Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 15 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 07

ESTE PROGRAMA APRESENTA OS PROJETOS: - ENERGIA SOLAR, DE BARBADOS - COMBUSTAO LIMPA, DO CHILE - PERMER, DA ARGENTINA
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 15

EP 15 – A empresaria Tatiana Bassi conta como decidiu conciliar o comando do Tempo da Carne com o ciclismo. Mario Canna fala sobre lubrificação. Os soldados: Silvestre e Alencar, da PM, falam sobre a importância do registro dos chassis em sua bicicleta. O Coach Giba Ambrogi fala sobre o seu vínculo com o ciclismo. Garry Fisher conta como inventou a Mountain Bike.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

MODAS DE VIOLA (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias destacando as Modas de Viola, com a participação da dupla Cacique e Pajé, que tem belas modas no repertório. Entre conversas e músicas entre a apresentadora e os convidados, mostra-se apresentações de Vieira e Vierinha, Dino Franco e Mouraí, Tião do Carro e Mulatinho, Inezita e Ronaldo Viola, As Galvão, Pedro Bento e Zé da Estrada, Carreiro e Carreirinho, Léu e Joaõzinho.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 343

Rolando Boldrin recebe o artista SERGIO SANTOS (Belo Horizonte - MG). (REAPRESENTAÇÃO PGM 115 - BLOCO 1) Rolando Boldrin recebe a cantora FABIANA COZZA (São Paulo - SP). Rolando Boldrin recebe o cantor e compositor RANULPHO (Franco da Rocha - SP). (REAPRESENTAÇÃO PGM 2 - BLOCO 3)
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 76

NOVA TECNOLOGIA NO PLANTIO DA UVA COLOCA O BRASIL NA ROTA DOS GRANDES VINHOS. O METODO DA MAIS TRABALHO PARA O PRODUTOR MAS GARANTE UM PRODUTO ALTAMENTE VALORIZADO. E NO ESPIRITO SANTO, CIDADE VOLTADA PARA O PLANTIO DO ABACAXI, BUSCA A CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO DIFERENCIADO PARA A FRUTA CULTIVADA NO MUNICIPIO. "DOCE COMO O MEL", É COMO O ABACAXI DE MARATAIZES É CONHECIDO NO ESTADO.
Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 15 - VIAGEM PAI E FILHA PARTE 3

Nessa terceira parte da viagem Pai e Filha, Ruy e Bianca iniciam as descobertas pela Praia de Canto Verde no Ceará, visitando uma comunidade de pescadores e fazendo passeios por praias e lagoas quase desertas. Depois, seguem para o litoral do Rio Grande do Norte, passando por São Miguel do Gostoso e outras praias maravilhosas. Já na Paraíba visitam uma vila familiar que fazem doces caseiros e terminam nas águas da Praia Bela, um paraíso do litoral paraibano. Para terminar essa viagem fecham esse trajeto já em Alagoas, com muitas belezas naturais.
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 09 - ATROPELAMENTO NAS ESTRADAS

O atropelamento de animais silvestres nas estradas é um problema recorrente em quase todo o Brasil. Nesse programa, Richard apresenta os números assustadores desses acidentes, mostrando os erros cometidos na construção da BR 262, que liga Campo Grande a Corumbá e o que pode ainda ser feito para solucionar esse problema.
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 09 FERNANDO MELIGENI / ROMÁRIO

FERNANDO MELIGENI (2ª temporada) Meligeni, campeão pan-americano de tênis, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. ROMÁRIO B(2ª temporada) Romário, ídolo do futebol brasileiro e jogador determinante na conquista do tetra em 1994, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 10 FALCÃO / ACELINO POPÓ FREITAS

FALCÃO (2ª temporada) Falcão, o rei do Futsal, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. ACELINO POPÓ FREITA (2ª temporada) Popó Freitas, campeão mundial de boxe, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

A FESTA DO PIJAMA

Tito fica chateado por não ter sido convidado para a festa do pijama. Seus amigos decidem fazer uma nova festa para animá-lo.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 10 - CONTO DE FADAS

