Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 21 de Fevereiro

ABERTURA DA EMISSORA

Especial Cultura Meio Ambiente

UMA VEZ NÔMADE... (NAMÍBIA)

Você não pode ser mais isolado do que as pessoas da Namíbia. Eles usam poucas roupas, jóias... e telefones celulares! Todos sabem que um 'aplicativo para a vida' pode ajudar, mas Windhoek e o designer Dalton estão se perguntando como mulheres analfabetas podem ler as mensagens de texto de seus maridos? Eles estão determinados a ajudar ....
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 10

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

CÂNCER DE PULMÃO

O Câncer de Pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer e é o que mais mata. Mas, felizmente, cada vez mais surgem novos tratamentos que curam ou que garantem a qualidade de vida aos pacientes. Nesse educativo vamos conhecer mais sobre o Câncer de Pulmão, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e como preveni-lo.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

ESPECIAL - ONTEM E HOJE (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de jovens no programa. Convidados deste Viola: João Vitor e Isaac, José Mauro e Polyana, Otávio augusto e Gabriel, Fábio Fernandes, Zé Henrique e Gabriel, Jéssica Santos e Jeniffer, Lucas e Elivelton, Bruna Viola, Lucyana Villar, Lucas Reis e Thácio, Mayck e Lyan.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 382

BLOCO 01_____________________________________________________________ ROLANDO BOLDRIN CHICO BOATEIRO (Rolando Boldrin) BLOCO 02_____________________________________________________________ JURANDY DA FEIRA (Tucano – BA) FRUTOS DA TERRA (Jurandy da Feira) Músicos acompanhantes: Trio Virgulino Adelmo (triângulo) Enok Virgulino (acordeom) Roberto Pinheiro (zabumba) BLOCO 03_____________________________________________________________ JURANDY DA FEIRA (Tucano – BA) VIDA DE VIAJANTE (Luiz Gonzaga / Hervê Cordovil) Músicos acompanhantes: Trio Virgulino Adelmo (triângulo) Enok Virgulino (acordeom) Roberto Pinheiro (zabumba) BLOCO 04_____________________________________________________________ JURANDY DA FEIRA (Tucano – BA) TERRA VIDA ESPERANÇA (Jurandy da Feira) Músicos acompanhantes: Trio Virgulino Adelmo (triângulo) Enok Virgulino (acordeom) Roberto Pinheiro (zabumba) BLOCO 05_____________________________________________________________ ROLANDO BOLDRIN Texto sobre FERNANDO BRANT MILTON NASCIMENTO [REAPRESENTAÇÃO PGM 163 BLOCO 4] (Três Pontas – MG) “NOS BAILES DA VIDA” (Milton Nascimento / Fernando Brant) Músicos acompanhantes: Wilson Lopes (violão) Bruno Migliari (baixo acústico) Lincoln Cheib (percussão)
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 90

CIÊNCIA DESCOBRE QUE O BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR PODE LIMPAR A ÁGUA. FOI COMPROVADO QUE O BAGAÇO DA CANA TEM CONDIÇÕES DE SER USADO NA DESPOLUIÇÃO DA ÁGUA CONTAMINADA ATÉ POR METAIS TÓXICOS. VOCÊ VAI CONHECER TAMBÉM A CRIAÇÃO DE CAMARÕES EM ESTUFAS. ALÉM DE ALTA PRODUTIVIDADE O NOVO SISTEMA GASTA POUCA ÁGUA, NÃO DESTRÓI MANGUEZAIS NEM POLUI O OCEANO.
Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 29 - VIAGEM PAI E FILHA - PANTANAL

Nessa viagem Pai e Filha pelo Pantanal Ruy e Bianca fazem uma aventura em busca da Onça Pintada e outros animais da região, pela primeira vez a Bianca encontra com o maior felino do Brasil e a emoção desse encontro é incrível. Muita fauna e flora fazem dessa viagem um aprendizado de que precisamos preservar a natureza.
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 29 - COMITIVA PARTE 1

livre
Casakadabra

09 - HOJE É DIA DE MÚSICA!

