Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 19 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

FRUTOS ESQUECIDOS

livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 16

EP 16 - Neste programa vamos conhecer o primeiro portal brasileiro focado em mobilidade urbana sustentável. Mario Canna, dá dicas de manutenção para as bikes, desta vez fala sobre regulagem. Projeto Pedalando Sem Idade, mostra uma grande iniciativa do organizador Aldo Nakamura, que trabalha em prol das pessoas com idade avançada e pessoas de pouca mobilidade.No final do programa, uma entrevista com o ciclista Vinícius Martins, que conta sobre o evento Inca Divide, que ocorre no Peru.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

OBESIDADE INFANTIL 2019

A obesidade é considerada uma doença e uma epidemia deste século. Ela acomete pessoas em qualquer idade, mas tem um público que merece cada vez mais atenção: as crianças e os adolescentes. Neste educativo vamos abordar a Obesidade Infantil, conhecer os riscos que ela pode causar e o que é possível fazer para preveni-la e tratá-la.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

GRANDES COMPOSITORES: JOÃO PACÍFICO (VIOLA 2018)

Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 443

ROLANDO BOLDRIN apresenta um especial de Natal com o tema “A crença e a descrença” e declama o poema “CHICO VIOLA”, de Catulo da Paixão Cearense – adaptação Rolando Boldrin Artistas: JAIME ALEM / ELZA SOARES / SERGIO SANTOS / CEUMAR / GILBERTO GIL / JORGE MACIEL / FAFÁ DE BELÉM /
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 60

VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA: ENERGIA SOLAR GERA ECONOMIA, LUCRO, EMPREGO E RENDA NO CAMPO. TRABALHADORES DA LINHA DE FRENTE DO AGRONEGÓCIO PASSAM POR TESTAGEM PARA COVID-19. A INICIATIVA DA USP, COM APOIO DE EMPRESAS, POSSIBILITA O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA EM QUEM ATUA NA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

50 - MUSEU DA REPÚBLICA [NÃO EXIBIR EM PERÍODO ELEITORAL]

A CASA DA DEMOCRACIA BRASILEIRA. ASSIM É O MUSEU DA REPÚBLICA, QUE FUNCIONA NO PALÁCIO DO CATETE, ANTIGA SEDE DA PRESIDÊNCIA DO BRASIL. MAIS QUE VER OBJETOS OU OUVIR RELATOS, NESTE PASSEIO O VISITANTE CONHECE OS LOCAIS ONDE, DE FATO, ACONTECERAM EPISÓDIOS DEFINITIVOS NA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. A BELA SALA DAS REUNIÕES MINISTERIAIS, O GABINETE DE TRABALHO DO PRESIDENTE, OS SALÕES E JARDINS QUE INSPIRARAM TANTOS ACORDOS E DEBATES. MAS, ALÉM DE TUDO ISTO, O MUSEU DA REPÚBLICA SEGUE, EM ESPECIAL, OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM DOS MAIS IMPORTANTES E POLÊMICOS ESTADISTAS DA NOSSA HISTÓRIA: GETÚLIO VARGAS. DOCUMENTOS, ROUPAS E OBJETOS FICAM PODEM SER VISTOS DENTRO DO QUARTO ONDE VARGAS COMETEU SUICÍDIO. ALI, SOB O IMPACTO EMOCIONAL DE TUDO À VOLTA, ESTÃO EXPOSTOS O PIJAMA QUE ELE ESTAVA USANDO, A ARMA COM QUE FEZ O DISPARO E A EMOCIONANTE CARTA-TESTAMENTO, UM DOS DOCUMENTOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA BRASILEIRA.
Conheça o Programa
livre
FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO 2020

JAZZ SINFÔNICA & CARLINHOS BROWN (EM CASA)

livre
As Microaventuras de Tito e Muda

MEIANS

Para conseguir a Bolica, Tito fala para Octávio que suas meias se usam na cabeça e que são um bem valioso. Mas quando todos de Mini-Mini estão usando as “meians”, Tito se sente excluído e começa a usar também.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 22 - MISTO III

Teatro de Sombras Que tal construir um Teatro de Sombras? Nesse episódio, SuperHands ensina você a montar um belo teatro para contar histórias e aventuras divertidas à sua família e amigos, com personagens que você pode criar! Boneco de Bexiga Nesse episódio, SuperHands ensina a fazer bonecos coloridos usando bexigas e farinha. Que tal deixar a imaginação fluir e produzir alguns monstrinhos, super-heróis, e animaizinhos de todas as cores? Mãos a obra e boa diversão. Marionete Pernudos Gosta de Teatro com bonecos? Nesse episódio SuperHands ensina você a fazer sua própria Marionete! Faça sua Marionete e apresente seu show para sua família e amigos! Oba, vai ser muito divertido!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