Unicórnio Eles vivem nas nuvens e caminham por arco-íris! Os Unicórnios são cheios de magia e agora você pode brincar de ser um deles. SuperHands vai te ensinar a fazer uma tiara de Unicórnio pra você fazer a festa! Castelo Bem-vindo à Idade Média! Vamos construir seu próprio Castelo Medieval? Mãos a obra! Lembre-se de vestir sua melhor armadura e pegar sua espada para defender-se de monstros e dragões!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

ZOE ZEBRA, A FILHA DO CARTEIRO/A CASA DA REBECCA/PEPPA NÃO ESTÁ MUITO BEM

ZOE ZEBRA, A FILHA DO CARTEIRO Sr. Zebra, o carteiro, está entregando as correspondências e hoje sua filha Zoe está ajudando. Zoe tem uma carta muito especial para Peppa e George: um convite para sua festa de aniversário. Mamãe Pig ajuda Peppa e George a escrever uma resposta. Eles postam sua carta na caixa de correio e , em seguida, Peppa e George ajudam o Sr. Zebra a entregar a carta. A festa de aniversário é muito divertida, especialmente quando percebem que Zoe convidou todos os amigos de Peppa e George. A CASA DA REBECCA Peppa e George vão para a casa de Rebecca Coelho hoje. A casa de Rebecca é um pouco diferente da casa de Peppa, é dentro de uma colina. Em vez de escadas e corredores existem túneis. Peppa e George amam a casa e pedem para Rebecca ensiná-los a serem coelhos. Todo mundo fica surpreso quando George descobre que ele gosta de cenouras! PEPPA NÃO ESTÁ MUITO BEM Peppa tem manchas vermelhas por todo o rosto e não está se sentindo muito bem. Doutor Urso faz uma visita e diz que Peppa vai ficar bem, mas ela deve ficar na cama por um tempo. Como a erupção de Peppa não é contagiosa seus amigos estão autorizados a visitá-la. Peppa gosta de ser o centro das atenções .
Conheça o Programa
livre
O BONECO DE BARRO E O REI

O BONECO DE BARRO E O REI - 02 - O ÊXODO

Mestre Toá, segue sua peregrinação enquanto o Boneco também segue a sua. Ave de Rapina, após roubar sementes do Reino, faz emboscada na floresta. Carabina e Espuleta, sem saber, ajudam o Boneco a escapar. Ele chega até a Corte Real, conhece Criada e Serva e furtivamente consegue conversar com a Rainha, que desmaia. O Rei Triste flagra-o no quarto.
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 06 - TROCA DE ESTILOS

Quando Blair encontra seu ídolo, Mandy, a estrela pop, descobre que elas se parecem fisicamente. Invejadas com a vida da outra, Mandy e Blair trocam de lugar por um dia, mas logo descobrem que nem sempre a grama é mais verde do outro lado.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

07 - A FADINHA FLORIDA

HAVERÁ UM SHOW DE TALENTOS NA ESCOLA E CHOCOLINY NÃO SABE O QUE APRESENTAR. ELA SE LEMBRA DE UM PRESENTE ESPECIAL QUE SEU TIO SHOW LHE DERA: UMA PEDRA QUE REALIZA UM DESEJO. COM ELA, CHOCOLYNE ACREDITA CONSEGUIR ALGUM TALENTO LEGAL PARA APRESENTAR. ENTRETANTO, A ATRAPALHADA FADINHA FLORIDA APARECE, SAINDO DE SEU ARMÁRIO, DIZENDO QUE ESTÁ PERDIDA. AO PERCEBER QUE CHOCOLINY ESTÁ CHATEADA, DECIDE AJUDÁ-LA A ENCONTRAR UM TALENTO PARA O SHOW DA ESCOLA. A FADINHA LHE ENSINA A DANÇA DAS FADAS E, DEPOIS DE UMAS TRAPALHADAS, CONSEGUE AJUDAR CHOCOLINY NA APRESENTAÇÃO, ONDE É MUITO APLAUDIDA. COMO RETRIBUIÇÃO, CHOCOLYNE DÁ A PEDRA DO DESEJO À FADINHA FLORIDA QUE, FINALMENTE CONSEGUE CHEGAR A SEU DESTINO, O REINO DA ROSALANDIA.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 14 - VERDADEIRA PERSONALIDADE

