas Docas Brendam. Quando ele deve fazer uma entrega de uma bateria pequena, ele adia para ajudar as outras locomotivas a entregar as grandes peças do foguete. Mas quando Thomas chega no lançamento do foguete, ele percebe que a única coisa que está faltando é a bateria – sem ela, o foguete não pode decolar! Ele terá que correr para entregar a bateria a tempo, ou o foguete nunca será lançado!
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 20

Nas Ilhas Maurício, os irmãos Lolo e Tutu, duas flores de lótus, moram em duas casas ao mesmo tempo e sofrem por terem que ir toda hora de uma casa para a outra. Vendo a dificuldade dos irmãos, Vivi, Mochilão e Lanterninha bolam planos super-surpreendentes, como uma incrível bolha aquática que flutua no mar para tentar reduzir a distância entre as casas.
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 16 - COM UNHAS E MENTES

MANU TEM SUA FEMINILIDADE DESAFIADA POR DUQUE E TARCÍSIO. PARA PROVAR QUE É UMA MENINA FEMININA, MANU DECIDE PARTICIPAR DE UM ENCONTRO DE PRINCESAS COM BRANCA DE NEVE, RAPUNZEL, CINDERELA E RAINHA SOLANGE.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

A DANÇA DO REQUEBRADO

AO CHEGAR DA SUA AULA DE BALÉ, LUNA NÃO ENCONTRA O MEL PARA ADOÇAR SEU SUCO. ELA, CLÁUDIO E JÚPITER RESOLVEM PROCURAR NO JARDIM, COM AS ABELHAS. LUNA PERCEBE QUE AS ABELHAS SE COMUNICAM DE ALGUMA FORMA... MAS COMO? JUNTOS, OS TRÊS INVESTIGAM ESTE MISTÉRIO E DESCOBREM A DANÇA DAS ABELHAS.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1431

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA OS SABORES E OS RELATOS DOS REFUGIADOS QUE VIERAM AO BRASIL EM BUSCA DE UMA NOVA CHANCE DE VIDA E VEJA TAMBÉM : PESQUISADORES ALERTAM QUE OS INCÊNDIOS RECORRENTES DIMINUEM A CAPACIDADE DA FLORESTA REBROTAR E COLOCAM EM RISCO A BIODIVERSIDADE. E, UMA ENTREVISTA COM A ATIVISTA ANGELA MENDES. FILHA MAIS VELHA DO LÍDER SERINGUEIRO CHICO MENDES, MORTO EM 1988. ELA FALA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AMBIENTALISTAS E ACREDITA NA FORMAÇÃO DOS JOVENS COMO DEFENSORES DA AMAZÔNIA.
Conheça o Programa
n
Fórmula Indy

GRANDE PRÊMIO DE NASHVILLE (07/08/2022)

Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 430 - PLÁSTICO, INIMIGO MORTAL

VOCÊ TEM CONSEGUIDO EVITAR A COMPRA DE PRODUTOS EMBALADOS EM PLÁSTICO? EM CASA OU NO TRABALHO, TEM REDUZIDO A QUANTIDADE QUE DESCARTA NO LIXO? DUZENTOS PAÍSES ADERIRAM A UM ACORDO DESTINADO A CONTROLAR A PRODUÇÃO, USO E DESCARTE DESSE QUE É UM DOS MAIORES VILÕES DO MEIO AMBIENTE.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

O MAL-ESTAR DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE - DEBATE

Não é de hoje que as crianças vêm sofrendo uma série de pressões e cobranças e, ao mesmo tempo, descasos… o que, somado ao contexto pandêmico, tem provocado um aumento significativo do sofrimento psíquico da criança. Sofrimento assinalado por médicos, mas, sobretudo, percebido por aqueles que acompanham de perto as crianças. É como se a pandemia tivesse tocado o alarme dentro dos lares e dos consultórios para alertar sobre o stress, nem sempre visível, que as crianças vêm sofrendo. Stress que, em muitos casos, traz o risco de comprometer profundamente a formação da criança, afetando de forma considerável, e às vezes até irreparável, a sua saúde biológica e emocional. Se a pandemia parece estar passando… será que o alarme vai parar de tocar? Que infância estamos dando às nossas crianças?
Conheça o Programa
14
BRASIL JAZZ SINFÔNICA - 5ª TEMPORADA

