Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sexta-Feira, 15 de Outubro

ABERTURA DA EMISSORA

Inglês com Música

DON'T STOP THE MUSIC - (RIHANNA)

A SEGUNDA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA VOLTA AO AR AGORA COM VERSÕES DIÁRIAS.O PROGRAMA SERÁ EXIBIDO A PARTIR DO DIA 25 DE ABRILÀS SEIS DA TARDE. O PROGRAMA CONTINUA TAMBÉM AOS SÁBADOS AO MEIO-DIA. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - SERÁ APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV, CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, E O CENTRO PAULA SOUZA O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA (FATECS) DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA ESTÁ A CARGO DA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E DA PROFESSORA MARISA LEITE DE BARROS, APRESENTADORA, PROFESSORA E CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA ESTARÁ ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS. SERGINHO CARVALHO (BAIXO), ADRIANO TRINDADE (BATERISTA) E DO AGENOR DE LORENZI (TECLADOS). A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA É REALIZADA NO TEATRO FRANCO ZAMPARI - ESPAÇO UNIVESP.
Conheça o Programa
livre
Energia

ENERGIA 23

Conheça o Programa
livre
Cocoricó

O HOMEM, O MENINO E O CAVALO (REMASTERIZADO)

Conheça o Programa
livre
Vamos Brincar!

ELMO QUER BOLO

ELMO E SEU PAI FIZERAM UM BOLO DE ANIVERSÁRIO PARA MÃE.
Conheça o Programa
livre
Monstruous – Monstros em Rede

A REDE

LOLA E ELMO OUVEM UMA CONVERSA DE CHIP AO TELEFONE, ONDE ELA DIZ QUE PERDEU A REDE E TEM QUE RECUPERÁ-LA. ELMO E LOLA TÊM A TAREFA DE PROCURÁ-LA, MAS PARA SUA SURPRESA DESCOBREM QUE A REDE A QUE CHIP SE REFERE É A INTERNET.
Conheça o Programa
livre
As aventuras de Sunny Bunnies

TEMP. I - PGM 8 - TORNEIO DE CAVALEIROS / REALIZANDO DESEJOS

Torneio de Cavaleiros: Enquanto brincam de cavaleiros, após colocar um capacete mágico, Big Boo se transforma em um cavaleiro zangado e briguento. Realizando Desejos: Os Sunny Bunnies descobrem uma flor mágica que realiza desejos, mas Hopper perceberá em breve que brincar sozinho não é muito divertido.
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

PEPPA PIG V - 6: BASQUETE / COMPETIÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO / A FESTA DE DESPEDIDA DA MADAME GAZELA

Basquete (03-BASKETBALL): As crianças são ensinadas a jogar basquete pelo treinador Papai. Eles logo estarão bons o suficiente para enfrentar uma equipe maior. Competição de animais de estimação (21-THE PET COMPETITION): Há uma competição de animais de estimação na escola, e todos trouxeram seus animais de estimação. A Dra. Hamster é o juiza, mas acha difícil escolher o melhor animal de estimação ... A festa de despedida da Madame Gazela (26-MADAME GAZELLE'S LEAVING PARTY): Madame Gazela anuncia que está deixando a escola. As crianças estão muito tristes por perder sua professora favorita. Eles decidaem dar-lhe uma festa de despedida.
Conheça o Programa
livre
Carlos

O PASSADO DE FRITTO

EPISÓDIO ESPECIAL REVELANDO UM POUCO DO PASSADO DE FRITTO E UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O VILÃO.
Conheça o Programa
livre
Kid e Cats

EP. 11 - ESCULTURA DE NEVE

É INVERNO E HÁ UMA COMPETIÇÃO ENTRE OS GATINHOS DA CIDADE PARA VER QUEM FAZ A MELHOR ESCULTURA DE NEVE. OS GATINHOS TERÃO QUE USAR SUAS IMAGINAÇÕES PARA FAZEREM A MELHOR ESCULTURA DE NEVE!
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

UMA COLEÇÃO DIFERENTE

Biel está colecionando pedrinhas, e Bubu quer ter uma coleção também. A Corujinha procura, pela floresta, algo para colecionar, e decide fazer uma coleção de frutinhas. Inspirada por seu amigo Esquilo, que enterra as sementes para comê-las depois, Bubu resolve guardar tudo em um buraco. Algum tempo depois... As frutas se transformaram em uma gosma esquisita. Papai e Mamãe Coruja explicam para as Corujinhas o papel que os fungos cumprem na natureza, e Bubu descobre que todos os seres vivos, um dia, chegam a um fim, já que, cada coisa tem o seu tempo, seu ciclo de vida.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI II - 23 - GALO NA COZINHA