LINO ACORDA COM VONTADE DE DANÇAR E DECIDE OUVIR MÚSICA. ELE CONVIDA TODAS AS CRIANÇAS A DANÇAREM COM ELE. O EPISÓDIO CONTA COM DIVERSOS CLIPES MUSICAIS.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

O GRANDE MINI-TEATRO

Tito sugere histórias de teatro para a turma da vila, até que todos decidem encenar os 3 Porquinhos. Mas tudo sai do controle quando os amigos de Mini-Mini fazem sua própria versão da história.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 20 - MISTO I

Matrioska de Copos Uma boneca que contém outra boneca, dentro de outra boneca! As matrioskas são uma tradição russa que agora podem ser feitas em casa. Quem nos ensina são as SuperHands! Carimbo Carimbo Carambolas Carimbão! Adivinha o que vamos aprender nesse episódio? Se você disse CARIMBO, você acertou em cheio! Carimbos são pura diversão especialmente se você fizer o seu. Aí você vai poder criar o formato que você quiser e sair carimbando tudo por aí.... Bom, nem tudo, senão o papai e a mamãe não vão gostar, mas dá para carimbar cartões de aniversário, de natal, de dia dos pais, das mães... Porta Lápis Que bagunça! Essa sala de aula do SuperHands está realmente desorganizada! Que bom que ele tem um super amigo que vai ajudá-lo a deixar tudo certinho: um super porta-lápis! Não é sensacional? Eu sempre quis um porta lápis de gatinho! Não perca tempo e faça o seu também!
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 02 - INSTRUMENTOS MUSICAIS: FORMAR UMA BANDA

HISTORIA CENTRAL: INSTRUMENTOS REAIS E IMPROVISADOS DITO E FEITO: TENTANDO SE ESCONDER NO BAÚ PARA NÃO OUVIR O BARULHO
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 39 O VENDEDOR / O BUMERANGUE

O vendedor Sempre que um vendedor de porta em porta bate na porta com um item, Molang quer comprar algo! Logo, a casa de Molang e Piu Piu está cheia de objetos inúteis. Eles tentam vender esses objetos na vizinhança, mas não encontram compradores. Felizmente, eles têm uma ótima idéia para se livrar deles ... O bumerangue Na Austrália, Molang e Piu Piu experimentam o bumerangue de um amigo. Inadvertidamente, eles lançam em uma multidão de cangurus ... que não estão muito dispostos a devolver!
Conheça o Programa
livre
Turma do Bicudo

EP. 01 - A FORMIGA FILOMENA

A COLETIVIDADE É O TEMA CENTRAL DESTE EPISÓDIO QUE APRESENTA UMA FORMIGA EXEMPLAR, EDUCADA, PRESTATIVA E SOLIDÁRIA. PARA SOLUCIONAR UM PROBLEMA, FILOMENA UTILIZA DE AUTOCONTROLE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, LIDERANDO TODAS AS FORMIGAS EM UMA AÇÃO CONJUNTA QUE BENEFICIA TODA SUA COMUNIDADE.
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

CASAS E CASTELOS/O ANIVERSÁRIO DO GEORGE/ A BRIGA

CASAS E CASTELOS Peppa e George estão brincando em sua casa na árvore. Os amigos de Peppa vêm para brincar, mas Peppa decide que apenas as meninas podem entrar na casa da árvore. Então, Vovô Pig constrói para os meninos o seu prórprio castelo. As meninas querem ficar na sua casa na árvore e os meninos querem ficar no seu castelo. Mas quando começa a chover e o jardim está coberto de poças de lama eles mudam de ideia e saem correndo para brincarem juntos. Afinal, todo mundo adora saltar para cima e para baixo em poças de lama! O ANIVERSÁRIO DO GEORGE Hoje é o aniversário de George e Mamãe e Papai Pig Pig tem um dia especial planejado. George ganha um novo dinossauro e a família vai ao museu para ver vários dinossauros de diferentes, incluindo um dinossauro robô! O dia especial termina com um grande bolo e todos os amigos de Peppa e George se divertindo juntos. A BRIGA Peppa e Suzy Carneiro são melhores amigas. Mas um dia elas têm uma briga, durante um jogo de cartas e decidem que elas não são mais melhores amigas. O tempo passa e elas realmente sentem falta uma da outra, mas elas ainda se recusam a fazer as pazes. Quando elas finalmente dizem desculpa uma a outra, elas percebem que serão sempre as melhores amigas.
Conheça o Programa
livre
KID & CATS