LOOP PRECISA DE UMA FOTO SUA PARA DAR AO PAI.
livre
REV & ROLL

EP. 40 - ACAMPAMENTO DO PIJAMA

QUANDO A MÃE DE BO O ENVIA PARA O ACAMPAMENTO, BO APRENDE, COM A AJUDA DE SEUS AMIGOS, QUE ÀS VEZES DEIXAR SUA ZONA DE CONFORTO PODE SER MAIS DIVERTIDO!
livre
Bubu e as Corujinhas

OPERAÇÃO RESGATE!

O trio de corujinhas avista um pássaro na boca de um crocodilo e decide salvá-lo. Bubu e Biel começam a argumentar sobre o animal ser um jacaré ou um crocodilo. Bubu e Bonie vão em busca de ajuda, e pedem a colaboração do macaco, que chama outros macacos e sugere chamar também a girafa. As ararinhas-azuis e o jabuti também são convocados. Bonie bola um plano de resgate com a ajuda de todos os animais, fazendo uma ponte até o crocodilo e cutucando seu nariz com uma pena para ele espirrar. O crocodilo espirra e o pássaro voa para longe, que reclama de terem interrompido o seu jantar. O crocodilo entra em cena, explicando as diferenças entre um crocodilo e um jacaré. O pássaro-palito volta para a boca do crocodilo e os irmãos entendem que, na verdade, o pássaro e o crocodilo são amigos e estão se ajudando. O Papai Coruja assobia e, de volta ao ninho, explica para os seus filhotes o que é a protocooperação. A Mamãe diz que a intenção de ajudar o pássaro-palito foi boa, mas alerta para o perigo de passar uma informação adiante sem saber se é realmente verdade. O episódio encerra com a Mamãe cantando a música “Répteis!”.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - UM DIA DE PRAIA - 01

Um Dia de Praia / Ovo Surpresa (Avião) / O Mistério do Disco Voador / AEIOU (Letra A) / Baú Biruta (Cachorro) / Pintura Mágica (Pintinho Amarelinho) Um Dia de Praia A Galinha Pintadinha e sua família vão à praia. Os personagens acabam descobrindo que não estão sozinhos, pois a todo momento os 10 elefantes ficam pulando no mar e espirrando água para todos os lados. O Mistério dos Disco Voador Em uma noite, misteriosas coisas estranhas vão acontecer. As Galinhas vão encontrar 3 discos voadores.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 03 NÃO HÁ LUGAR COMO O LAR

Kevin está muito animado com a neve, mas Victor não gosta nada. Ele explica a Kevin que a neve está causando todos os tipos de problemas. Emily fica presa na oficina, porque as peças que ela precisa não conseguem chegar. Quando Kevin sai da oficina, a neve cai do telhado, prendendo-o. Victor pensa que Kevin partiu para tentar buscar a peça de Emily e sai para resgatar o amigo. Felizmente, Thomas foi enviado para entregar a peça e consegue encontrar Victor antes que mais alguém fique preso na neve!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 04 A VERDADE SOBRE TOBY

Toby se recusa a carregar carvão só porque Henrietta continua fazendo ele se lembrar de tudo o que ele tem que fazer. Ele a deixa para trás e parte para levar alguns vagões para o ferro-velho, mas acaba ficando sem carvão assim que chega lá. Toby precisa que alguém pare e lhe dê um pouco de carvão, mas é difícil enxergar entre tanta sucata. Reg tenta ajudá-lo a ser visto, mas quando as outras locomotivas finalmente veem Toby, elas entendem errado e logo um boato se espalha em toda a ilha: o coitado e velho Toby está sendo desmontado!
Conheça o Programa
livre
FAMELAB BRASIL 2020

livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 10

Vivi, Mochilão e Lanterninha conhecem uma estrela cadente de perto, no incrível e estrelado Deserto do Atacama. Pronta para fazer seus pedidos à estrelinha, Vivi descobre que, na verdade, é ela quem vai realizar os desejos da nova amiga.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