ONDE ESTÁ O SENHOR DINOSSAURO?/ESCONDE-ESCONDE/O PLAYGROUND

ONDE ESTÁ O SENHOR DINOSSAURO? Sr. dinossauro é o brinquedo favorito de George, mas quando perde seu dinossauro o Papai Pig ajuda Peppa a se tornar uma detetive e juntos eles procuram o Sr. Dinossauro, deixando George novamente um porquinho feliz! ESCONDE-ESCONDE Peppa e George brincam de esconde-esconde. Peppa é muito boa em se esconder, mas ela se queixa de que George é muito fácil de encontrar e por isso não quer mais brincar com ele. Papai Pig diz que vai ajudar George e ele se esconde tão bem que Peppa não pode encontrá-lo em nenhum lugar. O PLAYGROUND Peppa e George estão no playground com seus amigos. Peppa adora brincar nos balanços, mas George tem um pouco medo de altura e não gosta de ser empurrado muito alto no balanço. Peppa fica presa em um pneu e Papai Pig fica preso no escorregador. Todo mundo ri.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS X - VAGÕES CONFUSOS/ O DIA OCUPADO DA VIÚVA HATT

VAGÕES CONFUSOS Spencer e Gordon perturbam seus passageiros quando seu comportamento competitivo é extremamente incontrolável, fazendo com que eles se esbarrem acidentalmente nos vagões uns dos outros. O DIA OCUPADO DA VIÚVA HATT No início da manhã, no Tidmouth Sheds, os motores estavam prontos para o trabalho. Mas então o Fat Controller chega com um resfriado desagradável. Por sorte, a mãe dele, a viúva Hatt chega, repreendendo-o por vir correr a ferrovia enquanto ele está doente. Sua mãe o substitui e dá as locomotivas trabalhos, mas ela ordena a Thomas que colecione chapéus de Brendam Docks em vez de puxar Annie e Clarabel em sua linha da filial, empenhando Emily com o trabalho, que teve que levar sucata para o quintal. A viúva Hatt faz a parte de Gordon com o trabalho de Emily, enviando Edward para coletar um bolo para a amiga Lady Toffington e Percy para puxar o expresso de Gordon. Isso cria muita confusão e atraso.
Conheça o Programa
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 11 - CONFUSÃO COLORIDA

Quando Sunny sai em busca de sua entrega de giz de cabela, que foi perdida, ela é enviada à uma procura por toda a cidade. Será que Sunny encontrará seu giz de cabelo a tempo da gravação do videoclipe de Mandy?
Conheça o Programa
livre
Chocolix

04 - A EXPOSIÇÃO DOS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

CHOCOMARK E CHOCOLINY RECEBEM UMA LIGAÇÃO DE SUA AVÓ TITA, CONVIDANDO-OS PARA UMA EXPOSIÇÃO, NA ANTIGA ESCOLA DELES, NO REINO DE CHOCOLINDO. NA EXPOSIÇÃO TERÃO OPORTUNIDADE DE VER VÁRIOS TIPOS DE ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO, ALÉM DE REVER OS ANTIGOS AMIGOS. ANIMADOS COM A AVENTURA, CONVIDAM SEU NOVO AMIGO MAX PARA IR À EXPOSIÇÃO COM ELES.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

05 - O LAGO DE CHOCOLATE AZUL

CARAMELO, A COLEGA DE ESCOLA DE CHOCOMARK E CHOCOLINY, CONTA QUE NO FIM DE SEMANA FOI CONHECER O LAGO DE CHOCOLATE AZUL, UM LUGAR MARAVILHOSO QUE TINHA BOLHINHAS COMESTÍVEIS DO MAIS PURO CHOCOLATE AZUL QUE EXISTIA. OS IRMÃOS E SEU AMIGO MAX, FICAM COM MUITA VONTADE DE CONHECER ESSE LUGAR. NO ENTANTO, SEUS PAIS ACHAM MELHOR NÃO IREM POIS PODERIA SER PREJUDICIAL AOS CRISPIES DE CHOCOMARK. ENTÃO, CHOCOMARK E CHOCOMOLI JUNTAMENTE COM SEU AMIGO MAX E A CADELINHA DOCECOOKIE, VÃO AO LAGO ESCONDIDOS DOS PAIS CHOCOLIX. LÁ, AS CRIANÇAS PASSAM POR MAUS BOCADOS E APRENDEM UMA LIÇÃO.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 06 - O PEQUENO BUSTER BUNKER

