Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 09 de Janeiro

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 843

Quem viaja para fora do país tem que ficar de olho nas normas da alfândega. Produtos para uso pessoal e vendas têm regras diferentes. Os impostos e limites de quantidade também. Uma mulher brasileira teve problemas ao retornar dos Estados Unidos com U$ 70 mil dólares em joias na bagagem de mão. A mercadoria foi apreendida pela Receita Federal. Para a Justiça Federal, as joias que ela trouxe, como bagagem de mão, não se enquadram no conceito de uso pessoal. Por isso, além de perder a mercadoria, ela ainda teve que arcar com todos os honorários advocatícios. O Via Legal fala também sobre a luta pela terra no Brasil. Não é de hoje que os índios brigam pelo seu espaço e um novo capítulo dessa história foi registrado em São Leopoldo, na grande Porto Alegre/RS. Um acordo permitiu que a comunidade indígena Kaigang permaneça em uma área de 3 hectares do estado. O que não faltam no Brasil são normas e critérios para promover a acessibilidade. Mesmo assim, pessoas com deficiência continuam com a mobilidade reduzida em várias partes do país. No Rio de janeiro, o INSS foi condenado a adaptar uma agência na baixada fluminense. Ignorância, preconceito e sofrimento. Até o ano de 1986, pessoas que tinham hanseníase, doença também conhecida como lepra, eram obrigadas pelo estado a ficar internadas, para evitar o contágio. Com o avanço do tratamento médico isso acabou, e esses pacientes passaram a ter direito a uma pensão especial. Só que a Previdência Social vinha negando o benefício a um homem do Maranhão. Para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região ficou comprovado o isolamento de um paciente e o direito dele ao benefício. Alergia. Quase três por cento da população mundial têm reações alérgicas graves. Alguns morrem com choques anafiláticos. Para evitar o problema, a Justiça Federal em Ribeirão Preto/SP condenou a União a fornecer a adrenalina autoinjetável a pacientes que têm crises graves.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 19 FORMAÇÃO DE ALUNOS 28/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS GERAIS E OS REFLEXOS DESSA FORMAÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL DOS ALUNOS.// NOSSO CONVIDADO É FERNANDO BOTELHO - PROFESSOR DE ECONOMIA DA USP E COLABORADOR DO MOVIMENTO "TODOS PELA EDUCAÇÃO"./ ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 23

As Aventuras de Richard no Paraná seguem no Norte Pioneiro e chegam em Ribeirão Claro. Confira o tradicional café da região e os vários esportes, como o rapel, arco e flecha e o quadriciclo.
livre
Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 15

PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE AGRICULTURA NA BOLÍVIA, RIO GRANDE DO SUL, MÉXICO E SURINAME.
Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 33

BLOCO 1 ABERTURA (MESTRE CURURU)-01:00:39:01 - 01:01:43:11 Grover apresenta sua amiga, a sanfona, mas se atrapalha um pouco ao apresentá-la. CLIPE (EU TE AJUDO, VOCÊ ME AJUDA - METLIFE)- 01:01:43:12 - 01:06:46:22 AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO (CAR MECHANICS)-01:06:46:23 - 01:08:47:12 Ênio e Beto são mecânicos que precisam consertar o carro de uma cliente, mas não conseguem descobrir qual é o problema. Quando Ênio canta enquanto trabalha, eles descobrem que o carro voa quando cantam para ele! Então Ênio e Beto limpam suas gargantas e o levam para um test-drive! HISTÓRIA CENTRAL (SERENATA)- 01:08:47:13 - 01:10:15:12 Grover e seus amigos bichos fazem uma serenata para as crianças de casa. CLIPE RAP DO BOM - 01:10:15:13 - 01:12:05:03 BLOCO 02 CELEBRIDADE (CHICO CESAR – O DOCE)-01:12:24:09 - 01:13:27:21 Come-come está com Chico César para cantar: “O doce”, que fala sobre o doce de batata doce. Na frente deles há uma bacia de batas; Come-come combinou de comê-las só depois de cantarem a música. Ele se desconcentra, erra a letra, mas persiste e consegue cumprir o combinado. QUADRO EXTRA (POUPANÇA MUSICAL -EP.26)-01:13:27:21 - 01:15:59:18 Elmo quer comprar um instrumento musical com as moedas que economizou. Ele, Lola e Louie estão na loja para escolher o instrumento adequado. Elmo e Lola participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, contando as moedas que têm e escolhendo o instrumento que podem comprar com elas. Vencem o desafio, Elmo compra uma flauta, e no final todos comemoram tocando como uma banda ESCOLA DE FADAS DA ABBY (TOCANDO CONFORME A MÚSICA)-01:15:59:19 - 01:25:00:07 As fadas aprendem sobre música enquanto tentam aprender a tocar instrumentos musicais. ENCERRAMENTO (QUEM CANTA)-01:25:00:08 - 01:26:19:22 Come-come está inconsolável porque queimou uma fornada de biscoitos; Elmo se lembra de uma coisa que sua mãe fala quando ele está chateado: quem canta, seus males espanta. Elmo e Come-come cantam e dançam com os instrumentos musicais; Come-come fica animado e corre para fazer outra fornada de biscoitos.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

