Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 13 de Setembro

ABERTURA DA EMISSORA

O FORNO DO ALASCA

livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 06

No episódio 6 desta temporada, vamos conhecer Flávia Campos criadora do BMX Para Meninas. Uma série sobre bicicletas especiais com Mario Canna: hoje é sobre a bicicleta dinamarquesa Pedersen. Caetano Barreira fala sobre a Velodrame. Novas tecnologias e lançamentos para o mundo das bicicletas com CEO da Bikestation Sandro Wuicik e Cezar Freitas da Garmin BR. Vamos conhecer a atleta Vivi Favery que conta sua experiência com a Cannondale Brasil Racing.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

SUICÍDIO

Suicídio: um ato complexo, presente em nosso meio que merece mais atenção. Com grande impacto social e econômico, o suicídio é considerado um sério problema de saúde pública. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, colocando o país como oitavo colocado no mundo em taxas de suicídio. Neste educativo, vamos abordar o tema e como podemos ajudar uma pessoa que pensa em se suicidar.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

OUTRAS VERTENTES NO VIOLA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de artistas que tem uma forte ligação com a cultura caipira, mas consagrados em outras vertentes musicais. Os artistas são: Noite Ilustrada, Jane Duboc, Belchior, Jair Rodrigues, Altamiro Carrilho, Demônios da Garoa,Alzira E Tetê Espíndola, Emílo Santiago, Roberto Leal, João Ormond, Miltinho Edilberto, Chico Teixeira e NÔ Stopa, Sá e GUarabyra, Ivan Lins e Rafael Altério.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 439

Bloco 01___________________________ “ESTE PROGRAMA É DEDICADO AOS GRANDES HEROIS DAS PARALIMPÍADAS 2016” Cego (poema de Catullo da Paixão Cearense) Bloco 02___________________________ Silvério Pessoa (Carpina - PE) Cabeça Feita (Sebastião Batista da Sila / Jackson do Pandeiro) Músicos Acompanhantes: Júlio Cesar Mendes (sanfona) Fabinho Zabumbão (zabumba) Thaigo Santos (cavaquinho) Léo Rodrigues (pandeiro) 1x1(Edgar Ferreira) Bloco 03___________________________ Silvério Pessoa (Carpina - PE) Músicos Acompanhantes: Júlio Cesar Mendes (sanfona) Fabinho Zabumbão (zabumba) Thaigo Santos (cavaquinho) Léo Rodrigues (pandeiro) Quadro Negro (Rosil Cavalcante / Jackson do Pandeiro) Bloco 04___________________________ Fatima Guedes (Rio de Janeiro - RJ) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão 7 cordas) Bré (percussão) Violão (Sueli Costa / Paulo César Pinheiro) A vida que a gente leva (Fatima Guedes) BLOCO 5___________________________ Fatima Guedes (Rio de Janeiro - RJ) Músicos Acompanhantes: Edmilson Capelupi (violão 7 cordas) Bré (percussão) Sempre bate o sol (Fatima Guedes)
Conheça o Programa
livre

livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 06 - VIAGEM PAI E FILHA

Ruy e sua filha, Bianca, partem para uma aventura de cerca de 7.500 quilômetros de estradas pelo Brasil. O primeiro objetivo é chegar ao extremo norte, no litoral do Ceará, na divisa com o Piauí. Depois, percorrer mais de 2.500 quilômetros pelo litoral do nordeste até a Bahia. E durante a viagem, mostrar a fauna, flora e passeios interessantes dos lugares ao longo da viagem.
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 06 - PESCADOR PROFISSIONAL

livre
Mundo Museu

EP. 06 - MUSEU REAL DE ONTÁRIO (TORONTO)

PROVAVELMENTE O MELHOR MUSEU DO PAÍS. SEGUE O PADRÃO DOS GRANDES MUSEUS NACIONAIS, COM QUILÔMETROS DE EXPOSIÇÃO SOBRE OS MAIS VARIADOS TEMAS: HISTÓRIA NATURAL, CULTURAS E CIVILIZAÇÕES ANTIGAS, MINERALOGIA, PALEONTOLOGIA... TESOUROS, CURIOSIDADES E ARTE EM UMA SÓ VISITA.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

FAZENDO ARTE

Os amigos de Mini-Mini fazem retratos uns dos outros, mas apenas a pintura de Muda agrada as pessoas da vila.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 02 - INSTRUMENTOS MUSICAIS I

