Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 21 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

FRUTOS ESQUECIDOS

livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 11

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

PESQUISA CLÍNICA E ESTUDOS EM CÂNCER DE MAMA

O câncer é uma doença responsável por mais de 9 milhões de mortes no mundo, e no Brasil estima-se mais de 600 mil mortes por ano, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, é fundamental a descoberta de novas tecnologias que curem ou garantam a qualidade de vida dos pacientes com câncer. E a pesquisa clínica ou estudo clínico cumprem um papel fundamental nesse processo. Nesse educativo, vamos conhecer as etapas de uma pesquisa clínica, os estudos de mundo real e a importância da população participar, pois graças à pesquisa clínica temos hoje novas tecnologias e medicamentos que têm mudado o curso da doença dando mais qualidade de vida e sobrevida aos pacientes.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

GRANDES ENCONTROS 03 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca os grandes encontros que ocorreram no Viola. Participaram do programa os seguintes convidados:Inezita Barroso,Lia Melo, Carlinhos Mafasoli, Nonô Basílo, Juvenal Fernandes, Zé Garoto e Timbaré, Lorito, Valderi, Mizael, Sulino,Dominguinhos, Belchior, Vicente Barreto, Milionário e Robertinho, Irmãs Franco, Dino Franco, Silvinha e Eduardo Araújo, Irmãs Castro, Amaraí, Belmonte e Amaraí, Cezar e Paulinho.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 475

ROLANDO BOLDRIN RECEBE "EMILIO VICTTOR / CLAUDIO NUCCI / DRI GONÇALVES / MARTINHO DA VILA "
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 129

EMBARGO DA CARNE BRASILEIRA PELA CHINA VAI PARA O TERCEIRO MÊS. EXPORTAÇÕES DESABAM, MAS PREÇOS NO MERCADO INTERNO NÃO CAEM. É QUE OS FRIGORÍFICOS DIMINUIRAM OS ABATES, SITUAÇÃO QUE PENALIZA CONSUMIDORES E PECUARISTAS. COM AJUDA DO CLIMA AGRICULTORES ACELERAM PLANTIO E SEMEADURA DA NOVA SAFRA JÁ ESTÁ PERTO DO FIM EM VÁRIOS ESTADOS. ESPIRITO SANTO COLECIONA SUCESSOS NA CAFEICULTURA EM 2021. O ESTADO CONQUISTOU TRÊS NOVAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA CAFÉS ESPECIAIS COMO OS DA SERRA DO CAPARAÓ E OUTRAS MONTANHAS CAPIXABAS.
Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 64 - VIAGEM PAI E FILHA - BARRA GRANDE

Nessa parte da viagem, Ruy e Bianca visitam a Península de Maraú e Barra Grande na Bahia, percorrendo mais de 60 km por praias, lagoas e rios e muita curiosidade no caminho. Uma delas são as bromélias gigantes que encontramos na estrada. Algumas praias são destaque, como as Praias de Algodões e Taipus de Fora, onde as piscinas naturais são o destaque.
livre
LIGA NACIONAL DE FUTSAL

FOZ CATARATAS X MAGNUS (21/11/21)

livre
Memória Esporte Clube

PGM 4 - TOSTÃO

O MEMÓRIA ESPORTE CLUBE DE HOJE VAI MOSTRAR UMA ENTREVISTA FEITA NA SEGUNDA METADE DOS ANOS NOVENTA COM EDUARDO GONÇALVES DE ANDRADE, O TOSTÃO. CAMPEÃO DO MUNDO COM A SELEÇÃO BRASILEIRA EM 70 E UM DOS NOMES MAIS CULTUADOS DA HISTÓRIA DO NOSSO FUTEBOL. O TALENTO PRECOCE, OS FEITOS ALCANÇADOS AINDA MOLEQUE, OS DESAFIOS IMPOSTOS POR UMA SÉRIA CONTUSÃO...A GLÓRIA! O PAPO COM O GRANDE REPÓRTER, HELVÍDIO MATOS, REVELA TAMBÉM O MOMENTO DE TER PASSADO CERTO TEMPO RECLUSO, O QUE AINDA HOJE É UM TRAÇO MARCANTE DO ESTILO TOSTÃO. UM REGISTRO PRA CURTIR, ATÉ PORQUE DE LÁ PRA CÁ TOSTÃO LAPIDOU MUITO BEM OUTRA FORMA DE DIZER O QUE PENSA, ESCREVENDO CRÔNICAS. ENTÃO, APROVEITE PORQUE NÃO É A TODA HORA QUE A GENTE DÁ DE CARA COM UMA ENTREVISTA DO GRANDE TOSTÃO.
Conheça o Programa
livre
UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA

UEFA EUROPA LEAGUE REVISTA - 05 - 21/11/2021

livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - O SINO DA SORTE DE PERCY/ A CARGA DE AREIA DA SANDY

Bloco 1: Thomas está nervoso para fazer uma entrega nas minas, então Percy generosamente empresta o seu sino da sorte para ele levar. Entretanto, Thomas é descuidado com o sino e ele cai na mina. Ele tenta consertar a perda, mas Thomas precisará resolver seu erro antes que seus amigos o ajudem a pegar o sino de volta. Bloco 2: Quando Sandy descobre sobre um envio massivo de areia que precisa ser entregue, ela está determinada a ajudar. Mas o tamanho dela significa que ela não pode ajudar Thomas com a areia, então ela acha outro jeito de ajuda-lo. Pelo caminho, Sandy acidentalmente molha a entrega de areia de Thomas, transformando em lama e tornando impossível de subir a montanha sem derramar nada. Entretanto, Sandy está determinada a ajudar Thomas a completar sua entrega arenosa.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 17

Em Amsterdã, cidade das bicicletas, Mochilão vai usar todo o seu conhecimento para ensinar Vivi e Vincent, uma bicicletinha muito divertida, a finalmente pedalar sem as rodinhas de segurança. O problema é que nenhuma das técnicas de Mochilão parece funcionar, deixando os amigos em apuros e sem perceber que a melhor solução é a mais simples.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

MORANGO E CHOCOLATE

Gajah e Duda entram em clima de fábula, quando Gajah come e precisa repor o chocolate e os morangos do banho de beleza da Rainha, entrando em uma floresta estranha e encontrando uma casa feita de doces.
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 11 - MISTÉRIO CABELUDO (RAPUNZEL)

RAPUNZEL ACORDA E DÁ UM BERRO: UM DOS DREADS DE SEU CABELO FOI ROUBADO. MANU E DUQUE SE JUNTAM PARA A INVESTIGAÇÃO. PRIMEIRO SUSPEITAM DA BRUXINHA VALQUÍRIA, MAS ELA TEM UM ÁLIBI. SUSPEITAM DE TARCÍSIO, MAS ELE TAMBÉM TEM UM ÁLIBI.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 06 - AMIGAS FORMIGAS

LUNA, JÚPITER E CLÁUDIO ESTÃO NO HAVAÍ COM SUA AMIGA IOLANA, QUANDO NOTAM QUE HÁ VÁRIAS FORMIGAS ENTRANDO NO TRAILER. MAS POR QUE SERÁ QUE ELAS ANDAM EM FILA? DURANTE A INVESTIGAÇÃO, ELES VÃO FAZER ALGUMAS AMIGAS FORMIGAS E CANTAR UMA DIVERTIDA CANÇÃO COM ELAS!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

NÃO MORDA TUDO QUE VOA

Mônica tenta levar o Monicão para passear, mas ele ataca tudo que voa.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

NÃO PERCA A CABEÇA

Uma coelhada acidental da Mônica acaba quebrando a estátua do Almirante Viramundo.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

PROCURA-SE

A fazenda recebe uma visita inesperada de um fugitivo da prisão próxima que se refugia no celeiro. Depois de pouco tempo com Shaun e sua turma, a prisão não parece ser uma opção tão ruim...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

SUJEITO ARROGANTE

O ídolo do Rock'n’ Roll fica encalhado na fazenda quando sua limusine quebra. Logo revelado como um sujeito arrogante e mimado, Shaun decide mostrar-lhe uma lição da "Escola de Rock".
Conheça o Programa
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 12 - ATENDIMENTOS AOS ISQUEIROS

Na comunidade dos isqueiros de Carandazal, no MS, Richard realiza mais um sonho, o atendimento assistencial as comunidades carentes. Ali, uma equipe de veterinários, dentistas e profissionais de estética, realizam um trabalho voluntário assistencial a essa população tão batalhadora.
livre
Planeta Terra

SUPERPAIS ANIMAIS - DANDO UMA MÃOZINHA!