A BICICLETA

CHIP DÁ AULAS DE COMO ANDAR DE BICICLETA AOS SEUS AMIGOS. PANCHO É ORGULHOSO DEMAIS PARA ADMITIR QUE NÃO SABE ANDAR DE BICICLETA E FAZ AULAS ONLINE.
livre
Molang

MOLANG - 26 O ESQUI / SUPER ASTROS

Esqui Molang e Piu Piu passam férias de inverno com seus amigos. Eles embarcam num passeio de teleférico e vivem várias aventuras.Permanecer no teleférico é muito mais legal do que eles pensavam. Superstars Um homem excêntrico percebe o talento de Molang e Piu Piu para dançar. Molang e Piu Piu se encontram com grande sucesso e se tornam verdadeiras estrelas. Mas logo, Molang e Piu Piu sentem falta de sua pacata vida com seus amigos. É por isso que eles farão tudo para recuperar uma vida normal.
Conheça o Programa
livre
Turma do Bicudo

EP. 05 - MARIA, UM PERCEVEJO VERDE

O BULLYING É O TEMA PRINCIPAL DESTE EPISÓDIO, ONDE MARIA É HUMILHADA PELOS DEMAIS PERCEVEJOS POR TER UM ODOR FÉTIDO. MAS NO FIM, ESTA CARACTERÍSTICA NATURAL PROVA SER UM IMPORTANTE SISTEMA DE DEFESA CONTRA PREDADORES. MARIA SALVA A TURMA DO ATAQUE DE UM SAPO FAMINTO.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 09 - O SOLO DE LORENZO/ PROBLEMA PROFUNDO

Conheça o Programa
livre
Porto Papel

05 - RISO, MENTIRAS E VIDEOTAPE

DEPOIS DE PASSAR A NOITE ASSISTINDO UM COMPILADO DOS “COMEDIANTES CÔMICOS”, MATILDE ACORDA COM O PODER DE SER A PESSOA MAIS ENGRAÇADA DE PORTO PAPEL. AGORA TUDO QUE ELA FALA FAZ AS PESSOAS RIREM. MATILDE SE TORNA UMA DIVA DE PORTO PAPEL E PASSA A FAZER SHOWS DE COMÉDIA NA CIDADE, MAS SUAS PIADAS ACABAM MATANDO AS PESSOAS DE TANTO RIR. CARLOS – QUE É O ÚNICO QUE NÃO ENTENDE SUAS PIADAS E POR ISSO FICA IMUNE A SEU PODER – PRECISA PENSAR EM UMA SOLUÇÃO PARA QUE O PODER DE MATILDE NÃO ANIQUILE A POPULAÇÃO DA CIDADE.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  III

PANDA AMARELO

Gajah se sente desvalorizado pela tripulação do Tromba Trem e encontra um lugar aparentemente perfeito, onde ele será apreciado como merece. Mas as coisas não são exatamente fáceis como pareciam.
livre
FOI ASSIM FOI ASSADO

FOI ASSIM FOI ASSADO - EP. 10 - COMUNICAÇÃO EXTRATERRESTRE

Com a ajuda de um comunicador de lata, Teresa acorda Vivizinha na madrugada para mostrar um local secreto da avó. As amigas enviam uma mensagem para outra galáxia.
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 02 - JAI MAHAL - QUAL É A DA RÁDIO E QUAL É A DA INTERNET?

