Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 10 de Outubro

ABERTURA DA EMISSORA

Especial Cultura Meio Ambiente

UMA VEZ NÔMADE... (NAMÍBIA)

Você não pode ser mais isolado do que as pessoas da Namíbia. Eles usam poucas roupas, jóias... e telefones celulares! Todos sabem que um 'aplicativo para a vida' pode ajudar, mas Windhoek e o designer Dalton estão se perguntando como mulheres analfabetas podem ler as mensagens de texto de seus maridos? Eles estão determinados a ajudar ....
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 05

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

DENGUE 2020

Neste educativo vamos conhecer mais sobre a Dengue, uma doença tropical infecciosa, causada por um vírus transmitido pela picada de inseto, o mosquito Aedes Aegypti. Veja quais as principais formas de prevenção e o tratamento da doença, que é considerada um grande problema de saúde pública. A dengue é uma doença que merece muita atenção e cuidados redobrados durante o ano inteiro e por toda a população.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

CATIRA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira a Catira, dança marcada pelo ritmo dos pés. Participaram do programa os seguintes artistas: Irídio e Irineu, Catira Ás de Ouro, Os Favoritos da Catira, Catira Brasil, Liu e Léu, Catireiros do Parque, Tarcísio Manuvéi, Catira Raízes do Sertão, João Mulato e Douradinho, Grupo Novos Araçás.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 469

ROLANDO BOLDRIN RECEBE "Ana Salvagni / Eduardo Lobo / Raymundo Sodré"
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 123

A COTORNICULTURA, PRODUÇÃO DE OVOS E CARNE DE CODORNA, QUER ESPAÇO PARA CRESCER E EXPORTAR. ALTAMENTE NUTRITIVOS, OS OVOS DE CODORNA SÃO MUITO APRECIADOS PELO BRASILEIRO, MAS O SETOR AINDA É POUCO CONHECIDO NO AGRONEGÓCIO. DEPOIS DE CONQUISTAR A MAIOR PRODUTIVIDADE DO PAIS PARA O TRIGO O CERRADO CONVOCA PRODUTORES PARA UM DESAFIO: TRANSFORMAR O BRASIL DE IMPORTADOR A EXPORTADOR DO GRÃO. PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIARIO TRANSFORMA SONHOS EM REALIDADE. COM O FINANCIAMENTO TRABALHADORES SE TORNAM PEQUENOS PROPRIETARIOS E EMPREENDEDORES DO CAMPO. VOCÊ VAI VER COMO O CREDITO FUNDIARIO TRANSFORMOU A VIDA DE TODA UMA COMUNIDADE NO INTERIOR CAPIXABA.
Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 58 - RIO URUCUIA - MG - PARTE 2

Nessa segunda parte da Viagem Pai e Filha pelo Sertão Mineiro, Ruy e Bianca vão conhecer um pouco mais do Rio Urucuia e da cultura local, em especial o artesanato feito usando a casca de uma palmeira, o Buriti, típico da região e das veredas, também visitam a cachoeira da Jibóia, uma das maiores do estado de Minas Gerais.
livre
Memória Esporte Clube

PGM 8 - PALMEIRAS 1X1 PONTE

NO MEMÓRIA ESPORTE CLUBE DE HOJE, VAMOS VOLTAR AO ANO DE MIL, NOVECENTOS E OITENTA. NO DIA VINTE E SETE DE SETEMBRO DAQUELE ANO. NO ESTÁDIO DO PACAEMBU, O PALMEIRAS, DIRIGIDO PELO TÉCNICO DIEDE LAMEIRO, ENFRENTOU A PONTE PRETA, DE JAIR PICERNI. O JOGO, DO SEGUNDO TURNO DO CAMPEONATO PAULISTA, TINHA GILMAR, BETO FUSCÃO, PEDRINHO, ROSEMIRO E JORGINHO VESTINDO A CAMISA ALVIVERDE. E DO LADO DA MACACA GRANDES NOMES TAMBÉM, COMO O GOLEIRO CARLOS, O ZAGUEIRO JUNINHO, ZÉ MÁRIO, MARCO AURÉLIO E UM MESTRE, O MEIA DICÁ. VAMOS VER O QUE ESSE ENCONTRO TEVE DE MELHOR E NA VOZ DE LUIZ NORIEGA.
Conheça o Programa
livre
MERCEDES-BENZ CHALLENGE

