Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 18 de Outubro

ABERTURA DA EMISSORA

Saúde Brasil

A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO 2019

Cuidar da saúde exige diversas atitudes no nosso dia a dia. Dentre essas atitudes, existe uma grande aliada para a nossa saúde na prevenção de diversas doenças: as vacinas, uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa, para uma doença particular. Neste educativo vamos conhecer o que são as vacinas e a importância da vacinação para a garantia e promoção da saúde.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

INEZITA PUXADORA (ESPECIAL JUNINO) (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as festa juninas com participação de duplas, orquestras e quadrilhas, são eles: Tonico e Tinoco; Orquestra Sanfônica; Grupo Moxotó e Quadrilha da Corte; Trio Sabiá; Trio Virgulino; Mario Zan e Inezita Barroso;Y assir Chediak; Mariangela Zan; Os Favoritos da Catira; Quadrilha Carunxu di Mio.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 335

Rolando Boldrin declama o poema "JANGADEIRO ABANDONADO", de Aldemar Paiva (Adap.:Rolando Boldrin). (PGM 49 bloco 01) Rolando Boldrin recebe a cantora CAROLINA SOARES (Iguape - SP).
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 72

AZEITE BRASILEIRO CONQUISTA PALADAR INTERNACIONAL E RECEBE RECONHECIMENTO MUNDO A FORA. AZEITES DE OLIVA GAÚCHOS E DA SERRA DA MANTIQUEIRA ESTÃO BRILHANDO NO EXTERIOR. MULHERES ASSUMEM ATIVIDADES NO CAMPO E MOSTRAM QUE PODER FEMININO GERA MAIOR PRODUTIVIDADE, REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DE LUCROS. COM DETERMINAÇÃO E COMPETÊNCIA ESTÃO QUEBRANDO A BARREIRA DO PRECONCEITO E DA INTOLERÂNCIA.
Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 11 - RIO GUAPORÉ CABIXI – RO (PARTE 1)

Programa no Estado de Rondônia na região do Cabixi, no Rio Guaporé, nossa aventura começa com uma expedição até o Rio Verde em busca de cachoeiras maravilhosas da região, mas a surpresa é que o Rio Verde está muito baixo e por isso Ruy e o Guia resolvem parar, mais as belezas naturais são surpreendentes. Com a mudança de planos, Ruy sai em busca dos grandes Tucunarés do Rio Guaporé, que não decepciona, com muita ação e toda natureza se destacando.
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 23 - RESGATE PANTANAL - PARTE 1

livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 01 OSCAR SCHMIDT / ANA MOSER / JOSÉ MONTANARO

OSCAR SCHMIDT - 1ª temporada Oscar Schmidt, um dos grandes ídolos do basquete brasileiro, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. ANA MOSER - 1ª temporada Ana Moser, uma das maiores jogadoras de vôlei da história do Brasil, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. JOSÉ MONTANARO - 1ª temporada Montanaro, medalhista olímpico com a seleção brasileira de vôlei em 1984, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. OBS: Para montar a versão com 15'min aqui na TV CULTURA, foi preciso unir os créditos finais de todos os programas no encerramento do episódio. Essa ação foi autorizada pela produtora responsável.
Conheça o Programa
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 02 SÓCRATES / MARIA PAULA GONÇALVES

SÓCRATES BRASILEIRO - 1 temporada Dr. Sócrates, um dos grandes craques da seleção brasileira de 1982, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. MARIA PAULA GONÇALVES - 1 temporada Magic Paula, campeã mundial e medalhista olímpica de basquete, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

MEIANS

Para conseguir a Bolica, Tito fala para Octávio que suas meias se usam na cabeça e que são um bem valioso. Mas quando todos de Mini-Mini estão usando as “meians”, Tito se sente excluído e começa a usar também.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 07 - DINOSSAURO

Ovo de Dinossauro Ouvimos um barulho no topo de uma montanha! É um ovo de dinossauro. Vamos aprender com SuperHands a fazer um e se divertir na pré história! Dinossauro de Balão Que tal criar um dinossauro só com papel, cola e bexigas? Nesse novo episódio de SuperHands você vai aprender a criar um amigo pré histórico para assustar todo mundo! Vale até usar bexiga com gás hélio e fazer um daqueles dinossauros voadores! Está pronto? Então, mãos a obra! Bracelete de Super-Herói SuperHands está pronto para salvar o dia com seus novos apetrechos de super herói! Ele vai te ensinar a fazer a sua própria versão também! É super rápido e fácil. Você vai estar pronto para lutar contra o crime rapidinho! Vamos lá!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

