Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 12 de Setembro

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 843

Quem viaja para fora do país tem que ficar de olho nas normas da alfândega. Produtos para uso pessoal e vendas têm regras diferentes. Os impostos e limites de quantidade também. Uma mulher brasileira teve problemas ao retornar dos Estados Unidos com U$ 70 mil dólares em joias na bagagem de mão. A mercadoria foi apreendida pela Receita Federal. Para a Justiça Federal, as joias que ela trouxe, como bagagem de mão, não se enquadram no conceito de uso pessoal. Por isso, além de perder a mercadoria, ela ainda teve que arcar com todos os honorários advocatícios. O Via Legal fala também sobre a luta pela terra no Brasil. Não é de hoje que os índios brigam pelo seu espaço e um novo capítulo dessa história foi registrado em São Leopoldo, na grande Porto Alegre/RS. Um acordo permitiu que a comunidade indígena Kaigang permaneça em uma área de 3 hectares do estado. O que não faltam no Brasil são normas e critérios para promover a acessibilidade. Mesmo assim, pessoas com deficiência continuam com a mobilidade reduzida em várias partes do país. No Rio de janeiro, o INSS foi condenado a adaptar uma agência na baixada fluminense. Ignorância, preconceito e sofrimento. Até o ano de 1986, pessoas que tinham hanseníase, doença também conhecida como lepra, eram obrigadas pelo estado a ficar internadas, para evitar o contágio. Com o avanço do tratamento médico isso acabou, e esses pacientes passaram a ter direito a uma pensão especial. Só que a Previdência Social vinha negando o benefício a um homem do Maranhão. Para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região ficou comprovado o isolamento de um paciente e o direito dele ao benefício. Alergia. Quase três por cento da população mundial têm reações alérgicas graves. Alguns morrem com choques anafiláticos. Para evitar o problema, a Justiça Federal em Ribeirão Preto/SP condenou a União a fornecer a adrenalina autoinjetável a pacientes que têm crises graves.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 02 - 04/09/2018

ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUÇÕES PARA A ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É FLÁVIA YURI OSHIMA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E VENCEDORA DUAS VEZES DO PRÊMIO "JORNALISMO EM EDUCAÇÃO". A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ESTABELECE QUE O ENSINO FUNDAMENTAL COMECE AOS 6 ANOS DE IDADE./ COM UM DETALHE: A CRIANÇA PRECISA COMPLETAR ESSA IDADE MÍNIMA ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO ANO DA MATRÍCULA./ ESSA REGRA VALE PARA O SISTEMA PÚBLICO E PARA O PARTICULAR./ SÓ QUE ALGUMAS FAMÍLIAS NÃO CONCORDAM COM ESSA IDADE MÍNIMA./ ACREDITAM QUE CADA CRIANÇA TEM UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DIFERENTE.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 5

Richard Rasmussen continua sua visita ao sudoeste paranaense. Confira o espaço reservado para as antas e todo o serpentário do zoológico da UNISEP em Dois Vizinhos.
livre
O FORNO DO ALASCA

livre
Sésamo

SÉSAMO - 11

BLOCO 1 ABERTURA (ACHEI EM TEMPO)-01:00:39:00-01:02:34:04 Grover procura afoitamente seu celular, pois precisa do despertador para acordá-lo de uma soneca, mas não perceber que ele está em sua mão. Bel e Elmo o avisam, e ele finalmente cochila e acorda em seguida, com o som de seu despertador. SUPER GROVER 2.0 (A ALIANÇA PERDIDA)-01:02:34:05 - 01:08:34:05 Uma estrela do mar e um molusco estão no meio de um pedido de casamento quando uma gaivota sai voando com a aliança de noivado. Usando a observação e uma peneira, Super Grover recupera o anel perdido. QUADRO EXTRA (ACAMPAMENTO DIVERTIDO -EP.15)-01:08:34:12 - 01:11:04:05 Elmo e Lily querem passar uma noite acampando no quintal. Mae fala que para isso devem levar o que é necessário, não só o que querem. Elmo e Lily participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, identificam os objetos essenciais de que precisam para passarem uma noite fora de casa e vencem o desafio. No final, todos acampam juntos. BLOCO 02 HISTÓRIA CENTRAL (O SUMIÇO DA PETECA)-01:11:23:00 - 01:15:10:04 Elmo perde sua peteca. Grover a encontra, mas acha que é um espanador de pó. Ele propõe que investiguem o sumiço da peteca, mas faz uma verdadeira confusão. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (A CRIATURA DO ARMÁRIO)-01:15:10:05 - 01:24:09:26 As coisas não param de desaparecer na Escola de Fadas da Abby. Eles descobrem que um duende vive em um cubículo e as fadas devem resolver o enigma dele para conseguir suas coisas de volta. ENCERRAMENTO (BISCOITO ENCONTRADO)- 01:24:09:27 - 01:26:02:23 Elmo perde sua peteca. Grover a encontra, mas acha que é um espanador de pó. Ele propõe que investiguem o sumiço da peteca, mas faz uma verdadeira confusão.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

O BLOG

PANCHO DECIDE FAZER UM BLOG PARA COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O CULTIVO DE CEBOLAS, MAS NÃO ENTENDE O PORQUÊ DE NÃO CONSEGUIR VER OS VISITANTES E VAI EM BUSCA DELES, SEM SABER QUE SÃO VISITANTES VIRTUAIS.
livre
Cocoricó

COCORICO III - 50 - PLANETA TERRA

HISTORIA CENTRAL: LOLA CONTA HISTÓRIA SOBRE JOGAR LIXO NO RIO E ALÍPIO SONHA QUE A ÁGUA VIRA LIXO DIÁRIO: JÚLIO CONTA QUE PLANTOU UMA ÁRVORE
Conheça o Programa
livre
BRINQUEDONAUTAS

