Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 20 de Setembro

ABERTURA DA EMISSORA

Saúde Brasil

DENGUE 2020

Neste educativo vamos conhecer mais sobre a Dengue, uma doença tropical infecciosa, causada por um vírus transmitido pela picada de inseto, o mosquito Aedes Aegypti. Veja quais as principais formas de prevenção e o tratamento da doença, que é considerada um grande problema de saúde pública. A dengue é uma doença que merece muita atenção e cuidados redobrados durante o ano inteiro e por toda a população.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

GRANDES INSTRUMENTISTAS (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de grandes instrumentistas no programa, com os artistas: Arnaldo Freitas, Bambico, Moreno, Renato Andrade, Roberto Correa, Goiano e Paranaense, Helena Meirelles, Braz da Viola, Francisco Araújo, Paulo Freire, Índio Cachoeira, Ricardo Vignini, Neymar Dias, Toninho Ferragutti.
Conheça o Programa
livre
Missa de Aparecida
Conheça o Programa
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 441

Bloco 01___________________________ “QUANDO A BOA É PROIBIDA DE FALAR O QUE O CORAÇÃO SENTE, OS OLHOS FALAM SEM PALAVRAS” (Rubem Alves) Caio Padilha (Rio de Janeiro - RJ) Almir Padilha (Parnamirim - RN) Passarim (Almir Padilha) Bloco 02___________________________ Alaíde Costa (Rio de Janeiro - RJ) Gonzaga Leal (Recife - PE) Oiá (Sérgio Pererê) Omi Imalé (Domínio Público) Músicos Acompanhantes: Aristide Rosa (violão / viola) Rafael Marques (bandolim) Julio Cesar Mendes (acordeon) Alexandre Rodrigues (clarinete) Bloco 03___________________________ Alaíde Costa (Rio de Janeiro - RJ) Gonzaga Leal (Recife - PE) Músicos Acompanhantes: Aristide Rosa (violão / viola) Rafael Marques (bandolim) Julio Cesar Mendes (acordeon) Alexandre Rodrigues (clarinete) Em tempo (João Cavalcanti) Bloco 04___________________________ Alaíde Costa (Rio de Janeiro - RJ) Gonzaga Leal (Recife - PE) Músicos Acompanhantes: Aristide Rosa (violão / viola) Rafael Marques (bandolim) Julio Cesar Mendes (acordeon) Alexandre Rodrigues (clarinete) Bem-me-quer (Consuelo de Paula / Rubens Nogueira / Luiz Salgado) BLOCO 5___________________________ Alaíde Costa (Rio de Janeiro - RJ) Gonzaga Leal (Recife - PE) Músicos Acompanhantes: Aristide Rosa (violão / viola) Rafael Marques (bandolim) Julio Cesar Mendes (acordeon) Alexandre Rodrigues (clarinete) Menino d´oiro (Zeca Afonso)
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 68

ARROZ VIRA VILÃO DOS ALTOS PREÇOS COM AUMENTO DE ATÉ 300 POR CENTO. CONSUMIDOR TENTA ENTENDER OS MOTIVOS QUE LEVARAM A DISPARADA REPENTINA. POR QUE O BRASIL, UM DOS DEZ MAIORES PRODUTORES DE ARROZ DO MUNDO ESTÁ VENDENDO O PRODUTO TÃO CARO?

BRASIL SE DESTACA NA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS PARA PAÍSES DA LIGA ÁRABE QUE ESTÃO NO RANKING DOS MAIS RICOS DO MUNDO.

Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 07 - TRANSPANTANEIRA POCANÉ – PANTANAL

Uma viagem especial pelo Pantanal na região de Poconé – MT, a história começa no Portal da Transpantaneira onde Ruy Percorre de carro 150km de estrada de terra, passando por mais de 150 pontes e encontrando a grande diversidade de fauna e flora de pantanal, aves, pássaros e animais que surpreende. Depois navegando pelo Rio São Lourenço a aventura continua, com mais curiosidades e encontros especiais com a natureza e ainda uma boa pescaria de dourado e cachara para alegria de todos!
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 07 - ONÇA REPRODUÇÃO

