Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 22 de Novembro

Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 08

PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE CAMARONEIRAS (COLOMBIA), CANANEIA (BRASIL) E PESCA (SANTA LUCIA).
Conheça o Programa
livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR IV - 16

EP 16 - Neste programa vamos conhecer o primeiro portal brasileiro focado em mobilidade urbana sustentável. Mario Canna, dá dicas de manutenção para as bikes, desta vez fala sobre regulagem. Projeto Pedalando Sem Idade, mostra uma grande iniciativa do organizador Aldo Nakamura, que trabalha em prol das pessoas com idade avançada e pessoas de pouca mobilidade.No final do programa, uma entrevista com o ciclista Vinícius Martins, que conta sobre o evento Inca Divide, que ocorre no Peru.
Conheça o Programa
livre
Saúde Brasil

DENGUE 2020

Neste educativo vamos conhecer mais sobre a Dengue, uma doença tropical infecciosa, causada por um vírus transmitido pela picada de inseto, o mosquito Aedes Aegypti. Veja quais as principais formas de prevenção e o tratamento da doença, que é considerada um grande problema de saúde pública. A dengue é uma doença que merece muita atenção e cuidados redobrados durante o ano inteiro e por toda a população.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

RODAS DE VIOLA - 03 (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as rodas de viola. Participam deste programa: Mazinho Quevedo, Tião do Carro, Gedeão da Viola,Zé Garoto, Braz da Viola, Roberto Correa, Paulo Freire, Pereira da Viola, Ivan Vilela, Téo Azevedo, Jacó e Jacozito, Liu e Léu, Zilo e Zalo, Pardinho e Camargo, Mococa e Paraíso, Adriano quevedo, Carreiro e Carreirinho.
Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 344

Rolando Boldrin declama texto sobre PAULO BOMFIM. Rolando Boldrin recebe o grupo FALAMANSA (São Paulo - SP). Rolando Boldrin recebe o artista ROBERTO SILVA (Rio de Janeiro - RJ).
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 77

NOVA TECNOLOGIA TURBINA CRIAÇÃO DE GADO. O SISTEMA BOI 777 REDUZ PELA METADE O TEMPO PARA FORMAR UM ANIMAL DE 21 ARROBAS PRONTO PARA O ABATE. E EM PERNAMBUCO VOCE VAI CONHECER O BOLO DE ROLO, TRADIÇÃO DO INTERIOR DO NORDESTE QUE SE TORNOU UM DOS PRATOS TÍPICOS MAIS APRECIADOS DA CULINÁRIA BRASILEIRA E GANHOU O MUNDO.
Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 16 - RIO ARIPUANÃ CORREDEIRAS DO SAMAUMA AMAZONAS

Mais uma viagem pelo Rio Aripuanã no Amazonas, nessa aventura Ruy vai explorar as corredeiras do Samauma. A viagem de barco até as corredeiras revela as belezas do rio e da selva amazônica, depois uma trilha para contornar as corredeiras e ver as belezas naturais, que só são percebidas na época em que o rio está baixo, pois na cheia boa parte das corredeiras ficam submersas. Depois mais um passeio por uma parte do rio pouco explorada e uma pescaria de tucunarés repleta de surpresas e emoção.
livre
CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL FEMININO 2020

TAUBATÉ X FERROVIÁRIA (22/11/2020)

livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 11 MARIA ESTHER BUENO / ALEX DE SOUZA

MARIA ESTHER BUENO (2ª temporada) Maria Esther Bueno, tenista detentora de 19 títulos de Grand Slam, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. ALEX DE SOUZA(2ª temporada) Alex, ídolo do Palmeiras, Cruzeiro, Coritiba e Fenerbahce, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 12 AMAURY PASOS / GUSTAVO BORGES

AMAURY PASOS (2ª temporada) Amaury Pasos, bicampeão mundial de basquete, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. GUSTAVO BORGES (2ª temporada) Gustavo Borges, nadador medalhista olímpico, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
O BONECO DE BARRO E O REI