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou Episódio 02 – Jai Mahal – Qual é a da rádio e qual é a Internet? DJ Cão está espanando uma prateleira da loja quando vê um radinho. A relíquia quase cai no chão, sendo salva pela entrada do convidado Jai Mahal. Jai Mahal veio à loja convidar Pug Vinil para participar de seu programa de rádio, mas DJ Cão avisa que o tio está atrasado. Enquanto aguardam, eles trocam ideias sobre a importância do rádio nos dias de hoje e como os variados meios de comunicação se interagem e se complementam. No computador, Jai Mahal mostra trechos de seu programa de rádio na Internet. DJ Cão conta que sua turma da escola criou uma rádio comunitária e pede ajuda para o radialista. Jai Mahal dá dicas para DJ Cão exemplificando com a história do reggae e de Bob Marley como os alunos podem fazer um bom programa de rádio. Lembra ainda que a cultura jamaicana teve outros artistas de fundamental importância. Eles viajam ouvindo músicas de reggae no toca discos até que DJ Cão recebe uma mensagem avisando que seu tio chegou e já pode receber Jai Mahal. Perfil: Jai Mahal é um divulgador do reggae no Brasil. Cantor, compositor e radialista, atualmente têm dois programas na Rádio Cultura Brasil: “Reggae de Bamba” e “Bamba Jam”. Seu conhecimento do rádio vem desde a década de 80, quando estreou o programa “Reggae Raiz”. Com essa vasta experiência radiofônica e sendo grande conhecedor da cultura Jamaicana, Jai Mahal ensina para DJ Cão que o reggae vai muito além do Bob Marley e fala da importância do rádio em tempos de Internet.
livre
Boris e Rufus

O FINLANDÊS MASCARADO

QUANDO BORIS E RUFUS DESTROEM UM ANTIGO POSTER DE ROCK, ELES PROCURAM UMA LOJA DE DISCOS PARA REMEDIAR O PROBLEMA. SÓ NÃO SABIAM QUE ESTAVAM ENTRANDO EM UMA PERIGOSA DISPUTA DE AIR-GUITAR.
Conheça o Programa
livre
BORBOLETAS E SEREIAS

BORBOLETAS E SEREIAS - 10 - FAMÍLIA

Crianças conversam sobre como são os formatos de família COMO SÃO OS NÚCLEOS FAMILIARES DA CRIANÇAS? COMO ELAS LIDAM COM SEUS FAMILIARES? AS CRIANÇAS FALAM SOBRE SUAS FAMÍLIAS E SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIAS QUE EXISTEM.
livre
Os Under-Undergrounds

A GRANDE FINAL

É a grande final do concurso de bandas e os Under-Undergrounds enfrentarão a banda do Zach num duelo musical. Durante a apresentação acontecem vários imprevistos, como se Heitor tivesse sido sabotado. Conseguirão os Under-Undergrounds superar esses problemas?
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

MUNDO MUSEU II - 21 - MUSEU MAURITSHUIS

Poucas vezes na história, uma época e um lugar concentraram tanta energia criativa e capacidade de produzir beleza quanto a Holanda do século XVII. Guiados pelas mãos treinadas de mestres como Rembrandt, Vermeer, Steen e Clara Peeters, os pincéis deslizavam sobre as telas, fazendo nascer paisagens, retratos e naturezas mortas deslumbrantes. Isso tudo pode ser conferido na Real Galeria de Arte de Mauritshuis, em Haia.
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 04

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

09 - HOJE É DIA DE MÚSICA!