EP. 04 - GATINHOS ASSUSTADOS (HALLOWEEN)

É O HALLOWEEN NA CASA DOS KID & CATS E TODOS OS GATINHOS ESTÃO FANTASIADOS E PRONTOS PARA UMA DIVERSÃO ASSUSTADORA! MAS ESSA DIVERSÃO VAI PRECISAR DA AJUDA DA MAMÃE E DO PAPAI PARA FICAR REALMENTE ASSUSTADORA!
livre
KID & CATS

EP. 04 - GATINHOS ASSUSTADOS (HALLOWEEN)

É O HALLOWEEN NA CASA DOS KID & CATS E TODOS OS GATINHOS ESTÃO FANTASIADOS E PRONTOS PARA UMA DIVERSÃO ASSUSTADORA! MAS ESSA DIVERSÃO VAI PRECISAR DA AJUDA DA MAMÃE E DO PAPAI PARA FICAR REALMENTE ASSUSTADORA!
livre
Chocolix

13 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 2

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 15 - A TROCA DE PNEUS

RICKY DEVE IR AO MECÂNICO, MAS ELE TEM MEDO E FAZ DE TUDO PARA FICAR LONGE.
livre
REV & ROLL

EP. 15 - PARA-BOLA

ENQUANTO OS AMIGOS JOGAM UMA PARTIDA DE PARA-BOLA, A COMPETIÇÃO ESQUENTA E AS EQUIPES BRIGAM. CABE AO REV FAZER COM QUE OS AMIGOS TRABALHEM JUNTOS!
livre
Bubu e as Corujinhas

QUEM VAI ENTRAR NA DANÇA?

Com a ajuda do Pica-pau, os irmãos coruja ensaiam a coreografia de uma dança para apresentarem para a Mamãe e para o Papai. Mas Bubu, ansiosa e animada, acaba fazendo os passos em outro tempo, atrasando os movimentos. Biel quer que todos façam tudo igualzinho, por isso insiste para ensaiarem cada vez mais. Porém, Bubu não consegue acompanhar os irmãos. É nesse momento que um bando de flamingos chega à floresta e as Corujinhas aprendem muitos fatos interessantes sobre essas aves, mas, principalmente, conhecem uma linda dança que todos os flamingos realizem em um momento específico de suas vidas. E as Corujinhas aprendem algo mais: que tudo bem dançar diferente, pois cada um tem seu jeito de se expressar, e isso é maravilhoso!
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - 02 - AU AU PIU PIU

Au Au, Piu Piu / Ovo Surpresa (Guarda-chuva) / A Magia do Espelho / Pescaria de Cores (Vermelho) / Hora da Música (Pimpom) Au Au Piu Piu O Pintinho Amarelinho vai conhecer um cachorrinho e na confusão eles acabam trocando de personalidade. A Magia do Espelho A Madrinha deixa um espelho mágico com a Borboletinha e o Borboleto, e eles acabam em um mundo onde tudo existe em dobro e não sabem como sair. Ainda bem que a Madrinha aparece para ajudá-los.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 09 - O SOLO DE LORENZO/ PROBLEMA PROFUNDO

Conheça o Programa
livre
Porto Papel

18 - PATENTE PENDENTE

BARBACRESPA REVELA A MATILDE QUE ELES ESTÃO PASSANDO POR PROBLEMAS FINANCEIROS E, PARA AJUDA-LO A SAIR DA CRISE, MATILDE FAZ ALGUNS CÁLCULOS QUE RESOLVEM A SITUAÇÃO. COM ISSO, PERCEBE O SEU PODER DE HOJE – E ACHA QUE VIROU UMA ECONOMISTA. O PODER DE MATILDE A DEIXA MAIS INTELIGENTE DO QUE O NORMAL, E TROPÉCIO FERGSON RESOLVE TIRAR PROVEITO DA SITUAÇÃO PARA CONSTRUIR UMA MÁQUINA QUE VAI TRANSFORMAR AS ÁRVORES DO BOSQUE EM BOLAS DE BOLICHE. ASSIM, MATILDE E SEUS AMIGOS PRECISAM ACHAR UMA SOLUÇÃO PARA QUE O AMBICIOSO PAI DE BOLDO NÃO DESTRUA O BOSQUE DA CIDADE.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  III