TOMANDO CONTA DA PEPPA E DO GEORGE/MINHA PRIMA CHLOÉ/O TEMPORAL

TOMANDO CONTA DA PEPPA E DO GEORGE Mamãe e Papai Pig vão sair e Vovó e Vovô Pig tomam conta de Peppa e George. Eles são colocados para dormir, mas preferem assistir televisão e brincar com a Vovó e Vovô Pig. TodoS se divertem tanto que ficam esgotados. Quando a Mamãe e Papai Pig chegam em casa todos estão dormindo! MINHA PRIMA CHLOÉ A prima de Peppa Chloé vem visitar, ela é um pouco mais velha que Peppa e George. Enquanto brincam Peppa provoca George, fazendo ele seguir suas regras. Mas agora que Chloé está aqui, Peppa tem que jogar pelas regras de outra pessoa. O TEMPORAL Peppa e George brincam no jardim quando eles ouvem um barulho estranho. É um trovão! Peppa e George ficam um pouco assustado no começo, mas logo Peppa decide que ama temporais. Eles fazem grandes poças de lama no jardim!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

UMA NOVA CHEGADA (ESPECIAL)

O conde e sua amiga inventora Ruth estão realizando uma Feira de Tecnologia no castelo, exibindo invenções de todo o mundo. Thomas fica preocupado que ele e as outras locomotivas a vapor sejam substituídos por novas tecnologias. Para evitar isso, Thomas tenta desesperadamente garantir que a Equipe De Vapores faça seu trabalho da maneira mais eficiente possível. Infelizmente, ele causa muita confusão e atraso. Mas Thomas logo se sente melhor quando Ruth diz a ele que a locomotiva a vapor é uma das melhores invenções de todos os tempos. Ele então salva o dia parando heroicamente um foguete fora de controle. Após a conversa animada de Ruth e seu ousado resgate, Thomas agora está confiante de que as locomotivas a vapor são insubstituíveis... ou seja, até que uma nova chegada apareça na Feira.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

O MUNDO DO AMANHÃ (ESPECIAL)

A Feira de Tecnologia de Sodor está em pleno andamento no castelo e há muitas novas invenções empolgantes: robôs gigantes, máquinas de fazer milk-shake e, no meio de tudo, Gordon se torna magnético! Então, Thomas percebe dois cozinheiros de aparência suspeita chamados Baz e Bernie e a locomotiva deles Sonny estão à espreita na Feira. Não demorou muito para que Baz e Bernie roubassem os planos da incrível nova invenção de Ruth. Os ladrões tentam escapar em uma perseguição em alta velocidade, mas não são páreo para uma combinação de: Conde, Ruth, Sir Topham, as novas invenções e a Equipe De Vapores!
Conheça o Programa
livre
Chocolix

04 - A EXPOSIÇÃO DOS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

CHOCOMARK E CHOCOLINY RECEBEM UMA LIGAÇÃO DE SUA AVÓ TITA, CONVIDANDO-OS PARA UMA EXPOSIÇÃO, NA ANTIGA ESCOLA DELES, NO REINO DE CHOCOLINDO. NA EXPOSIÇÃO TERÃO OPORTUNIDADE DE VER VÁRIOS TIPOS DE ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO, ALÉM DE REVER OS ANTIGOS AMIGOS. ANIMADOS COM A AVENTURA, CONVIDAM SEU NOVO AMIGO MAX PARA IR À EXPOSIÇÃO COM ELES.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 06 - O PEQUENO BUSTER BUNKER

O NETO DO OFICIAL BUNKER, BUSTER, APRENDE COM TOOT QUE ALGUMAS REGRAS PODEM SER QUEBRADAS E OUTRAS EXISTEM POR UM BOM MOTIVO.
livre
REV & ROLL