MERCEDES-BENZ CHALLENGE - 10/10/21

livre
Molang

MOLANG - 44 A SELEÇÃO / A PARTIDA DE FUTEBOL

A seleção Em Mollywood, Molang e Piu Piu estão em uma sessão de elenco, fazendo testes para um filme. Mas quando todas as suas tentativas terminam em contratempos, eles decidem se tornar estrelas publicitárias! A partida de futebol Molang joga em um jogo de futebol enquanto Piu Piu o anima nas arquibancadas. Depois de um chute da equipe adversária, o goleiro cai e se choca. Quem vai substituí-lo? Piu Piu é o único disponível, mas ele pode estar com muito medo de participar!
Conheça o Programa
livre
Turma do Bicudo

EP. 04 - A ABELHA BELINHA

A JUSTIÇA É O TEMA PRINCIPAL DESTE EPISÓDIO QUE A PRESENTA A INTELIGENTE ABELHA BELINHA CUJA MISSÃO ERA DESCOBRIR QUEM ESTAVA ROUBANDO MEL DA COLMÉIA. TODOS FICAM SURPRESOS COM A DESCOBERTA QUE PROPORCIONA UMA LIÇÃO DE LEALDADE.
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

LIMPANDO O CARRO/O PAPAI PENDURA UMA FOTO/O RELÓGIO CUCO

LIMPANDO O CARRO Papai Pig está levando todos para passear, mas o carro está muito enlameado e Mamãe Pig insiste que eles devem limpar o carro antes de partir. Peppa e George ajudam a limpar o carro com esponjas, água e sabão. O PAPAI PENDURA UMA FOTO Mamãe Pig tem uma nova foto de Peppa e George. Papai Pig oferece para colocar a imagem enquanto Mamãe vai visitar a Vovó e Vovô Pig. Mas furar a parede não é tão simples como Papai Pig pensou e ele faz um grande buraco. Papai, Peppa e George tem que consertar a parede antes que Mamãe retorne. O RELÓGIO CUCO O velho relógio cuco De Peppa e George não funciona. Então, Papai Pig dá corda. O relógio bate as horas e um cuco de madeira sai batendo suas asas e cantando " Cuco !!" Peppa acha muito engraçado, mas George estava distraído e perdeu tudo. George não quer perder o cuco novamente, mas o cuco sai uma vez por hora ...
Conheça o Programa
livre
Kid e Cats

EP. 50 - O JOGO DO SILÊNCIO

A MAMÃE ESTÁ TRABALHANDO E PRECISA TERMINAR UMA PEÇA PARA SEU BLOG E FAZ COM QUE OS KID & CATS BRINQUEM DO "JOGO DO SILÊNCIO", EM QUE QUEM FALAR PRIMEIRO PERDE O JOGO. PORÉM, ACONTECEM VÁRIOS PROBLEMAS E ELES SÃO OBRIGADOS A VIOLAR A REGRA.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

03 - NO REINO DOS MONSTROS

CHOCOMARK ANDA TENDO PESADELOS E FICA COM MEDO DE DORMIR. MAS, VENCIDO PELO SONO, ELE TEM UM SONHO INCRÍVEL COM UM MONSTRO QUE O LEVA AO REINO DOS MONSTROS. MAS CALMA, ESSES MONSTROS NÃO TÊM NADA DE ASSUSTADORES. JUNTAMENTE COM DOCECOOKIE, CHOCOMARK SE DIVERTIE MUITO COM SEUS NOVOS E PELUDOS AMIGOS, VIVENDO GRANDES AVENTURAS. POR FIM, CHOCOMARK SE VÊ DE VOLTA AO SEU QUARTO, SEM SABER AO CERTO SE TUDO NÃO PASSOU DE UM SONHO OU SE FOI REALIDADE.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