É a vez do Galo Carijó ir para a cozinha preparar deliciosas receitas. Ele vai ensinar o segredo da boa cozinha para uma refeição perfeita.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG III - 05 A MULA / A LÂMPADA MÁGICA

A MULA Molang e Piu Piu voam para o Peru e querem explorar com seus amigos, mas todas as lhamas já foram levadas. Eles ficaram com apenas uma mula! Mas não importa, eles adoram mulas, mesmo que sejam criaturas muito teimosas! Tudo vai bem até que a mula impede que todos atravessem uma ponte. Mas se esta mula é seriamente teimosa, deve ser por um bom motivo ... A LÂMPADA MÁGICA Molang e Piu Piu estão no deserto, sem água, e caem do camelo que os abandona! Enquanto caminham pelo deserto, eles encontram uma velha lamparina a óleo. Imediatamente, Molang presume que há um gênio dentro, o que os inspira com esperança para sua terrível situação. Molang esfrega a lâmpada e esfrega de novo, e de novo ... mas nada acontece. Decepcionado, Piu Piu o joga sobre uma duna de areia. Imagine a surpresa deles ao ouvirem uma voz atrás da duna! Poderia ser o gênio? Talvez não…
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 02 - PATINHO FEIO

O PATINHO FEIO PEDE PARA MANU PARA SER BONITO. ELA SE ESFORÇA, ESTUDA POR DIAS E FINALMENTE FAZ UM FEITIÇO QUE O DEIXA COM UM ROSTO DE HOMEM BONITÃO. TODOS DO REINO SE APAIXONAM PELO PATINHO, QUE DESFRUTA DE SUA NOVA CONDIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
O Diário de Mika

MIKA NÃO QUER IR PARA A ESCOLA

Mika não quer ir à escola porque ficou muito tempo esperando sua mãe lhe buscar no dia anterior. Ela está com medo que a mamãe não vá mais pegá-la. Juntamente com Bru, Mika vai tentar superar esse medo.
Conheça o Programa
livre
Vera e o Reino do Arco-Íris

DESEJO DESCONTROLADO

ZEE LIGA PARA VERA PEDINDO AJUDA, O DESEJO APAGADOR, APAGOU ACIDENTALMENTE COISAS NA ÁRVORE DOS DESEJOS PORQUE NÃO APRENDEU A CONTROLAR SEUS PODERES. VERA E BARTLEBY TENTAM AGARRÁ-LO, ELES PERCEBEM QUE O DESEJO ESTÁ EXTREMAMENTE ASSUSTADO E CONTINUA APAGANDO COISAS COMO A CASA DE VERA E A CAUDA DE BARTLEBY! ENTÃO, ELES ENCONTRAM ZEE NA ÁRVORE DOS DESEJOS E VERA RECEBE TRÊS PEDIDOS DE AJUDA. INFELIZMENTE, AS PÁGINAS DA WISHOPEDIA TAMBÉM FORAM APAGADAS, AGORA ZEE NÃO CONSEGUE IDENTIFICAR O TERCEIRO DESEJO DE VERA! VERA TERÁ QUE DESCOBRIR COMO RESOLVER TUDO ISSO SOZINHA.
Conheça o Programa
livre
Charlie, o entrevistador de Coisas

DIA XIS

"Charlie, o Entrevistador de Coisas" é uma série de animação em formato de talk show apresentada por Charlie, um Carneiro divertido e um pouco atrapalhado que entrevista coisas. Celebridades como a Panqueca, a Bola de Futebol, a Massinha de Modelar, O Guarda-Chuva e muitas outras. Humor, originalidade, perguntas inusitadas, respostas divertidas e um carneiro curioso ao lado de entrevistados nunca vistos em uma produção que tem tudo para dar certo… mas quase nunca dá. EPISÓDIO 23 Diga “xis” para a dupla de convidados do tema Fotografia: Câmera Digital e Foto em Preto e Branco. Charlie, o grande fotógrafo, tem muitas perguntas para fazer. Será que a Câmera Digital sente fome ao fotografar tantas comidas deliciosas? Será a Fotografia em Preto e Branco não prefere ser colorida? No bloco São Tantas Emoções, o Porta Retrato, o Álbum de Fotos e o Rolo de Filme dão depoimentos emocionantes.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

PANDA AMARELO

Gajah se sente desvalorizado pela tripulação do Tromba Trem e encontra um lugar aparentemente perfeito, onde ele será apreciado como merece. Mas as coisas não são exatamente fáceis como pareciam.
Conheça o Programa
livre
PJ Masks

EP. 44 - PJ ROBÔ ASSUME O CONTROLE

PJ ROBÔ TENTA TRANSFORMAR OS ROBÔS DA FÁBRICA VOADORA DE ROMEO EM ROBÔS DO BEM.
Conheça o Programa
livre
Ricky Zoom