Tambor de Latinha Neste episódio, SuperHands vai ensinar a construir um tambor muito legal, usando latinha, elástico e bexiga. Uma brincadeira simples, que ajuda no desenvolvimento musical e motor da criançada. Sanfona Hoje vamos brincar de sanfoneiros! Com SuperHands a gente aprende a fazer um dos instrumentos mais usados no forró! Pandeiro Faça parte dessa roda de samba com SuperHands! Não tem nenhum instrumento musical? Aprenda e monte seu Pandeiro! É tão fácil que conseguirá fazer cantando e dançando sem perder o gingado!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

PEPPA PIG IV - 28 SOL, MAR E NEVE, O COMPUTADOR DO VOVÔ PIG E HOSPITAL

EP 4 - Peppa e seus amigos e familiares estão ansiosos para uma viagem para o litoral, onde eles podem fazer castelos de areia, mas quando eles chegam na praia há muita neve! EP 5 - Mamãe Pig dá a vovó e vovô o seu velho computador para trabalhar e brincar. EP 6 - Peppa e suas amigas do playgroup vão com Madame Gazelle visitar Pedro Pony, que está no hospital.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-09-A ESCOLA DO DUCK/PROBLEMA COM O TIGRE

Bloco 1: Quando uma tempestade muito ruim destrói a sala de aula da Escola de Harwick, todas as crianças precisam ser levadas de trem para Knapford para ter aulas. Daisy odeia fazer a corrida da escola, mas Duck fica ansioso para fazer o trabalho - tudo o que ele precisa é de um vagão. Duck procura por toda Sodor por um vagão reserva, mas todos estão sendo usados. Finalmente, em um antigo tapume coberto por vegetação, ele se depara com Dexter, um velho carro-restaurante enferrujado. Mas os eixos de Dexter estão quebrados e ele não pode levar as crianças para a escola. Duck se lembra do que seu amigo Reg lhe disse sobre consertar, reciclar e reutilizar, e tem uma ótima ideia - talvez Dexter não possa carregar as crianças, mas ele pode ser consertado, repintado e reutilizado como uma sala de aula. Bloco 2: Quando Thomas descobre que turistas vêm à Índia para tentar ver tigres, ele também quer ver tigres. Rajiv decide levar seus passageiros em um desvio pela selva para que ele possa ver um primeiro. Então, Thomas decide fazer um desvio pela selva também. Mas quando Rajiv pega uns passageiros muito suspeitos e descobre que a carga deles era uma jaula de tigre, Thomas suspeita do que seja aquilo. Com a ajuda de Rajiv e Shankar Thomas sai para capturar os caçadores de tigres antes que eles capturem um tigre.
Conheça o Programa
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 19 - UM SHOW NADA SIMPLES

Sunny e as meninas montam um show para que Johnny-Ray mostre seu talento de música country para todos da cidade de Friendly Falls. Mas Sunny se anima tanto que acaba não ouvindo os desejos de Johnny, o que pode transformar a apresentação em um grande desastre.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

10 - UM TIO QUE É SHOW

TIO SHOW APARECE NA CASA DA FAMÍLIA CHOCOLIX, QUE JÁ ESTAVA COM SAUDADES DE SUAS ACHOCOLATADAS AVENTURAS. NO ENTANTO ELE DIZ ESTAR SÓ DE PASSAGEM, POIS PRECISA IR AJUDAR SEU AMIGO REI DA SONHOLÂNDIA QUE ESTÁ COM UM GRAVE PROBLEMA: AS CRIANÇAS DO SEU REINO ESTÃO TENDO PESADELOS TODAS AS NOITES POR CONTA DE UM FEITIÇO QUE A BRUXA AZEDA COLOCOU NELES. CHOCOLYNE LEMBRA QUE SE AINDA TIVESSE A PEDRA DO DESEJO QUE TIO SHOW LHE DERA, PODERIAM RESOLVER O PROBLEMA. PORÉM ELA CONTA QUE DERA A PEDRA PARA SUA AMIGA FADINHA FLORIDA. ENTÃO, TIO SHOW TEM A IDEIA DE PEDIREM AJUDA PARA A FADA FLORIDA, QUE ENCARA SUA PRIMEIRA MISSÃO: JOGAR A POÇÃO-ANTÍDOTO,PREPARADA PELA FADA MESTRE, SOBRE AS CASAS DAS CRIANÇAS.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