O NETO DO OFICIAL BUNKER, BUSTER, APRENDE COM TOOT QUE ALGUMAS REGRAS PODEM SER QUEBRADAS E OUTRAS EXISTEM POR UM BOM MOTIVO.
livre
REV & ROLL

EP. 06 - CAMINHÃO MONSTRO

REV E SEUS AMIGOS APRENDEM QUE AS COISAS NEM SEMPRE SÃO COMO PARECEM QUANDO RONCO FICA COBERTO DE LAMA E FOLHAS!
livre
Bubu e as Corujinhas

É DIA DE FESTA!

É o dia do aniversário de Bubu e Biel. E, enquanto Papai e Mamãe Coruja preparam a festa, as Corujinhas entregam os convites para seus amigos da floresta. Bubu está animada e quer muito que todos estejam presentes, mas fica desapontada ao perceber que alguns não poderão ir... No final deste feliz dia, convidados especiais aparecem e, todos juntos, aproveitam o aniversário e se divertem muito. O maior presente será aprender que os resultados nem sempre saem como imaginamos, que imprevistos acontecem, e que tudo isto é muito natural.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 204 - A PERUA

Tem perua no Paiol! E é a Zazá! A única coisa é que ela ainda não sabe o seu novo apelido! Quem não anda gostando nada dessa história, é a Perua verdadeira, que mora na fazenda vizinha. Enciumada, ela vai até o paiol, conhecer de perto essa tal perua que faz cocó e não gluglu! Por sorte o Alípio aparece, esclarece a brincadeira e evita uma ¨trombada ¨ das peruas.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - MULTICOLORIDO - 08

Multicolorido / Ovo Surpresa (Lápis de Cor) / Caderno de Magias / Baú Biruta (Elefante) / Hora da Música (Pombinha Branca) Multicolorido Em um dia cinzento e sem graça, a Galinha Pintadinha e o Galo Carijó tentam animar o Pintinho mostrando novas cores. Caderno de Magias A Borboletinha e o Borboleto tentam criar uma mágica para a Escola de Magia. Após tentarem copiar do caderno da Madrinha, eles conseguem fazer suas próprias mágicas funcionarem.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

16 - INSÔNIA

MATILDE NÃO CONSEGUE DORMIR DEPOIS QUE CARLOS TROCOU SEU CHOCOLATE QUENTE POR CAFÉ. SEU PODER DO DIA FAZ COM QUE O SOL NÃO SAIA E A NOITE SE ESTENDA POR TODO O DIA. ELES RESOLVEM APROVEITAR A OPORTUNIDADE E FAZER COISAS QUE NÃO PODEM FAZER NORMALMENTE POR DORMIREM CEDO, MAS A DIVERSÃO ACABA QUANDO OS AMIGOS DESCOBREM QUE AS ÁRVORES DO BOSQUE ESTÃO EM PERIGO POR CAUSA DA FALTA DE SOL. JUNTOS, TERÃO QUE PENSAR EM UM JEITO DE FAZER A NOITE VIRAR DIA NOVAMENTE.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

SUBINDO!

Durante um passeio de bicicleta pelo bairro, Luna e Júpiter encontram um imenso e colorido balão. Ao chegar em casa e contar a novidade para Cláudio surge uma questão: Afinal, como o balão sobe? O trio tenta um experimento mas é mesmo no Faz de Conta que ao virar balões eles sentem e entendem o que faz um balão subir.
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 03

Dragões dorminhocos O amigo selvagem de Nella, Minatori, quer jogar esconde-esconde, mas não está disposta a seguir as Regras da casa de Nella. Entrar e buscar O reino é assumido por dragões com sono que foram expulsos de sua casa por um monstro.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

EM MANUTENÇÃO

Quando o fazendeiro fica preso no banheiro, Bitzer precisa ajudá-lo, principalmente porque aquele banheiro não tem papel higiênico. Seus esforços iniciais terminam em fracasso e ele prepara Shaun e sua turma para colaborar.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

