Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 14 de Maio

Fórmula E

TREINO CLASSIFICATÓRIO - 14/05/22 - 05H30

Conheça o Programa
Cocoricó

MAU HUMOR, QUE HORROR! (REMASTERIZADO)

Conheça o Programa
livre
THE FURCHESTER HOTEL

THE FURCHESTER HOTEL - 04 - CANTANDO TIROLÊS

Quando o telefone da recepção quebra, um hóspede do hotel sugere que os Furchesters tentem se comunicar com seus convidados gritando.
livre
AS GRANDES AVENTURAS DE ÊNIO E BETO

EP. 06 - OLIMPÍADAS DE PASSARINHOS

Ênio e Beto estão treinando o pato de borracha e Berenice nas Olimpíadas de pássaros.
livre
PEQUENAS AVENTUREIRAS

EP. 13 - DECOLAGEM

SUSANA E MONSTRO QUEREM LANÇAR UM FOGUETE MAS NÃO SABEM COMO FAZÊ-LO. COM A AJUDA DE ABBY, ELES TENTAM USAR A FORÇA DO AR PARA FAZÊ-LO DECOLAR.
livre
SUPER GROVER 2.0

SUPER GROVER 2.0 - TRUQUE DE EQUILÍBRIO

Um grupo de amigos está ensaiando uma coreografia de dança que irão apresentar, mas em um momento da coreografia eles não conseguem ficar em pé juntos, acabam desequilibrando e caindo. O nosso herói Super Grover 2.0 então surge para ajudá-los a encontrar uma maneira de enfim conseguirem fazer a coreografia.
livre
ELMO, O MUSICAL

EP. 09 - ELMO, O MUSICAL - IGUANA

Elmo, imaginando-se como um iguana, encontra sua amiga réptil, que lhe ensina algumas palavras em espanhol. Ela então recebe uma ligação informando que hoje é o aniversário de sua avó, mas ela não pode comparecer porque mora muito longe, no México.
livre
ESCOLA DE FADAS DA ABBY

ESCOLA DE FADAS DA ABBY - O DESAFIO DA CINDERELA

Na Escola Voadora de Fadas, a Sra. Sparklenose desafia Abby, Gonnigan e Blogg a ganhar suas asas de Fada Madrinha completando quatro tarefas: magicamente dar a Cinderela (Blogg) um vestido, criar um par de chinelos de cristal, transformar uma abóbora em algo para andar, e levar Cinderela até a bola, tudo antes que o cronômetro chegue ao meio-dia.
livre
Monstruous – Monstros em Rede

ESPECIAL 02- GROVER E A DOSE CERTA DE TELA

Elmo, Abby e Come-Come aprendem sobre a importância de limitarem o tempo de uso dos dispositivos digitais e de incluírem na rotina momentos para se exercitarem, brincarem ao livre, criarem e relaxarem.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG III - 11 O SAPO / MOLANG ELÉTRICO

O SAPO É inverno. Está frio. Molang e Piu Piu resgatam um sapo com muito frio e cuidam dele. Molang tricota para o sapo um chapéu que lembra uma coroa. Molang e Piu de repente se perguntam: e se o sapo for realmente um rei que foi transformado em sapo? E qual é a única maneira de transformá-lo novamente em um príncipe? Bem, um beijo, claro ... MOLANG ELÉTRICO Piu Piu e Molang estão fazendo piquenique quando chega uma tempestade. Um raio cai e Molang de repente percebe um estranho poder: quando Molang pressiona seu estômago, ele se acende como uma lâmpada! O médico recomenda que ele simplesmente espere: sua “bateria” interna vai perdendo sua energia com o tempo. Mas há mais surpresas na loja: quando acende, Molang é capaz de consertar todo e qualquer objeto elétrico à distância ...
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - O SINO DA SORTE DE PERCY/ A CARGA DE AREIA DA SANDY

Bloco 1: Thomas está nervoso para fazer uma entrega nas minas, então Percy generosamente empresta o seu sino da sorte para ele levar. Entretanto, Thomas é descuidado com o sino e ele cai na mina. Ele tenta consertar a perda, mas Thomas precisará resolver seu erro antes que seus amigos o ajudem a pegar o sino de volta. Bloco 2: Quando Sandy descobre sobre um envio massivo de areia que precisa ser entregue, ela está determinada a ajudar. Mas o tamanho dela significa que ela não pode ajudar Thomas com a areia, então ela acha outro jeito de ajuda-lo. Pelo caminho, Sandy acidentalmente molha a entrega de areia de Thomas, transformando em lama e tornando impossível de subir a montanha sem derramar nada. Entretanto, Sandy está determinada a ajudar Thomas a completar sua entrega arenosa.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 01