O BONECO DE BARRO E O REI - 04 - DIA DO MORFEU

No dia do Morfeu, Boneco de Barro sonha com o filho de Mestre Toá, assim como todos da Corte Real tem sonhos. No mesmo dia Ave de Rapina é capturado e fala para seu bando porque não atacou Mestre Toá. Criada e Serva ouvem e acabam falando sem querer para Sr. Fiel, que coage Ave de Rapina a falar onde poderia ter ido Mestre Toá.
livre
REV & ROLL

EP. 42 - MENINOS CAUBÓIS

OS MENINOS CAUBÓIS QUEREM ACABAR COM OS COELHOS QUE ESTÃO ROUBANDO OS VEGETAIS, MAS DESCOBREM QUE SÃO ALIMENTADOS POR BOAS INTENÇÕES.
livre
Bubu e as Corujinhas

DING DONG!

As corujinhas estão se preparando para um luau. Papai e Mamãe Coruja estão organizando o ninho e preparando algumas coisas para levar para o luau. O trio, já cansado de esperar, tem a ideia de ir atrás do coelhinho para convidá-lo. Ele explica que não pode, porque está cuidando dos seus irmãos, mas diz para chamarem a raposinha, que também explica não poder porque está ajudando o papai a arrumar a toca. Então, o trio avista formiguinhas e vai atrás delas. Nesta busca, o trio se encontra com um tamanduá-bandeira, que conta um pouco mais sobre as formigas e mostra o formigueiro. Bubu, Biel e Bonie veem o formigueiro através de um buraco, enquanto o tamanduá explica tudo, dizendo que elas são insetos sociais que se ajudam, detalhando a função de cada formiga. Bubu vê que todos os animais estavam se ajudando. Então, de volta ao ninho, as corujinhas ajudam o Papai e a Mamãe Coruja e aprendem que quando todos colaboram, tudo fica mais fácil e rápido. Ao final de toda a arrumação, as corujinhas estão sonolentas e cansadas, e o luau acaba ficando para outro dia. As corujinhas dormem escutando a Mamãe cantar a música “Ô de casa”.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - A FESTA DOS BALÕES - 03

A Festa dos Balões / Ovo Surpresa (Maçã) / Os Linguarudos / A Forma da Forma (Quadrado) / Pintura Mágica (Sapo Cururu) A Festa dos Balões A Galinha, o Galo e o Pintinho saem com destino à festa dos balões, mas como a Galinha tem medo de voar, acaba levando uma bigorna na bolsa. Eles a convencem a tirá-la da bolsa e finalmente se divertem com o voo. Os Linguarudos No brejo há muitas mosquinhas para comer, qual dos dois sapinhos será o mais rápido para pegá-las?
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 05 - O OBJETO PERDIDO

Quando os inspetores ferroviários chegam na ilha de Sodor, eles começam a inspeção no ramal de Thomas. Thomas, Annie e Clarabel estão ansiosos para mostrar o que podem fazer, mas só acontecem problemas: uma janela emperrada em um vagão quente, alunos sapecas puxando o freio de emergência e animais na linha! Para piorar as coisas, um dos inspetores é muito rabugento. Mas quando Annie descobre que ele esqueceu o relógio de ouro no assento, Thomas corre para devolvê-lo e isso finalmente impressiona o inspetor rabugento mais do que qualquer coisa.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 06 HENRY PINTA O PROBLEMA

Quando Henry descobre que os netos de Sir Topham Hatt estão com catapora, ele começa a se preocupar se as locomotivas podem contrair catapora também. Então ele encontra Thomas, que está salpicado de lama e acaba se convencendo! Parece que toda locomotiva que Henry encontra está salpicada com algo que se parece com bolinhas e só no final do dia o pobre Henry descobre que catapora não é realmente um problema para as locomotivas!
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

23 - TROCA DE PAPEL

MATILDE QUER JOGAR VIDEOGAME E ACABA ATRAPALHANDO BARBACRESPA, QUE PRECISA SE CONCENTRAR PARA BUSCAR UM EMPREGO. DEPOIS DE UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE COMO UM NÃO ENTENDE O LADO DO OUTRO, O PODER DE MATILDE FAZ COM QUE ELES TROQUEM DE CORPO. BARBACRESPA E MATILDE PRECISAM CUMPRIR COM OS DEVERES UM DO OUTRO E FINALMENTE ENTENDEM AS DIFICULDADES DE SER CADA UM.
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 06 - ATCHIM!