CARRUAGEM MÍSTICA

Após Duda aceitar uma ligação estranha, o Tromba Trem recebe a visita de uma aranha que promete prever o futuro. Mas a vidente vai fazer muito mais que singelas profecias para os animais e o reino cupim corre perigo!
livre
SOS FADA MANU

EP. 10 - MAIS VALE UM POMBO NA MÃO

MANU PASSA DOIS DIAS TRANQUILA, SEM RECEBER PEDIDOS DE AJUDA. MAS QUANDO VAI PARA VILA, DESCOBRE QUE A BRUXINHA ESTÁ FAZENDO MALDADES COM TODOS, E NINGUÉM CONSEGUE CHAMAR O SOS FADA MANU. MANU ENCONTRA UM PEDIDO DE DEMISSÃO DE POMBELO E, PREOCUPADA, PARTE NA BUSCA DE UM MENSAGEIRO SUBSTITUTO. ELA RECRUTA JOÃO, DUQUE E ALFREDO, MAS NENHUM DELES CONSEGUE EXECUTAR A FUNÇÃO COM COMPETÊNCIA E MANU ACABA DEMITINDO OS TRÊS.
livre
O Show da Luna!

BEM-VINDA, NEVE!

Os finais de semana de neve são os mais divertidos para a dupla de irmãos Luna e Júpiter. Tanta coisa legal pra fazer e para brincar. Criar bonecos de neve malucos é o que Luna mais gosta e é durante essa brincadeira que surge uma pergunta: afinal, o que é neve? Depois de um experimento divertido e curioso o trio entra em um faz de conta ainda mais divertido e como cristais de neve descobrem o que é e como nasce a neve.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 26

Em Gibraltar, Vivi, Mochilão e Lanterninha se aventuram em cavernas e labirintos para ajudar Raul, um carimbo explorador, a encontrar um grande tesouro.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

O DIA EM QUE O CASCÃO FUGIU DE CASA: DE NOVO

Quando o Cascão toma a difícil decisão de fugir de casa, ninguém consegue fazer com que ele mude de idéia. Decidido a não ter que obedecer as duras regras dos seus pais, como ter que tomar banho todos os dias, ou até mesmo ter que lavar atrás das orelhas, ele sai de casa de vez. Será que esta será a última vez que veremos ele pelo bairro do Limoeiro?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

O DIA EM QUE O CEBOLINHA DESISTIU DOS PLANOS INFALÍVEIS

Parece que esse dia chegou! O Cebolinha finalmente desiste de bolar planos infalíveis. A pergunta que se faz é: “Por que ele falia isso?”. A emocionante resposta você encontrará neste episódio. É ver para crer
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

TIMMY E O DRAGÃO

Bitzer, Shaun e Flock estão convencidos de que um monstro está solto na fazenda e se esconde no celeiro. Mas do que exatamente eles têm medo?
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

PASTOREIO

Timmy vê que o fazendeiro está muito mal-humorado, portanto decide dar a ele uma ideia de como é ser uma ovelha. Mas quando chega a hora de ter o velho fazendeiro de volta, as coisas complicam.
Conheça o Programa
livre
Valentins

12 - VOLTA ÀS AULAS

Theo descobre que João levou seus ratinhos para serem examinados. Desesperado, o caçula decide procurá-los na escola, o que faz com que todos os irmãos voltem às aulas. Lá, João se junta a Albertinho em uma arriscada missão e, escondido na sala da diretora, estranha certas atitudes de Randolfo.
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