04 - A EXPOSIÇÃO DOS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

CHOCOMARK E CHOCOLINY RECEBEM UMA LIGAÇÃO DE SUA AVÓ TITA, CONVIDANDO-OS PARA UMA EXPOSIÇÃO, NA ANTIGA ESCOLA DELES, NO REINO DE CHOCOLINDO. NA EXPOSIÇÃO TERÃO OPORTUNIDADE DE VER VÁRIOS TIPOS DE ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO, ALÉM DE REVER OS ANTIGOS AMIGOS. ANIMADOS COM A AVENTURA, CONVIDAM SEU NOVO AMIGO MAX PARA IR À EXPOSIÇÃO COM ELES.
Conheça o Programa
livre
Ricky Zoom

EP. 11 - A CONFUSÃO DO MOSTRE E EXPLIQUE

LOOP ACIDENTALMENTE QUEBRA O DISPOSITIVO MUSICAL DE D.J. E SCOOTIO.
Conheça o Programa
livre
Rev e Roll

EP. 08 - O MISTÉRIO DAS ÁRVORES DESAPARECIDAS

REV, RONCO E SEUS AMIGOS PARTIRAM PARA RESOLVER O MISTÉRIO DAS ÁRVORES DESAPARECIDAS. ELES LOGO DESCOBRIRÃO QUE AS COISAS NEM SEMPRE SÃO COMO PARECEM!
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

GIRABIEL

É outono e as Corujinhas estão jogando tênis. Durante a brincadeira, Biel, distraído, engole uma semente de girassol. Interessados em descobrir o que vai acontecer com a sementinha dentro do corpo dele, os três irmãos coruja partem pela floresta em busca da resposta. Depois de conversarem com o Macaco e com o Elefantinho, Bubu, Biel e Bonie encontram a Perereca de Vidro, uma apaixonada pelo funcionamento do corpo, que explicará a eles sobre o Sistema Digestório e o que acontece com os alimentos dentro de nós. E aprendem, também, como é importante termos sempre atenção para evitarmos acidentes.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI II - 07 - TREM A VAPOR

A família da Galinha Pintadinha faz um passeio divertido em um antigo trem a vapor. Entre lindas paisagens e a estação da Cidade Grande, o Pintinho Amarelinho vai conhecer a cabine do maquinista.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS X - EMILY NO MEIO/ O GRANDE CONGELAMENTO

EMILY NO MEIO Donald e Douglas são chamados para Brendam Docks para entregar uma quantidade muito longa de tubos de aço para Vicarstown, mas começa a argumentar sobre puxar a longa carga, com Donald dizendo que eles podem puxá-lo facilmente, enquanto Douglas duvida que eles poderiam. Quando Thomas está saindo, ele conhece Emily, que está a caminho de ajudar os gêmeos com a carga. Thomas adverte Emily sobre o comportamento notório de gêmeos de discutir uns com os outros, dos quais ela responde que ficará bem. Quando Emily chega e diz que vai empurrar a carga por trás, Donald está mais do que feliz em se juntar a ela, enquanto Douglas, não querendo ficar para trás, concorda em vir e também para empurrar por trás. Douglas bateu em Emily por trás antes de se conectar e, juntos, o trem longo começa a deixar as docas. O GRANDE CONGELAMENTO O tempo frio para uma entrega de carvão chegando a Sodor, de modo que o controlador de gordura ordena a todos os motores que permaneçam em seus galpões. Thomas, no entanto, pensa que ele tem carvão suficiente para mais uma corrida, mas ele fica encalhado na neve enquanto os diesels assumem os empregos do motor de tanque para manter a estrada de ferro funcionando.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 12

Em Chengdu, na China, Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem Chan, um urso panda apaixonado, que anda com a cabeça nas nuvens de tanto pensar na Panda Lee. Enquanto Vivi e sua turma procuram distraí-lo dessa paixão, não percebem que um terrível dragão está prestes a atacar.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

WASABI

No dia dos namorados, Duda resolve espalhar o amor por toda a colônia de cupins. Para isso, cria uma rede social que rapidamente se espalha e vira um sucesso. O pessoal, porém, exagera na dose e fica viciado em internet.
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 25 - RUMPELSTILTSKIN

MANU NÃO AGUENTA MAIS SEU PAI, QUE É MUITO DESLIGADO. TENTANDO RESOLVER MAIS UM DOS PROBLEMAS QUE ELE CAUSOU, A FADINHA É AUXILIADA POR UM DUENDE. SÓ QUE, EM TROCA DA AJUDA, O DUENDE LEVA ALFREDO EMBORA COMO PAGAMENTO.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 06 - ATCHIM!