LUNA, JÚPITER E CLÁUDIO ESTÃO NO JARDIM QUANDO LUNA DÁ UM IMENSO ESPIRRO. UÉ! POR QUE A LUNA ESPIRROU? O QUE SERÁ UM ESPIRRO AFINAL? DEPOIS DE TENTAR ESPIRRAR EM UM EXPERIMENTO DIVERTIDO, O TRIO RESOLVE SE TRANSFORMAR EM GRÃOS DE PÓLEN E ENCARAM O NARIGÃO DE CAPITÃO EM UM ESPIRRO A 150 QUILÔMETROS POR HORA!
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 19

A véspera de natal: É véspera de natal no Castelo Seguro, e Papai Noel visita o reino. Mas, quando dragões de neve levam o saco de presentes dele, Nella e seus amigos partem em uma aventura para salvar o natal.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

O SOBRINHO DO FAZENDEIRO

O fazendeiro está machucado, por isso Bitzer está com muito trabalho acumulado. Aparece o sobrinho do fazendeiro e todos imaginam que ele irá colaborar, mas como não consegue deixar o celular de lado, acaba causando muita confusão na fazenda.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 11

Em Paris, Vivi, Mochilão e Lanterninha aprendem a fazer macarons multicoloridos com uma premiada colher-chef confeiteira, a Chef Suzete. Ansiosa e atrapalhada na cozinha, Vivi quase tira a chef do sério.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DEPOIS DO BANHO

A turminha estava muito feliz com o Cascão pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DIGA O QUE EU DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO

Sabe aquele negócio de imitar tudo o que a outra pessoa diz e faz? Pois é, o plano é fazer isso com a Mônica, até ela não agüentar mais. Coisas que só uma mente “blilhante”, ousaria fazer. É para assistir e repetir
Conheça o Programa
livre
Tá Certo?

TÁ CERTO? - III - 118 - COM CONVIDADOS HUMANOS

Warley e seu assistente de palco Tosco, recebem Dudu, Eugênio, Edwirges e três artistas de circo.
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

PANTANAIS

De manguezais emaranhados e rios furiosos, a poços escuros e vastas planícies de inundação, as vias navegáveis da Austrália são complexas, competitivas e mortais. Os leitos dos rios são campos de batalha onde os viciosos prosperam. As ervas pantanosas são becos de onde a astúcia ataca. Uma rede de crimes organizados serpenteia pelos pântanos mortais da Austrália.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1348

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A LUTA DE AMBIENTALISTAS E PESQUISADORES PARA EVITAR O DESAPARECIMENTO DE UM PRIMATA DA AMAZÔNIA CRITICAMENTE AMEAÇADO. E VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM. AS FLORESTAS TROPICAIS SUPORTAM ATÉ UM CERTO LIMITE O AQUECIMENTO GLOBAL, DEPOIS PERDEM PARTE DA CAPACIDADE DE ABSORVER CARBONO NA ATMOSFERA. É O QUE ALERTA UM ESTUDO INTERNACIONAL PUBLICADO NA REVISTA NATURE. E, CIENTISTAS DA USP DE SÃO CARLOS ,NO INTERIOR PAULISTA , CRIAM UM PROCESSO SIMPLES E BARATO PARA LIMPAR A ÁGUA DOS RIOS CONTAMINADA COM RESÍDUOS DE REMÉDIOS, AGROTÓXICOS E ATÉ DE PROTETOR SOLAR.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 380 - INTELIGÊNCIA ANIMAL