EP. 32 - A FESTA DA ÁRVORE DE REV

QUANDO AVERY INSISTE EM MANTER A FESTA DE ANIVERSÁRIO DO REV UMA SURPRESA, ELA E OS AMIGOS ACABAM SE ESFORÇANDO MUITO PARA IMPEDIR QUE REV DESCUBRA.
livre
Bubu e as Corujinhas

O GRANDE DIA

As corujinhas estão animadas, aguardando a tão esperada chegada do Vovô e da Vovó Coruja para o Dia da Família. Eles pensam no que podem fazer para comemorar este dia tão especial, e lembram que o Vovô e a Vovó sempre contavam a fábula “A Cigarra e a Formiga. Decidem, então, encenar uma peça sobre esta história. Bubu será a cigarra, Biel a formiga e Bonie a diretora. Vovô e Vovó chegam, todos fazem um piquenique e depois o trio encena a peça. Bubu esquece sua fala e some no meio da peça. A família busca Bubu e a encontra triste por ter esquecido o texto. Enquanto a consolam, Vovó e Vovô contam que compreender a história é muito melhor do que apenas decorar. E como Bubu havia compreendido direitinho a história, ela retorna ao palco e, juntamente com os irmos, finalizam a linda apresentação. No ninho, a família toda se aconchega e Mamãe Coruja canta a música “Parabéns!”.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - A MÁQUINA DUPLICADORA - 19

A Máquina Duplicadora / Ovo Surpresa (Colher) / O Blim Blim Blim Estrelinhas / Baú Biruta (Boneca) / Pintura Mágica (Baratinha) A Máquina Duplicadora O Pintinho Amarelinho tem uma supermáquina, e a Galinha Pintadinha com o Galo Carijó vão participar dessa descoberta matemática. O Blimblim das Estrelinhas Duas estrelinhas se encontram para uma conversa muito divertida.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

16 - INSÔNIA

MATILDE NÃO CONSEGUE DORMIR DEPOIS QUE CARLOS TROCOU SEU CHOCOLATE QUENTE POR CAFÉ. SEU PODER DO DIA FAZ COM QUE O SOL NÃO SAIA E A NOITE SE ESTENDA POR TODO O DIA. ELES RESOLVEM APROVEITAR A OPORTUNIDADE E FAZER COISAS QUE NÃO PODEM FAZER NORMALMENTE POR DORMIREM CEDO, MAS A DIVERSÃO ACABA QUANDO OS AMIGOS DESCOBREM QUE AS ÁRVORES DO BOSQUE ESTÃO EM PERIGO POR CAUSA DA FALTA DE SOL. JUNTOS, TERÃO QUE PENSAR EM UM JEITO DE FAZER A NOITE VIRAR DIA NOVAMENTE.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 24 - A IDADE DA PEDRA

ENQUANTO BRINCAVAM COM CARIMBOS, LUNA E JÚPITER ENCONTRAM O FÓSSIL DE UM PEIXE. MAS O QUE É UM FÓSSIL? ENQUANTO PROCURAM A RESPOSTA, DEPOIS DE UM EXPERIMENTO COM MUITA LAMA E PEGADAS, O TRIO É LEVADO PARA UM FAZ DE CONTA COM DIREITO A VIAGENS NO TEMPO, TIRANOSSAUROS E FÓSSEIS INCRÍVEIS.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 15

A AVENTURA DO SIR COACH Quando Sir Coach embarca em uma perigosa jornada, Nella se junta a ele, mas percebe que ainda tem muito o que aprender. O CAVALEIRO DRAGÃO Nella ajuda Smelgly a realizar seu sonho de se juntar à Brigada dos Cavaleiros.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

LISTA DE VERIFICAÇÃO

O estilo de gestão excessivamente agressiva de Bitzer se torna demais para as ovelhas que decidem que é hora de relaxar. As tarefas do Bitzer para o dia assumem um novo propósito, para que todos se divirtam!
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

DEVOLVER AO REMETENTE

O fazendeiro recebe um presente misterioso de seu primo. Não impressionado com o presente, ele tenta jogá-lo fora apenas para continuar reaparecendo. Ele se convence de que tem poderes mágicos.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 03