EP. 23 - A CONFUSÃO

BLIP PEGA UMA CAIXA CONTENDO OS NOVOS QUADRINHOS DO FANTÁSTICO METÁLICO POR ENGANO.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - O SINO DA SORTE DE PERCY/ A CARGA DE AREIA DA SANDY

Bloco 1: Thomas está nervoso para fazer uma entrega nas minas, então Percy generosamente empresta o seu sino da sorte para ele levar. Entretanto, Thomas é descuidado com o sino e ele cai na mina. Ele tenta consertar a perda, mas Thomas precisará resolver seu erro antes que seus amigos o ajudem a pegar o sino de volta. Bloco 2: Quando Sandy descobre sobre um envio massivo de areia que precisa ser entregue, ela está determinada a ajudar. Mas o tamanho dela significa que ela não pode ajudar Thomas com a areia, então ela acha outro jeito de ajuda-lo. Pelo caminho, Sandy acidentalmente molha a entrega de areia de Thomas, transformando em lama e tornando impossível de subir a montanha sem derramar nada. Entretanto, Sandy está determinada a ajudar Thomas a completar sua entrega arenosa.
Conheça o Programa
livre
Rev e Roll

EP. 28 - OS INGRESSOS DA LORI

REV E SEUS AMIGOS COMPETEM PARA SEREM ESCOLHIDOS POR LORI COMO “MELHOR AMIGO”.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 05 - BOIAR É FÁCIL

A FAMÍLIA DE LUNA ESTÁ NO MAR MORTO. AO ENTRAREM NA ÁGUA, ELES DESCOBREM COMO É FÁCIL BOIAR LÁ, JÚPITER ESTÁ COM MEDO DE NADAR SEM BOIA, MAS DEPOIS SE SURPREENDE QUE ELE NEM PRECISA DE BOIA. POR QUE SERÁ? O QUE TEM DE DIFERENTE NO MAR MORTO?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

PETECA

Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de peteca. O único problema é que ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar errado no banheiro do Cebolinha? TUDO!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

PLANO HIPNÓTICO

Desta vez o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus “poderes”! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho “encaldido”, portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu?
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 10

Senninha se apaixona pela leitura. Tudo o que ele faz tem a companhia de um livro. Monta um biblioteca na oficina para ele e seus amigos.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2021 - QUEBRA CABEÇA 36

Conheça o Programa
livre
Jornal da Tarde

JORNAL DA TARDE - 15/10/2021

Conheça o Programa
livre
Boris e Rufus

UM CACHORRO DE VERDADE

RUFUS SE INSCREVE NUM CONCURSO PARA CACHORROS, POIS QUER PROVAR QUE É UM CACHORRO DE VERDADE. ALGUMAS HORAS ANTES DO CONCURSO, BORIS DESCOBRE QUE UMA BOMBA PODE ACABAR COM A FESTA.
Conheça o Programa
livre
THE FURCHESTER HOTEL

THE FURCHESTER HOTEL - 04 - CANTANDO TIROLÊS

Quando o telefone da recepção quebra, um hóspede do hotel sugere que os Furchesters tentem se comunicar com seus convidados gritando.
livre
AS GRANDES AVENTURAS DE ÊNIO E BETO

EP. 04 - MÁGICOS

Ênio e Beto são mágicos e estão com dificuldades para tirar um coelho da cartola, e acabam perseguindo-o dentro da terra mágica da cartola.
livre
PEQUENAS AVENTUREIRAS

EP. 04 - UM OVO NO NINHO

SUSANA TENTA SUBIR NUMA ÁRVORE PARA PODER DEVOLVER UM OVO QUE CAIU DO NINHO. COM A AJUDA DE ABBY E LOLA, AS TRÊS TRABALHAM EM EQUIPE PARA LEVAR O OVO DE VOLTA AO NINHO.
livre
SUPER GROVER 2.0

SUPER GROVER 2.0 - SENTEM-SE, VOCÊS ESTÃO BALANÇANDO O BARCO

Durante uma tarde agradável, uma ovelha e um elefante sentam-se em um pequeno barco no final de um cais. A ovelha está de um lado do barco e o elefante muito mais pesado está do outro lado. Ambos estão gritando por socorro porque não conseguem remar seu barco. De repente, Super Grover 2.0 aparece e usará seus poderes para solucionar e garantir o passeio de barco dos amiguinhos.
livre
ELMO, O MUSICAL