livre
Mundo Museu

EP. 07 - GUGGENHEIM NYC

UM CENTRO DE INOVAÇÃO, DE INQUIETAÇÃO, DE BUSCA PERMANENTE PELO NOVO NAS ARTES. ASSIM SÃO OS MUSEUS GUGGENHEIM, DEDICADOS À ARTE CONTEMPORÂNEA, DESDE O PROJETO DE SUA SEDE EM NYC – QUANDO, PELA PRIMEIRA VEZ, O PRÉDIO VIROU UM OBJETO DE ARTE. VAMOS VISITAR ESSE ÍCONE DA ARQUITETURA ÀS MARGENS DO CENTRAL PARK, VAMOS CONVERSAR COM CURADORES E EDUCADORES SOBRE O PAPEL DA INSTITUIÇÃO, AS NOVIDADES, A ARTE FUGINDO DAS TELAS E, EM ESPECIAL, SOBRE UM DOS GRANDES FOCOS DO GUG NESTE MOMENTO: A ARTE LATINO-AMERICANA.

Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

MUDA-MUDA

Neste episódio descobrimos como Muda chegou na vila Mini-Mini.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 03 - MÁGICA

Copo Flutuante SuperHands resolveu fazer mágica! Nesse episódio você vai aprender a fazer um copo flutuar! Como? SuperHands te conta! Você vai precisar de poucos materiais e menos de 5 minutos para fazer a família toda ficar de queixo caído. Afinal, só esse mágico revela seus truques! Anel Ambulante SuperHands resolveu fazer mágica! Nesse episódio, os pequenos aprenderão a fazer um anel lutar contra a gravidade! Duvida? Então assista esse episódio e aprenda esse truque que usa apenas um anel e um elástico! Moeda Invisível SuperHands resolveu fazer mágica! Fazer dinheiro sumir é bem fácil mas o que vai impressionar todo mundo é que nessa mágica você vai fazer ele reaparecer também! A família toda vai querer aprender esse truque! Teletransporte Líquido SuperHands resolveu fazer mágica! Já ouviu falar de líquido que atravessa plásticos? Pois é, o SuperHands garante que é possível! E ele te conta tudo nesse episódio! Divirta-se com sua família e seus amigos!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

PEPPA PIG IV - 30 O FAROL DO AVÔ COELHO, O DIA DE FOLGA DA DONA COELHA E O CLUB SECRETO.

EP 10 - Vovô Pig leva Peppa, George e Danny Dog para visitar o farol de Grampy Rabbit. EP 11 - A Srta. Rabbit machucou o tornozelo, então sua irmã Mummy Rabbit e os outros adultos se ofereceram para substitui-la. EP 14 - Peppa e suas amigas criam um Clube Secreto. Infelizmente todo mundo logo quer participar!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XI-11-DESCULPA IMPOSSÍVEL/A RODA D'ÁGUA

Bloco 1: Philip está farto das outras locomotivas ficarem jogando ele por aí, especialmente James, que continua dando a Philip trabalhos que ele não quer, dizendo que eles são trabalhos para locomotivas menores, como Philip. Quando Philip e James ficam frente a frente em uma ponte em um único trilho, nenhuma das locomotivas quer voltar para deixar a outra passar. Logo, há uma grande fila de locomotivas atrás deles. Com a ameaça de colapso da ponte, Philip decide que às vezes a locomotiva menor pode realmente ser a locomotiva maior! Bloco 2: Thomas acha que recebeu uma carga muito boba até que Hong-Mei explica que é uma roda d'água muito importante, feita de bambu. Logo Thomas descobre muitas outras coisas feitas de bambu, e se esquece de entregar sua roda d'água! A fim de compensar o tempo perdido, Thomas decide tomar um atalho, através de uma ponte baixa, onde ele acaba derrubando a roda d'água de seu vagão. Thomas corre atrás dela enquanto atravessa o interior chinês, tentando recuperá-la, mas a roda parece sempre estar um salto à frente dele...
Conheça o Programa
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 20 - ESPECIAL DE NATAL - MELHOR NATAL DE TODOS

Sunny e Doodle são separados após o cachorro visitar a casa de seus primos e uma tempestade de neve atingir a cidade de Friendly Falls. Sunny e sua turma criam um plano para conseguirem resgatar Doodle e passar o natal juntos.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

