Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 27 de Fevereiro

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 833

- O Via Legal começa mostrando a reparação que o INSS terá que fazer a uma mulher, auxiliar de cozinha. Ela passou por problemas físicos e teve o auxílio-doença cortado. Mas a trabalhadora, que também havia sofrido violência sexual, levou o caso à Justiça. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região entendeu que, nas perícias, não foi levado em conta o fator psicológico, apenas o físico. E o INSS foi condenado a pagar os valores atrasados do benefício ao longo de onze anos. Esse também foi o tema do Via Inbox, que falou sobre os requisitos para concessão de auxílio-doença. - A mulher não pode se calar, como fez uma paciente obesa da Bahia. O plano de saúde negou a cobertura de um tratamento para emagrecer e liberou outro procedimento, que não foi solicitado pelo médico. Mas a Justiça entendeu que a operadora não tem autonomia para indicar o tratamento mais adequado. - O Via Legal mostra, ainda, o caso de uma mãe do Nordeste que comprou um apartamento na planta há 7 anos. Mas a construtora faliu e ela levou o caso aos tribunais. A Caixa alegou que era uma mera financiadora do imóvel, mas para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região a conduta do banco foi antijurídica e determinou a troca da construtora, a retomada das obras e indenização por danos morais à jornalista que entrou com a ação individual. - No Rio de Janeiro, uma mulher teve lúpus enquanto prestava serviço militar temporário e foi afastada do cargo. Quando voltou, depois do tratamento, foi obrigada a deixar as Forças Armadas. Ela não aceitou a situação e entrou com processo na Justiça para ser reintegrada e para que os remédios e o tratamento fossem custeados pelo governo. Mas, em primeira e segunda instâncias, a União foi condenada a garantir tratamento a técnica de enfermagem que desenvolveu lúpus durante a vida militar. - Mulheres ou homens estrangeiros que vivem no Brasil têm de renovar o documento de identidade a cada nove anos. Mas o Ministério Público pediu a suspensão desse prazo, alegando distinção de tratamento entre brasileiros e estrangeiros. O argumento não convenceu a Justiça Federal que manteve a exigência.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 26 OS TRÊS RS (REPROVAÇÃO, RECUPERAÇÃO E REFORÇO) - 08/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O SISTEMA DE PROGRESSÃO CONTINUADA E A POLÊMICA SOBRE PASSAR DE ANO, OU NÃO, O ALUNO QUE TEM NOTAS BAIXAS.// ROSE NEUBAUER, QUE FOI SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E É PROFESSORA DA USP, ESTARÁ COM A GENTE.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 5

Richard Rasmussen continua sua visita ao sudoeste paranaense. Confira o espaço reservado para as antas e todo o serpentário do zoológico da UNISEP em Dois Vizinhos.
livre
NA TRILHA DO AGROTÓXICO I