EP. 04 - ELMO, O MUSICAL - COWBOY

Cowboy Elmo está no Velho Oeste e conhece dois cowboys que lhe dão o apelido de "Garoto Conta Em Par". Então dois irmãos entram e pedem a ele para levar suas seis vacas gatinhas para o Rancho Rancho dos Dois Dois Irmãos Irmãos.
livre
Kid e Cats

EP. 11 - ESCULTURA DE NEVE

É INVERNO E HÁ UMA COMPETIÇÃO ENTRE OS GATINHOS DA CIDADE PARA VER QUEM FAZ A MELHOR ESCULTURA DE NEVE. OS GATINHOS TERÃO QUE USAR SUAS IMAGINAÇÕES PARA FAZEREM A MELHOR ESCULTURA DE NEVE!
Conheça o Programa
livre
As aventuras de Sunny Bunnies

TEMP. I - PGM 8 - TORNEIO DE CAVALEIROS / REALIZANDO DESEJOS

Torneio de Cavaleiros: Enquanto brincam de cavaleiros, após colocar um capacete mágico, Big Boo se transforma em um cavaleiro zangado e briguento. Realizando Desejos: Os Sunny Bunnies descobrem uma flor mágica que realiza desejos, mas Hopper perceberá em breve que brincar sozinho não é muito divertido.
Conheça o Programa
livre
Vera e o Reino do Arco-Íris

DESEJO DESCONTROLADO

ZEE LIGA PARA VERA PEDINDO AJUDA, O DESEJO APAGADOR, APAGOU ACIDENTALMENTE COISAS NA ÁRVORE DOS DESEJOS PORQUE NÃO APRENDEU A CONTROLAR SEUS PODERES. VERA E BARTLEBY TENTAM AGARRÁ-LO, ELES PERCEBEM QUE O DESEJO ESTÁ EXTREMAMENTE ASSUSTADO E CONTINUA APAGANDO COISAS COMO A CASA DE VERA E A CAUDA DE BARTLEBY! ENTÃO, ELES ENCONTRAM ZEE NA ÁRVORE DOS DESEJOS E VERA RECEBE TRÊS PEDIDOS DE AJUDA. INFELIZMENTE, AS PÁGINAS DA WISHOPEDIA TAMBÉM FORAM APAGADAS, AGORA ZEE NÃO CONSEGUE IDENTIFICAR O TERCEIRO DESEJO DE VERA! VERA TERÁ QUE DESCOBRIR COMO RESOLVER TUDO ISSO SOZINHA.
Conheça o Programa
livre
Charlie, o entrevistador de Coisas

DIA XIS

"Charlie, o Entrevistador de Coisas" é uma série de animação em formato de talk show apresentada por Charlie, um Carneiro divertido e um pouco atrapalhado que entrevista coisas. Celebridades como a Panqueca, a Bola de Futebol, a Massinha de Modelar, O Guarda-Chuva e muitas outras. Humor, originalidade, perguntas inusitadas, respostas divertidas e um carneiro curioso ao lado de entrevistados nunca vistos em uma produção que tem tudo para dar certo… mas quase nunca dá. EPISÓDIO 23 Diga “xis” para a dupla de convidados do tema Fotografia: Câmera Digital e Foto em Preto e Branco. Charlie, o grande fotógrafo, tem muitas perguntas para fazer. Será que a Câmera Digital sente fome ao fotografar tantas comidas deliciosas? Será a Fotografia em Preto e Branco não prefere ser colorida? No bloco São Tantas Emoções, o Porta Retrato, o Álbum de Fotos e o Rolo de Filme dão depoimentos emocionantes.
Conheça o Programa
livre
PJ Masks

EP. 44 - PJ ROBÔ ASSUME O CONTROLE

PJ ROBÔ TENTA TRANSFORMAR OS ROBÔS DA FÁBRICA VOADORA DE ROMEO EM ROBÔS DO BEM.
Conheça o Programa
livre
Ricky Zoom

EP. 23 - A CONFUSÃO

BLIP PEGA UMA CAIXA CONTENDO OS NOVOS QUADRINHOS DO FANTÁSTICO METÁLICO POR ENGANO.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS X - O NÚMERO DO PHILIP / A LOCOMOTIVA VERMELHA MAIS RÁPIDA DE SODOR

O NÚMERO DO PHILIP Philip tenta descobrir por que ele recebeu o número 68 em sua lateral depois que Gordon o provoca. Mais tarde, Philip salva 68 ovelhas que atravessaram os trilhos. Assim ele decide que 68 é o seu número da sorte!. A LOCOMOTIVA VERMELHA MAIS RÁPIDA DE SODOR James é aconselhado, por Rosie, a ir para manutenção devido aos horríveis ruídos produzidos por ele numa corrida com sua amiga vermelha. No caminho para a oficina, James não escuta mais os ruídos e com isso conclui que está tudo bem. Devido a sua negligencia, não percebe que está tendo vazamento de fluidos de freios e provoca um terrível acidente nos galpões de Tidmouth.
Conheça o Programa
livre
Transformers: Rescue Bots