LINO ACORDA COM VONTADE DE DANÇAR E DECIDE OUVIR MÚSICA. ELE CONVIDA TODAS AS CRIANÇAS A DANÇAREM COM ELE. O EPISÓDIO CONTA COM DIVERSOS CLIPES MUSICAIS.
Conheça o Programa
livre
TERRITÓRIO DO BRINCAR

LAÇO

No Rio Grande do Sul "encilhar" um cavalo e laçar um boi são motivos de muito orgulho. Mas porque não começar construindo seu próprio boi, com chifres amarrados em um cavalete com rodas e puxados por um avô paciente?
livre
Peppa Pig

PEPPA PIG V - 8: O JOGO DO DIA CHUVOSO / HISTÓRIA PARA DORMIR / CAPITAL PAPAI CÃO

O jogo do dia chuvoso (09-THE RAINY DAY GAME): Está chovendo lá fora, então Peppa e George têm que ficar em casa. Enquanto esperam a chuva parar, Papai Porco ensina um jogo divertido. História para dormir (17-BEDTIME STORY): Papai Porco lê para Peppa e George uma história de ninar para ajudá-los a adormecer. Quando George acorda novamente, Peppa tem que inventar uma história para dormir para que ele volte a dormir. Capital Papai Cão (15- CAPTAIN DADDY DOG): Mamãe Cachorro e Danny estão muito animados! O capitão Papai Cachorro voltou do mar, trazendo presentes!
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICÓ III - 166 - A PRIMEIRA VEZ DE ALÍPIO NA FLORESTA

ALÍPIO SAI DA FAZENDA PARA VISITAR O PRIMO PALITO DA CIDADE, MAS ERRA O CAMINHO E PERDE-SE NA FLORESTA.
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

UMA CASINHA DIFERENTE

EP22 - UMA CASINHA DIFERENTE - Mika entra no quarto pensativa com uma conchinha nas mãos. Ela diz que a encontrou na praia e que o pai lhe dissera que a concha era a casinha de um bichinho. Com a ajuda de Bru, Mika tentará descobrir o que aconteceu com o bichinho que morava naquela concha.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 22 - DOCES FRUTAS

GEORGE ESTÁ AJUDANDO LUNA, JÚPITER E CLÁUDIO A COLHER LARANJAS NO POMAR. JÚPITER QUER EXPERIMENTAR UMA LARANJA VERDE QUE AINDA NÃO AMADURECEU E FICA SURPRESO DE COMO ELA É AZEDA. ISSO DEIXA A TODOS SE PERGUNTANDO: POR QUE A FRUTA É DOCE?
Conheça o Programa
livre
SUSHI E ALÉM, UMA FAMÍLIA BRITÂNICA SABOREANDO O JAPÃO

OMOIDE, YOKOCHO, SHINJUKU

Neste primeiro episódio da série, o escritor britânico Michael Booth, escritor reconhecido da Inglaterra, após ler um livro sobre a culinária japonesa, presente de seu amigo Toshi, resolve viajar com sua família para o japão a fim de conhecer melhor os pratos e costumes orientais. Sua ideia é escrever um livro sobre essa culinária, mas para isso, terá que provar vários sabores. Ao final do episódio, em live action, Toshi mostra o bairro Omoide Yokochon, na cidade de Shinjuku, em Tóquio, onde Michael esteve com a sua família.
livre
O BONECO DE BARRO E O REI

O BONECO DE BARRO E O REI - 17 - RESGATE NO MULUNGU

Na feira, o Boneco de Barro ver a foto do Homem da Cobra, Boneco de Barro e a Liga da Quaresma como fugitivos. Eles são perseguidos pelos guardas mas tem ajuda de Ave de Rapina e Timbira que os leva para Carabina e Espuleta. Eles falam sobre o Livro “Verdades, Verdadeiramente Secretas” que podem ajudar o Boneco. Partem para a Corte Real.
livre
Chocolix