BRINQUEDONAUTAS - 11 - MARABAIXO

Numa brincadeira de sons com o corpo, Zeca se revela um grande ritmista, e quando os Brinquedonautas chegam em Mazagão para a festa do Marabaixo, descobrem que Ladislau está com o braço engessado e não consegue batucar e Josué, toca fora do ritmo. A única saída é conseguir mais instrumentos e torcer pra que Zeca ensine os Brinquedonautas a tocar a tempo de salvar o Marabaixo das crianças!
livre
Molang

MOLANG - 07 O SOFÁ / O PASSEIO DE BICICLETA

O sofá Molang e Piu Piu estão prestes a assistir a um DVD. Eles colocam o disco no DVD player e se sentam confortavelmente. Mas o sofá é pequeno demais e acaba quebrando. Não se preocupe! É uma boa oportunidade para comprar uma bela poltrona no mercado de segunda mão. Não só é difícil escolher um, mas eles também têm que trazê-lo de volta para casa ... em um skate! A jornada de volta para casa se transforma em uma corrida louca. O passeio de bicicleta Os amigos de Molang e Piu Piu querem andar de bicicleta, mas Piu Piu não consegue acompanhá-los. Molang fará tudo o que puder para garantir que seu amigo também aproveite o passeio.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-08-THOMAS NA NATUREZA/UMA LOCOMOTIVA DE MUITAS CORES

Bloco 1: Thomas está animado em levar uma equipe de filmagem a uma reserva natural, onde eles vão fazer um filme sobre pandas gigantes. Mas ele está ainda mais animado com a perspectiva de ver um panda gigante na natureza. Seus vagões dizem a ele o quão improvável isso é, mas isso deixa Thomas mais determinado. Ele não sabe ao certo como é um panda gigante, mas diminui a velocidade toda vez que acha que vê um panda e acaba vendo muitos animais selvagens diferentes que a equipe fica mais do que feliz em filmar. Mas eles vão para a reserva natural antes que fique muito escuro para filmar e será que Thomas vai ver o panda gigante na natureza? Bloco 2: Depois de um acidente, James fica esperando no Steamworks para ser consertado. Ele ouve que pode não haver tinta vermelha suficiente para pintá-lo e fica preocupado. Talvez Sir Topham Hatt esteja tentando lhe ensinar uma lição. James tem pesadelos sobre ser repintado com cores diferentes, mas cada cor parece ficar bem quando ele se acostuma. Na verdade, elas parecem até deixá-lo mais esplêndido. Mas em todos os sonhos, assim que James começa a se exibir novamente, ele sofre outro acidente. Lentamente, James percebe que é importante parar de se mostrar e ser cuidadoso.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  I

EP. 11 - ESTAÇÃO FIM DO MUNDO

OS CUPINS ESPERAVAM CHEGAR A VARGINHA, MAS COM O TROMBA TREM GUIADO PELO DESNORTEADO GAJAH, ACABAM CHEGANDO AO FIM DO MUNDO, LITERALMENTE: A TERRA DO FOGO, EXTREMO SUL DAS AMÉRICAS. RAINHA E CAPITÃO QUESTIONAM O SENSO DE DIREÇÃO DO ELEFANTE, QUE POR SUA VEZ FICA MUITO MAL PELOS SEUS ERROS, AFASTANDO-SE PARA ALTO MAR. DUDA TAMANDUÁ FICA MUITO TRISTE COM O SUMIÇO DO AMIGO E SE JUNTA A UMA BANDA DE PINGÜINS ROQUENROL, OS PINGUINOS. GAJAH DICA PERDIDO NO MAR E TEM UM ENCONTRO COM UMA ORCA. NA ESTAÇÃO DE RÁDIO “FIM DO MUNDO” DUDA E OS PINGUINOS MANDAM UM RECADO MUSICAL PARA QUE O ELEFANTE VOLTE. COM A AJUDA DA ORCA O ELEFANTE VOLTA PARA PERTO DE SEUS AMIGOS COM AS COORDENADAS EXATAS PARA CHEGAR A VARGINHA.
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 11 - JAIRZINHO - COMO AS NOVAS FORMAS DE FAZER MÚSICA ESTÃO GERANDO NOVAS PROFISSÕES?

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 11 – Jairzinho – Como as novas formas de fazer música estão gerando novas profissões? Jairzinho visita a Caninus Records e encontra discos de seu pai Jair Rodrigues e da turma do Balão Mágico. Quando DJ Cão está colocando na sacola os discos que o cliente separou, repara na semelhança entre ele e o garoto da capa. É então que reconhece Jairzinho! O convidado conta que toda a sua família sempre trabalhou com música: o pai, a irmã, e até mesmo suas filhas, que fazem parte do projeto Grandes Pequeninos, que passa na TV Rá Tim Bum. O próprio Jairzinho sempre esteve envolvido com música desde criança e diz que hoje, além de cantar, é também compositor, arranjador e produtor. DJ Cão fica curioso e ele explica melhor essas profissões. DJ Cão pede para ver mais desse trabalho e Jairzinho oferece um show particular na loja. Enquanto ele canta “Normal é ser diferente”, DJ Cão viaja. Perfil: Jair Oliveira, ou Jairzinho (como era chamado na infância), é músico multi-instrumentista, compositor, arranjador, produtor e intérprete. Filho do cantor Jair Rodrigues e irmão da cantora Luciana Mello, cresceu em um ambiente musical. Aos 6 anos deu início à sua trajetória profissional cantando em um álbum de seu pai. Gravou 3 discos com o Balão Mágico – uma das mais conhecidas bandas infantis dos anos 80 – e apresentou o programa homônimo na TV Globo. Na juventude foi à conceituada faculdade Berklee College of Music em Boston aprimorar seus estudos, graduando-se em Produção Musical e Music Business. Com amigos, montou a produtora “S de Samba” – que produziu trilhas para campanhas de grandes empresas, filmes e programas de TV. Entre seus diversos projetos com grandes nomes da música brasileira, Jair Oliveira conversa com DJ Cão sobre o “Grandes Pequeninos”, voltado para o público infantil e parceiro da TV Rá Tim Bum. Com o conhecimento de quem gravou CDs, DVDs e fez turnê pela Europa, Jairzinho explica para DJ Cão que na indústria musical são várias as profissões a serem exploradas.
livre
Boris e Rufus