TRANSFORMERS RESCUE BOTS I - 05 - A INVASÃO ALIENÍGENA EM GRIFFIN ROCK

O repórter intrometido Huxley Prescott tenta provar que alienígenas invadiram Griffin Rock, causando pânico na cidade. Ele ameaça expor o segredo dos Rescue Bots. Será que eles conseguirão salvar o dia sem serem descobertos?
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 05 - BOIAR É FÁCIL

A FAMÍLIA DE LUNA ESTÁ NO MAR MORTO. AO ENTRAREM NA ÁGUA, ELES DESCOBREM COMO É FÁCIL BOIAR LÁ, JÚPITER ESTÁ COM MEDO DE NADAR SEM BOIA, MAS DEPOIS SE SURPREENDE QUE ELE NEM PRECISA DE BOIA. POR QUE SERÁ? O QUE TEM DE DIFERENTE NO MAR MORTO?
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 10

Senninha se apaixona pela leitura. Tudo o que ele faz tem a companhia de um livro. Monta um biblioteca na oficina para ele e seus amigos.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2021 - QUEBRA CABEÇA 36

Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

PETECA

Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de peteca. O único problema é que ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar errado no banheiro do Cebolinha? TUDO!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

PLANO HIPNÓTICO

Desta vez o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus “poderes”! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho “encaldido”, portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu?
Conheça o Programa
livre
O Mundo de Mia

EP. 03 - RESTAURAÇÃO

UM TESTE DE MATEMÁTICA E UM INDESEJADO ENCONTRO COM VIOLETTA FAZ COM QUE MIA PROCURE UM LUGAR PARA SE ESCONDER. FORNECENDO A ELA ESSE LUGAR, VINCENT CONTA A MIA UM SEGREDO, MAS ELA AINDA NÃO ESTÁ PRONTA PARA COMPARTILHAR O SEU. EM CENTOPIA, MIA TENTA AJUDAR UM CONFUSO PHUDDLE.
Conheça o Programa
livre
POWER RANGERS: DINO FURY

EP. 05 - POSTURA VENCEDORA

IZZY ESTÁ DETERMINADA A VENCER UMA GRANDE CORRIDA COM A AJUDA DE SUA PRIMA, LILY, ATLETA DAS PARAOLIMPÍADAS.
livre
The Next Step - Academia de Dança

EP. 16 - AJUDA

Michelle decide mudar as posições de linha e nem Emily nem Stephanie está feliz com isso. Emily confessa um segredo para Eldon fazendo com que eles se aproximem mais.
Conheça o Programa
10
Os Under-Undergrounds

DIFERENTES IGUAIS

A banda apresenta o mundo underground para Heitor. Bob fica desconfiado desse tal humano, mas no final, os dois acabam se entendendo.
Conheça o Programa
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL II - 12 - SUCESSO INTERPLANETÁRIO

Com ajuda da Lara e do Irmão do Jorel, Seu Edson descobre um outro destino para suas obras cinematográficas: a internet. Eles mergulham numa busca alucinante pelo mais incrível viral de todos os tempos enquanto Irmão do Jorel precisa lidar com sua fama repentina interplanetária.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

FAÇA VOCÊ MESMO

Quando o fazendeiro saia para comprar mais suprimentos, e pede para Bitzer decorar a fazenda. Ele pede ajuda de Flock, mas logo percebe que isso pode ser um erro terrível, pois pintura e decoração não é seu ponto forte!
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

O COELHO

A sobrinha do fazendeiro veio visitar a fazenda e trouxe seu Coelho . O Fazendeiro confia em Bitzer para cuidar do coelho enquanto eles almoçam. Tudo estava bem até que o coelho desaparece ! Shaun e Flock são chamados para ajudar a rastrear o coelho antes da sobrinha descobra que ele sumiu. Será que eles encontram o animal de estimação da sobrinha do fazendeiro ?
Conheça o Programa
livre
Metrópolis

METRÓPOLIS 2021 - 15/10/2021

Conheça o Programa
n
DOCUMENTÁRIOS JORNALISMO

PAULO FREIRE 100 ANOS

n
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1390

NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ FAZ UM PASSEIO PELA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO COM A AJUDA DAS AVES. E VEJA TAMBÉM: A NATUREZA AMEAÇADA. RELATÓRIO DO MAPBIOMAs MOSTRA QUE A MINERAÇÃO NO TERRÍTORIO BRASILEIRO AUMENTOU 6 VEZES NOS ÚLTIMOS 35 ANOS. E , A ESCRITORA E BIÓLOGA,NURIT BENSUSAN LANÇA "CARTAS AO MORCEGO"-LIVRO QUE REFLETE SOBRE A RESPONSABILIDADE DA HUMANIDADE PELA PANDEMIA DE COVID-19 AO MANTER UMA RELAÇÃO PREDATÓRIA COM O PLANETA.
Conheça o Programa
n
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 15/10/2021