LUNA, JÚPITER E CLÁUDIO ESTÃO NO JARDIM QUANDO LUNA DÁ UM IMENSO ESPIRRO. UÉ! POR QUE A LUNA ESPIRROU? O QUE SERÁ UM ESPIRRO AFINAL? DEPOIS DE TENTAR ESPIRRAR EM UM EXPERIMENTO DIVERTIDO, O TRIO RESOLVE SE TRANSFORMAR EM GRÃOS DE PÓLEN E ENCARAM O NARIGÃO DE CAPITÃO EM UM ESPIRRO A 150 QUILÔMETROS POR HORA!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

O TOPETINHO MUTANTE

Nosso amigo Cascão se recusa a seguir a nova moda em cabelos por ter que lavar para poder fazer um penteado novo, mas depois de ver o quanto as meninas estavam curtindo essa nova onda de topetes ele resolve pedir ajuda ao seu amigo Franjinha, que tem uma solução inovadora e de alta tecnologia. Só que o que era para ajudar, acabou atrapalhando…e muito!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

OS 4 MÚSICOS DO BAIRRO DO LIMOEIRO

A turminha incorpora os personagens dos Saltimbancos e saem por aí aprontando. Depois de serem abandonados, eles se unem para participarem do grande concurso de música do bairro do Limoeiro. Em que lugar sera que eles ficaram? Não perca a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali numa aventura musical eletrizante.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

O SOBRINHO DO FAZENDEIRO

O fazendeiro está machucado, por isso Bitzer está com muito trabalho acumulado. Aparece o sobrinho do fazendeiro e todos imaginam que ele irá colaborar, mas como não consegue deixar o celular de lado, acaba causando muita confusão na fazenda.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

TUDO NA PAZ

Depois de passar a noite montando a cama nova ... o fazendeiro ordena que Bitzer garanta o silêncio na fazenda, para que ele possa descansar. Manter a fazenda calma pode não ser uma tarefa tão fácil...
Conheça o Programa
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 06 - PESCADOR PROFISSIONAL

No sexto episódio da série Brasil Biomas, Richard acompanha o dia a dia de um pescador profissional no pantanal Mato-Grossense. Um sobe e desce pelo rio Miranda para ganhar a vida, na busca do pintado. Uma atividade profissional pouco reconhecida mas bastante fiscalizada e que requer muita dedicação.
livre
Planeta Terra

AS REGRAS DO JOGO

Em todo o mundo, os animais jogam todos os tipos de jogos em grupo; desde jovens hienas que jogam cabo de guerra, até macacos travessos que gostam de violência e confusão. Mas por que alguns animais precisam de amigos para brincar? E quais são as regras do jogo?
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1390

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ FAZ UM PASSEIO PELA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO COM A AJUDA DAS AVES. E VEJA TAMBÉM: A NATUREZA AMEAÇADA. RELATÓRIO DO MAPBIOMAs MOSTRA QUE A MINERAÇÃO NO TERRÍTORIO BRASILEIRO AUMENTOU 6 VEZES NOS ÚLTIMOS 35 ANOS. E , A ESCRITORA E BIÓLOGA,NURIT BENSUSAN LANÇA "CARTAS AO MORCEGO"-LIVRO QUE REFLETE SOBRE A RESPONSABILIDADE DA HUMANIDADE PELA PANDEMIA DE COVID-19 AO MANTER UMA RELAÇÃO PREDATÓRIA COM O PLANETA.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 415 - MENTES CRIATIVAS