01 - OS CHOCOLIX CHEGAM À CHOCOLÂNDIA

A FAMÍLIA CHOCOLIX ACABA DE SE MUDAR DO REINO DE CHOCOLINDO PARA O REINO DA CHOCOLÂNDIA. OS PAIS ESTÃO FELIZES COM A MUDANÇA, MAS SEUS FILHOS, CHOCOMARK E CHOCOLINY, SE SENTEM INSEGUROS. CHOCOMARK, POR CONTA DOS CRISPIES QUE TEM NO ROSTO, TEME SER EXCLUÍDO PELOS NOVOS COLEGAS DE CLASSE. NO ENTANTO, AS DIFERENÇAS SÃO SUPERADAS E TODOS APRENDEM A CONVIVER UNS COM OS OUTROS EM UM AMBIENTE ACOLHEDOR.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 24 - O ESPETÁCULO DE WHEELFORD

PARA O SHOW DE LUZES DA CIDADE, SCOOTIO QUER SUBSTITUIR A LÂMPADA DA PLATAFORMA POR UMA MAIS SOFISTICADA.
livre
REV & ROLL

EP. 24 - LUZES, CÂMERA, AÇÃO!

DEPOIS QUE BO MOSTRA SEUS MOVIMENTOS DE HERÓI DE AÇÃO, REV QUER QUE ELE ESTRELE SEU FILME, MAS BO CONGELA DE MEDO ASSIM QUE REV LIGA A CÂMERA!!
livre
REV & ROLL

EP. 24 - LUZES, CÂMERA, AÇÃO!

DEPOIS QUE BO MOSTRA SEUS MOVIMENTOS DE HERÓI DE AÇÃO, REV QUER QUE ELE ESTRELE SEU FILME, MAS BO CONGELA DE MEDO ASSIM QUE REV LIGA A CÂMERA!!
livre
Bubu e as Corujinhas

O ESCORREGADOR COLORIDO

Bubu, Biel e Bonie brincam nos escorregadores de folhas e começa a chover. Enquanto o trio espera a chuva passar, abrigados debaixo de algumas folhas, Bubu vê uma nova oportunidade de brincadeira: um circuito de poças d’água. Quando Biel está pulando sobre as poças, a chuva para e o sol volta. Assim, as corujinhas brincam novamente de escorregar, mas Biel acaba caindo em uma poça d’água e, ainda atordoado, vê um escorregador super colorido no céu. Eles vão atrás desse escorregador, mas ele sempre some. Decidem voar para encontrá-lo, e percebem que ele é feito de gotinhas de água. Papai Coruja assobia e, chegando no ninho, o trio descobre que o escorregador era, na verdade, um lindo arco-íris de sete cores. Mamãe Coruja canta a música “Chu-chu-chuva!”, enquanto chove fora do ninho.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 58 - RAIOS E TROVÕES

Júlio e Oriba vão ao paiol. O céu está cinza. Logo vai começar a chover. Oriba se faz de bacana e diz que vai demorar para chover. Júlio diz que vai chover logo. Eles apostam alguma coisa. Chove logo Oriba fica furiosa e não quer pagar a aposta (uma prenda) e não tem espírito esportivo. Eles brigam feio. Dito e Feito fazem a brincadeira com o saco de papel. O susto de Lilica tem um papel conciliador e tudo termina bem.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - O PLANETA VIOLETA - 09

O Planeta Violeta / Ovo Surpresa (Ioiô) / As Luzes do Palco / AEIOU (Letra I) / Pintura Mágica (Cão Amigo)

O Planeta Violeta

A Galinha Pintadinha e sua família vão se aventurar no espaço sideral! Conhecerão o nosso Sistema Solar e até novos planetas, mas o que eles não esperavam era encontrar novos amigos tão parecidos.

As Luzes do Palco

As Naftalinas se preparam para fazer um show e mostrar seus instrumentos.

Conheça o Programa
livre
Porto Papel

08 - O DIA NACIONAL DO QUEIJO

MATILDE ACORDA COM A NOTÍCIA DE QUE É DIA NACIONAL DO QUEIJO – UMA TRADIÇÃO PORTOPAPELINA COMEMORADA HÁ ANOS. MAS SEU PODER DO DIA PODE ESTRAGAR A COMEMORAÇÃO DA CIDADE TODA, JÁ QUE TODAS AS VEZES QUE MATILDE FALA A PALAVRA “QUEIJO” ELA COLOCA FOGO EM ALGUMA COISA.
Conheça o Programa
livre
UM ABRAÇO EM BEIRUTE