12
Sésamo

SÉSAMO - 4

BLOCO 1 ABERTURA (ABRIR O POTE)- 01:00:39:00 - 01:01:39:06 Come-come tenta abrir um pote onde estão seus biscoitos. Ele tenta puxar a tampa de diversas maneiras, pede ajuda para Abby e Elmo. Abby percebe que a tampa é de rosca, Come-come abre, come tudo e eles dançam felies. SUPER GROVER 2.0 (SENTEM-SE, VOCÊS ESTÃO BALANÇANDO O BARCO)- 01:01:39:07 - 01:07:40:28 Um elefante e ovelhas aprendem sobre a importância de equilibrar os pesos dos animais dentro de um barco, para que ele não balance e eles caiam na água. CELEBRIDADE (CHICO CESAR – O DOCE)-01:07:40:29 - 01:08:45:06 Come-come está com Chico César para cantar: “O doce”, que fala sobre o doce de batata doce. Na frente deles há uma bacia de batas; Come-come combinou de comê-las só depois de cantarem a música. Ele se desconcentra, erra a letra, mas persiste e consegue cumprir o combinado. AS GRANDES AVENTURAS ENIO & BETO (MEET THE LOCH NESS MONSTER)-01:08:45:07 - 01:13:43:23 Ninguém nunca conseguiu tirar uma foto do legendário Monstro do Lago Ness. Sempre dispostos a um desafio, Ênio e Beto estão na Escócia, tentando conseguir! BLOCO 2 HISTÓRIA CENTRAL (CABEÇA DURA)-01:14:03 - 01:17:04:09 Bel brinca, equilibrando uma bola de futebol na cabeça. Elmo tenta fazer, não consegue e diz que nunca vai conseguir. Bel diz que se Elmo treinar, vai conseguir e eles acabam treinando. MIGALHAS PICTURES (O BISCOITO DE OZ)-01:17:04:10 - 01:22:00:14 Para encontrar o biscoito de Oz, Dorothy precisa lembrar e seguir todas as instruções que foram dadas a ela. CLIPE (DALAYED GRATIFICATION - METLIFE)-01:22:00:14 - 01:24:27:06 ENCERRAMENTO (QUEM ESPERA)-01:24:27:07 - 01:26:34:26 Bel brinca, equilibrando uma bola de futebol na cabeça. Elmo tenta fazer, não consegue e diz que nunca vai conseguir. Bel diz que se Elmo treinar, vai conseguir e eles acabam treinando.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

A FESTA DO ELMO

LOLA E SEUS AMIGOS ORGANIZAM UMA FESTA SURPRESA PARA O ANIVERSÁRIO DE ELMO. AS TAREFAS ESTÃO DIVIDIDAS E TUDO ESTÁ PRONTO... EXCETO UM PEQUENO DETALHE.
livre
Molang

MOLANG - 40 NA FAZENDA / KUNG FU

Na fazenda Molang e Piu Piu visitam um amigo agricultor. Eles o ajudam a preparar sua vaca para uma competição na feira. Acontece que as ideias incomuns de Molang e Piu Piu são bastante úteis quando se trata de preparar a vaca para competição ... Kung Fu Molang e Piu Piu estão em um mercado aberto fazendo crepes, mas eles não são particularmente habilidosos na tarefa. Um amigo misterioso oferece aulas de Kung Fu em seu lugar - lições que os transformarão em mestres do crepe!
Conheça o Programa
livre
Turma do Bicudo

EP. 02 - O GRILO DANILO

O RESPEITO É O TEMA CENTRAL DESTE EPISÓDIO QUE APRESENTA UM GRILO JOVEM COM COMPORTAMENTOS INADEQUADOS. DEPOIS DE SER ISOLADO PELOS DEMAIS TEVE QUE APRENDER UMA LIÇÃO DE AUTOCONHECIMENTO COM O SÁBIO GRILO TARCILO.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 10 - MUITO ALTO, THOMAS!/ FORA DE LUGAR

Bloco 1 - Muito Alto, Thomas! (Itália) Thomas quer muito ser capaz de cantar ópera como seus amigos Lorenzo e Beppe, mas cantar ópera é difícil e tudo o que Thomas parece fazer é gritar bem alto! Lorenzo e Beppe se encarregam de ensinar Thomas, mas Thomas continua gritando. Eles avisam para ter cuidado ou poderá estragar a voz, mas Thomas está determinado a aprender, então continua praticando seus gritos, cada vez mais alto, até que ele não só estraga a voz, mas a perde completamente! Para piorar as coisas, Mia passa a ele uma mensagem muito importante para dar a Stefano, mas como Thomas vai passar a mensagem se ele não puder falar? Através de uma divertida combinação de assobio e mímica, Thomas consegue transmitir a mensagem, mas descobre que cantar ópera não é para ele - é melhor deixar algumas coisas para os especialistas. Bloco 2 - Fora de Lugar (Sodor) Um dia, ao nivelar o local para o novo estacionamento do Hospital Wellsworth, Brenda descobre que alguém havia despejado um grande monte de pedras no canteiro de obras limpo dela. Ela acha que Monty e Max são responsáveis e então e tira o monte. Mal sabia ela que as pedras eram para preencher as fundações para a extensão do hospital que Jack e Alfie acabaram de desenterrar. Eles se perguntam o que aconteceu com o monte de pedras quando chegam para coletá-la. A senhorita Jenny pede a Nia que traga mais pedras da pedreira. Essa carga também desaparece, não muito depois de Jack descarregá-la. Para onde poderia ter ido? Todos logo encontram a resposta.
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