11 - TRABALHO EM EQUIPE

AS CRIANÇAS DA ESCOLA VÃO PARA UM ACAMPAMENTO DE FÉRIAS. LÁ ELES DISPUTARÃO VÁRIOS JOGOS DE COMPETIÇÃO. PARA ISSO ELES RESOLVEM SE DIVIDIR EM DUAS EQUIPES: MENINOS CONTRA MENINAS. NO AUGE DAS COMPETIÇÕES, AS CRIANÇAS PERCEBEM QUE TEM UM PROBLEMA E QUE A ÚNICA ALTERNATIVA PARA RESOLVÊ-LO É SE UNIREM. DESSA FORMA ELES SUPERAM O PROBLEMA E PERMANECEM UNIDOS O RESTO DO PERÍODO DO ACAMPAMENTO.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 02 - O DISTINTIVO DE RESGATE DO RICKY

RICKY ESTÁ MUITO ANSIOSO PARA GANHAR SEU DISTINTIVO DE RESGATE.
livre
REV & ROLL

EP. 02 - UM DIA BEM AVERY

REV ACHA QUE AVERY VAI SE MUDAR! CHATEADO, ELE E SEUS AMIGOS BOLAM UM PLANO PARA CONVENCÊ-LA A FICAR, MOSTRANDO QUE A VILA PARA-CHOQUE É O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER.
livre
Bubu e as Corujinhas

GIRABIEL

É outono e as Corujinhas estão jogando tênis. Durante a brincadeira, Biel, distraído, engole uma semente de girassol. Interessados em descobrir o que vai acontecer com a sementinha dentro do corpo dele, os três irmãos coruja partem pela floresta em busca da resposta. Depois de conversarem com o Macaco e com o Elefantinho, Bubu, Biel e Bonie encontram a Perereca de Vidro, uma apaixonada pelo funcionamento do corpo, que explicará a eles sobre o Sistema Digestório e o que acontece com os alimentos dentro de nós. E aprendem, também, como é importante termos sempre atenção para evitarmos acidentes.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - A FÁBRICA DE BRINQUEDOS - 15

A Fábrica de Brinquedos / Ovo Surpresa (Ovelha) / Cuidando da Plantinha / AEIOU (Letra O) / Pintura Mágica (O Sapo) A Fábrica de Brinquedos A Galinha Pintadinha e sua família vão visitar uma fábrica de brinquedos. Lá vão descobrir como se faz os brinquedos e por causa da curiosidade do Pintinho Amarelinho, eles vão embarcar em uma grande aventura. Cuidando da Plantinha As Galinhas plantam e cuidam de uma linda plantinha.
Conheça o Programa
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 12 - O REI QUE RIA E FAZIA CHOVER

livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - MIX 08

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - QUEBRA CABEÇA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (OSÓRIO/LUDOVICO)

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - MIX 09

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - QUEBRA CABEÇA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (DOROTEIA/OSÓRIO)

Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - MIX 10

Conheça o Programa
livre
LIGA NACIONAL DE BASQUETE - NOVO BASQUETE BRASIL

BAURU X UNIFACISA (09/01/2021)

livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 401

Conheça o Programa
livre
EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

18 - A COXINHA DE PAPADOPOULOS

TODOS OS DIAS, NO MESMO HORÁRIO, FREDERICO COME A COXINHA DO REFEITÓRIO. É A MELHOR COXINHA DO MUNDO. A COXINHA DOS DEUSES. MAS, UM DIA, ACONTECE UMA TRAGÉDIA: O SABOR DA COXINHA MUDA! FREDERICO DESCOBRE QUE O SENHOR PAPADOPOULOS, O ANTIGO COZINHEIRO, FOI EMBORA E VIROU MONGE. AGORA, ELE VAI TENTAR DESCOBRIR A RECEITA DA COXINHA DOS DEUSES.
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL - 04 - CLUBE DA LUTA LIVRE

Irmão do Jorel vai até a Loja do Seu Adelino comprar o refrigerante Sprok Maçã da Vovó Gigi e acaba envolvido num clube clandestino de luta-livre liderado por Billy Doidão
Conheça o Programa
livre
CLUB 57