ENC. HIST. III - 2 - ARMANDINHO MACEDO / RENATO BORGHETTI / YAMANDU COSTA

14
Persona

TIZUKA YAMASAKI

Conheça o Programa
14
Cinematógrafo

CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Nas últimas décadas o cinema brasileiro ascendeu. O número de produções cresceu e, como consequência, o público e os prêmios também. A reviravolta teve como marco “Carlota Joaquina, princesa do Brasil”, dirigido por Carla Camurati. Desde então, títulos como “Central do Brasil” e “O que é isso companheiro?” foram sucesso nas bilheterias. A retomada das produções brasileiras é analisada por Luiza Lusvarghi no episódio 2 dessa temporada do Cinematógrafo, da Rede Minas. Na atração, ela fala sobre o cinema brasileiro contemporâneo, avalia o mercado de produção e distribuição e ainda comenta sobre as mulheres que conquistaram o setor audiovisual no país. Paulista, Lusvarghi ganhou prestígio no mercado e no universo acadêmico. Jornalista, pesquisadora e crítica de cinema, é co-organizadora e autora do livro "Mulheres atrás das câmeras, cronologia sobre as cineastas brasileiras de 1930 a 2018", finalista do prêmio Jabuti 2020, e "O crime como gênero na ficção audiovisual da América Latina". É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do GP de Cinema da Intercom. Se o tema é cinema brasileiro, as trilhas sonoras não ficam de fora do programa. O Cinematógrafo traz entrevista com o diretor, escritor e músico João Batista Melo. Ele fala sobre as melodias e composições que ganharam espaço na telona em produções nacionais. Melo comenta sobre trabalhos importantes e curiosos, como em “Anchieta José do Brasil”, com trilha de Sérgio Saraceni, e outras produções sonoras dos brasileiros. O programa ainda promete mais novidades. No quadro “Drops”, tem curiosidades de Marina Person. Além de VJ e apresentadora de televisão, Person fez carreira como atriz e diretora de cinema, com três filmes já produzidos. O programa ainda traz um bate-papo que promete agradar os fãs da sétima arte e dos Beatles. Terence Machado, que apresenta o Alto-Falante, também da Rede Minas, e Fernando Tibúrcio, que está à frente do Cinematógrafo, falam sobre “The Beatles: Get Back”. A série documental que trata do grupo de rock britânico foi lançada em novembro e já ganhou os holofotes. A atração ainda traz dicas de filmes e séries dos apaixonados por cinema que a acompanham.
Conheça o Programa
livre
O SONHO DE GRETA

12
Futurando

FUTURANDO - 280

Bepi Colombo, a sonda que vai estudar Mercúrio! A Agência Espacial Europeia (ESA) e a japonesa (JAXA) se juntaram numa missão para desvendar alguns mistérios sobre Mercúrio. O planeta fica muito próximo ao Sol e é um dos menos pesquisados do Sistema Solar. A sonda Bepi Colombo deve entrar na órbita de Mercúrio e enfrentar um calor de até 480 graus Celsius para estudar o planeta. Por que os planetas brilham como estrelas no céu noturno? À noite, podemos ver estrelas e planetas iluminados no céu. Mas planetas não emitem luz própria. Então, como isso acontece? Cinco fenômenos de luz espetaculares. Fenômenos de luz acontecem diariamente na natureza. E alguns deles são particularmente bonitos, como a superlua, os halos ou vagalumes. Reunimos cinco fenômenos de luz que podem criar uma atmosfera mágica na Terra. Como seria o mundo sem a lua? A lua é uma companheira constante da Terra. Sem ela, a Terra sofreria graves consequências. Estudantes desenvolvem foguetes modelo em competição. Sete equipes de estudantes competem para criar um foguete modelo capaz de lançar um ovo cru no céu e trazê-lo de volta intacto. E alguns conseguiram!
Conheça o Programa
livre
MINIDocs

JOSHUA BLACK WILKINS

MINIDocs é a série que investiga onde nasce a música de cada Artista. Em sua terceira temporada, gravada inteiramente em Nashville - no consagrado Blackbird Studio - MINIDocs traz a música norte americana. Nesse episódio, conheça Joshua Black Wilkins e a raíz de suas músicas.
Conheça o Programa
livre
Figuras da Dança

ANGEL VIANNA

Angel Vianna, um dos nomes mais importantes na pesquisa do movimento no Brasil, comecou a dancar em Belo Horizonte, com Carlos Leite. O casamento com Klauss Vianna, em 1955, trouxe uma longa e rica parceria na vida e na danca. Fundaram a primeira escola juntos em Belo Horizonte onde já aplicavam a multidisciplinaridade e comecaram a pesquisar o movimento. Na década de 1960, mudam-se para o Rio de Janeiro onde se aproximam do teatro fazendo preparacão corporal para atores. Angel influenciou toda uma geracão com seu conhecimento sobre o corpo. Hoje, além de ministrar aulas e palestras, tem uma faculdade que leva seu nome, no Rio de Janeiro.
Conheça o Programa
livre
Mosaicos