CRIATIVIDADE. UM SONHO DE MUITA GENTE. ESTUDOS RECENTES MOSTRAM QUE É POSSÍVEL TURBINAR O CÉREBRO, COM ALGUNS PASSOS SIMPLES. E ISSO PODE LEVAR A MELHORES RESULTADOS NO TRABALHO, NOS ESTUDOS E ATÉ NAS RELAÇÕES PESSOAIS. O PROCESSO CRIATIVO DEPENDE DE CADA UM.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

CONVÍVIO: COMO VIVER JUNTOS EM SOCIEDADES PLURAIS

Como as revoluções, crises e rupturas pelas quais o mundo passou, e segue passando, servem de alerta e aprendizado sobre as possibilidades de um convívio social e democrático? Se a divergência faz parte da convivência humana, e a polêmica e o debate também não são novidades no campo político, o advento das mídias sociais traz algo de novo para este cenário? Para que nós possamos viver em civilidade, como ficam as árduas conquistas que já tivemos como as da tolerância, do pluralismo de valores e da garantia das liberdades diante de concepções que não as legitimam? Neste programa o filósofo Eduardo Wolf abre o debate para conversar sobre essas e outras questões importantes quando se pensa em sociedades plurais.
Conheça o Programa
14
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 109 - MORENA LEITE

O #Provoca recebe a chef MORENA LEITE.
Conheça o Programa
10
Persona

TONICO PEREIRA

Conheça o Programa
14
DOCUMENTÁRIOS JORNALISMO

BELO MONTE: USINA DE PROBLEMAS

livre
Brasil Jazz Sinfônica

ENCONTROS HISTÓRICOS - ZIZI POSSI E JOÃO BOSCO

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

KASHENA SAMPSON

MINIDocs é a série que investiga onde nasce a música de cada Artista. Em sua terceira temporada, gravada inteiramente em Nashville - no consagrado Blackbird Studio - MINIDocs traz a música norte americana. Nesse episódio, Kashena Sampson apresenta seu passado musical.
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 245

Agrossilvicultura: o que é e por que a técnica ameniza o impacto das monoculturas. Cultivar faixas verdes com árvores entre monoculturas ajuda a reduzir as emissões de CO2. Saiba como e por que o sistema alternativo é uma saída sustentável para o agronegócio. Edifícios de madeira trazem mais sustentabilidade para as cidades. Usar madeira para construir prédios em vez de concreto têm algumas vantagens para o meio ambiente. Isso porque a produção de cimento é uma grande vilã do clima, emite bastante CO2. A madeira usada na construção também armazena um pouco de dióxido de carbono. Em Berlim, logo devem ser construídos verdadeiros arranha-céus de madeira. Por que usamos tão pouca energia solar? Energia solar: uma energia limpa, renovável e barata, na verdade, o método mais barato de gerar energia no momento. No entanto, apenas 3% da eletricidade gerada no mundo vem desse tipo de fonte. Mas por que isso acontece? Afinal, para o grande vilão da energia solar, o armazenamento, já foi encontrada uma solução.
Conheça o Programa
livre
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2013)

Canteiro de Obras 2013 é um filme de Kiko Goifman e Jurandir Muller que aborda sob várias perspectivas o ano da São Paulo Companhia de Dança permeado por três grandes temas – amor, vida e morte – em obras como Romeu e Julieta (2013), de Giovanni di Palma; Petite Mort (1991), de Jirí Kylián; Por Vos Muero (1991), de Nacho Duato; e Peekaboo (2013), de Marco Goecke. No filme você também poderá ver trechos de outras coreografias do repertório da SPCD.
livre
Mosaicos