DO KARMA NINGUÉM ESCAPA

O fazendeiro está estressado e todos já perceberam isso. Ele sai com uma mala na mão, mas logo reaparece agindo de maneira bem diferente do que o normal. A fazenda é transformada em uma comunidade hippie onde o trabalho e as tarefas são abolidos e os animais são encorajados a se expressar… Bitzer, Shaun e sua turma logo descobrem que o fazendeiro tem um irmão gêmeo e a confusão na fazenda terá que ser consertada.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 05

Em sua busca por Viravento, Vivi e seus amigos chegam a São Paulo. Lá são contratados como assistentes de uma importante e estressada capivara, a Dra. Capi. Empolgada por experimentar a vida de adulto, Vivi descobre que falta tempo para brincar.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

O SUMIÇO DA JUJUBA

Cascão está desesperado com o sumiço da sua querida Jujuba. O seu bichinho de estimação não amanheceu ao seu lado como de costume. O Cebolinha aparece para ajudá-lo a descobrir o paradeiro dela. Afinal, onde estará essa tal de Jujuba? Assista e descubra.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

O TEATRO DOS FANTOCHES

Cascão e Cebolinha resolvem fazer uma apresentação de bonequinhos de fantoche, mas não contavam que iam ter uma competição acirrada da Mônica e Magali. Na sua missão de agradar o público a qualquer custo, os dois fazem de tudo para eliminar a competição, e é aí que o bicho pega!
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

12 - A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA "OBRIGADO"

DANTE GANHA UMA CARTOLA DE PRESENTE DE CLARICE, PORÉM ELE NÃO GOSTA NADA DO SEU NOVO CHAPÉU. EM VEZ DE AGRADECER, DIZ QUE NÃO GOSTOU DO PRESENTE. DENTRO DA CASA, LINO ESTÁ BRAVO PORQUE GANHOU UMA PANELA DA BINA. SAM, A CONTADORA DE HISTÓRIAS APARECE PARA ENSINAR QUE COZINHAR TAMBÉM É “COISA DE MENINO” E QUE DEVEMOS TER GRATIDÃO PELAS PESSOAS.
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

MORRENDO PELA CHUVA

Esta série de três partes mapeia a mudança sazonal no vale de Luangwa desde as primeiras chuvas que trazem uma mudança dramática para um vale ressecado por uma estação seca de sete meses. Córregos e rios começam a fluir, poços de água aparecem e lagoas começam a encher. O rio Luangwa se transforma de um canal raso em uma via larga e majestosa - uma das maiores da Zâmbia.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1331

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA AS DICAS PARA GARANTIR UMA COMIDA SAUDÁVEL PARA AS CRIANÇAS, COM PRODUTOS ORGÂNICOS LIVRES DE AGROTÓXICOS. VOCÊ VAI VER TAMBÉM QUE, EM TEMPO DE PANDEMIA, A BICICLETA GANHA FOLEGO NAS ÁREAS URBANAS. E AINDA, ENTENDA PORQUÊ O NOVO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL DIVIDE OPINIÕES. O MOTIVO DA POLÊMICA É QUE A NOVA LEI PERMITE A PRIVATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE FORNECIMENTO E TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO, O QUE PARA ALGUNS ESPECIALISTAS SERIA OBRIGAÇÃO DO ESTADO. OS CICLISTAS DAS GRANDES CIDADES PASSARAM A USAR MAIS BIKES ,DEPOIS DE SEREM RECOMENDADAS COMO TRANSPORTE SEGURO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 365 - EGITO, HÁ 3,5 MIL A.C

COMO ERA O DIA-A-DIA NUM PEQUENO VILAREJO DO EGITO ANTIGO, HÁ CERCA DE MIL E QUINHENTOS ANOS ANTES DE CRISTO? O QUE AS PESSOAS FAZIAM, COMO GANHAVAM A VIDA, ONDE MORAVAM E COMO DIVIDIAM OS ESPAÇOS DE MORADIA E TRABALHO? PARA RESPONDER A ESSAS E OUTRAS PERGUNTAS, A EGIPTOLOGISTA BRASILEIRA THAIS ROCHA DA SILVA ESTUDOU OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE DUAS LOCALIDADES, AMARNA E DEIR-EL-MEDINA, QUE OFERECEM UM IMPORTANTE RETRATO DAQUELES TEMPOS. NAS PESQUISAS PARA SUA TESE DE DOUTORADO NA UNIVERSIDADE DE OXFORD, THAIS TAMBÉM EXAMINOU OUTROS ASPECTOS DO COTIDIANO NAQUELA ANTIGA CIVILIZAÇÃO, A MAIS LONGA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, COM MAIS DE 3 MIL ANOS. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VAMOS FALAR TAMBÉM DA ASCENSÃO E DECLÍNIO DO EGITO ANTIGO, QUE DEIXOU UMA RICA HERANÇA CULTURAL, NO CAMPO DA ARQUITETURA, DAS ARTES E DA CIÊNCIA.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