Na Islândia, Vivi, Mochilão e Lanterninha precisam ajudar os Trolls, atrapalhados seres feitos de pedra, a acalmar um vulcão nervosinho, que cospe fogo de tanta raiva.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DEPOIS DO BANHO

A turminha estava muito feliz com o Cascão pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele?
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

11 - MINHOCA NA CABEÇA

CLARICE PERCEBE QUE DANTE FANTASIA DEMAIS AS COISAS, OU SEJA, CRIA MUITA “MINHOCA NA CABEÇA”. DENTRO DA CASA, ZILÚ SE PASSA PELA NOVA PROPRIETÁRIA E CONVENCE LINO QUE SUA CASA AGORA É UMA EMPRESA DE TELEMARKETING. SEU INTUITO É COLOCAR “MINHOCA NA CABEÇA” DOS SEUS AMIGOS E CRIAR CONFUSÃO.
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

A LAGOA DOS HIPOPÓTAMOS

Isolado e longe da agitação do rio Luangwa, na Zâmbia, a lagoa Kasikizi é o lar de uma pequena comunidade de vida selvagem diversificada. No auge da estação chuvosa, é cheio até a borda com água - um local tranquilo, ideal para dois velhos hipopótamos machos que mergulham em águas profundas. A lagoa é o seu santuário, um mundo longe da vida mais violenta que eles abandonaram no rio principal, onde tiveram que enfrentar mestres de praia agressivos, dispostos a lutar para proteger seus territórios. Eles compartilham sua casa com um crocodilo do Nilo, um predador temível para todos aqueles que vivem aqui ou vêm para beber de suas águas. Um escorpião aquático está pendurado na água esperando a chance de pegar um nadador de costas. À medida que a estação seca chega ao fim e os níveis de água da lagoa começam a cair, um excesso de peixe se torna capturado atraindo toda uma gama de espécies de aves para o início da temporada de pesca. Os marabus são os encrenqueiros, roubando peixes das cegonhas de bico amarelo, muito menores. Mas eles encontram o seu jogo nas águias de peixes juvenis que são mais do que felizes em aceitar pássaros maiores que eles. À medida que a lagoa se transforma cada vez mais em lama, ela se torna letal, prendendo um búfalo e o crocodilo do Nilo sendo assim, não conseguem sair. Um dos hipopótamos consegue sair de seu banho de lama, mas enfrenta problemas com um inimigo hostil. O outro sai a tempo, aguentando-se até que as chuvas recomeçam, para retornar à sua lagoa santuário mais uma vez.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1344

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A LUTA PELA VIDA NO PANTANAL, EM IMAGENS REGISTRADAS NO PERÍODO DAS QUEIMADAS PELO FOTÓGRAFO ARAQUÉM ALCÂNTARA. E VEJA TAMBÉM: RELATÓRIO DE JARDIM BOTÂNICO INGLÊS DESTACA QUE O BRASIL, RICO EM BIODIVERSIDADE, COLOCA EM RISCO ESPÉCIES DE PLANTAS POUCO CONHECIDAS POR CAUSA DOS DESMATAMENTOS ,DO AVANÇO DA AGRICULTURA E DA URBANIZAÇÃO. E, A FAMÍLIA DUMONT SE DEDICA HÁ MAIS DE 30 ANOS À ARTE DE BORDAR A NATUREZA, NO INTERIOR DE MINAS GERAIS.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 376 - FELICIDADE GERAL

COMO ANDA O GRAU DE FELICIDADE DAS PESSOAS NESSES TEMPOS TÃO SOMBRIOS? UMA PESQUISA REALIZADA EM 27 PAÍSES MOSTRA QUE, PARA SURPRESA DE MUITOS, O NÚMERO DE PESSOAS QUE SE DECLARAM FELIZES É MAIOR DO QUE AS QUE ESTÃO DO LADO OPOSTO. MAS, AFINAL, O QUE LEVA ESSAS PESSOAS A SE SENTIREM SATISFEITAS COM A VIDA? EM OUTRAS PALAVRAS, O QUE TRAZ FELICIDADE? SE VOCÊ PENSOU EM DINHEIRO, ERROU. A PESQUISA APONTA UMA SÉRIE DE FATORES QUE ESTÃO ACIMA DAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS, COMO RESPONSÁVEIS PELA FELICIDADE. QUAL É O PAÍS ONDE OS HABITANTES SE DECLARAM MAIS FELIZES? VOCÊ ARRISCARIA UM PALPITE? E O SEGUNDO E TERCEIRO COLOCADOS? ALGUMA IDEIA? E COMO ANDAM OS BRASILEIROS, QUANDO SE TRATA DE FELICIDADE, ESPECIALMENTE NESSES TEMPOS DIFÍCEIS QUE TEMOS ATRAVESSADO? AS RESPOSTAS ESTÃO NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