AMARRA OU LARGA DO PÉ, CEBOLINHA

A Mônica acha que encontrou a solução perfeita para acabar com os planos infalívies do Cebolinha, mas ela esqueceu com quem estava lidando e que as coisas sempre podem piorar quando se trata do Cebolinha, e é isso mesmo que acontece.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

ARTE NA PRAÇA

Hojé é um dia especial para a Marina. Ela irá expor a sua arte na praça para que todos possam ver. Mônica irá ajudá-la para que nada dê errado, mas o que elas não esperavam era encontrar a concorrência acirrada do seu pequeno amigo que só busca a fama, Cebolinha. Veja como o Cebolinha se enfia em muita encrenca e como as meninas vão garantir que ele tenha o o que castigo que merece… em dobro!
Conheça o Programa
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 117 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley e Tosco recebem um time de jogadores de basquete que participam do game com o time do programa, formado por Bob, Edwirges e Dudu.
Conheça o Programa
livre
DE OLHO NO VOTO 2020

DE OLHO NO VOTO 2020 - PRIMEIROS RESULTADOS - 15/11/2020

livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1348

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A LUTA DE AMBIENTALISTAS E PESQUISADORES PARA EVITAR O DESAPARECIMENTO DE UM PRIMATA DA AMAZÔNIA CRITICAMENTE AMEAÇADO. E VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM. AS FLORESTAS TROPICAIS SUPORTAM ATÉ UM CERTO LIMITE O AQUECIMENTO GLOBAL, DEPOIS PERDEM PARTE DA CAPACIDADE DE ABSORVER CARBONO NA ATMOSFERA. É O QUE ALERTA UM ESTUDO INTERNACIONAL PUBLICADO NA REVISTA NATURE. E, CIENTISTAS DA USP DE SÃO CARLOS ,NO INTERIOR PAULISTA , CRIAM UM PROCESSO SIMPLES E BARATO PARA LIMPAR A ÁGUA DOS RIOS CONTAMINADA COM RESÍDUOS DE REMÉDIOS, AGROTÓXICOS E ATÉ DE PROTETOR SOLAR.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 380 - INTELIGÊNCIA ANIMAL

COM 98% DO DNA SEMELHANTE AOS HUMANOS, O CHIMPANZÉ, NOSSO PARENTE MAIS PRÓXIMO NO REINO ANIMAL, LIDERA ENTRE OS MAIS INTELIGENTES NESSE UNIVERSO. E OS OUTROS ANIMAIS? QUAIS SÃO OS MAIS INTELIGENTES? OS ELEFANTES SABEM TRABALHAR EM GRUPO E RECONHECEM A VOZ HUMANA. OS GOLFINHOS PODEM SE RECONHECER NO ESPELHO. AS CABRAS TÊM EXCELENTE MEMÓRIA. E OS PAPAGAIOS ENTENDEM E REPRODUZEM A VOZ HUMANA. MAS HÁ UM OUTRO ANIMAL QUE TAMBÉM SE DESTACA PELA INTELIGÊNCIA. O POLVO NÃO APENAS É CAPAZ DE IDENTIFICAR UMA PESSOA, COMO PODE ATÉ ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE PROXIMIDADE COM ELA. ISSO FICOU DEMONSTRADO NO DOCUMENTÁRIO "MEU PROFESSOR POLVO", REALIZADO PELO MERGULHADOR E AMBIENTALISTA SUL-AFRICANO CRAIG FOSTER. ELE É FUNDADOR DA ONG SEA CHANGE, CRIADA PARA DEFENDER A PRESERVAÇÃO DOS MARES. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, SOBRE INTELIGÊNCIA ANIMAL.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

AMOR E ÓDIO - RACISMO EM DEBATE

A pandemia ressaltou a nossa desigualdade e o racismo estrutural. A crise trouxe para a cena da Internet pessoas maravilhadas com a capacidade de fazer pão em casa, ao lado de outras sem recursos para comprar comida para a família. Como lidar com a vida real em meio ao racismo e à misoginia? Qual o papel da mulher negra na sociedade brasileira? Qual amor e qual ódio estão presentes no nosso imaginário e nas nossas práticas sociais de exclusão e de luta?
Conheça o Programa
14
DE OLHO NO VOTO 2020