A GRANDE CORDILHEIRA DIVISÓRIA

Ao longo da costa leste da Austrália está a terceira maior cadeia de montanhas do mundo. Criado por forças titânicas, A Grande Cordilheira Divisória separa uma fina fita verde do coração árido do continente. Correndo 1800 milhas dos picos gelados da Tasmânia, para a antiga Daintree Rainforest, inúmeras espécies chamam essas montanhas de lar, todas adaptadas para sobreviver, e prosperam ao longo da A Grande Cordilheira Divisória. Essa faixa une e divide a Austrália, lançando uma sombra de chuva sobre grande parte do continente, mas também abrigando inúmeras espécies únicas. Esta é uma história de como esta gama épica veio a ser, e de como a vida se adaptou e evoluiu para prosperar entre estas montanhas.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1359

Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 388 - A INVASÃO DOS ELÉTRICOS - CARROS

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

CLARICE LISPECTOR E O EFEITO DO ESTRANHAMENTO - NOEMI JAFFE

O estranhamento é um aspecto fundamental na obra de Clarice Lispector. Assim como seus livros, ela era considerada uma pessoa “estranha” pelos grupos com os quais convivia. Segunda a escritora Noemi Jaffe, quando lemos Clarice, amamos ou odiamos, mas a obra dela também é considerada estranha. Clarice tinha, em sua obra, a capacidade de ver as coisas como uma criança, era como se as visse pela primeira vez e fizesse com que os leitores reconquistassem um olhar inaugural: “o que é essa palavra que sempre digo mas nunca disse?”As histórias do livro não têm trama, resumem-se a enredos banais, não tem ação, aventura ou enredo. É uma autora emotiva, algo possível de sentir em suas cartas e crônicas. ao mesmo tempo ela mostrava o lado obscuro das coisas.Em sua obra, Clarice ensina que, para ver as coisas, é preciso que elas morram. morrer, mostrava a autora, é um processo ininterrupto. Segundo Noemi Jaffe embora fosse uma dona de casa, Clarice pode ser considerada uma escritora feminista e à frente do tempo.
Conheça o Programa
12
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 70 - FAGNER

Nesta edição, o #Provoca recebe o cantor FAGNER
Conheça o Programa
10
Persona

JOSÉ MOJICA MARINS - ESPECIAL

Conheça o Programa
14
MANHATTAN CONNECTION

MANHATTAN CONNECTION - 05

O programa Manhattan Connection #4 na TV Cultura teve apresentação e participação da equipe do programa, Lucas Mendes, Caio Blinder, Pedro Andrade e Angélica Vieira (de Nova York) e Diogo Mainardi (de Veneza). Como convidados, participaram Rui Costa (governador da Bahia) e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul)
livre
Jazz Sinfônica Brasil

O SÉCULO DO JAZZ

A Orquestra Jazz Sinfônica Brasil faz um tributo às lendas do Jazz Norte-americano. Louis Armstrong, Duke Ellington, Billy Strayhorn, Thad Jones, Chico Corea e Joe Zawinuil estão no repertório deste grande concerto, regido pelo maestro João Maurício Galindo.
Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - FOME

Pelo menos 10 milhões de pessoas passam fome no Brasil, segundo o IBGE. Números recentes do Unicef dão conta que durante a pandemia 20,7 milhões de brasileiros se alimentaram de maneira irregular por falta de dinheiro para comprar comida. E agora, em 2021, com a diminuição no valor do auxílio emergencial, desemprego em alta e queda no número de doações, como ficará esta situação? Para falar sobre o assunto, vamos conversar com o economista Francisco Menezes, que é analista de políticas da Action Aid no Brasil e ex-presidente do Consea - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e com a socióloga Kátia Maia, diretora da Oxfam Brasil.
Conheça o Programa
livre
TRANSVIAR

EP. 10 - O TUBARÃO CONTRA O POLVO

PEDRO AJUDA UMA AMIGA SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO. NO VARANDÃO, PEDRO TRABALHA NOS PREPARATIVOS PARA UM SHOW, MAS AO VOLTAR PRA CASA AS COISAS NÃO ACABAM TÃO BEM.
14
Figuras da Dança