11 - TRABALHO EM EQUIPE

AS CRIANÇAS DA ESCOLA VÃO PARA UM ACAMPAMENTO DE FÉRIAS. LÁ ELES DISPUTARÃO VÁRIOS JOGOS DE COMPETIÇÃO. PARA ISSO ELES RESOLVEM SE DIVIDIR EM DUAS EQUIPES: MENINOS CONTRA MENINAS. NO AUGE DAS COMPETIÇÕES, AS CRIANÇAS PERCEBEM QUE TEM UM PROBLEMA E QUE A ÚNICA ALTERNATIVA PARA RESOLVÊ-LO É SE UNIREM. DESSA FORMA ELES SUPERAM O PROBLEMA E PERMANECEM UNIDOS O RESTO DO PERÍODO DO ACAMPAMENTO.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 22 - PROBLEMAS NO PENHASCO PARABRISA

O SATÉLITE DA CIDADE ESTÁ COM DEFEITO.
livre
REV & ROLL

EP. 22 - FÓSSIL COLOSSAL

REV LIDERA A TURMA NA CAÇA DE FÓSSEIS, E ELES ENCONTRAM UM CRÂNIO ENORME! MAS QUANDO PERCEBEM QUE NÃO PODEM FICAR COM ELE, SE PERGUNTAM COMO CONSEGUIR UM DINOSSAURO POR CONTA PRÓPRIA.
livre
Bubu e as Corujinhas

CADÊ?

Bubu, Biel e Bonie estão decidindo qual será a brincadeira do dia, quando, de repente, Bonie desliza sozinha pelo galho. Após uma breve investigação, as corujinhas descobrem que era um lagarto disfarçado. Surge a dúvida: será que os animais brincam de esconde-esconde? O trio parte à procura desses bichinhos escondidos pela floresta. Biel questiona: será que esses animais são tímidos? Bubu afirma que não, eles estão é brincando de esconde-esconde. A resposta dessa questão vale uma aposta de mil amoras! Nessa busca, surgem camuflados um sapo no meio das folhas, uma mariposa no tronco, um bicho-pau no meio dos gravetos e uma raposinha, que afirma se esconder, mas não por brincadeira. Em casa, o Papai Coruja explica o que é a camuflagem e a Mamãe Coruja canta a música “Esconde-esconde”.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 51 - TERRA MOLHADA

HISTORIA CENTRAL: CHOVE E O LENÇOL APARECE SUJO DE BARRO BRINCADEIRA: DURO OU MOLE
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - O BANHO DO PINTINHO - 06

O Banho do Pintinho / Ovo Surpresa (Bola) / Galinhas no Parque / Pescaria de Cores (Azul) / Hora da Música (Atirei o Pau no Gato) O Banho do Pintinho É hora da Galinha Pintadinha e do Galo Carijó darem um banho no Pintinho, mas para ele tudo é uma grande brincadeira cheia de bolhas de sabão. Galinhas no Parque As três galinhas vão ao parque de diversões. Após percorrer todos os brinquedos, conseguem um lindo brinde.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

06 - O RISO DO SUMIÇO

MATILDE ESTÁ PRESTES A TER UMA REVELAÇÃO SOBRE COMO CONTROLAR SEUS PODERES EM SEU SONHO QUANDO É ACORDADA PELOS POMBOS QUE BARBACRESPA ESTÁ FAZENDO SAIR DE SUA CARTOLA. IRRITADA, MATILDE VAI PROCURAR CARLOS PARA SE ANIMAR. SEU AMIGO A FAZ RIR E SEU HUMOR LOGO MELHORA. O ÚNICO PROBLEMA É QUE TODAS AS VEZES QUE RI, MATILDE FAZ ALGUMA COISA DESAPARECER. ESSA É A DIVERSÃO DO DIA DELES, ATÉ QUE, ACIDENTALMENTE, MATILDE FAZ CARLOS DESAPARECER.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 16 - LIGADOS NO RÁDIO

FASCINADOS COM A COLEÇÃO DE RÁDIOS DO AVÔ, LUNA E JÚPITER, ACOMPANHADOS POR CLÁUDIO TENTAM DESCOBRIR OS SEGREDOS DO FUNCIONAMENTO DOS RÁDIOS. E PARA ISSO VÃO À RADIOLÂNDIA. LÁ CONHECEM UM RADINHO MUITO SIMPÁTICO CHAMADO HERTZ, QUE APRESENTA O SEU MUNDO E AS ONDAS DE TRANSMISSÃO.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 11