DE OLHO NO VOTO 2020 - FECHA URNA - 15/11/2020

14
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 70 - FAGNER

Nesta edição, o #Provoca recebe o cantor FAGNER
Conheça o Programa
10
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 175 - ESPECIAL MARIA SCHRADER (PODE SER REPRISADO)

Camarote.21 no ar hoje com um programa especial sobre a atriz e diretora Maria Schrader. Poucos fazem o que ela faz: dirigir filmes premiados, brilhar na tela há décadas e impressionar no palco: a alemã Maria Schrader. A nossa equipe conversou com ela durante a Berlinale de 2020, o Festival Internacional de Cinema da capital alemã.
Conheça o Programa
10
Jazz Sinfônica Brasil

JAZZ SINFÔNICA & TOQUINHO

Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - ELEIÇÕES MUNICIPAIS

FALTANDO POUCOS DIAS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, O OPINIÃO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DE PREFEITOS E VEREADORES.DE ACORDO COM O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, QUASE 148 MILHÕES DE BRASILEIROS ESTÃO APTOS A VOTAR. NUMA ELEIÇÃO QUE TEM MUDANÇAS NAS REGRAS ELEITORAIS, UM NOVO CENÁRIO DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 UMA CAMPANHA MENOS PRESENCIAL E MAIS VIRTUAL. E VOCÊ, ELEITOR? COMO ESCOLHE OS SEUS REPRESENTANTES?
Conheça o Programa
livre
AS CIDADES AZUIS

AS CIDADES AZUIS - 03 - SOMOS TODOS O AGORA - RIO BELÉM/ PR

Neste episódio da série AS CIDADES AZUIS vamos conhecer o Rio Belém, um rio curitibano cuja nascente e foz estão dentro da capital paranaense. A questão dos parques será uma característica bem presente no episódio. Além do Parque Municipal Nascentes do Rio Belém, o rio passa por mais três parques. Em alguns deles, suas águas foram represadas formando lagos. Apesar de todos os títulos de qualidade de vida atribuídos a Curitiba, a situação do Rio Belém não é muito diferente dos demais rios que temos visitado. Trata-se do curso de água mais poluído de Curitiba. Entretanto, iniciativas de revitalização e preservação estão em andamento graças ao diálogo estabelecido entre os governos municipal e estadual. Neste episódio vamos conhecer essas possibilidades de revitalização e, através do nosso discurso do episódio, vamos tentar dar um empurrãozinho nelas.
livre
PAIXÃO PELO CHORO

CADÊ O CHORO QUE ESTAVA AQUI? FOI FAZER SUCESSO NO MUNDO!

A série em 5 episódios proporciona uma viagem ao mundo dos personagens e suas histórias que fizeram do Choro um ritmo consagrado no Brasil e no Exterior. Apresenta imagens de arquivo de compositores e intérpretes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, intercalando depoimentos e interpretações de compositores contemporâneos.
livre
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2010)

Registrar sua trajetória e potencializar a reflexão sobre os processos de criação e de produção em dança no país é o objetivo de Canteiro de Obras, um cuidadoso documentário da São Paulo Companhia de Dança, em parceria com a TV Cultura e Orosboros Produtora. As produções, os projetos educativos e de memória, as apresentações e os depoimentos de pessoas envolvidas com as ações da Companhia foram registrados ao longo do ano pelos diretores do projeto Inês Bogéa e Iracity Cardoso. “Por meio do documentário os espectadores passam a conhecer os bastidores da produção da Companhia, as formas de trabalho, de atuação, os processos e os resultados das nossas produções. E aquilo que conhecemos intimamente pode ser apreciado de outra forma. Os espectadores também podem partilhar conosco parte das dificuldades e dos prazeres de se trabalhar para e com a dança”, fala Inês Bogéa, que assina ao lado de Iracity Cardoso, a concepção do projeto. A série Canteiro de Obras não é comercializada. Ela é distribuída para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública. Se alguma instituição se interessar, ela pode entrar em contato com a companhia pelo e-mail educativo@saopaulocompanhiadedanca.art.br São Paulo Companhia de Dança A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, foi criada em janeiro de 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e instituída como equipamento cultural dessa Secretaria por meio do Decreto SP nº. 54.669, de 11 de agosto de 2009. É uma companhia de repertório, isto é, seu repertório artístico abarca desde coreografias de referência da dança - do século XIX ao XXI - até criações inéditas feitas por diferentes artistas especificamente para o seu corpo de dança. A Companhia procura tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos, de formação de platéias e de programas de registro e memória. Nesse sentido, desenvolve projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes: difusão da dança – produção e circulação de espetáculos –, ações educativas e de formação de plateias, e atividades sistemáticas de registro e memória da dança.
12
Sala de Cinema