JANICE VIEIRA

Coreografa, bailarina, professora de danca e acordeonista, Janice Vieira nasceu em Lutecia (SP), e construiu sua trajetoria de 60 anos de carreira permeada pela música, a danca, e o teatro. Aos nove anos, comecou a estudar acordeon na cidade de Itapetininga (SP). Posteriormente, aos treze anos, mudou-se para Sorocaba e deu início aos estudos em balé clássico com Zelia Gentil. Em 1958, tornou-se aluna de Maria Olenewa, período em que criou sua escola de danca; o Studio de Danca Janice Vieira. A partir do encontro com Maria Duschenes, na decada de 60, passou a inserir aulas de danca moderna na metodologia de sua escola. No final da década de 60, Janice cria o Grupo de Danca Expressiva Folclorica, em Sorocaba, influenciada pela movimentacão da capoeira. No início dos anos 70, cria o Grupo Pro-Posicão Balé-Teatro, pioneiro na incorporacão do conceito de danca-teatro no Brasil. Entre os principais trabalhos do grupo, destacam-se Boiacão (1976), Silencio dos Pássaros (1978) e Sacrário (1978). Cria em parceria com a filha Andréia Nhhur, o solo Swan (2006), e as obras O cisne, minha mãe e eu (2008), LinhaGens (2009), além da obra Vis-a-Vis (2012).
Conheça o Programa
14
Entrelinhas

ENTRELINHAS 215

Entretenimento com qualidade. O Entrelinhas conversa com um grupo de escritores do Rio de Janeiro que defendem a ideia de que a literatura pode ser entretenimento – sem perder a qualidade e o valor estético. Na contramão da tendência contemporânea de uma ficção enigmática, hermética e experimental, eles criaram até um manifesto em defesa da narrativa envolvente, “legível”, que cativa o leitor. O Entrelinhas encontrou com eles numa livraria de São Paulo para conhecer esse movimento – que é uma espécie de vanguarda às avessas. Em defesa do experimentalismo. Como contraponto a essa apologia da narrativa sem experimentalismos, o Entrelinhas mostra uma leitura da escritora Márcia Tiburi – que acha que literatura deve apostar na linguagem hermética. Ela participou do quadro “Estante do Escritor” e ela leu trechos de um dos autores mais experimentais da literatura brasileira: o pernambucano Osman Lins. Sérgio Sant’Anna. O programa entrevista também o romancista e contista carioca que é um dos escritores mais complexos da prosa brasileira, com ficções e peças teatrais que fogem aos padrões da narrativa realista – mas que abordam de forma penetrante a realidade social e política do país. A gente conversou com Sérgio Sant’Anna durante o encontro “Sempre um Papo”, série promovida pelo Sesc São Paulo.
Conheça o Programa
livre
DOC TV

DO LADO DE FORA (RJ)

Durante cinco meses, a equipe do documentário Do Lado de Fora registrou a rotina de seis mulheres que visitam parentes nas cadeias. Iracema, Patrícia, Selma, Simone, Edite e Jane enfrentam horas de espera, longas filas, revistas íntimas para passar algum tempo com os familiares. O ritual da visita começa na véspera: preparar a comida, arrumar os produtos de higiene, ensacar cigarros. Tudo obrigatoriamente de acordo com as regras prisionais. Algumas chegam a dormir em frente aos presídios para garantir os primeiros lugares da fila. Mas a hora mais dolorosa é a volta pra casa. Acostumadas a serem vistas como coadjuvantes dos presos em situações de conflitos, como rebeliões, essas personagens mostram no documentário que são protagonistas de um drama social. Neste filme de 55 minutos de duração, as diretoras Monica Marques e Paula Zanettini contam a trajetória da vida dessas mulheres até o portão de entrada dos pátios dos presídios.
Conheça o Programa
12
Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 01

ESTE PROGRAMA MOSTRA OS PROJETOS TAMAR(ES),MAZUNTE(MEXICO) E AYACARA (CHILE).
Conheça o Programa
livre
De Olho na Educação

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 25 EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 05/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. OS OBSTÁCULOS, ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS, AINDA SÃO ENORMES. MAS TAMBÉM JÁ EXISTEM SALAS DE AULA INCLUSIVAS CONSIDERADAS EXEMPLARES AQUI NO BRASIL. NOSSA CONVIDADA É A PEDAGOGA SYLVIA FIGUEIREDO GOUVEA.
Conheça o Programa
livre