livre
Planeta Terra

SANTUÁRIO-HISTÓRIAS DE SOBREVIVÊNCIA DOS ALPES - EP. 02

Os Alpes! Uma cordilheira de pedra com 1.300 quilômetros de extensão no coração da Europa. Encostas íngremes, o vento varreu as rochas de ponta. Um ar desesperadamente sem oxigênio. Um resfriado cortante. Como os seres vivos se adaptam a essas condições extremas? Como se seduzem, criam seus filhos, conquistam novos territórios e percorrem grandes distâncias? Como eles podem viver nessas condições infernais? Do urso poderoso que não teme ninguém ao estranho abutre barbudo que só come ossos, da solitária loba expulsa de sua matilha ao surpreendente sapo marrom que vive na neve, os animais que vivem nos Alpes devem ser mais espertos a cada um dia com os perigos naturais deste ambiente extremo. Dos cumes mais altos aos vales mais profundos, eis os destinos surpreendentes dessas espécies que enfrentam a violência da montanha. Os criadores de Wild France levam você em uma jornada incrível pelo coração congelado da Europa para descobrir que nem sempre é o mais forte que sobrevive, mas mais frequentemente aqueles que ajudam uns aos outros.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1340

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ VAI CONHECER A RICA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL YANOMAMI, UM POVO INDÍGENA AMEAÇADO PELA INVASÃO DO GARIMPO ILEGAL. E VEJA TAMBÉM: ESTUDO DA ONG WWF BRASIL ALERTA PARA A REDUÇÃO DE ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA. E, A NUTRICIONISTA NEIDE RIGO ENSINA RECEITA DE PRATOS SAUDÁVEIS COM O APROVEITAMENTO DE FOLHAS ,CASCAS E SEMENTES DE VEGETAIS QUE MUITAS VEZES SÃO JOGADOS FORA.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 374 - PERIGO SOB O GELO

OLÁ.DURANTE PESQUISA NA SIBÉRIA, UM CIENTISTA FRANCÊS ENCONTRA UM VÍRUS DE 30 MIL ANOS, OU SEJA, MAIS DE TRÊS VEZES O TEMPO ESTIMADO DO HOMEM NA TERRA. E COMPROVA A TEORIA DE QUE VÍRUS E BACTÉRIAS ANTIGOS, ESCONDIDOS SOB O GELO, PODEM REVIVER E CONSTITUEM UM PERIGO PARA A HUMANIDADE.O RISCO É MAIOR AINDA DIANTE DA CONSTATAÇÃO DE QUE O ÁRTICO ESTÁ SE AQUECENDO NUM RITMO DUAS VEZES MAIS RÁPIDO DO QUE O RESTANTE DO PLANETA. E A ANTÁRTICA SEGUE NO MESMO CAMINHO. NA MEDIDA EM QUE AS CALOTAS POLARES PERDEM A COBERTURA DE GELO, ELAS REVELAM SEGREDOS GUARDADOS HÁ MILHARES OU ATÉ MILHÕES DE ANOS, INCLUINDO RESTOS DE ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS. E A CIÊNCIA COMPROVA: ESTA NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O PLANETA PASSA POR UMA FASE DE AQUECIMENTO. NA PRIMEIRA, OS RESULTADOS FORAM DEVASTADORES
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

SOFT POWER E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA CHINA MODERNA

CF 36 Soft Power e a construção da imagem China moderna Palestrante: Fernanda Ramone – internacionalista Por um longo tempo, a estratégia econômica da China para se desenvolver foi a de produzir muito e vender barato para o mundo. Isso criou uma imagem estereotipada do “made in China”. Há alguns anos, porém, essa estratégia mudou: o país tem feito esforços e destinado investimentos para aproximar-se, econômica e culturalmente, do Ocidente e se tornar uma das maiores potências do cenário mundial neste século 21. Nesse contexto o país lança mão do soft power como forma de influência global: China - milenar e tradicional, mas também contemporânea, tecnológica e de inovação.
Conheça o Programa
14
Metrópolis

METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 422 - 20/09/2020

Conheça o Programa
n
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 190 - ESPECIAL MULHERES NO CINEMA (PODE SER REPRISADO ATÉ 31/01/2021)

Especial Mulheres no Cinema: O Camarote.21 traz histórias inspiradoras de três novos talentos da sétima arte: a alemã Laurentia Genske – com um trabalho voltado às camadas marginalizadas da sociedade; Inés Moldavsky, de Israel, que abraça a liberdade criativa e é a favor de um mundo sem fronteiras; e Diana Saqeb, que vive e trabalha no Afeganistão dirigindo filmes sobre os direitos das mulheres.
Conheça o Programa
12
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 62 - NASI