Conheça o Programa
livre
Estação Livre

ESTAÇÃO LIVRE - EDUCAÇÃO

Essa semana o Estação Livre celebra o Dia do Professor com um programa sobre Educação. PNE, BNCC e outras siglas serão decifradas e discutidas, fazendo um panorama contundente do setor educacional. Vamos saber as consequências da pandemia, que prejudicou a aprendizagem e ainda causou um aumento da evasão escolar. Vamos conhecer um pouco mais do patrono da Educação Brasileira, o educador Paulo Freire e saber a opinião dos entrevistados sobre sua metodologia. E ainda mostramos iniciativas que diversificam a maneira de ensinar. Convidados: Douglas Belchior (professor de História na Uneafro e ativista) e Ednéia Gonçalves (educadora e socióloga) Douglas Belchior https://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_Belchior Ednéia Gonçalves https://www.linkedin.com/in/edneia-goncalves-69242a28/?originalSubdomain=br Reportagens: • VT Paulo Freire Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira, criou um método próprio de alfabetização, replicado em todo o mundo, que consistia em ensinar partindo do conhecimento prévio que essas pessoas já possuíam. Ele acreditava na educação como ferramenta de transformação social e forma de reconhecer e reivindicar direitos. Mas, afinal, quem é Paulo Freire? E porque sua filosofia está sendo tão debatida atualmente? • VT Chavoso O estilo “chavoso” e a história de um garoto de periferia que entrou em uma das melhores universidades do país, a USP, fizeram de Thiago Torres um sucesso nas redes. Isso porque ele não mede palavras quando elogia ou critica o sistema. E ele tem muito a dizer pra quem acha que nunca vai chegar lá. • VT Rap como Ferramenta Não é por acaso que o álbum "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC's, se tornou leitura obrigatória no vestibular da Unicamp. O rap é uma ferramenta pedagógica que os professores podem recorrer para envolver os alunos na sala de aula. E tem funcionado muito bem, já que, como na metodologia freireana, parte da realidade da juventude periférica para discutir conteúdos. • VT Racismo na Universidade Em 2019 o IBGE divulgou uma pesquisa que mostrava que pela primeira vez na história estudantes negros eram maioria no ensino superior público: 50,3%.... Mas essa não é a realidade no ensino superior de maneira geral. O último censo de educação superior do INEP mostra que do total de universitários no país, apenas 7,12% se auto declaram negros. Se nas universidades, pessoas negras são minoria entre alunos. Imagine no corpo docente! A professora de Geologia Adriana Alves, da USP, e os alunos que integram o coletivo Africásper, da faculdade Cásper Líbero, conversaram com o estação livre sobre o racismo no cotidiano acadêmico. • VT Cursinhos Os cursinhos pré-vestibulares voltados para estudantes de baixa renda se proliferaram graças a movimentos sociais e pessoas ou grupos que se reuniram para proporcionar essa oportunidade aos que não tinham acesso a uma preparação adequada para ingressar em uma universidade. O Estação Livre conversou com dois dos pioneiros nessa atividade: Educafro e Uneafro. • VT Funkeiros Cult Ritmo ouvido em todas as periferias, o funk tem se mostrado muito mais que música da moda. Assim como o rap, ele também é uma poderosa ferramenta de ensino. O projeto Funkeiros Cults, de um jovem periférico de Manaus, compartilha memes e comentários sobre livros nas redes sociais. • Depoimento Tião Rocha O educador, antropólogo e folclorista Tião Rocha faz um depoimento para o programa, corroborando sua tese de que Educação se faz em qualquer lugar, até embaixo de um pé de manga. • Depoimento Ana Beatriz Teixeira A estudante Ana Beatriz Teixeira, negra e albina, dá um depoimento sobre a importância das ações afirmativas para o ingresso de negros e indígenas nas universidades. • Povo Fala Fomos para a porta de escolas conversar com estudantes para saber qual a importância da escola na vida deles.
Conheça o Programa
livre
Cultura & Design