Feira de escola: Blaine fica com inveja de Nella na feira de escola. Talento nos cascos?: Depois de entrar em um show de talentos, Clod fica envergonhado ao descobrir que não possui os mesmos talentos que os outros cavalos.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

DESMANCHA PRAZERES

Shaun convence Bitzer a participar de seu jogo de Cricket, mas Bitzer está mais preocupado com as condições do campo do que com o jogo. Os animaizinhos que moram debaixo da terra, infelizes com o jogo que acontece acima, resolvem agir e logo tudo se transforma em guerra total.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

UM DIA DAAAAQUELES

O rebanho não reconhece Shaun quando ele perde uma das suas características mais marcantes. Seu velho amigo Bitzer o ajuda a rastrear o que foi perdido, mas não antes de Shaun se tornar muito apegado a uma das galinhas...
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 20

Nas Ilhas Maurício, os irmãos Lolo e Tutu, duas flores de lótus, moram em duas casas ao mesmo tempo e sofrem por terem que ir toda hora de uma casa para a outra. Vendo a dificuldade dos irmãos, Vivi, Mochilão e Lanterninha bolam planos super-surpreendentes, como uma incrível bolha aquática que flutua no mar para tentar reduzir a distância entre as casas.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DUAS PRINCESAS E UM PESTINHA

A nossa querida Mônica está se sentindo sozinha, pois parece que quase todas as suas amigas têm uma atividade pra fazer. Mas graças a Marina, que percebe a tristeza de sua amiguinha, elas começam a brincar e embarcam numa aventura com princesas, príncipes e castelos. O que elas não contavam é que o Cebolinha ia chegar de surpresa para acabar com tudo. Será que elas coseguiram dar um basta no nosso querido amigo carequinha?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

E ASSIM SE PASSARAM 30 ANOS

Será que a Mônica vai continuar baixinha e dentuça, mesmo quando ficar mais velha? Ela acaba cochilando embaixo de uma árvore mágica e, quando acorda, todos na turma estão adultos. E agora?
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

07 - CONTRADIÇÃO

CLARICE ACREDITA QUE EXISTEM VERDADES IMUTÁVEIS. DENTRO DA CASA DON BIGODON MOSTRA PARA BINA, KINO E LINO QUE É POSSÍVEL EXISTIR PONTOS DE VISTA DISTINTOS.
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

SANTUÁRIO-HISTÓRIAS DE SOBREVIVÊNCIA DOS ALPES - EP. 01

Os Alpes! Uma cordilheira de pedra com 1.300 quilômetros de extensão no coração da Europa. Encostas íngremes, o vento varreu as rochas de ponta. Um ar desesperadamente sem oxigênio. Um resfriado cortante. Como os seres vivos se adaptam a essas condições extremas? Como se seduzem, criam seus filhos, conquistam novos territórios e percorrem grandes distâncias? Como eles podem viver nessas condições infernais? Do urso poderoso que não teme ninguém ao estranho abutre barbudo que só come ossos, da solitária loba expulsa de sua matilha ao surpreendente sapo marrom que vive na neve, os animais que vivem nos Alpes devem ser mais espertos a cada um dia com os perigos naturais deste ambiente extremo. Dos cumes mais altos aos vales mais profundos, eis os destinos surpreendentes dessas espécies que enfrentam a violência da montanha. Os criadores de Wild France levam você em uma jornada incrível pelo coração congelado da Europa para descobrir que nem sempre é o mais forte que sobrevive, mas mais frequentemente aqueles que ajudam uns aos outros.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1339

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA AS PESQUISAS QUE COMPROVAM A CAPACIDADE DE AFETO QUE OS CÃES TEM PELOS HUMANOS E POR OUTROS SERES VIVOS. E VOCÊ VAI VER TAMBÉM: INDÍGENAS FORMAM BRIGADAS PARA COMBATER OS INCÊNDIOS QUE ATINGEM O PARQUE DO XINGU. ARTISTAS E ONGS CRIAM CAMPANHAS DE APOIO AOS POVOS DA FLORESTA E COMUNIDADES TRADICIONAIS QUE VIVEM NA AMAZÔNIA. E, O FOTOGRÁFO JOÃO FARKAS LANÇA NOVO LIVRO SOBRE O PANTANAL, BIOMA BELO E FRÁGIL QUE ESTÁ SENDO CONSUMIDO POR QUEIMADAS CRIMINOSAS.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 372 - UM DESAFIO PARA A CIÊNCIA