A ARTE DE ADONIRAN BARBOSA

MOSAICOS – MOSAICOS – A ARTE DE ADONIRAN BARBOSA Documentário musical revê a trajetória do compositor e traz participações de Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Nasi, Wandi Doratiotto, Pedro Miranda e Choro das 3 Adoniran Barbosa é a principal referência do samba paulistano. Um compositor que, literalmente, imprimiu um novo sotaque à música brasileira. Aproveitando a linguagem coloquial falada nas ruas da sua cidade, ele soube criar versos que se tornaram sucesso popular e que entraram para a história. O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mescla imagens de acervo com gravações inéditas e traz as participações especiais dos compositores Paulo Vanzolini, Osvaldinho da Cuíca, Wandi Doratiotto; dos cantores Nasi e Pedro Miranda; do conjunto Choro das 3 e do jornalista Lázaro de Oliveira. Do arquivo da TV Cultura, “Mosaicos – A Arte de Adoniran Barbosa” recupera imagens do sambista em programas históricos da emissora, como “MPB Especial” (1972), “As Muitas Histórias da MPB” (1973), “Sotto La Tua Finestra” (1976), “Aquarelas do Brasil” (1976), “Festival de Verão do Guarujá” (1980) e “Vox Populi” (1982). Nascido em Valinhos (SP) e batizado com o nome de João Rubinato, Adoniran Barbosa (1910-1982) exerceu diversas profissões – pintor, mascate, torneiro mecânico, garçom – antes de conseguir se dedicar apenas à carreira artística. Embora seja mais lembrado como compositor – autor dos sucessos “Trem das onze”, “Samba do Arnesto”, “Saudosa maloca” etc. – Adoniran trabalhou ativamente como ator de rádio-teatro e cinema. Em parceria com o escritor Osvaldo Moles, foi o responsável pela criação de personagens históricos, como o divertido Charutinho.
Conheça o Programa
livre
Cultura Memória

ES TU BRASIL - II PARTE

Conheça o Programa
livre
DOC TV

SANTA DICA DE GUERRA E FÉ (GO)

No dia 13 de abril de 2005 comemorou-se o centenário da Santa Dica. O documentário propõe a busca pela história, pouco conhecida, dessa líder religiosa e política, uma mulher à frente do seu tempo. Ela foi a única expressão, em Goiás, de movimento messiânico, ocorrido em várias regiões do Brasil. Foi, também, a única mulher a enfrentar publicamente e com força política o coronelismo goiano. O diretor mostra, utilizando a linguagem do cinema direto, a polêmica e a influência que a figura dessa mulher ainda causa, após 35 anos de sua morte.A equipe foi subdividida em dois grupos para as gravações, passando por várias cidades - Jaraguá, Goianésia, Pirenópolis, Vila Propício e alguns distritos de cidades goianas. Foram utilizadas duas câmeras digitais, uma com ênfase no entrevistado e a outra, direcionada para a dinâmica dos acontecimentos em torno do momento registrado. A história da Dica é marcada por um sincretismo religioso latente e muitas curas. Num terreiro de umbanda, em Aparecida de Goiânia, o “padrinho” de santo Willian Sérgio, nascido pelas mãos da “madrinha” Dica, construiu uma templo especial para as entidades espirituais que se manifestavam na Santa.Surpreendentemente, a equipe encontrou no terreiro um evangélico, da Assembléia de Deus, batizado há cinco anos, com uma foto de Santa Dica no bolso. Ele estava lá para reverenciá-la.Na casa onde Dica atendia pessoas com enfermidades, funciona, atualmente, um centro para reuniões de assistência espiritual, dirigido por Divina Soares, que se auto-intitula sucessora de Santa Dica, e, também, possui dons especiais. Isso causa polêmica na cidade e entre os familiares da milagreira.
Conheça o Programa
10
Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 05

ESTE PROGRAMA MOSTRA OS PROJETOS: COOPAMARE (SP) SILVIO RUIZ (COLOMBIA) LIXO (REPUBLICA DOMINICANA)
Conheça o Programa
livre
De Olho na Educação

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 18 ENSINO TÉCNICO - 27/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS. PARA MUITOS ESTUDANTES, ELES SÃO O PASSAPORTE PARA UMA NOVA PROFISSÃO E UM EMPREGO MELHOR. MAS SERÁ QUE VALE A PENA? PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, NOSSO CONVIDADO É ALMÉRIO MELQUÍADES DE ARAÚJO - COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO CENTRO PAULA SOUZA.
Conheça o Programa
livre