19 - O MISTÉRIO

OS AMIGOS DE MATILDE AGEM DE MANEIRA SUSPEITA O DIA TODO E ELA RESOLVE INVESTIGAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO. COM A AJUDA DE MORTIMER, MATILDE SEGUE OS PASSOS DE CARLOS, FERNI E BOLDO E DURANTE A INVESTIGAÇÃO, PERCEBE QUE SEU BRAÇO VIROU UM GALHO DE ÁRVORE – CULPA DE SEU PODER DO DIA. APÓS FORMULAR HIPÓTESES MIRABOLANTES COM O PEIXE DE ESTIMAÇÃO, MATILDE DESCOBRE QUE SER SURPREENDIDA ÀS VEZES É MUITO LEGAL.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  III

MORANGO E CHOCOLATE

Gajah e Duda entram em clima de fábula, quando Gajah come e precisa repor o chocolate e os morangos do banho de beleza da Rainha, entrando em uma floresta estranha e encontrando uma casa feita de doces.
livre
SOS FADA MANU

EP. 11 - MISTÉRIO CABELUDO (RAPUNZEL)

RAPUNZEL ACORDA E DÁ UM BERRO: UM DOS DREADS DE SEU CABELO FOI ROUBADO. MANU E DUQUE SE JUNTAM PARA A INVESTIGAÇÃO. PRIMEIRO SUSPEITAM DA BRUXINHA VALQUÍRIA, MAS ELA TEM UM ÁLIBI. SUSPEITAM DE TARCÍSIO, MAS ELE TAMBÉM TEM UM ÁLIBI.
livre
O MENINO QUE ENGOLIU O SOL

O MENINO QUE ENGOLIU O SOL - 04 - DIA QUATRO OU ÁCÓ RÉKAI

Manoel era um pouco Menino, um pouco Pássaro. Um dia, viu um sapo virar bicho pau e a cobra andou no olho do Menino. Era dia de ir para a escola de canoa, porque Manoel já era Menino grande. Na escola aprendeu que seu Quintal um dia havia sido só água, céu e Sol: era o Mar dos Xaraés. A noite trouxe um cortejo de Vaga-lumes Guatós e alumiou o Medo e o Menino. Era hora de ir para casa, comer e dormir.
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 09 - EMBATUCADORES - ARTISTAS DE RUA

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 09 – Embatucadores – Artistas de rua DJ Cão está no balcão batucando com copos de metal quando Rafael do grupo Embatucadores entra na loja e logo se junta a ele no ritmo. O professor de artes marcou uma reunião com Pug Vinil para falar do festival de arte de rua que vai acontecer ali na frente. DJ Cão avisa que seu tio está para chegar. Enquanto isso, eles conversam sobre música acessível, feita com percussão corporal e instrumentos de sucata. Rafael conta a história do grupo que fundou: como surgiu, quando ensaiam e quais suas as referências. Os meninos embatucadores chegam na Caninus Records e DJ Cão fica com vontade de entrar para o grupo. Rafael diz que, para isso, ele terá de fazer um teste: tocar junto com eles! No palco da loja, todos fazem música com materiais recicláveis e DJ Cão viaja no som. Quando Pug Vinil chega, os Embatucadores se despedem para irem à reunião. Perfil: A semente dos Embatucadores foi plantada em 2003 na Escola Estadual Flamínio Fávero, em São Paulo, com o “Projeto de Iniciação Musical”. Criado pelo professor de artes Rafael Rip, o grupo surge da vontade de fazer músicas em uma escola onde crianças não tinham instrumentos. É então que Rafael passa a ensinar percussão corporal de forma voluntária em aulas extracurriculares. O passo seguinte foi transformar sucata em instrumentos. Em 2013, nasce o Embatucadores. Tendo os ingleses do Stomp como uma de suas referências, o grupo se apresenta em escolas, empresas e nas ruas, sempre com a maior diversidade de matérias-primas possível. Agora, eles vão tocar no festival de rua perto da Caninus Records e ensinar o DJ Cão a também tocar com materiais recicláveis.
livre
FÓRMULA E