A BATALHA CONTRA A COVID-19. SÃO MAIS DE 170 VACINAS PESQUISADAS EM TODO O MUNDO. ALGUMAS, EM FASE FINAL, INCLUSIVE NO BRASIL. E MAIS DE 300 MEDICAMENTOS, PARA AQUELES QUE JÁ CONTRAÍRAM O VÍRUS, ESTÃO SENDO TESTADOS. MILHARES DE PESQUISADORES SE DEDICAM A ESSA TAREFA EM UNIVERSIDADES, INSTITUTOS INDEPENDENTES E LABORATÓRIOS MULTINACIONAIS. NA CORRIDA PARA ENCONTRAR A BALA DE PRATA CONTRA O VÍRUS, OS CIENTISTAS ESTUDAM UM TRATAMENTO QUE PODE FUNCIONAR, MAS TRAZ UM SÉRIO DILEMA: É MUITO CARO E DE DIFÍCIL PRODUÇÃO. SERÁ QUE PODE SURGIR UM REMÉDIO SÓ PARA POUCOS? E A LUTA CONTRA A COVID-19 GANHA DIMENSÕES POLÍTICAS. A RÚSSIA ANUNCIA QUE ENCONTROU PRIMEIRO A FÓRMULA DA VACINA. MAS A PERGUNTA QUE ESTÁ NO AR É : VOCÊ TOMARIA A VACINA DOS RUSSOS, QUE A COMUNIDADE CIENTÍFICA INTERNACIONAL AINDA NÃO APROVOU? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

MADE IN CHINA

Made in China Com Rosana Pinheiro Machado - cientista social A China na década de 80 voltou a abrir a sua economia para o mundo a partir da produção de mercadoria barata. A marca “Made in China”, feito na China, conquistou mercados mas para muitos acabou virando sinônimo de mercadoria de camelô e de descaso com leis e direitos humanos. Mas se o selo “Made in China” fez a China ser de novo uma potência comercial, hoje o país trabalha para tirar a imagem negativa desta marca que ganhou o mundo. E vive o dilema de encontrar lugar na economia do ocidente sem perder a tradição da sua cultura milenar. Para conquistar o mundo, a China precisará abrir mão de ser a China? Como concepções filosóficas e estratégias econômicas tem pavimentado os caminhos deste país?
Conheça o Programa
14
Metrópolis

METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 421 - 13/09/2020

Conheça o Programa
n
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 189 - ESPECIAL FOTOGRAFIA: FAKE X REALIDADE

O quanto de verdade existe em uma imagem? Ou o fake seria a nova realidade? A nossa equipe vai em busca de respostas: - Conheça o trabalho de Alison Jackson: a fotógrafa brinca com o imaginário do observador e contrata dublês de celebridades para encenar situações que teriam acontecido entre famosos. - Os 30 anos do photoshop e a discussão sobre o quanto de edição de imagem é aceitável no fotojornalismo. - O prêmio "Gute Aussichten" (Boas perspectivas, em português) revela todos os anos os novos talentos da fotografia na Alemanha. O tema da edição de 2020: Guerra e Paz em tempos de desinformação global. - O fotógrafo Akinbode Akinbiyi se dedica a retratar o cotidiano de grandes cidades da Europa e da África. Em Berlim, por exemplo, ele comanda o projeto “Bairro Africano”. Desde os anos 90, ele documenta o bairro Wedding, onde muitas ruas têm o nome de ex-colônias alemãs ou de homens que foram responsáveis pelo sofrimento e morte de dezenas de milhares de africanos no passado.
Conheça o Programa
12
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 61 - BRÁULIO BESSA

Nesta edição do #Provoca, Marcelo Tas recebe o poeta BRÁULIO BESSA.
Conheça o Programa
10
Persona em Foco

MONAH DELACY

Conheça o Programa
14
Jazz Sinfônica Brasil

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM11 - TEMPORADA 2 - ROBERTO SION

Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - ARTE NA QUARENTENA

Em meio à pandemia do novo coronavírus, como dar um respiro e relaxar um pouco? Como podemos nos divertir respeitando o isolamento e distanciamento social? Como os artistas têm produzido e chegado até o público nestes tempos difíceis? As artes têm um papel importante neste momento, mas será que têm o investimento devido? Para falar sobre o assunto, vamos conversar com a cantora Teresa Cristina, a rainha das lives e com o ator e comediante Paulo Vieira, criador, entre outras coisas, do "Diário do Coronga".
Conheça o Programa
n
IDENTIDADE #TRANSVIVE