Nesta edição, o #Provoca entrevista, de forma remota, o cantor Nasi. Vocalista da banda Ira! Nasi conta sobre momentos delicados e decisivos de sua vida, como o exato instante em que percebeu estar no "fundo do poço" - devido ao uso de drogas - e como reestruturou sua vida e carreira.
Conheça o Programa
10
OS CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA

OS CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA - 01

Um série autoral e produzida pela TV Cultura. Documentário de três episódios em homenagem aos 70 Anos da História da Televisão Brasileira. Título: Os Campeões de Audiência, composto com artistas como: Laura Cardoso, Susana Vieira, Boni, Nicette Bruno, Gloria Pires, Rolando Boldrin, Pedro Bial, Betty Faria, Lucélia Santos, Taís Araujo, Ernesto Paglia, Nilton Travesso, Marcelo Tas, Silvio de Abreu, Deborah Secco, Eva Wilma, Dr. José Roberto Maluf, Tony Ramos, Pedro Bial, Lauro César Muniz, Lima Duarte entre outros. Uma série com mais de 70 grandes nomes da história da Televisão Brasileira, contando sua trajetória e memórias afetivas durante esses anos.
livre
Persona em Foco

NANY PEOPLE

Conheça o Programa
14
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - LIBERDADE DE IMPRENSA

RECEBEMOS O JORNALISTA, RICARDO GANDOUR, AUTOR DO LIVRO "JORNALISMO EM RETRAÇÃO, PODER EM EXPANSÃO - A SEGUNDA MORTE DA OPINIÃO PÚBLICA". E A TAMBÉM JORNALISTA, PATRÍCIA CAMPOS MELLO, REPÓRTER ESPECIAL DA FOLHA DE SÃO PAULO E AUTORA DE "A MÁQUINA DO ÓDIO".
Conheça o Programa
10
IDENTIDADE #TRANSVIVE

IDENTIDADE#TRANSVIVE - 02 - KAITO FELIPE

Kaito Felipe é o youtuber brasileiro homem trans há mais tempo em atividade. Em seu canal, ele fala dos mais variados assuntos, desde militância trans, até causos do dia a dia. Nesse episódio, conhecemos um pouco mais da vida de Kaito em Curitiba, sua relação com a irmã, com a cultura oriental e animes, com a ONG que participa e com o namorado, Murilo, mostrando os atravessamentos entre suas vivências e sua militância.
12
PAIXÃO PELO CHORO

DE PIXINGUINHA A JACOB DO BANDOLIM. RUMO AO FUTURO

livre
CANTEIRO DE OBRAS

CANTEIRO DE OBRAS (2012)

CANTEIRO DE OBRAS 2012 - ENSAIO SOBRE O MOVIMENTO É UM FILME DE EVALDO MOCARZEL, QUE REVELA DE DIFERENTES ÂNGULOS OS BASTIDORES DA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA. NO FILME SÃO MOSTRADOS TRECHOS DAS SEGUINTES OBRAS DO REPERTÓRIO DA SPCD: DOIS A DOIS [GRAND PAS DE DEUX DE O QUEBRA NOZES (1892) E GRAND PAS DE DEUX DE DOM QUIXOTE (1869)], DE MARIUS PETIPA E LEV IVANOV; IN THE MIDDLE, SOMEWHAT ELEVATED (1987), DE WILLIAM FORSYTHE; BALLET 101 (2006), DE ERIC GAUTHIER; SUPERNOVA (2005), DE MARCO GOECKE E BACHIANA N°1 (2012), UMA CRIAÇÃO DE RODRIGO PEDERNEIRAS.
livre
Sala de Cinema