Nas Savanas do Quênia, Vivi, Mochilão e Lanterninha tentam fazer amizade com um rinoceronte tímido e desconfiado. E para ganhar o novo amigo, Vivi tem um plano que acha infalível. Mas, ao colocar a grande ideia em prática, as coisas não saem bem como Vivi imaginou. E antes de tudo dar errado, é Mochilão que encontra uma saída.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

PANDA AMARELO

Gajah se sente desvalorizado pela tripulação do Tromba Trem e encontra um lugar aparentemente perfeito, onde ele será apreciado como merece. Mas as coisas não são exatamente fáceis como pareciam.
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 23 - DUQUE NOBRE

DUQUE ESTÁ LOUCO PARA ENTRAR NO MAJESTOSO CONCÍLIO DOS NOBRES, PORÉM É BARRADO NA PORTA DO CASTELO, POIS NÃO É UM NOBRE DE VERDADE. MANU TENTA AJUDÁ-LO TRANSFORMANDO-O EM HUMANO, E ENSINANDO-LHE REGRAS DE ETIQUETA. DÁ CERTO, E DUQUE CONSEGUE ENTRAR NO CONCÍLIO. PORÉM, AO CONTRÁRIO DO QUE ELE ESPERAVA, A REUNIÃO É UM TÉDIO TOTAL E, DISTRAÍDO, DUQUE ACABA SUGERINDO A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTÁTUA HOMENAGEANDO O REI. DUQUE VAI ATÉ MANU E PEDE PARA VOLTAR A SER SAPO, E É ATENDIDO. MAS QUANDO VOLTA AO PÂNTANO VÊ QUE ELE FOI INTERDITADO PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTÁTUA DO REI.
Conheça o Programa
livre
Câmara Viva

CÂMARA VIVA - 29

Conheça o Programa
livre
Fórmula E

E-PRIX DE BERLIM - 14/05/2022 - 09H45

Conheça o Programa
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 02 SÓCRATES / MARIA PAULA GONÇALVES

SÓCRATES BRASILEIRO - 1 temporada Dr. Sócrates, um dos grandes craques da seleção brasileira de 1982, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. MARIA PAULA GONÇALVES - 1 temporada Magic Paula, campeã mundial e medalhista olímpica de basquete, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
Liga de Basquete Feminino

BLUMENAU X SAMPAIO (14/05/2022)

Conheça o Programa
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 01 OSCAR SCHMIDT / ANA MOSER / JOSÉ MONTANARO

OSCAR SCHMIDT - 1ª temporada Oscar Schmidt, um dos grandes ídolos do basquete brasileiro, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. ANA MOSER - 1ª temporada Ana Moser, uma das maiores jogadoras de vôlei da história do Brasil, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. JOSÉ MONTANARO - 1ª temporada Montanaro, medalhista olímpico com a seleção brasileira de vôlei em 1984, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. OBS: Para montar a versão com 15'min aqui na TV CULTURA, foi preciso unir os créditos finais de todos os programas no encerramento do episódio. Essa ação foi autorizada pela produtora responsável.
Conheça o Programa
livre
LIGA NACIONAL DE BASQUETE - NOVO BASQUETE BRASIL

SÃO PAULO X FRANCA (14/05/2022)

livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 03 ÉMERSON FITTIPALDI / GIOVANE GÁVIO

ÉMERSON FITTIPALDI - 2ª temporada Émerson Fittipaldi, bicampeão de F-1 e campeão da Fórmula Indy, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. GIOVANE GÁVIO - 1ª temporada Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
Fórmula Indy

GRANDE PRÊMIO DE INDIANÁPOLIS (14/05/2022)

Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

FELIZ DIA DO FAZENDEIRO

Bitzer quer servir o fazendeiro em estilo de restaurante, oferecendo uma torta deliciosa como prato principal. Mas quando a torta desaparece, Bitzer comete o erro de aceitar Shaun e a ajuda das ovelhas na cozinha ...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

LISTA DE VERIFICAÇÃO

O estilo de gestão excessivamente agressiva de Bitzer se torna demais para as ovelhas que decidem que é hora de relaxar. As tarefas do Bitzer para o dia assumem um novo propósito, para que todos se divirtam!
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