CULTURA & DESIGN II - 04

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO: -GREG BOUSQUET FALA SOBRE O PROJETO ARQUITETÔNICO POP XYZ, E AS SOLUÇÕES PARA VERTICALIZAÇÃO DA ÁREA MESCLANDO A CULTURA LOCAL DO PASSADO AO CONTEMPORÂNEO. -FERNANDO LEBLON, MOSTRA CURIOSIDADES POR TRÁS DA FABRICAÇÃO DE CORTINAS, DENTRO DA FÁBRICA DA UNIFLEX. -RENATA POCZTARUK E A SUA ARQEXPRESS. VEJA COMO FUNCIONAM AS PORTAS SEM CHAVES.LOGO APÓS, ASSISTA A ENTREVISTA COM VERONICA MOLINA, EXPLICANDO SEUS PROCESSO DE CRIAÇÃO DENTRO DO ESTÚDIO PENHA. -ESSA SEMANA O QUADRO “É PRA LÁ QUE EU VOU” DESEMBARCA EM PARATY”. HANS DONNER E SUA TRAJETÓRIA NO MUNDO DO DESIGN.
Conheça o Programa
livre
Persona

TONICO PEREIRA

Conheça o Programa
14
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 226

Confira: - Movimentos enviesados e batida eletrônica, tudo sincronizado. Essa é a marca registrada do grupo italiano “Urban theory”. Eles são experts no estilo de dança “tutting” e já conquistaram milhões de pessoas nas redes sociais. - É verdade que o sol nem sempre brilha no litoral belga, mas em Beaufort, as cores do verão ficam por conta de um festival de arte ao ar livre. Este ano, 20 esculturas se espalham por 67 quilômetros na costa do Mar do Norte. O tema da exposição: a interação entre ser humano e natureza. - Moda feminista: a nova coleção outono/inverno da Dior é feminina sem ser sensual. - 500 anos de Fuggerei: o conjunto habitacional mais antigo do mundo. - Massa, molho de tomate, queijo. Uma pizza clássica. Mas estas foram feitas por um pizzaiolo especial: Pazzi, o primeiro robô a preparar pizzas de forma autônoma.
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 245

Agrossilvicultura: o que é e por que a técnica ameniza o impacto das monoculturas. Cultivar faixas verdes com árvores entre monoculturas ajuda a reduzir as emissões de CO2. Saiba como e por que o sistema alternativo é uma saída sustentável para o agronegócio. Edifícios de madeira trazem mais sustentabilidade para as cidades. Usar madeira para construir prédios em vez de concreto têm algumas vantagens para o meio ambiente. Isso porque a produção de cimento é uma grande vilã do clima, emite bastante CO2. A madeira usada na construção também armazena um pouco de dióxido de carbono. Em Berlim, logo devem ser construídos verdadeiros arranha-céus de madeira. Por que usamos tão pouca energia solar? Energia solar: uma energia limpa, renovável e barata, na verdade, o método mais barato de gerar energia no momento. No entanto, apenas 3% da eletricidade gerada no mundo vem desse tipo de fonte. Mas por que isso acontece? Afinal, para o grande vilão da energia solar, o armazenamento, já foi encontrada uma solução.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 15/10/2021

Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

DESCARTE DE EMBALAGENS - SAÚDE NO CAMPO

O Brasil é o 3º maior produtor agrícola do mundo. Além de produzir diversos produtos, cada vez mais o agronegócio brasileiro se preocupa com a sustentabilidade no campo. Para se chegar a agricultura sustentável, todos os envolvidos na produção no campo devem estar conscientes de sua importância e, seu papel na preservação do meio ambiente e no descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos.
Conheça o Programa
livre
Direções

A LONGA VIAGEM - DIRETOR: ANDRÉ GAROLLI

O diretor André Garolli dá continuidade na televisão ao seu projeto de teatro “Homens ao Mar” da Companhia Triptal, onde encenou três dos dramas escritos por O'Neill (1888-1953) durante a primeira fase de sua carreira. Nela, o dramaturgo aborda a condição de homens que ele conhecia bem, especialmente aqueles ligados ao mar. O desenvolvimento dramático de suas primeiras peças baseia-se no naturalismo cênico. A grande novidade desta obra não estava na forma, mas nos temas escolhidos e na sua abordagem, na rudeza de seus personagens, na devassa que ele fazia de seus pensamentos e sentimentos mais íntimos. Desde o inicio, O'Neill permeou suas obras de uma ironia trágica. Quase sempre, os homens alimentavam-se de sonhos que não conseguiam realizar diante da inexorabilidade de seus destinos, contingenciados por condições sócio-econômicas adversas. Se, por um lado, os personagens de O'Neill não podem viver sem ilusões, também é certo que sofrem com a impressão de que jamais alcançarão seus objetivos. As ilusões constituem a perdição e a redenção dos personagens, pois O'Neil afirma que sonhar é uma das condições para se viver. Devemos alimentar nossos sonhos, mesmo sabendo que será difícil concretizá-los. Para O'Neill, "o único sucesso está no fracasso" e qualquer homem que se surpreenda um dia pensando não haver mais o que perseguir, está acabado. Elenco: Ainda confirmado as participações de: Cacá Amaral, Luiz Serra, Ênio Gonçalves entre outros... (não tenho o nome completo dos outros atores).
Conheça o Programa
16
Arte e Matemática