TRÊS É DEMAIS

RUFUS MARCA O SEU PRIMEIRO ENCONTRO PELA INTERPETNET, MAS HAVIA COLOCADO A FOTO DE BORIS EM SEU PERFIL. BORIS ACEITA AJUDAR O AMIGO E DESCOBRE QUE NÃO SE TRATAVA DE UM SIMPLES ENCONTRO, MAS DO RITUAL DO FIM DO MUNDO!
Conheça o Programa
livre
Os Under-Undergrounds

HEITOR SOZINHO

Galileo Fígaro conta para Heitor que encontrou uma passagem de volta para a Terra. Galileo e Heitor vão em busca dessa passagem enquanto o resto da banda vai a uma entrevista de rádio. Os Under- Undergrounds percebem que não estão prontos para se despedir.
Conheça o Programa
livre
Mackenzie em Movimento

MACKENZIE EM MOVIMENTO - 96

Durante a pandemia estamos sendo obrigados a ficar mais tempo em casa. Com isso muita gente está querendo deixar o ambiente doméstico mais agradável. É o seu caso? Então que tal levar um pouco mais de verde para o seu lar? Você pode ter um jardim vertical onde você mora! É só ficar ligado no Mackenzie em Movimento desta semana, pois vamos dar algumas dicas bem legais para você. Depois convidamos você a pensar em como os filmes e séries refletem o que a sociedade está sentindo em um determinado momento. Já parou para refletir sobre isso?
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

EP. 04 - MUSEUS DE OURO PRETO

EM UMA DAS CIDADES MAIS LINDAS E DE MAIOR IMPORTÂNCIA HISTÓRICA NO BRASIL, UM LOCAL PARA CONHECERMOS MELHOR O ESPLENDOR E AS CONTRADIÇÕES DO SÉCULO XVIII, COM O CICLO DO OURO NO NOSSO PAÍS. A SEDE DO MUSEU, ANTIGA CASA DA CÂMARA DE VILA RICA, JÁ NOS FALA MUITO SOBRE AQUELE PERÍODO. MAS MÓVEIS, OBJETOS E OBRAS DE ARTE - INCLUINDO MANUEL DA COSTA ATAÍDE E ALEIJADINHO - TORNAM A EXPERIÊNCIA AINDA MAIS MARCANTE. COMO O PRÓPRIO NOME DA INSTITUIÇÃO REVELA, O MAIOR DESTAQUE VAI PARA A INCONFIDÊNCIA MINEIRA, UM MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DO BRASIL QUE TERMINA COM O ENFORCAMENTO DE TIRADENTES. PEÇAS HISTÓRICAS, INCLUINDO A PRÓPRIA FORCA, TRAZEM EMOÇÃO E INFORMAÇÃO.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

05 - ANIVERSÁRIO

CLARICE DIZ PARA DANTE QUE É BOBAGEM ACREDITAR NOS SONHOS. DENTRO DA CASA LINO SEMPRE SONHOU EM TER UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO, MAS PARECE QUE ISSO NÃO IRÁ ACONTECER, UMA VEZ QUE NINGUÉM LEMBROU DESSA DATA TÃO ESPECIAL.
Conheça o Programa
livre
TERRITÓRIO DO BRINCAR

CURRUPIO

O currupio é um brinquedo que requer destreza de mãos, e isso é o que não falta ao Leandro, que mora em Abadia, no Vale do Jequitinhonha (MG). Aqui ele nos apresenta um modelo que vai além dos rodopios típicos desse brinquedo.
livre
Peppa Pig

PEPPA PIG IV - 27 FREDDY RAPOSO, ASSOBIANDO E A TARTARUGA DA DRA. HAMSTER

EP1 - Peppa e suas amigas estão brincando de esconde-esconde, mas é Freddy Fox com seu nariz super cheiroso que é o melhor em jogar esse jogo. EP 2 - Peppa tenta aprender a assobiar, quando percebe que todos conseguem, menos ela. EP 3 - O Dr. Hamster, o veterinário, vem ao playgroup de Peppa para mostrar às crianças seus animais de estimação.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 15 - O GALO CANTOU

LUNA, JÚPITER E CLAUDIO ESTÃO CUIDANDO DAS GALINHAS E SE SURPREENDEM AO VEREM QUE O GALO ESTÁ CANTANDO. POR QUE ELE ESTARIA CANTANDO A ESTA HORA? ELES ACHAVAM QUE OS GALOS CANTAVAM SÓ QUANDO O SOL ESTÁ NASCENDO! LUNA COMEÇA A SE PERGUNTAR POR QUÊ OS GALOS CANTAM. O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI? ELA QUER MUITO SABER!
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 19

Em Yukon, Vivi, Mochilão e Lanterninha se empolgam com o “dia que nunca termina” e decidem acompanhar Tic-Tac, um despertador em férias, em seus passeios turísticos. Os planos não saem exatamente como o esperado, e a diversão, que parece não ter hora para acabar, corre o risco de nem começar.
Conheça o Programa
livre
SUSHI E ALÉM, UMA FAMÍLIA BRITÂNICA SABOREANDO O JAPÃO

SANTOS CARANGUEJOS!