COM 98% DO DNA SEMELHANTE AOS HUMANOS, O CHIMPANZÉ, NOSSO PARENTE MAIS PRÓXIMO NO REINO ANIMAL, LIDERA ENTRE OS MAIS INTELIGENTES NESSE UNIVERSO. E OS OUTROS ANIMAIS? QUAIS SÃO OS MAIS INTELIGENTES? OS ELEFANTES SABEM TRABALHAR EM GRUPO E RECONHECEM A VOZ HUMANA. OS GOLFINHOS PODEM SE RECONHECER NO ESPELHO. AS CABRAS TÊM EXCELENTE MEMÓRIA. E OS PAPAGAIOS ENTENDEM E REPRODUZEM A VOZ HUMANA. MAS HÁ UM OUTRO ANIMAL QUE TAMBÉM SE DESTACA PELA INTELIGÊNCIA. O POLVO NÃO APENAS É CAPAZ DE IDENTIFICAR UMA PESSOA, COMO PODE ATÉ ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE PROXIMIDADE COM ELA. ISSO FICOU DEMONSTRADO NO DOCUMENTÁRIO "MEU PROFESSOR POLVO", REALIZADO PELO MERGULHADOR E AMBIENTALISTA SUL-AFRICANO CRAIG FOSTER. ELE É FUNDADOR DA ONG SEA CHANGE, CRIADA PARA DEFENDER A PRESERVAÇÃO DOS MARES. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, SOBRE INTELIGÊNCIA ANIMAL.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

TRISTEZA E FELICIDADE

Conheça o Programa
14
#Provoca

#PROVOCAÇÕES - 71 - ROSANA RICHTMANN

Nesta edição, o #Provoca recebe a infectologista Rosana Richtmann. No programa, comandado por Marcelo Tas, ela fala sobre coronavírus, vacinas, investimento científico, perda da fé na ciência, presença das mulheres na área e a escolha da carreira. Em entrevista a Marcelo Tas, a infectologista comenta que a politização da vacina, do tratamento, de uma maneira geral não acomete o cientista. "O principal pesquisador da vacina de Oxford conversa com o principal da vacina CoronaVac, que conversa com o pesquisador da outra. O que nós queremos, o nosso problema é o vírus [...] Esses grandes chefes acabam induzindo as pessoas a comportamentos inadequados [...] É a mesma coisa que eu fazer uma regra no hospital e simplesmente não cumprir".
Conheça o Programa
10
Persona

TERESA CRISTINA

Conheça o Programa
14
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 176 - ESPECIAL CORNELIA FUNKE (PODE SER REPRISADO)

A edição de hoje é um especial sobre a escritora alemã Cornelia Funke. Ela é uma das escritoras mais renomadas no gênero literatura fantástica. Encontramos ela em Hamburgo, na Alemanha, onde viveu por muitos anos com a família até se mudar para Los Angeles, em 2005. Foi também em Hamburgo que ela começou a carreira como ilustradora e depois escritora. Cornelia Funke já escreveu mais de 70 livros, com traduções em 50 idiomas e mais de 26 milhões de cópias vendidas. Recentemente, ela realizou o sonho de se tornar proprietária de uma fazenda de abacates em Malibu, nos Estados Unidos. Cornelia Funke é uma das escritoras de mais sucesso em seu gênero. As histórias dela são lidas em diversos cantos do mundo - e não apenas por crianças e adolescentes.
Conheça o Programa
livre
Jazz Sinfônica Brasil

JAZZ SINFÔNICA & LENINE

Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - VACINA DESENVOLVIMENTO

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE REGISTROU RECORDE DE NOVOS CASOS DIÁRIOS DE COVID-19 NO MUNDO. NO BRASIL, A TENDÊNCIA É DE ALTA. A SEGUNDA ONDA DA DOENÇA NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS ACENDE O ALERTA POR AQUI. VAMOS CONVERSAR HOJE SOBRE O ATUAL MOMENTO DA PANDEMIA E SOBRE AS PESQUISAS EM BUSCA POR UMA VACINA. RECEBEMOS OS MÉDICOS INFECTOLOGISTAS, JAMAL SULEIMAN, DO INSTITUTO DE INFECTOLOGIA EMILIO RIBAS.E CRISTIANA TOSCANO, EPIDEMIOLOGISTA, INTEGRANTE DO GRUPO ESTRATÉGICO DE VACINAS PARA COVID-19 DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.
Conheça o Programa
livre
AS CIDADES AZUIS