MUDAR - CAMINHOS PARA A TRANSFORMAÇÃO

Como nós nos tornamos nós mesmos? E por que muitas vezes queremos mudar o que a gente é? Reconhecer o que nos incomoda e faz a gente sofrer não é tarefa fácil. Mas é o primeiro passo para quem quer mudar. Mudar, exige estratégia, precisa saber porque?, pra que? e como? Neste programa o psiquiatra e psicanalista Flavio Gikovate faz uma reflexão sobre esse assunto.
Conheça o Programa
14
Metrópolis

METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 413 - 19/07/2020

Conheça o Programa
n
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 182

Confira os destaques desta edição: - Bordeaux ganha museu digital gigante em antigo bunker submarino. Show de luzes misturado ao reflexo da água proporciona uma experiência de imersão completamente diferente. A exposição atual do museu digital Bassins de Lumières inclui obras de Gustav Klimt e Paul Klee. - ARTE EM QUARENTENA: Após meses fechado devido à pandemia de covid-19, o Centre Pompidou, em Paris, reabre com uma exposição em homenagem ao artista Christo. - Bastian Werner é conhecido como o “caçador de tempestades”. Veja todo o trabalho por trás das imagens incríveis do fotógrafo. - Parma, capital italiana da cultura de 2020, inaugura instalação "Florilegium", com 200 mil flores secas. - Designer alemã polariza opiniões ao criar lâmpadas de penas de gansos e galos. - Uma noite na "cadeira de praia" alemã: versão para pernoite da tradicional Strandkorb (cesta de praia, em tradução livre) tem atraído cada vez mais turistas para o norte da Alemanha.
Conheça o Programa
livre
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 53 - PROVOCA EM CASA: DRAUZIO VARELLA

Nesta edição do #Provoca em Casa, Marcelo Tas recebe o médico e escritor Drauzio Varella. No programa, ele fala sobre as consequências das ações e falas do presidente Jair Bolsonaro para a saúde pública e ódio na internet. Drauzio também conta sobre como tem sido sua rotina de exercícios na quarentena: aos 77 anos, ele sobe 15 andares de seu prédio, pelo menos 10 vezes ao dia. Médico cancerologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), Drauzio nasceu em São Paulo, em 1943, e foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre os muitos trabalhos que marcaram sua trajetória profissional está a pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru, em 1989. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, ele realiza o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.
Conheça o Programa
10
Persona em Foco

MARCOS CARUSO

Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.
Conheça o Programa
14
Jazz Sinfônica Brasil

JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM01 - TEMPORADA 2 - SAMBAS

Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - INDÚSTRIA JORNAIS

Conheça o Programa
n
O OLHAR QUE VEM DE DENTRO

O OLHAR QUE VEM DE DENTRO - 10 - YARA ALTINAWI, DO ISLAMISMO

Yara é mulçumana, uma praticante do Islamismo, ela e sua família vieram para o Brasil, refugiados da guerra na Síria. Yara apresenta seu cotidiano em São Paulo e como mantém as tradições islâmicas nesse novo contexto de vida.
12
Brasil Toca Choro

BRASIL TOCA - CHORO - 10 - NOVAS LINGUAGENS

Com o tema Novas Linguagens, este programa traz interpretações de músicas dos compositores Hamilton de Holanda, Mauricio Carrilho, Toninho Ferragutti e Nailor Proveta, entre outros.
Conheça o Programa
livre
Figuras da Dança