A FORMA DENTRO DA FORMA

ESTE PROGRAMA BORDA O FASCINIO QUE AS FORMAS GEOMETRICAS EXERCEM SOBRE OS HOMENS, O QUAL PODE SER OBSERVADO EM INUME- RAS OBRAS DE ARTE DAS MAIS DIVERSAS CIVILIZACOES.ESTE FASCI- NIO E ANTERIOR AO NASCIMENTO DA GEOMETRIA COMO CIENCIA:QUAN- DO UM HOMEM PRIMITIVO ESCOLHE O ESPACO DE UMA CAVERNA PARA SUA HABITACAO, E COMPARA O TAMANHO DELE COM O DA CAVERNA,ES- TA FAZENDO GEOMETRIA, COMO EXPLICA O PROF.LUIZ BARCO.OUTROS EXEMPLOS CITADOS ENVOLVEM OS EGIPCIOS E OS GREGOS.O PROGRAMA TRAZ DIVERSAS REPRESENTACOES DO ESPACO,COMECANDO MAIS DE 4 MIL ANOS ATRAS. ESTA EDICAO DESTACA AINDA A DIMENSAO DO TEMPO, INTRODUZIDA NAS PINTURAS COM A REPRESENTACAO DE PROFUNDIDADE,A TERCEIRA DIMENSAO DO ESPACO.O USO SISTEMATICO DA PERSPECTIVA LEVOU AR TISTAS NO SECULO XIX A BUSCAR OUTRAS FORMAS DE REPRESENTACAO DO ESPACO TRIDIMENSIONAL. EM SEGUIDA, O PROFESSOR BARCO AFIRMA QUE A GEOMETRIA EUCLI DIANA,BASE DA PERSPECTIVA,VIGOROU COM O PARADIGMA DA MATEMA- TICA E DAS CIENCIAS ATE O SECULO XIX, QUANDO NASCERAM NOVAS GEOMETRIAS, IGUALMENTE VALIDAS.
Conheça o Programa
16
Nossa Língua

PECADOS CAPITAIS I

Bloco 1 Felipe Reis e Tininha Mello abrem o programa falando sobre os 7 pecados capitais, mas nesse episódio vão explorar apenas 4: luxúria, inveja, gula e preguiça. O quadro “Etimologia” traz a origem do termo “luxúria” e os seus significados. Felipe e Tininha interpretam casal que tentam cometer alguns pecados, como o da gula... O Povo Fala responde a enquete: “Quais dos 7 pecados capitais você comete com mais freqüência? / Você sabe qual o contrário de gula? / E da preguiça? / e da luxúria? Arte com GCs mostra os 7 pecados capitais e as 7 virtudes correspondentes. Professor Eduardo Calbucci comenta os 7 pecados capitais. Felipe Reis encarna o personagem soberbo. BLOCO 2 O Jornal Nossa Língua traz à discussão qual seria a hora do dia em que as pessoas cometem mais pecados. O repórter Felipe Reis foi conferir com a população e descobriu que a hora do almoço é a preferida dos pecadores da gula. O casal Felipe e Tininha em outro momento evidenciam o pecado da preguiça. Tininha entrevista o professor Eduardo Calbucci sobre a diferença de sentido entre ser preguiçoso e sedentário. Trecho do filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, com a cena do ator Grande Otelo, como Macunaíma, dizendo – “ai, que preguiça!”, para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de literatura José de Paula Ramos sobre a obra Macunaíma, de Mário de Andrade. BLOCO 3 Tininha comenta que tão antigo quanto o pecado é o hábito de se falar deles. E essa ideia de mandar os pecadores queimarem no inferno, já aparecia na Idade Média. O quadro “Curiosidades” traz os 7 pecados capitais que foram retratados na Divina Comédia, de Dante Aliguieri. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz os bastidores de um comercial de sabonete onde a atriz comete erro pronominal na conjugação do verbo despir-se na primeira pessoa do singular. Ela diz: “eu não vou se despir”. O correto é: “eu não vou me despir”. Trecho da canção “Amor e sexo”, de Rita Lee e Arnaldo Jabor, para ilustrar o tema. Tininha e Felipe encerram o programa ao som de “Preguiça”, do Ultraje a Rigor.
Conheça o Programa
livre