CIDADES POSSÍVEIS: CONSTRUÇÃO COLETIVA

cidades possíveis: construção coletiva Palestrante: philip yang – ativista urbano O encontro convida a uma incursão por diferentes modelos de cidade que poderão emergir no futuro. Como ponto de partida, busca identificar as forças primordiais que ao longo de milênios conformaram as aglomerações humanas. Examina como vetores de poder econômico, político e social moldaram os territórios que ocupamos para, ao final, discutir espaços de ação coletiva plausível para a construção de um ordenamento territorial urbano mais justo, eficiente, sustentável e belo.
Conheça o Programa
14
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 66 - ILONA SZABÓ E CELSO ATHAYDE

Nesta edição, o #Provoca entrevista remotamente a cientista política Ilona Szabó e o CEO da Favela Holding Celso Athayde.
Conheça o Programa
10
Persona

MATHEUS NACHTERGAELE

Conheça o Programa
14
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 193 - ESPECIAL COLONIALISMO (PODE SER REPRISADO)

Veja nesta edição: - Rajkamal Kahlon: artista plástica "desconstrói" documentos e fotos dos séculos 19 e 20 criando um novo conteúdo cheio de ironia e crítica política. - Johny Pitts: autor do livro “Afropean” embarcou em uma viagem em busca de uma identidade “afropeia” livre de clichês. - Nora Al-Badri: artista visual critica a presença de artefatos roubados em museus europeus e disponibiliza na internet conjunto de dados necessários para fazer modelos 3D de obras de arte. Detalhe: sem a permissão do museu onde está a peça. - Elsa M'bala: cantora e compositora camaronesa radicada em Berlim transporta para a música a experiência de viver como mulher negra entre dois mundos.
Conheça o Programa
livre
Jazz Sinfônica Brasil

ESPECIAL - 75 ANOS DA LIBERTAÇÃO DOS PRISIONEIROS DE AUSCHWITZ

Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - DIA DO MÉDICO

NO PRÓXIMO DIA 18 É COMEMORADO O DIA DO MÉDICO. ESSE PROFISSIONAL QUE ENFRENTOU TANTOS DESAFIOS ESTE ANO. TRABALHOU INCANSAVELMENTE PARA VENCER UMA AMEAÇA INVISÍVEL: O NOVO CORONAVÍRUS. QUASE CINCO MILHÕES DE BRASILEIROS FORAM CURADOS DA COVID-19 .O QUE OS MÉDICOS APRENDERAM NESSE PROCESSO E O QUE NOS ENSINARAM?
Conheça o Programa
livre
AS CIDADES AZUIS

AS CIDADES AZUIS - 01 - ABERTURA

O primeiro episódio tem o objetivo de não apenas apresentar a proposta da série, mas também trazer um panorama atual da situação em que rios de pequenas e grandes cidades do Brasil se encontram. O episódio é dividido em três partes: Na primeira, abordaremos a ligação entre rio e cidade, uma conexão vital e que parece tão esquecida. A segunda parte do episódio se dedicará a mostrar quais cidades e rios brasileiros a série irá retratar. À terceira e última parte do episódio, que terá esse tom mais otimista, que encerrará esse momento inicial da série mostrando que há de fato pessoas cujas atitudes, mesmo que por vezes pequenas em relação à dimensão dos nossos problemas, diariamente fazem do mundo um lugar melhor para se viver.
livre
PAIXÃO PELO CHORO