J.C. VIOLLA

J.C. VIOLLA (1947)é um artista multifacetado. Nascido em Lins (SP), é bailarino, professor de dança, coreógrafo e ator. Iniciou os estudos em dança com a mestre húngara radicada no Brasil, Maria Duschenes, discípula de Rudolf Laban (1879-1958) e Kurt Joos (1901-2009), grandes influenciadores na carreira de Violla. No início da década de 70, convidado por Duschenes teve sua primeira experiência como professor de dança ao ministrar a parte prática de um curso de formação na Teoria do Movimento de Laban. Em 1975, ele parte para Nova York onde estuda nas renomadas escolas de Alwin Nikolais (1910-1939), Alvin Ailey 1931-1989) e Martha Graham (1894-1991). No mesmo ano, atuou como preparador corporal do show Falso Brilhante, de Elis Regina, onde conheceu Naum Alves de Souza e com quem desenvolveu grande parceria. Na década de 80, recebeu três prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA); coreógrafo revelação, por Valsa para Vinte Veias; e melhor bailarino, por Petrushka, em 1982; e Nijinsky, em 1987. Participou do elenco do primeiro musical no Brasil, Chorus Line, de James Kirlwood (1924-1989) e Nicholas Dante (1941-1991). Em 2002, recebeu o prêmio APCA pelo conjunto de sua obra, por Doze Movimentos para um Homem Só. Desde 2005, é jurado técnico do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão.
Conheça o Programa
livre
Sala de Cinema

BANDEIRAS

Durante os séculos XVI e XVII, grupos de colonos se organizavam em expedições armadas para explorar o interior do Brasil. Essas expedições partiam da vila de São Paulo e seus arredores, e foram posteriormente chamadas de Entradas e Bandeiras. Este filme busca refletir sobre a construção e perpetuação do mito bandeirante no Brasil contemporâneo, numa narrativa composta através da comparação de textos históricos e de relatos de um dos povos que mais sofreram com a colonização, e que até hoje resistem pacificamente pela manutenção de seus direitos em relação às suas terras, cultura e corpos: os Guarani do Mato Grosso do Sul e do Paraguai.
Conheça o Programa
livre
INVESTIGADORES DA HISTÓRIA

04 - JUSCELINO KUBITSCHEK

O PERÍODO ERA DE DITADURA. JK, UM EX-PRESIDENTE POPULAR E INFLUENTE QUE TRABALHAVA PELA REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS. PARA O REGIME MILITAR, UM PROBLEMA. ACOSSADO, BUSCOU EXÍLIO NOS ESTADOS UNIDOS E EUROPA, MAS VOLTOU PARA O BRASIL EM 1967, E TRAGICAMENTE, APARECE MORTO NA VIA DUTRA NO ANO SEGUINTE. É PRECISO ANALISAR TODOS OS MATERIAIS POSSÍVEIS QUE POSSAM APONTAR O CASO, ACIDENTE OU ASSASSINATO?
14
DOC TV

PARAÍSO (SP)

O documentário Paraíso é fruto de uma idéia antiga de Marco Antônio R. Alves, Fernando Uehara e Caetana Britto, seus diretores, e tem como tema a paisagem da memória, que pode ser descrita como a imagem subjetiva de um lugar e um tempo significativos. As imagens de nossa memória são ficções, compostas de vestígios, que muitas vezes surgem na mente como lampejos involuntários. Mas, se por um lado estes lugares / tempos estão em nós como uma presença viva, por outro, são a evidência de sua perda, de sua ausência. A narração desses vestígios, por diferentes pessoas, é a matéria prima do filme e o seu fio condutor. Os narradores são originários do Japão, Congo, França, Rússia, Estados Unidos, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Portugal e diferentes estados do Brasil, mas falam menos dos seus lugares geográficos e mais dos seus lugares existenciais (ou da falta destes). Um dos narradores, o músico Vermelho, compôs um depoimento musical sobre o seu “paraíso”. Junto `as falas, a sonoridade dos lugares é fundamental para a investigação das reminiscências da memória, e este conjunto a que chamamos de narrativa sonora foi gravado e editado por José Augusto Mannis - pesquisador e músico eletroacústico. O documentário tem sua forma delineada por narrativas simultâneas: áudio e vídeo não são meras ilustrações um do outro, não estão a serviço da ênfase mútua. A narrativa sonora é o leito sobre o qual se constituíu a narrativa visual, formada por imagens simbólicas - mais próximas do universo imaginário e do conteúdo referido por cada narrador, e `a qual também foram incorporados desenhos, fotos e vídeos provenientes de seus arquivos pessoais.
Conheça o Programa
livre
TRAJETÓRIAS

MARIA ALCINA

Com a voz grave e presença de palco contagiante, Maria Alcina, em 1972, fez o Maracanãzinho vibrar com “Fio Maravilha”, de Jorge Benjor. Sua atuação vibrante e tão diferente até chamou a atenção da censura militar, que a colocou na lista negra por uns tempos. Ficou famosa também como jurada em programas de calouros de TV. O Trajetórias de hoje homenageia a história de Maria Alcina Entrevistadores: Vilmar Bittencourt, Teca Lima, Julio Medaglia e Solano Ribeiro
livre