Michael e sua família partem de Tóquio para o extremo norte do Japão: Hokkaido. Conhecida como o silo do Japão, esta região produz batata, milho, trigo, queijo e manteiga. Nela existem grandes fazendas e florestas, ao contrário dos grandes centros urbanos. Michael explora a região atrás de um bom restaurante de missô com lamém, enquanto sua esposa e filhos vão ao parque de diversões do local. Depois eles se reencontram e vão conhecer a culinária que usa caranguejos pescados na hora. No segundo bloco, o amigo de Michael, Toshi vai ao famoso mercado matutino de Hakodate, localizado em Hokkaido. Por ser uma região costeira, oferece uma grande quantidade de frutos do mar e diferentes tipos de caranguejo.Toshi mostra um cozinheiro preparando sashimi de lula recém tirada do tanque de pescados. E mostra dois tipos de caranguejos: o vermelho e o cabeludo e como se prepara esta iguaria.
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 9 - YOGA COM BICHOS

Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família. eP. 09 - COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO História: YOGA COM OS BICHOS Livro: YOGA COM OS BICHOS Editora:YOGA COM HISTÓRIAS
livre
Chocolix

08 - UM OBJETO MUITO ESPECIAL

HAVERÁ UM EVENTO NA ESCOLA DAS CRIANÇAS EM QUE ELAS MOSTRARÃO OS OBJETOS MAIS ESPECIAIS QUE ELES TEM EM CASA. AS CRIANÇAS DECIDEM LEVAR UM PRESENTE DADO POR TIO SHOW - O "IMPRIMETUDO" UMA MÁQUINA QUE É CAPAZ DE IMPRIMIR TUDO QUE SE DESENHA COM A CANETA ESPECIAL. NO DIA DO EVENTO, AS CRIANÇAS ACABAM PERDENDO A CANETA NO CAMINHO E BEIJINHO , QUE PASSAVA POR LÁ, A ENCONTRA E A PEGA PARA SI. BEIJINHO DESCOBRE QUE CHOCOMARK E SEUS AMIGOS ESTÃO DESESPERADOS EM BUSCA DA CANETA QUE PEGARA MAS FICA EM DÚVIDA SE DEVE DEVOLVÊ-LA , POIS GOSTARA MUITO DELA. NO ENTANTO, APÓS VER QUE OS IRMÃOS ERAM MUITO LEGAIS, ELA RESOLVE DEVOLVÊ-LA. COMO RETRIBUIÇÃO, OS IRMÃOS DESENHAM UMA CANETA IGUAL A DELES E A PRESENTEIAM A BEIJINHO, QUE FICA ENCANTADA.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

09 - O PRESENTE DE CARAMELO

CARAMELO GANHA UM CACHORRINHO MUITO FOFO A QUEM DÁ O NOME DE FOFÍSSIMO. ELA PEDE PARA OS IRMÃOS CHOCOLIX CUIDAREM DELE POR UM FINAL DE SEMANA, POIS TERÁ QUE VIAJAR. TODOS SE ENCANTAM COM A IDEIA, EXCETO DOCE COOKIE QUE FICA COM MUITO CIÚME. EM UM MOMENTO DE RAIVA, DOCE COOKIE DÁ UM JEITO DE SE LIVRAR DO MASCOTINHO, DEIXANDO A TODOS PREOCUPADOS. A FAMÍLIA CHOCOLIX SAI A SUA PROCURA E DOCE COOKIE, ARREPENDIDA, OS LEVA AO ENCONTRO DE FOFÍSSIMO. POR FIM, DOCE COOKIE E FOFÍSSIMO VIRAM MELHORES AMIGOS.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 21 - INVASÃO ALIENÍGENA

O DRONE VOADOR DE SCOOTIO DE REPENTE SE RECUSA A OBEDECÊ-LA E COMEÇA A CAUSAR TRAVESSURAS.
livre
REV & ROLL

EP. 21 - OPERAÇÃO RESGATE

REV E AVERY ENCONTRAM UM GATINHO PERDIDO. A BUSCA PELO DONO SE TRANSFORMA EM UMA MISSÃO DE RESGATE!
livre
Bubu e as Corujinhas

FLOR FLORZINHA FLOR BELA!

Bubu, Biel e Bonie estão brincando de pula-pula em cogumelos gigantes. Biel pede para Bubu não pular no super cogumelo sozinha, mas mesmo assim, ela pula. No alto ela vê algo novo: a floresta está diferente. Então todos pulam no super cogumelo e vêem um campo de flores. Os três, então, vão para o Jardim das Flores, onde Bonie faz amizade com um pequeno esquilo, que os ensina sobre a chegada da primavera, uma estação do ano. As pequenas corujas decidem juntar flores para fazer um buquê de presente para a Mamãe Coruja, que irá escolher o mais bonito. Chegando em casa, Mamãe Coruja junta os três buquês para fazer um maior ainda, então ela ensina os filhos sobre a importância de fazer as coisas juntos. No final, ela canta a música "Primavera e Verão".
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 50 - PLANETA TERRA