APRENDER. ENSINAR. COMPARTILHAR. DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

livre
Figuras da Dança

CARLOS MORAES

Um dos artistas fundamentais para a consolidação da dança na Bahia, Carlos Moraes iniciou seus estudos no Rio Grande do Sul, sua terra Natal, e mais tarde se profissionalizou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na década de 1960. O professor, Maître de ballet, coreógrafo e diretor chegou a Salvador no início dos anos 1970 para dar aulas de balé clássico para alunas da Escola de Ballet do Teatro Castro Alves (EBATECA). Em pouco tempo, o ensino da dança clássica e a concepção da dança cênica sofreram grandes alterações, com reverberações no campo sociocultural. Com um trabalho sério, Moraes misturou a dança afro, o balé clássico, a dança moderna e as manifestações folclóricas, estimulou o convívio entre as bailarinas brancas de classe média e os "capoeiristas", rapazes negros e pobres. Fez da miscigenação uma matriz dos seus espetáculos.
Conheça o Programa
livre
Sala de Cinema

CILDO

Cildo Meireles é um dos principais artistas plásticos brasileiros em atividade, tendo conquistado em 2008 o prestigiado Premio Velázques de Las Artes Plásticas. Conduzido pelas palavras carismáticas do próprio Cildo, o filme percorre diversas de suas obras, aproximando-se aos poucos de seu pensamento e universo criativo. De 2005 a 2008; do ateliê onde trabalha às grandes exposições internacionais; de Inhotim, em Minas Gerais, à Tate Modern, em Londres; das Inserções em Circuitos Ideológicos ao Desvio para o Vermelho, o filme passeia por suas obras e ideias, em uma trajetória ao mesmo tempo reflexiva e profundamente sensorial.
Conheça o Programa
10
DOC TV

O MASSACRE DE ALTO ALEGRE (MA)

Domingo, 13 de março de 1901. O dia amanhece em Alto Alegre e o sino da capela anuncia a missa das seis horas. Na igreja estão reunidos os frades, as freiras, famílias de trabalhadores da Missão Capuchinha e as meninas do internato, a maioria índias. No instante em que o padre que conduz a celebração ergue a hóstia, uma flecha lhe atravessa o corpo. Dezenas de índios, armados de espingardas, flechas e facões, assaltam a igreja e, logo depois, as residências do povoado, matando cerca de 200 pessoas.O incidente em Alto Alegre ficou conhecido como o maior massacre de brancos praticado por índios em toda a história do Brasil, muito embora, na represália que se seguiu, os brancos tenham exterminado aproximadamente 400 índios.Este documentário procura refletir sobre a violência física e simbólica contra o povo Tentehar/Guajajara, perpetrada pelo estado brasileiro, que acreditava na ação civilizatória da Igreja Católica para integrar os chamados selvagens à vida nacional. Um massacre que se origina na intolerância cultural e religiosa, no etnocentrismo, na suposta superioridade da cultura branco-cristã. Um massacre decorrente do desrespeito à diversidade cultural, em um momento em que o estado brasileiro se consolida, ancorado nas idéias de ordem e de progresso.Embora as conjunturas históricas tenham variado, nas relações entre brancos e Tentehar/Guajajara permanecem os fundamentos da intolerância, fazendo com que as marcas do conflito de alto Alegre se façam sentir até hoje na região de Barra do Corda, no Estado do Maranhão.
Conheça o Programa
12
Especial Cultura Meio Ambiente

COLHEITA MÓVEL (ÍNDIA)

EM NOVA DELHI, SACHIN MANTÉM COMPUTADORES LONGE DOS HACKERS - MAS AGORA ELE TEM UM DESAFIO AINDA MAIOR. A ÍNDIA ESTÁ CADA VEZ MAIS ASSUSTADA COM A ONDA DE SUICÍDIOS DE FAZENDEIROS, E SACHIN ESTÁ DISPOSTO A AJUDAR. QUANDO ELE CONVERSA COM OS FAZENDEIROS, ELE ENCONTRA RESPOSTAS... MAS CONSEGUIRÁ DESENVOLVER UM 'APLICATIVO PARA VIDA'?
Conheça o Programa
livre
De Olho na Educação

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 07 ENSINO MÉDIO - 11/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO
Conheça o Programa
livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre
INGLÊS COM MÚSICA IV

CIRCLE OF LIFE (ELTON JOHN) SÁBADO

A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
livre
CHAMADAS

livre