A ARTE DE ARACY DE ALMEIDA

MOSAICOS – A ARTE DE ARACY DE ALMEIDA Dirigido por Nico Prado e narrado por Rolando Boldrin, o documentário musical promove o encontro do compositor Paulinho da Viola com o diretor de televisão Fernando Faro, criador do programa “Ensaio”. Amigos de Aracy de Almeida, eles relembram histórias e comentam a trajetória artística da cantora. Paulinho também interpreta algumas músicas do repertório de Aracy, como o samba “Tenha pena de mim” (Cyro de Souza/Babahu). Outros destaques de “Mosaicos – A Arte de Aracy de Almeida” são as participações das cantoras Paula Santoro, Juliana Amaral e do trio Revista do Samba, que apresentam releituras dos grandes sucessos gravados por Aracy. O programa ainda recupera nos arquivos da TV Cultura imagens histórias da homenageada, como sua presença nos programas “MPB Especial” (1972), “Aquarelas do Brasil” (TV Tupi, 1977) e “Vox Populi” (1979).
Conheça o Programa
livre
A Feiticeira

EP. 23 - ARTE E ARTIMANHAS

Samantha pinta um quadro para uma exibição de caridade. Não impressionada, Endora troca a pintura por um Henry Monchet, exposto na Jacques’ Gallery em Nova York. No escritório, James completa o layout de uma propaganda de perfume para o Sr. Cunningham, que se considera um conhecedor de arte. Na exibição amadora, Samantha, James e Cunningham descobrem que a assinatura de Samantha ganhou o prêmio e será leiloado para caridade. James e Samantha se sentem mal, sabendo que não é um quadro dela e Samantha reconhece a assinatura com a letra de Endora. Para prevenir Cunningham de comprar a pintura, James disputa a pintura com ele no leilão.
Conheça o Programa
livre
Jeannie é um Gênio

JEANNIE É UM GENIO - EP. 23 - PERSEGUIÇÃO DE UM CÃO

A sra. Bellows se apaixona por um cachorro vadio na casa de Tony. Enquanto ela está na garagem, o cachorro de repente se torna invisível e ataca Tony. Ele desaconselha a Sra. Bellows de levar o cachorro para casa enquanto ele procura seu dono. Depois que o cachorro ataca Tony e Roger, Jeannie explica que ele é seu cachorrinho Djinn Djinn, que a seguiu de Bagdá. Jeannie pede a Tony para ficar com o cachorro e ele cede. Na NASA, o Dr. Bellows pergunta sobre o cachorro para sua esposa, Djinn Djinn. Bellows. Jeannie sugere que Tony passeie com o cachorro para fazer amizade com ele. A Sra. Bellows decide levar o cachorro e Tony se preocupa com o que acontecerá se Djinn Djinn desaparecer diante de seus olhos. Jeannie aparece na NASA, onde Tony e Roger flutuam no ar para experimentos sem gravidade. A sra. Bellows deixa o cachorro no escritório do marido e ele rasga seu uniforme em pedaços. Dr. Bellows vem pedir a Tony para levar o cachorro de volta. Enquanto ele se foi, o Djinn Djinn invisível rasga o general Peterson. Mais tarde, Jeannie explica que o cachorro, maltratado pelos guardas do palácio quando filhote, odeia uniformes. Depois que Djinn Djinn rasga a nova veste militar da sra. Bellows, Jeannie, posando como uma velhinha, recupera o cachorro.
Conheça o Programa
livre
MARIO DE ANDRADE

livre
A Arte de Ver

A ARTE DE VER 2

O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traço e suas tecnicas de pintura. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
livre
História da Arte no Brasil

UM AMOR TRANSFORMA BELÉM

AO CONTRÁRIO O QUE ACONTECEU NO NORDESTE E RECÔNCAVO BAIANO, A ARQUITETURA DO SÉCULO XVIII TEVE POUCO DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS. BEM DIFERENTE PORÉM, É A SITUAÇÃO DE BELÉM DO PARÁ, CIDADE ONDE ESTÃO CONCENTRADAS IMPORTANTES CONSTRUÇÕES DESTE PERÍODO.
Conheça o Programa
livre
Especial Cultura Meio Ambiente

MUNDO DOS APLICATIVOS (REINO UNIDO/ÁFRICA DO SUL)

Os jovens fazem milhões de aplicativos para celular - e muitos só querem ajudar. Numa turnê pelo mundo, encontramos crianças que criam aplicativos para resolver os problemas dos preços dos alimentos, de como regar plantas ou apenas acordar de manhã. O intuito do programa é desafiar esses jovens designers a criar novos "Aplicativos para a Vida".
Conheça o Programa
livre