HISTORIA CENTRAL: LOLA CONTA HISTÓRIA SOBRE JOGAR LIXO NO RIO E ALÍPIO SONHA QUE A ÁGUA VIRA LIXO DIÁRIO: JÚLIO CONTA QUE PLANTOU UMA ÁRVORE
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - OBSERVANDO PASSARINHOS - 04

Observando Passarinhos / Ovo Surpresa (Tartaruga) / Naftalinas Submarinas / Baú Biruta (Guitarra) / Hora da Música (Borboletinha) Observando Passarinhos A Galinha Pintadinha observa vários passarinhos, até que ela descobre os que ela mais gosta de olhar. Naftalinas Submarinas A Baratinha levará a Banda "Naftalinas" para uma aula de canto, o que eles não sabem é que a professora mora no fundo do mar.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 08 - PRIMEIRO DIA EM SODOR/ ESCOTEIRAS DOS TRILHOS

Bloco 1 - Primeiro dia em Sodor! (Sodor) Uma nova máquina para cavar túneis chamada Darcy chega em Sodor. Ela veio trabalhar na nova estrada que está sendo construída pela construtora da Senhorita Jenny e está ansiosa para impressionar seus novos amigos. Ela comete vários erros e teme que não se acerte com as outras locomotivas. Nia encoraja Darcy a ser ela mesma e ela logo compensa seus erros quando todos veem o que ela realmente pode fazer! Bloco 2 - Patrulheiras dos Trilhos (Sodor) Emily adora ouvir as histórias sobre as viagens de Nia - ela eviajou o mundo todo e teve grandes aventuras. Parece que passou anos que Emily saiu de Sodor para ir ao Grande Show Ferroviário - e todos já ouviram essa história. Rebecca percebe que Emily está ansiosa por um pouco de aventura e, quando Nia é convidada a levar as Patrulheiras de Sodor até o Castelo de Callan, Rebecca sugere que Emily faça o trabalho. Emily acaba descarrilando e perdida no nevoeiro. Mas quando Nia vem ao seu resgate, ela encontra um acampamento empolgante de meninas! Emily e Nia passam a noite toda com as Patrulheiras de Sodor. As duas amigas voltam de manhã com uma história emocionante para contar!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 09 - O SOLO DE LORENZO/ PROBLEMA PROFUNDO

Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 10 - MUITO ALTO, THOMAS!/ FORA DE LUGAR

Bloco 1 - Muito Alto, Thomas! (Itália) Thomas quer muito ser capaz de cantar ópera como seus amigos Lorenzo e Beppe, mas cantar ópera é difícil e tudo o que Thomas parece fazer é gritar bem alto! Lorenzo e Beppe se encarregam de ensinar Thomas, mas Thomas continua gritando. Eles avisam para ter cuidado ou poderá estragar a voz, mas Thomas está determinado a aprender, então continua praticando seus gritos, cada vez mais alto, até que ele não só estraga a voz, mas a perde completamente! Para piorar as coisas, Mia passa a ele uma mensagem muito importante para dar a Stefano, mas como Thomas vai passar a mensagem se ele não puder falar? Através de uma divertida combinação de assobio e mímica, Thomas consegue transmitir a mensagem, mas descobre que cantar ópera não é para ele - é melhor deixar algumas coisas para os especialistas. Bloco 2 - Fora de Lugar (Sodor) Um dia, ao nivelar o local para o novo estacionamento do Hospital Wellsworth, Brenda descobre que alguém havia despejado um grande monte de pedras no canteiro de obras limpo dela. Ela acha que Monty e Max são responsáveis e então e tira o monte. Mal sabia ela que as pedras eram para preencher as fundações para a extensão do hospital que Jack e Alfie acabaram de desenterrar. Eles se perguntam o que aconteceu com o monte de pedras quando chegam para coletá-la. A senhorita Jenny pede a Nia que traga mais pedras da pedreira. Essa carga também desaparece, não muito depois de Jack descarregá-la. Para onde poderia ter ido? Todos logo encontram a resposta.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DEPOIS DO BANHO

A turminha estava muito feliz com o Cascão pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DEPOIS DO BANHO

A turminha estava muito feliz com o Cascão pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DIGA O QUE EU DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO

Sabe aquele negócio de imitar tudo o que a outra pessoa diz e faz? Pois é, o plano é fazer isso com a Mônica, até ela não agüentar mais. Coisas que só uma mente “blilhante”, ousaria fazer. É para assistir e repetir
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DIGA O QUE EU DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO

Sabe aquele negócio de imitar tudo o que a outra pessoa diz e faz? Pois é, o plano é fazer isso com a Mônica, até ela não agüentar mais. Coisas que só uma mente “blilhante”, ousaria fazer. É para assistir e repetir
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

GANGUES EM GUERRA

A batalha começa quando os porcos se exercitam no clube privado de Shaun e roubam toda a pizza. Shaun, Bitzer e o bando montam uma missão de resgate para Timmy, que os porcos tomaram como refém.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

UM PROBLEMA ESPINHOSO

Timmy decide ajudar os ouriços a encontrar um local de descanso para a noite. Seus esforços, no entanto, levam seus amigos cansados a uma série de arranhões, em vez de lhes dar uma boa noite de sono.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

GANGUES EM GUERRA

A batalha começa quando os porcos se exercitam no clube privado de Shaun e roubam toda a pizza. Shaun, Bitzer e o bando montam uma missão de resgate para Timmy, que os porcos tomaram como refém.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

UM PROBLEMA ESPINHOSO

Timmy decide ajudar os ouriços a encontrar um local de descanso para a noite. Seus esforços, no entanto, levam seus amigos cansados a uma série de arranhões, em vez de lhes dar uma boa noite de sono.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