DEVOLVER AO REMETENTE

O fazendeiro recebe um presente misterioso de seu primo. Não impressionado com o presente, ele tenta jogá-lo fora apenas para continuar reaparecendo. Ele se convence de que tem poderes mágicos.
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 452

Conheça o Programa
livre
Escala Musical

ESCALA MUSICAL - 13

A cidade de São Paulo pelos olhos de dois músicos diferentes. Ceumar cresceu no pé da Serra da Mantiqueira influenciada pela moda de viola e pela seresta do sul de Minas Gerais. Chegou a São Paulo em 1995, onde morou por 14 anos, até que embarcou para a Holanda, ficou por lá durante 6 anos e voltou. Tom Zé cresceu entre o Recôncavo e o Sertão da Bahia, entre os orixás e as procissões e se transformou na própria definição de originalidade. Foi à capital, Salvador, estudar música, lá conheceu Gil, Gal, Caetano, Bethânia e com essa turma veio para São Paulo nos idos de 1967.
Conheça o Programa
livre
Matéria Prima

MATÉRIA PRIMA 2022 - 07 - MARCELO MÉDICI

Conheça o Programa
livre
Doc Mundo

IDA E VOLTA EM 8 DIAS ATÉ A LUA - PARTE 3

8 DIAS, 3 HORAS, 18 MINUTOS, 35 SEGUNDOS. ESSA É A DURAÇÃO TOTAL DA MISSÃO ESPACIAL MAIS IMPORTANTE E CELEBRADA JÁ REALIZADA “APOLLO 11” QUANDO OS HUMANOS PISARAM PELA PRIMEIRA VEZ NA LUA. FOI UMA JORNADA QUE MUDOU A FORMA COMO PENSAMOS SOBRE NOSSO LUGAR NO UNIVERSO. MAS VIMOS APENAS UMA FRAÇÃO DO QUE ACONTECEU; UM PUNHADO DE FOTOS ICÔNICAS E ALGUMAS HORAS PRECIOSAS DE FILMAGENS. AGORA É HORA DE DESCOBRIR A HISTÓRIA COMPLETA. O ÁUDIO DO COCKPIT ANTERIORMENTE CLASSIFICADO, GRAVADO PELOS PRÓPRIOS ASTRONAUTAS, OFERECE UMA VISÃO ÚNICA DE SEUS MEDOS E EMPOLGAÇÃO À MEDIDA QUE REALIZAM A MISSÃO. A RECONSTRUÇÃO DRAMÁTICA DÁ VIDA A ESSAS GRAVAÇÕES, RECRIANDO AS CENAS CRUCIAIS QUE NUNCA FORAM FILMADAS; O LANÇAMENTO EMOCIONANTE; A PRIMEIRA VISÃO DA LUA; O DRAMÁTICO TOUCHDOWN E A JORNADA DE ROER AS UNHAS PARA CASA, IMAGENS DE ARQUIVO ORIGINAL DO PROGRAMA APOLLO SÃO COMBINADAS COM O FILME.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 14/05/2022

Conheça o Programa
livre
Auto do Brasil

AUTO DO BRASIL - ESPECIAL DE FIM DE ANO

Conheça o Programa
14
Clássicos

JOSEP PONS/ DEBUSSY/ RAVEL

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

IVAN LINS + RAFAEL ALTERIO

Os veteranos da música Rafael Altério e Ivan Lins contam histórias de amizade, explicam mais sobre sua música caipira tradicional e emocionam com suas interpretações.
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