SABOTAGE: MAESTRO DO CANÃO

Sabotage abre sua mente neste documentário inédito, soltando o verbo espontâneo, sincero e profundo. Discute a infância, o ócio, a rua, a desigualdade, o descaso, a solidariedade, o passado e o futuro, como uma antena que capta e emite realidade em todas as direções. Depoimentos de diversos músicos e pessoas ligadas a ele demonstram a importância desse artista que misturou estilos e se tornou uma lenda após sua morte. Ele é chamado de “Garrincha” da rima, “Che Guevara” do Rap e comparado a artistas como Bob Marley e Chico Science. Através de imagens inéditas de arquivo e de depoimentos colhidos para o documentário “Sabotage: Maestro do Canão”, que conta nos cinemas a história do rapper Mauro Mateus dos Santos, é possível sentir a potência e a força deste verdadeiro artista brasileiro. Em cena do longa-metragem, o cantor Paulo Miklos pergunta: “Quer saber o que é Rap Nacional? Sabotage. O cara mais esperto, a poesia mais cortante, mais brilhante que você vai poder encontrar. Vai estudar que você vai ver”. Todo esse talento e carisma levaram o artista para além da música, tendo uma forte atuação no cinema em filmes como “Carandiru”, de Hector Babenco, e “O Invasor”, de Beto Brant. É impossível conversar com qualquer apreciador de Rap sem que o nome Sabotage venha à tona. Um dos maiores talentos que o Brasil já experimentou, que em pouco mais de 2 anos de carreira e um único disco lançado, conseguiu deixar uma marca profunda na história e uma legião de fãs e seguidores. Doze anos se passaram após sua morte, ocorrida em 24 de janeiro de 2003, vitima de assassinato, e cada vez mais o seu nome figura entre os grandes da música brasileira.
Conheça o Programa
14
INVESTIGADORES DA HISTÓRIA

13 - LUÍZ EURICO

LUÍS EURICO TEJERA LISBOA ERA UM JOVEM POETA CATARINENSE QUE SE ENGAJOU NA LUTA CONTRA A DITADURA MILITANDO NO MOVIMENTO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE PORTO ALEGRE. JUNTO COM SUA ESPOSA E COMPANHEIRA DE LUTA, SUZANA LISBOA, LUÍS SE INTEGROU À ALN, E FOI PARA CUBA FAZER CURSO DE GUERRILHA EM 1970. RETORNOU UM ANO DEPOIS PREPARADO PARA UM COMBATE QUE NÃO CHEGOU A TRAVAR. DESAPARECEU, SEM DEIXAR RASTROS EM SETEMBRO DE 1972. SETE ANOS DEPOIS, EM 1979, LUÍS EURICO FOI ENCONTRADO. MORTO, ENTERRADO COMO INDIGENTE E COM NOME FALSO NO CEMITÉRIO DE PERUS, EM SÃO PAULO. DETETIVES DA HISTÓRIA VAI INVESTIGAR O QUE REALMENTE ACONTECEU COM LUÍS EURICO, O PRIMEIRO DESAPARECIDO POLÍTICO DA DITADURA A SER ENCONTRADO.
14
DOC TV

O HOMEM DO BALÃO EXTRAVAGANTE OU AS ATRIBULAÇÕES DE UM PARAENSE QUE QUASE VOOU (PA)

Já na segunda metade do século XIX, o balão aerostático continuava a seguir, invariavelmente, aonde os ventos o levassem. Várias experiências haviam sido feitas tentando controlar a direção do vôo. Mudou-se a sua forma de esférica para cilíndrica, à semelhança de um charuto ou um fuso; instalaram-se-lhe aletas e lemes; guarneceram-no com bizarros sistemas de propulsão que se valiam do esforço humano – sempre com resultados insignificantes. Havia qualquer coisa que impedia a dirigibilidade dos balões, algo que limitava a liberdade de deslocamento do homem frente aos ventos.Foi na Amazônia, perto de Belém, que Júlio Cezar Ribeiro de Souza nasceu em 1843 de uma família modesta. Fascinado pelo balão de observação que viu ao servir na Guerra do Paraguai, Júlio Cezar tenta imaginar um meio de libertar os balões da dependência das correntes de ar. Com base em suas observações do vôo das aves, concebe um balão original de invólucro assimétrico, um pouco arredondado e mais largo na metade anterior, ligeiramente afilado atrás. Grandes asas triangulares e uma cauda horizontal, presas a uma vara longitudinal suspensa do invólucro, por cima da barquinha, confeririam-lhe a capacidade de sustentação no ar e de direção de vôo. Júlio Cezar faz vários modelos de teste e apresenta suas teorias sobre a navegação aérea no Instituto Politécnico, no Rio de Janeiro, capital do Império. Poucos dos engenheiros presentes o levam a sério, pois ele não passa de um autodidata sem formação acadêmica, e além disso vem da Amazônia, onde não vive ninguém que tivesse alguma importância. Mas ele é persistente, até obstinado, e finalmente consegue obter, com as bênçãos do Imperador, fundos para ir à França e lá encomendar a confecção de um balão segundo suas especificações.
Conheça o Programa
livre