PROCURA-SE

A fazenda recebe uma visita inesperada de um fugitivo da prisão próxima que se refugia no celeiro. Depois de pouco tempo com Shaun e sua turma, a prisão não parece ser uma opção tão ruim...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

PROCURA-SE

A fazenda recebe uma visita inesperada de um fugitivo da prisão próxima que se refugia no celeiro. Depois de pouco tempo com Shaun e sua turma, a prisão não parece ser uma opção tão ruim...
Conheça o Programa
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 108 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley, Tosco e o time do programa, formado por Bob, Edmilson Som e Fafá, recebem um time de fisiculturistas convidados para o jogo.
Conheça o Programa
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 108 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley, Tosco e o time do programa, formado por Bob, Edmilson Som e Fafá, recebem um time de fisiculturistas convidados para o jogo.
Conheça o Programa
livre
Valentins

08 - A CASA AMALDIÇOADA

A casa dos Valentins amanhece invertida: a geladeira esquenta e o fogão esfria. Após descobrirem que foram enganados por Randolfo, os irmãos traçam um novo plano para desmascará-lo.
Conheça o Programa
livre
Valentins

08 - A CASA AMALDIÇOADA

A casa dos Valentins amanhece invertida: a geladeira esquenta e o fogão esfria. Após descobrirem que foram enganados por Randolfo, os irmãos traçam um novo plano para desmascará-lo.
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 386

Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 386

Conheça o Programa
livre
EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

01 - EQUIPE EXTRAORDINÁRIA

IBERÊ THENÓRIO ACABA DE SER CONTRATADO PARA SER O PRODUTOR, DIRETOR GERAL, DIRETOR DE ARTE E CONSULTOR TÉCNICO DO EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS, UM PROGRAMA DE TV SOBRE EXPERIMENTOS. MAS ELE DESCOBRIRÁ QUE A TAREFA NÃO É FÁCIL. AINDA MAIS QUANDO O APRESENTADOR É VALENTINO BRITZ, UM ATOR FALIDO QUE SE ACHA A ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE. IBERÊ PLANEJA CONTAR COM UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS SUPERCAPACITADOS PARA CUMPRIR A MISSÃO. MAS NÃO É BEM ASSIM. ÚRSULA, A DONA DA EMISSORA E CHEFE LINHA-DURA, JÁ CUIDOU DESSA QUESTÃO E CONTRATOU QUATRO ESTAGIÁRIOS INEXPERIENTES E ATRAPALHADOS PARA FORMAREM A EQUIPE.
livre
EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

01 - EQUIPE EXTRAORDINÁRIA

IBERÊ THENÓRIO ACABA DE SER CONTRATADO PARA SER O PRODUTOR, DIRETOR GERAL, DIRETOR DE ARTE E CONSULTOR TÉCNICO DO EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS, UM PROGRAMA DE TV SOBRE EXPERIMENTOS. MAS ELE DESCOBRIRÁ QUE A TAREFA NÃO É FÁCIL. AINDA MAIS QUANDO O APRESENTADOR É VALENTINO BRITZ, UM ATOR FALIDO QUE SE ACHA A ÚLTIMA BOLACHA DO PACOTE. IBERÊ PLANEJA CONTAR COM UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS SUPERCAPACITADOS PARA CUMPRIR A MISSÃO. MAS NÃO É BEM ASSIM. ÚRSULA, A DONA DA EMISSORA E CHEFE LINHA-DURA, JÁ CUIDOU DESSA QUESTÃO E CONTRATOU QUATRO ESTAGIÁRIOS INEXPERIENTES E ATRAPALHADOS PARA FORMAREM A EQUIPE.
livre
Territórios Culturais

PGM 13 - VIRADA CULTURAL PAULISTA

O interior de São Paulo também tem Virada cultural. E como tem. O Territórios culturais de hoje viaja às cidades de Mogi das Cruzes e Indaiatuba e acompanha de perto as apresentações em palcos experimentais e também shows de gente como Zeca Baleiro, Nação Zumbi e muito mais! Felipe e Tuti nos mostram tudo isso! Você não pode perder essa Virada! É só ficar ligado em Territórios Culturais de hoje!
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 13 - VIRADA CULTURAL PAULISTA

O interior de São Paulo também tem Virada cultural. E como tem. O Territórios culturais de hoje viaja às cidades de Mogi das Cruzes e Indaiatuba e acompanha de perto as apresentações em palcos experimentais e também shows de gente como Zeca Baleiro, Nação Zumbi e muito mais! Felipe e Tuti nos mostram tudo isso! Você não pode perder essa Virada! É só ficar ligado em Territórios Culturais de hoje!
Conheça o Programa
livre
MINIDocs

ANNA TRÉA (PART. FABIANA COZZA/ TÁSSIA REIS/ SWAMI JR./ ERIC DE OLIVEIRA)

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

ANNA TRÉA (PART. FABIANA COZZA/ TÁSSIA REIS/ SWAMI JR./ ERIC DE OLIVEIRA)

Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 193

Nesta edição do Futurando você vai ver: - O gelo do Ártico vai derreter completamente? Expedição histórica colheu amostras de lâminas de gelo que podem revelar os impactos do aquecimento global no extremo norte do planeta. - O que são exatamente os genes? Eles definem grande parte do que somos. Saiba mais sobre esses "guias" do funcionamento do nosso organismo. - É possível identificar esquizofrenia por meio do genoma? Pesquisadores querem, por meio de análises genéticas, prever doenças mentais hereditárias. Veja como isso é possível e a polêmica causada pelo estudo. - O castor faz bem ou mal à natureza? Este roedor acabou ficando com má fama de prejudicar o meio ambiente. Mas, na verdade, ele traz benefícios para outras espécies de animais e para a proteção de riachos.
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 193