Desta vez, exploramos por que vale a pena trabalhar em equipe, revelando algumas das histórias de parentes em grupo mais cativantes e inspiradoras do mundo animal. Para a maioria das espécies que vivem em grupo, viver juntos significa dividir o trabalho. De elefantes participando de negociações de reféns para seus bebês a mangustos anilhados, todos dando à luz no mesmo dia, leões formando uma irmandade para ver machos entrelaçados e bois almiscarados se reunindo para defender seus filhotes de lobos famintos - é realmente incrível como alguns animais os pais estão preparados para fazer pela próxima geração.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1396

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ VAI CONHECER OS RELATOS DE VIAGENS DA PSICÓLOGA DÉBORA NOAL, DA ORGANIZAÇÃO MÉDICOS SEM FRONTEIRAS, QUE LEVA ESPERANÇA DE VIDA ÀS VITIMAS DE GUERRAS,TRAGÉDIAS, DESASTRES NATURAIS E FOME. E VEJA TAMBÉM. CONHEÇA A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA-UMA DAS ONGS MAIS ATUANTES DO PAÍS, QUE HÁ 35 ANOS LUTA PARA CONSERVAR O QUE RESTA DA FLORESTA E OS RECURSOS HÍDRICOS. E ,VOCÊ ACOMPANHA O SUCESSO DA TRIGÉSIMA-QUARTA BIENAL DE SÃO PAULO ,QUE COMPLETA 7 DÉCADAS DE EXISTÊNCIA COM A MAIOR EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE ARTISTAS INDÍGENAS DO BRASIL E DE OUTROS PAÍSES.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 408 - OCEANOS SEM LEI

TERRITÓRIO LIVRE PARA MERCENÁRIOS, PIRATAS E TRAFICANTES, OS OCEANOS SE TORNARAM UM TERRENO SEM LEI PARA OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE CRIMINOSOS. MAS OS SETORES DO PETRÓLEO, NAVEGAÇÃO E PESCA TAMBÉM DEIXAM UM ENORME RASTRO DE DESTRUIÇÃO EM TODOS OS MARES. EM MEIO A TUDO ISSO, ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS LUTAM PARA CONTER OS EXCESSOS.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

CHINA: LITERATURAS QUE VIAJAM E APROXIMAM

Conheça o Programa
livre
TROFÉU RAÇA NEGRA 2021

livre
LIBERTÁRIOS

LIBERTÁRIOS - 01 - JUSTIÇA E LIBERDADE - LUIZ GAMA E JOEL LUIZ COSTA

Luiz Gama e Joel Luiz Costa: A luta por liberdade e igualdade racial foi o grande propulsor da vida de Luiz Gama. Seu legado continua inspirando os que lutam pela tão sonhada igualdade racial no Brasil, como o advogado criminalista Joel Luiz Costa, da comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
16
TRUMAN

14
Cinematógrafo

EXPRESSIONISMO ALEMÃO

CONVERSAS COM ESPECIALISTAS, QUADROS COM CRÍTICAS, CURIOSIDADES SOBRE O CINEMA, PERFIS DE CINEASTAS E UMA AGENDA SOBRE O QUE DE MELHOR ACONTECE NO MUNDO DA SÉTIMA ARTE. NESTE EPISÓDIO, O TEMA É O EXPRESSIONISMO ALEMÃO.
Conheça o Programa
livre
Futurando

FUTURANDO - 251

Precisamos de energia nuclear para conter as mudanças climáticas? O uso de energia nuclear é polêmico. A China e a Índia têm aumentado sua capacidade para ter energia para centenas de milhões de pessoas sem aumentar as emissões. Outros países, como a Alemanha e o Japão estão desativando suas usinas preocupados com a segurança da população. Mas, afinal, precisamos mesmo da energia nuclear? Por que a geoengenharia é uma promessa ambígua de proteção climática? A tecnologia, entre muitas coisas, está a serviço da proteção climática. São muitas as técnicas de geoengenharia que oferecem a possibilidade de sermos menos impactados pelo aquecimento global, ou que – em alguns casos – até poderiam nos ajudar na mitigação do fenômeno. Mas ainda pairam muitas dúvidas a respeito da segurança de sistemas que lidam com uma força em parte imprevisível: a natureza. Projeto Cobalto. Muitas atividades no planeta causam danos ambientais, como a mineração, por exemplo. Um projeto do serviço geológico do Brasil, em parceria com a Alemanha, propõe a extração sustentável de metais como cobalto e níquel. Eles seriam retirados de rejeitos, e usando muito menos energia do que processos tradicionais.
Conheça o Programa
livre
Figuras da Dança