O MOTIM DO TEMPO

Eva se lembra de JJ enquanto canta "Me Va a Extrañar". JJ quer escrever uma carta para ela, mas não sabe o endereço. Rúben decide que fará todo o possível para evitar a demolição da lanchonete.
livre
Futurando

FUTURANDO - 190 - ESPECIAL MULHERES NA CIÊNCIA (PODE SER REPRISADO)

Edição especial mostra avanços e dilemas históricos vividos por mulheres nas diferentes áreas da ciência. Confira nesta edição especial do Futurando: - A mulher nas ciências: em nações da América Latina e do Leste Europeu, cerca de metade dos pesquisadores já são do sexo feminino. Mas na Europa Ocidental e os Estados Unidos a realidade é outra. - Entrevista com a neurocientista Pâmela Carpes, ganhadora do prêmio brasileiro "Para Mulheres da Ciência" em 2017 e professora da Unipampa. - Por que há menos mulheres que homens na ciência? Cientistas e organizações tentam entender de onde vem a lacuna de gênero na ciência para mudar isso. - Por que as ciências exatas ainda são de domínio masculino? Homens ainda ocupam o dobro das vagas nesta área no mercado mundial, uma realidade que tem raízes profundas na história da civilização. - A pessoa considerada padrão em muitos estudos, na verdade, é um homem caucasiano, com cerca de 30 anos e pesando 70 kg. Em todo o mundo, mulheres geralmente não são consideradas no desenvolvimento de medicamentos e também em numerosos estudos médicos. - A importância de coletes balísticos sob medida para policiais mulheres.
Conheça o Programa
livre
POESIA E PROSA COM MARIA BETHÂNIA I

EP. 04 - CASTRO ALVES

CASTRO ALVES ENCARNOU COM PERFEIÇÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO POETA ROMÂNTICO. SEDUTOR, IDEALISTA, REVOLUCIONÁRIO E TRÁGICO, TEVE UMA VIDA BREVE E INTENSA, MORRENDO AOS 24 ANOS. O “NAVIO NEGREIRO”, SUA PRINCIPAL OBRA CANTA OS HORRORES, DA PRINCIPAL TRAGÉDIA DA HISTÓRIA BRASILEIRA: A ESCRAVIDÃO. BETHÂNIA CONVERSA COM O ALBERTO DA COSTA E SILVA, MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, ESTUDIOSO PROFUNDO DA VIDA E DA OBRA DE CASTRO ALVES, A PROFESSORA VÂNIA APARECIDA, QUE REALIZA UM TRABALHO COM A POESIA DE CASTRO ALVES NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO E COM O CANTOR E COMPOSITOR JORGE MAUTNER, AUTOR DE UMA RELEITURA DO POEMA “NAVIO NEGREIRO”, A CANÇÃO “NEGRO BLUES”. BETHÂNIA RECITA “NAVIO NEGREIRO” E POEMAS DA FASE ROMÂNTICA DE CASTRO, COMO “ADORMECIDA”. JUNTO COM MAUTNER FAZEM A CANÇÃO “NEGRO BLUES.”
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 09/01/2021

Conheça o Programa
n
CIÊNCIA DE TUDO (GENIUS BY STEPHEN HAWKING)

CIÊNCIA DE TUDO - 01 - PODEMOS VIAJAR NO TEMPO?