Nesta edição do Futurando você vai ver: - O gelo do Ártico vai derreter completamente? Expedição histórica colheu amostras de lâminas de gelo que podem revelar os impactos do aquecimento global no extremo norte do planeta. - O que são exatamente os genes? Eles definem grande parte do que somos. Saiba mais sobre esses "guias" do funcionamento do nosso organismo. - É possível identificar esquizofrenia por meio do genoma? Pesquisadores querem, por meio de análises genéticas, prever doenças mentais hereditárias. Veja como isso é possível e a polêmica causada pelo estudo. - O castor faz bem ou mal à natureza? Este roedor acabou ficando com má fama de prejudicar o meio ambiente. Mas, na verdade, ele traz benefícios para outras espécies de animais e para a proteção de riachos.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

EP. 03 - MUSEU DO SAPATO (TORONTO)

UM MUSEU INUSITADO E CURIOSÍSSIMO, TOTALMENTE DEDICADO AOS SAPATOS. DESDE OS TEMPOS DAS CAVERNAS (COM O MAIS ANTIGO ¨ANCESTRAL¨ DO SAPATO JÁ ENCONTRADO ATÉ AS MAIS TECNOLÓGICAS CRIAÇÕES ATUAIS, PASSANDO PELOS EGÍPCIOS, ROMANOS, GREGOS, CHINESES, INDIANOS, ISRAELENSES... QUATRO ANDARES DE EXPOSIÇÃO EM UM PRÉDIO MODERNO E BELÍSSIMO. INCLUSIVE COM UM ESPAÇO DEDICADO ÀS CELEBRIDADES, COM SAPATOS QUE PERTENCERAM MARLYN MONROE, ELVIS, JOHN LENNON, ELTON JOHN, MADONNA, ETC.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

EP. 03 - MUSEU DO SAPATO (TORONTO)

UM MUSEU INUSITADO E CURIOSÍSSIMO, TOTALMENTE DEDICADO AOS SAPATOS. DESDE OS TEMPOS DAS CAVERNAS (COM O MAIS ANTIGO ¨ANCESTRAL¨ DO SAPATO JÁ ENCONTRADO ATÉ AS MAIS TECNOLÓGICAS CRIAÇÕES ATUAIS, PASSANDO PELOS EGÍPCIOS, ROMANOS, GREGOS, CHINESES, INDIANOS, ISRAELENSES... QUATRO ANDARES DE EXPOSIÇÃO EM UM PRÉDIO MODERNO E BELÍSSIMO. INCLUSIVE COM UM ESPAÇO DEDICADO ÀS CELEBRIDADES, COM SAPATOS QUE PERTENCERAM MARLYN MONROE, ELVIS, JOHN LENNON, ELTON JOHN, MADONNA, ETC.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 12/09/2020

Conheça o Programa
n
TALENTOS

TALENTOS - QUINTA ELIMINATÓRIA

livre
TALENTOS

TALENTOS - QUINTA ELIMINATÓRIA

livre
ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS / BEETHOVEN / JOHANN STRAUSS JR.

livre
ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS / BEETHOVEN / JOHANN STRAUSS JR.

livre
Roda Viva

LILIA SCHWARCZ

EM SETEMBRO, A TV BRASILEIRA COMPLETA 70 ANOS. AQUI, NA TV CULTURA, VOCÊ VAI ENCONTRAR UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR ESTE MARCO, E O RODA VIVA NÃO PODERIA FICAR DE FORA. HOJE E AO LONGO DO MÊS RECEBEREMOS NOMES QUE AJUDARAM A CONSTRUIR ESSA HISTÓRIA. PARA COMEÇAR, TEMOS O PRAZER DE RECEBER ALGUÉM QUE FAZ JUS À MELHOR ACEPÇÃO DO TERMO PRATA DA CASA. FOI DAQUI, NO ANTOLÓGICO MATÉRIA PRIMA, QUE ELE ALÇOU VOOS E LEVOU O BORDÃO 'FALA GAROTO!' PARA O SBT E DEPOIS PARA A GLOBO, ONDE PILOTA HÁ 20 ANOS O ALTAS HORAS, AGORA DIRETO DA SUA CASA. SÃO TANTAS DATAS REDONDAS, JÁ QUE TAMBÉM ELE FEZ 70 ANOS NESTE ANO, QUE CHEGUEI A CAIR NUM MEME DO TWITTER E ACHAR QUE O ANIVERSÁRIO DELE ERA HOJE. NÃO É, MAS ISSO NÃO IMPEDIRÁ QUE ESTA ENTREVISTA SEJA UMA CELEBRAÇÃO DO BOM FILHO QUE À CASA TORNA. COM A GENTE NO CENTRO VIRTUAL DO RODA VIVA, SERGINHO GROISMAN! PARA ENTREVISTAR O SERGINHO GROISMAN NÓS CONVIDAMOS: ALE SANTOS, ESCRITOR E COLUNISTA DA PONTE JORNALISMO E DO PODCAST INFILTRADOS NO CAST CRISTINA PADIGLIONE, COLUNISTA DE TV DOS JORNAIS FOLHA DE S.PAULO E AGORA SP ALBERTO PEREIRA JR., JORNALISTA E ARTISTA SOCIAL, APRESENTADOR DO PROGRAMA TRACE TRENDS, NA TRANCE TV E NA REDE TV! DEBORA MIRANDA, EDITORA DE ENTRETENIMENTO DO UOL, E UMA DAS APRESENTADORAS DO PODCAST UOL VÊ TV E DANIEL FERNANDES, EDITOR-COORDENADOR DA ÁREA DE METRÓPOLES DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