TERRA DEU, TERRA COME

Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Com uma canequinha esmaltada, ele joga as últimas gotas de cachaça sobre o cadáver já assentado na cova: “O que você queria taí! Nós não bebeu ela não, a sua taí. Vai e não volta pra me atentar por causa disso não. Faz sua viagem em paz”. Dessa maneira acaba o sepultamento de João Batista, após 17 horas de velório, choro, riso, farra, reza, silêncios, tristeza. No cortejo, muita cantoria com os versos dos vissungos, tradição herdada da áfrica. Descendente de escravos que trabalhavam na extração de diamantes, nas Minas Gerais do tempo do Brasil Império, Pedro é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres da região, que eram muito comuns nos séculos 18 e 19. Garimpeiro de muita sorte, Pedro já encontrou diamantes de tesouros que foram enterrados pelos antigos na região de Diamantina. Mas, o primeiro diamante que encontrou, há 70 anos, o tio com quem trabalhava o enterrou e morreu sem dizer onde. Depois disso, viveu sempre em uma sinuca: para reencontrar o diamante só se invocasse a alma de seu tio João dos Santos. “Você precisa ver que botão de mágoa, era um diamante e tanto” Como em um conto de Guimarães Rosa, ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias sofisticadas, carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. João Batista tinha pacto com o Diabo? O Diabo existe? Ele está no filme? Estamos sozinhos, ou as almas também estão entre nós? Será que Minas está repleta de tesouros escondidos e almas que pairam a vigiá-los? A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma potente auto-mise-en-scène. No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é mentira, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro. E ao sepultar João Batista, Pedro nos aponta a morte eminente de várias tradições africanas que foram parar na região de Diamantina. Ali, ele é o último conhecedor dessas tradições. Depois de passar a vida cantando a despedida dos mortos, como faziam seus ancestrais africanos, ele corre o risco de ser enterrado calado – em silêncio –, ao contrário de uma tradição de séculos.
Conheça o Programa
livre
DOC TV

HERMÓGENES - DEUS ME LIVRE DE SER NORMAL (RN)

Violência, depressão, angústia, ansiedade, medo, solidão, hipocondria, dependências químicas, estresse, cardiopatias, egoísmo, psicose, neurose, diabete, hipertensão, paranóia, câncer, AIDS. Esse é quadro patológico da humanidade. Reconhecer a raiz mestre de tanta dor e sofrimento, administrar o estresse, treinar o corpo, a mente e o espírito para a superação dessa ausência de Vida é o que o mestre de yoga, escritor e poeta Professor Hermógenes - ao longo de meio século de estudos e experiências – vem ensinando, libertando assim indivíduos do caos, do suicídio, das doenças, da alienação, da prisão material e da morte.Hermógenes - Deus me Livre de ser Normal é o título do documentário sobre a vida e o poder terapêutico e transformador da obra deste escritor. Acomodar em 55 minutos os oitenta e quatro anos de uma vida dinâmica e devotada à prática do bem, é a principal virtude do filme, roteirizado e dirigido pelo fotógrafo Marcelo Buainain.
Conheça o Programa
10
A NATUREZA REPRESADA

10
De Olho na Educação

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 11 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - 17/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, NOSSO ASSUNTO É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR./ UMA GRANDE MUDANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, QUE TODO MUNDO PRECISA ENTENDER.// NOSSA CONVIDADA É VALÉRIA DE SOUZA - DOUTOURA EM EDUCAÇÃO E ASSESSORA DE GABINETE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
10