IDENTIDADE#TRANSVIVE - 01 - ROSA LUZ

Rosa Luz é uma multi-artista. Artista Visual, rapper, performer e estudante de teoria crítica e história da arte, Rosa já lançou seu primeiro EP de rap e tem um canal no youtube bastante acessado. Neste episódio, acompanhamos o processo de gravação do seu EP enquanto somos apresentados à família e aos amigos de Rosa, conhecendo um Distrito Federal deslocado do Plano Piloto.
12
PAIXÃO PELO CHORO

APRENDER. ENSINAR. COMPARTILHAR. DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

livre
Figuras da Dança

MARILENE MARTINS

Pioneira da dança moderna em Belo Horizonte, Marilene Martins escreve o movimento por meio de gestos e palavras. Dividiu sua carreira entre Belo Horizonte, onde dançou no Ballet de Minas Gerais, sob direção de Carlos Leite, e no Ballet Klauss Vianna, de Klauss e Angel Vianna; Salvador, onde cursou dança moderna na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e integrou o grupo Juventude e Dança e o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, e Rio de Janeiro, cidade em que aprofundou seus estudos em dança. Com o apoio de Rolf Gelewski (1930-1988) fundou a Escola de Dança Moderna Marilene Martins, em Belo Horizonte, em 1969, e o Trans-Forma Grupo Experimental de Dança, em 1971. Com o término do grupo em 1988, Nena, como é conhecida, não parou de criar: estudou decoração, formou-se em artes plásticas e passou a escrever poesias. Até hoje seus conceitos e sua forma de olhar para uma dança experimental reverberam nos trabalhos da cena da dança mineira.
Conheça o Programa
10
Sala de Cinema

BADI

Do premiado diretor Edu Felistoque, o longa-metragem BADI tem como objeto a trajetória pessoal e a carreira internacional da cantora, violonista e compositora Badi Assad. A obra vai mergulhar no universo criativo da “moça dos mil sons” através de um ponto de vista inusitado, onde o status de estrela dá lugar ao posto de mulher da música. O filme pretende ainda, revelar como esta incrível artista brasileira conseguiu se tornar referência dentro de um ramo musical predominantemente masculino. Vamos invadir a realidade da artista, mãe, mulher contemporânea, de grande sucesso internacional, cujo extraordinário talento ganhou o mundo, mas sem nunca perder a essência de garota interiorana, que valoriza não o sucesso estridente e sim as simples emoções da arte e da vida.
Conheça o Programa
livre
INVESTIGADORES DA HISTÓRIA

12 - GASTONE LÚCIA

GASTONE LÚCIA BELTRÃO ESTUDANTE E MILITANTE DA ALN MORRE EM VERSÃO OFICIAL EM UM TIROTEIO COM A POLÍCIA. GUERRILHEIRA DE CUBA, EXISTEM VÁRIAS VERSÕES SOBRE SUA MORTE, ENTRE ELAS UMA BRIGA COM O NAMORADO. CELSO E MAURO REVISITAM SUA HISTÓRIA E O LOCAL PARA DESCOBRIR A VERDADE SOBRE O ÓBITO.
14
DOC TV

A DESCOBERTA DA AMAZÔNIA PELOS TURCOS ENCANTADOS (PA)

A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados é um documentário que registra / recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia. O Tambor de Mina é um mundo onde cabem todos os mundos. Lá estão os voduns e orixás africanos, deuses indígenas, nobres encantados - como D. Sebastião e Marques de Pombal - junto com sultões e princesas do Oriente , cuja história remonta a época das Cruzadas.Nos aproximadamente 2.500 terreiros Mina existentes na Grande Belém as princesas turcas Mariana, Herondina e Jarina são as entidades mais cultuadas entre todas que fazem parte do Mundo da Encantaria. Esta devoção por divindades procedentes do Oriente pelo povo afro-caboclo-indígena da Amazônia é explicada pela saga metafísica do Povo da Turquia, contada/cantada pelos adeptos do Tambor de Mina nas suas festas e atos religiosos.
Conheça o Programa
livre
Escala Musical

ESCALA MUSICAL - 03

Calor e frio. Norte e Sul. Felipe Cordeiro e Karol Conka. O calor de Belém de Pará, de ritmos e músicas quentes que até quando tristes são alegres. E o rap feminino e cheio de personalidade moldado no frio curitibano. A interpretação de "Mulher do Fim do Mundo" (Alice Coutinho e Romulo Fróes) por Karol Conka e Felipe Cordeiro no final do encontro.
Conheça o Programa
livre