LILIA SCHWARCZ

EM SETEMBRO, A TV BRASILEIRA COMPLETA 70 ANOS. AQUI, NA TV CULTURA, VOCÊ VAI ENCONTRAR UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR ESTE MARCO, E O RODA VIVA NÃO PODERIA FICAR DE FORA. HOJE E AO LONGO DO MÊS RECEBEREMOS NOMES QUE AJUDARAM A CONSTRUIR ESSA HISTÓRIA. PARA COMEÇAR, TEMOS O PRAZER DE RECEBER ALGUÉM QUE FAZ JUS À MELHOR ACEPÇÃO DO TERMO PRATA DA CASA. FOI DAQUI, NO ANTOLÓGICO MATÉRIA PRIMA, QUE ELE ALÇOU VOOS E LEVOU O BORDÃO 'FALA GAROTO!' PARA O SBT E DEPOIS PARA A GLOBO, ONDE PILOTA HÁ 20 ANOS O ALTAS HORAS, AGORA DIRETO DA SUA CASA. SÃO TANTAS DATAS REDONDAS, JÁ QUE TAMBÉM ELE FEZ 70 ANOS NESTE ANO, QUE CHEGUEI A CAIR NUM MEME DO TWITTER E ACHAR QUE O ANIVERSÁRIO DELE ERA HOJE. NÃO É, MAS ISSO NÃO IMPEDIRÁ QUE ESTA ENTREVISTA SEJA UMA CELEBRAÇÃO DO BOM FILHO QUE À CASA TORNA. COM A GENTE NO CENTRO VIRTUAL DO RODA VIVA, SERGINHO GROISMAN! PARA ENTREVISTAR O SERGINHO GROISMAN NÓS CONVIDAMOS: ALE SANTOS, ESCRITOR E COLUNISTA DA PONTE JORNALISMO E DO PODCAST INFILTRADOS NO CAST CRISTINA PADIGLIONE, COLUNISTA DE TV DOS JORNAIS FOLHA DE S.PAULO E AGORA SP ALBERTO PEREIRA JR., JORNALISTA E ARTISTA SOCIAL, APRESENTADOR DO PROGRAMA TRACE TRENDS, NA TRANCE TV E NA REDE TV! DEBORA MIRANDA, EDITORA DE ENTRETENIMENTO DO UOL, E UMA DAS APRESENTADORAS DO PODCAST UOL VÊ TV E DANIEL FERNANDES, EDITOR-COORDENADOR DA ÁREA DE METRÓPOLES DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

SUZANA AMARAL

SUSANA AMARAL //O PROGRAMA CONTA COM AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES DE CINEMA DA ESCOLA DE COMUNICACOES E ARTES DA USP,COM CRITICOS DE CINEMA,PESSOAS DO POVO,PROFESSORES DE CINEMA,PUBLICITARIOS,ESCRITORES,JORNALISTAS,SOCIOLOGOS,CINEASTAS E DIRETOR DE FOTOGRAFIA./NO PROGRAMA SUSANA AMARAL FALA DE SUA VIDA, SUA CARREIRA,MAIS PRINCIPALMENTE DO SEU SUCESSO COM O FILME "A HORA DA ESTRELA"
Conheça o Programa
10
Vox Populi

SUZANA AMARAL

SUSANA AMARAL //O PROGRAMA CONTA COM AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES DE CINEMA DA ESCOLA DE COMUNICACOES E ARTES DA USP,COM CRITICOS DE CINEMA,PESSOAS DO POVO,PROFESSORES DE CINEMA,PUBLICITARIOS,ESCRITORES,JORNALISTAS,SOCIOLOGOS,CINEASTAS E DIRETOR DE FOTOGRAFIA./NO PROGRAMA SUSANA AMARAL FALA DE SUA VIDA, SUA CARREIRA,MAIS PRINCIPALMENTE DO SEU SUCESSO COM O FILME "A HORA DA ESTRELA"
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

O CINEMA CLASSICO NA OTICA DE ALFRED HITCHCOCK - O OLHAR FABRICADO

Alfred Hitchcock é um dos cineastas mais comentados, biografados e reverenciados de todos os tempos. Ele já foi tratado como um mero empregado dos estúdios, repetindo a mesma fórmula para garantir bilheterias, mas também já foi alçado à condição de gênio, de grande autor, principalmente depois que os franceses da Nouvelle Vague (Truffaut à frente) promoveram uma releitura respeitosa (e quase sempre precisa) de seus principais filmes. Ismail Xavier analisa Alfred Hitchcock como um trabalhador do cinema e um artesão do olhar em Vertigo (Um Corpo que Cai, 1958), baseado no livro "D'Entre les Morts", da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac. O livro foi escrito especialmente para Hitchcock, que inventou para o filme a célebre sequência de zooms e afastamento da câmera, que transmite ao espectadr o terrível medo de alturas sentido pelo personagem - um detetive (James Stewart) contratado por um amigo para vigiar sua esposa (Kim Novak), suicida em potencial. Em Vertigo, Hitchcock ( que aparece em cena aos exatos 11 minutos, caminhando em frente a um estaleiro) brinca com o olhar do público. Pela lentes do mestre descobrimos, num primeiro momento, saber tanto quanto o desnorteado Jimmy. Em seguida descobrimos saber mais que ele (o que nos faz ter pena de todo o sofrimento do protagonista) e no final do filme voltamos a saber tanto quanto Jimmy. Vertigo recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Som ( trilha sonora hipnótica de Bernard Herrmann e excelente abertura de Saul Bass) e Melhor Direção de Arte.
livre