AS CIDADES AZUIS - 04 - AS CURVAS RUMO AO POTE DE OURO - MAMPITUBA/ RS

O rio Mampituba revela, sem dúvida, um potencial narrativo muito forte. Sua diversidade é imensa; seus personagens, marcantes. A vida em volta dele vibra e nos proporciona cores inspiradoras, que nos levam a um conceito que mira a transcendência, o movimento, o futuro. Não podemos - apenas - deixar que tanta beleza nos tire a atenção e faça que esqueçamos de abordar as problemáticas que envolvem o Mampituba.
livre
PAIXÃO PELO CHORO

A DIVERTIDA E DEMOCRÁTICA RODA DE CHORO

livre
Figuras da Dança

TÍNDARO SILVANO

O mineiro Tíndaro Silvano é bailarino, ator, coreografo, mestre de balé, diretor e conselheiro artístico cultural. Iniciou seus estudos de ballet como o professor Carlos Leite em Belo Horizonte e aperfeiçoou-se no Brasil e exterior. Atuou nas companhias do Palácio das Artes (BH), do Ballet Guaíra (Curitiba), do Ballet Gulbenkian (Lisboa) e do Ballet do Theatro Municipal (Rio de Janeiro). Dirigiu a Cia de Dança do Palácio das Artes durante o período 1988-1996. No período 2004/2005 residiu em Paris na Cité Internationale Des Arts na qualidade de artista convidado. Dirigiu e atuou como coreógrafo residente da Cia Jovem do Palácio das Artes de 2007 a 2010. Atualmente trabalha como coreógrafo free-lance, desenvolvendo parcerias com instituições de diversos países tais como Bélgica, Holanda, Finlândia, Dinamarca, Turquia, entre outros. Documentário dividido em: Primeiros passos Cia Dança Palácio das Artes Diretor da Cia de Dança do Palácio das Artes Compasso Cia de Dança Ballet Jovem Palácio das Artes Professor Coreografo
Conheça o Programa
livre
Sala de Cinema

POR UM PUNHADO DE DÓLARES, OS NOVOS EMIGRADOS

As histórias reais de dois jovens irmãos brasileiros vivendo no Japão, um africano na Alemanha e uma família dividida pelo muro que separa o México dos Estados Unidos mostram o que significa ser migrante no século 21. O sacrifício de quem deixa sua família, seu país, expondo-se a duras jornadas de trabalho e o preço em abandono pago pelos parentes que ficaram. O trabalho humano como mercadoria é o retrato de nosso tempo e os países não vivem mais sem o dinheiro que seus emigrados mandam para casa. “Por um Punhado de Dólares, Os Novos Emigrados” é filme brasileiro com um olhar sobre o mundo.
Conheça o Programa
livre
DOC TV

PÉRICLES LEAL CRIADOR ESQUECIDO (PB)

O documentário Pericles Leal, o criador esquecido é um filme sobre a descoberta de um pioneiro da televisão brasileira que contribuiu para estabelecer as bases da teledramaturgia nacional nos anos cinqüenta quando esse moderno meio de comunicação de massas ainda dava seus primeiros passos atuando na extinta TV Pauista e TV Tupi. A partir do momento original de seus trabalhos de criação, fazendo poemas, contos, crônicas, reportagens, e escrevendo adaptações teatrais para o rádio, com o recurso a depoimento com pessoas que conviveram com ele, o documentário procura mostrar ao espectador, através de fragmentos materiais dessa memória que a semente lançada na Paraíba, guarda relação direta com seu futuro amadurecimento profissional quando passou a criar para a o jornal, a televisão, o mercado editorial de revistas, o teatro, em diversos gêneros. Para fins de uma melhor compreensão do público, o documentário apresenta esse movimento inicial do autor na Paraíba nos anos quarenta.
Conheça o Programa
10
UM LUCRO ANIMAL

14
De Olho na Educação

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 12 COMUNIDADE NA ESCOLA - 20/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA./ EM TODO O PAÍS, HÁ BOAS EXPERIÊNCIAS PARA SE INSPIRAR.// NOSSA CONVIDADA É DÉBORA GONZALEZ COSTA BLANCO - EDUCADORA E DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORARIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//
Conheça o Programa
livre
ABERTURA DA EMISSORA

livre