CASAGRANDE

Conheça o Programa
livre
Vox Populi

ZEFERINO VAZ

ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA DA UNICAMP ZEFERINO VAZ FALA DA QUALIDADE DA EDUCACAO FALA DA QUALIDADE DA EDUCACAO,PERGUNTA SOBRE O ENSINO E A PESQUISA NO BRASIL;PERGUNTA DE PAULO ROMEU SOBRE O DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO NA UNIVERSIDADE;PERGUNTA DO PROF SERGIO PORTO FALA DO PAPEL DO ENSINO SUPERIOR NA SOCIEDADE;PERGUNTA SOBRE A ESCOLHA DO REITOR DA UNIVERSIDADE POR PROFESSORES,ALUNOS E FUNCIONARIOS;PERGUNTA SOBRE A ESCOLHA DO NOVO REITOR DA UNICAMP;PERGUNTA SOBRE A QUALIDADE DO ENSINO NA UNICAMP;PERGUNTA SOBRE A ESCOLHA DO SEU NOME PARA OCUPAR O MINISTERIO DA EDUCACAO OU A SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCACAO;PERGUNTA SOBRE SUAS METAS NA SECRETARIA DE EDUCACAO;PERGUNTA SOBRE O VINCULO DE EMPRESAS COM AS UNIVERSIDADES;PERGUNTA SOBRE A AJUDA PARA ESTUDANTES CONTINUAREM SEUS ESTUDOS;PERGUNTA SOBRE SEUS DOIS CLUBES DE CORACAO(CORINTHIANS E PONTE PRETA);SUA AMIZADE COM O ESCRITOR MONTEIRO LOBATO;PERGUNTA SOBRE SUA ESCOLHA POLITICA(ARENA OU MDB);PERGUNTA SOBRE PLURIPARTIDARISMO;PERGUNTA SOBRE SUA PARTICIPACAO EM MANIFESTACOES ESTUDANTIS;PERGUNTA SOBRE A POLITICA FEITA PELOS ESTUDANTES;PERGUNTA SOBRE SEU O PERIODO COMO REITOR DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA;PERGUNTA SOBRE REPRESSAO NA UNIVERSIDADE;PERGUNTA SOBRE O RECONHECIMENTO DAS ENTIDADES ESTUDANTIS
Conheça o Programa
10
Cultura Memória

COBERTA D'ALMA UM RITUAL PARA OS MORTOS DE OSORIO

O documentário "A Coberta D'alma - um ritual açoriano para os mortos de Osório" mostra uma tradição seguida pela comunidade de Osório, no Rio Grande do Sul que consiste em escolher um amigo do falecido, dar-lhe o mesmo nome e vesti-lo da forma do morto para que a alma - acreditam fica vagando por 3 dias em torno do falecido -; perceba que não pertence mais a este mundo, bem como para tentar manter o falecido entre os vivos por mais tempo.
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A POESIA REFLEXIVA DE DRUMMOND - POEMA DE SETE FACES

O Prof. Davi Arrigucci Junior fala sobre o universo poético de Carlos Drummond de Andrade. Segundo o Prof. Davi, em termos drummondianos, o poema é justamente um sentimento do mundo lavrado em palavras. Para ele, Carlos Drummond de Andrade faz da dificuldade arte. Nesse programa o prof. Davi Arrigucci analisa o “POEMA DE SETE FACES” (de Alguma Poesia, 1930) que é o poema de abertura de toda a obra Drummondiana. Nesse encontro ele vai mostrar a ligação entre sentimento, reflexão e linguagem na poesia de Drummond. No "Poema de Sete Faces", segundo Prof. Davi, há, desde o começo um certo desconcerto, um descaminho pela multiplicidade. Cada uma das sete estrofes que compõem o poema fala de coisas aparentemente muito diferentes uma das outras. O "Poema de sete faces", na visão de Arrigucci, é o primeiro momento da sintaxe drummondiana que une a interioridade ao espaço da cidade. O que parece fato é reflexão. Cada elemento dado faz parte de um dobrar-se do ser sobre si mesmo. Segundo Prof. Davi, a tarefa do poeta foi a de descrever com precisão o que vai no coração diante da perplexidade de estar no mundo, e de tentar dar uma forma através da reflexão, do sentimento e do pensamento, que é o único caminho que o poeta tem para conseguir se ajeitar diante de uma natureza impossível. O Professor Davi Arrigucci Junior, nasceu em São João da Boa Vista (São Paulo) em 1943. Professor aposentado de teoria literária e literatura comparada na USP, , onde lecionou de 1965 a 1996, crítico e ensaísta consagrado, estreou como romancista com Ugolino e a Perdiz, a “saga” de um caçador quixotesco em busca de uma perdiz encantada. Ao estrear como ficcionista, Arrigucci disse estar sentindo um prazer que não sentia com sua produção anterior de ensaios – o que talvez soe injusto com uma das mais sólidas coleções artigos sobre escritores nacionais e estrangeiros, com destaque para O Escorpião Encalacrado (sobre o argentino Julio Cortázar) e O Cacto e as Ruínas (sobre Manuel Bandeira e Murilo Mendes). Publicou recentemente o livro "Coração Partido", em que analisa a poesia reflexiva de Carlos Drummond de Andrade.
livre
De Olho na Educação

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 07 ENSINO MÉDIO - 11/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO
Conheça o Programa
livre