CÉLIA GOUVÊA

A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão, Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, Teatro Guaíra, e outras. No exterior, coreografou para nomes como: All Angels Theatre Troupe, de Nova York; Escola Superior de Dança de Lisboa e Companhia de Dança de Lisboa, Portugal; Lyon 5ême e Francheville, na França. É membro fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.
Conheça o Programa
livre
Mosaicos

A ARTE DE GILBERTO GIL

MOSAICOS – A ARTE DE GILBERTO GIL Documentário musical revê a trajetória do artista e traz participações de Andréas Kisser, Charles Gavin, Clemente, Bi Ribeiro, Black Rio, Mariene de Castro e Jurandir Santana interpretando clássicos como "Palco", "Pessoa Nefasta", "Punk da Periferia", "Eu Vim da Bahia", "Aquele Abraço", entre outras. Os Mutantes interpretam "Panis Et Circense", Sérgio Dias, Celso Fonseca e Carlos Rennó dão seus depoimentos sobre o homenageado. O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mescla imagens de acervo às gravações inéditas. Do arquivo da TV Cultura, “Mosaicos – A Arte de Gilberto Gil” recupera imagens do cantor em programas históricos da emissora, como "Gil 20 Anos Luz" (1985),"Especial Um Banda Um" (1982), "Ponto de Encontro" (1979), etc..
Conheça o Programa
livre
TEMPOS E LUGARES

livre
DOC TV

REIS NEGROS (MG)

Desde a época do lendário Chico Rei, um dos primeiros negros a desfilar como rei, de coroa e cortejo, pelas ruas de uma cidade brasileira (Ouro Preto), o Congado vem se afirmando como uma das mais firmes tradições populares de Minas Gerais, e uma das principais manifestações da cultura negra (de raiz banto) no estado. Constituída por um complexo conjunto de práticas e saberes, a tradição do Congado vem sendo transmitida de forma oral, visual e corporal, de geração a geração, desde a remota África.Antes de cruzarem o Atlântico, muitos africanos já eram “do Rosário”. O sincretismo que funda o Congado, em que o arquétipo central figura-se como uma Nossa Senhora do Rosário de estreita relação com as batidas dos tambores, estabeleceu-se na África, no contato das várias etnias e nações com o cristianismo europeu. Sob a devoção à Senhora do Rosário, seguiu-se a tradição da coroa: se na África reis eram escravizados, no Brasil escravos seriam coroados. O termo Congado abrange diferentes identidades-nações - Candombe, Congo, Moçambique, Marujos, Caboclos, Catopés, Vilões -, cada uma representada por vários grupos (chamados Guardas, Ternos ou Cortes), espalhados por Minas Gerais e outros estados brasileiros. Unidos pela fé à Nossa Senhora do Rosário, nas festas dedicadas a ela (a maioria no 2o semestre), grupos de todas as nações se encontram e cada um apresenta-se na sua batida própria, no seu canto, sua dança e sua roupa característicos, atrás da bandeira do santo de que são devotos (depois da Senhora do Rosário, prevalecem São Benedito, Santa Efigênia, São Jorge, São Sebastião, Senhora das Mercês e Divino Espírito Santo). Dentre os mais de 3 mil grupos de congado em Minas, são poucos o que têm o Reinado “de tradição”, profundamente religioso, que traz em seus “tronos coroados” Reis e Rainhas perpétuos que representam santos na terra (além de “reis de promessa” e “reis de ano”). Normalmente, esses Reinados pertencem às nações africanas (Congo, Moçambique e Candombe), o que indica a sua origem na coroação dos reis negros à época da escravatura.
Conheça o Programa
livre
Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 11

PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE ASPIRADOR DE PO (CHILE), ENERGIA SOLAR (REP.DOMINICANA), BIOFUMIGACAO (URUGUAI).
Conheça o Programa
livre