Stephen Hawking coloca três voluntários em uma série de desafios para ajudá-los a responder um dos grandes mistérios do universo: a viagem no tempo é realmente possível? Diretores de filmes de Hollywood e escritores de ficção científica acharam um tópico irresistível, mas isso pode ser feito? Hawking mostra como repensar o que sabemos sobre o tempo e seguir alguns dos maiores pensadores da história, separar os fatos da ficção e entender um dos conceitos mais intrigantes da ciência.
10
ORQUESTRA BACHIANA FILARMÔNICA SESI/SP - ARTHUR MOREIRA LIMA/ JOÃO CARLOS MARTINS

livre
MINIDocs

BATISTA & BANDO

Conheça o Programa
livre
Roda Viva

DAVID QUAMMEN

OITO ANOS ANTES DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, NOSSO ENTREVISTADO DESTA NOITE JÁ CRAVOU: A QUESTÃO NÃO ERA DIZER SE HAVERIA UMA NOVA PANDEMIA, MAS QUANDO. ISSO PORQUE A MANEIRA COMO NÓS, SERES HUMANOS, NOS RELACIONAMOS COM O MEIO AMBIENTE PROPICIA, CADA VEZ MAIS, O TRANSBORDAMENTO, FENÔMENO PELO QUAL UM VÍRUS PASSA DE SEU RESERVATÓRIO ANIMAL, QUE PODE SER UM ROEDOR, UM MORCEGO OU UM MACACO, E CONTAMINA SUA PRIMEIRA VÍTIMA HUMANA. O RESTO É O QUE TEMOS VISTO AO REDOR DO MUNDO HÁ POUCO MAIS DE UM ANO. E COMO NOS PREVENIR PARA ENFRENTAR FUTURAS PANDEMIAS QUE CERTAMENTE VIRÃO E EVITAR QUE ELAS TENHAM O EFEITO DE PARAR O MUNDO, COMO ESSA TEVE? ESTA É UMA DAS QUESTÕES QUE VAMOS DEBATER NESTA NOITE COM UM DOS MAIS RESPEITADOS DIVULGADORES CIENTÍFICOS DO MUNDO, O AUTOR DO BEST-SELLER CONTÁGIO DAVID QUAMMEN. [[[ VT ]]]] PARA ENTREVISTAR DAVID QUAMMEN, NÓS CONVIDAMOS: CARLOS ORSI, EDITOR-CHEFE DA REVISTA QUESTÃO DE CIÊNCIA LUIZA CAIRES, EDITORA DE CIÊNCIAS DO JORNAL DA USP MARIANA PEIXOTO, REPÓRTER DO JORNAL O ESTADO DE MINAS REINALDO JOSÉ LOPES, COLUNISTA DE CIÊNCIA DA FOLHA DE S.PAULO E RICARDO ALEXINO, JORNALISTA CIENTÍFICO E PROFESSOR DA USP CONTAMOS AINDA COM OS DESENHOS EM TEMPO REAL DO NOSSO PAULO CARUSO
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

FREI LEONARDO BOFF

FREI LEONARDO BOFF(TEOLOGO)//OS ASSUNTOS ABORDADOS FORAM:RESUMO DE ACONTECIMENTOS NA SANTA SE;VIOLENCIA E O PROCESSO DE TRANSFORMACAO SOCIAL;SIGNIFICADO DE RELEITURA DO EVANGELHO;RESSURREICAO;HUMANIZACAO DE DEUS;CONVOCACAO DOS PERUANOS;EVOLUCAO DA TEOLOGIA DA LIBERTACAO;PAPEL DAS COMUNIDADES DE BASE;TEOLOGIA A PARTIR DOS POBRES;TEOLOGIA DA LIBERTACAO E SEU SIGNIFICADO PARA O POVO;REFORMA AGRARIA; LITERATURA TEOLOGICA MAIS POPULAR;METODO DIALETICO DE SUA TEOLOGIA E MARXISMO; QUESTIONAMENTO DE SUA TEOLOGIA PELA SANTA SE;ETC.
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

VER TV DE OLHOS FECHADOS - A ERA DO ESPETACULO

Este é o primeiro programa de uma série de cinco, em que o jornalista, professor e crítico de televisão, EUGÊNIO BUCCI, propõe uma ruptura com a lógica do entretenimento e diversão, analisando a tv como relação social, que envolve um duplo aspecto: produção de mercadorias e linguagem. Em "A Era do Espetáculo", Eugênio Bucci mostra a evolução do espaço público, da Grécia até hoje, quando se torna palco virtual e telespaço globalizado edominado pela tirania da imagem.
livre