TREINO CLASSIFICATÓRIO - 27/02/21 - 10H00

livre
Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 11

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Casakadabra

10 - O GÊNIO DA LATINHA DE REFRIGERANTE

DANTE ESTÁ USANDO UMA BLUSA DE FRIO NUM DIA DE CALOR, POIS TEM VERGONHA DE SEUS BRAÇOS FINOS. DENTRO DA CASA, LINO ENCONTRA UMA LATINHA DE REFRIGERANTE MÁGICA, NA QUAL HABITA UM GÊNIO. DEPOIS DE MUITAS CONFUSÕES, LINO APRENDE QUE É IMPORTANTE SE ACEITAR DO JEITO QUE É!
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

A CORRESPONDENTE/O AMIGO DO GEORGE/MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO

A CORRESPONDENTE Peppa tem uma nova amiga de correspondência, uma amiga da França chamada Delphine Asno. Peppa recebe cartas de Delphine e fala com ela ao telefone. Embora Peppa fale português e Delphine fale francês, elas descobrem que gostam das mesmas coisas, especialmente pular em poças de lama. O AMIGO DO GEORGE Rebecca Coelho tem um irmãozinho chamado Richard, que tem a mesma idade de George. George e Richard cada um tem um dinossauro de brinquedo, mas George e Richard não são muito bons em compartilhar seus brinquedos. Mamãe Pig mostra a eles que podem se divertir muito mais se brincarem juntos, assim como as suas irmãs mais velhas. MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO Hoje é o aniversário da Peppa Pig. Peppa acorda muito cedo para que não perca seu dia especial. Primeiro, Peppa recebe um presente da Mamãe, Papai e George. Então é hora para sua festa. Papai Pig faz alguns truques de mágica engraçados e faz um bolo de aniversário com quatro velas para Peppa para soprar. Feliz Aniversário, Peppa Pig!
Conheça o Programa
livre
SUSHI E ALÉM, UMA FAMÍLIA BRITÂNICA SABOREANDO O JAPÃO

O PARAÍSO DOS UTENSÍLIOS DE COZINHA

Michael cismou que quer comprar um ralador de pele de tubarão, peça fundamental para se preparar o verdadeiro wasabi. Ele e sua família saem em direção a rua Kappabashi, localizada no bairro do cozinheiro, em Tóquio. Este endereço oferece desde utensílios de cozinha a eletrodomésticos e comida.É considerado o maior mercado atacadista do Japão. E começa a saga da procura do ralador feito de pele de tubarão. No terceiro bloco, em live action, o amigo de Michael, Toshi, mostra uma loja de utensílios domésticos com uma variedade enorme de facas japonesas, atração garantida para os estrangeiros, em Tóquio. Ele mostra um chefe de cozinha manuseando diferentes tipos de facas e explicando para o que serve cada uma.
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - QUEBRA CABEÇA BRINCAR É BOM

QUINTAL VI - CADA UM NA SUA CASA 2020 - PGM QUEBRA-CABEÇA: BRINCAR É BOM Ludo e Osório falam sobre como brincar em quarentena. * Quintal de versos: Esconde-esconde * A palavra é: Peteca * Obrigado por perguntar: Amarelinha * Curtas: Jo Ken Pô * Fefélia Quiz: Dia do brincar
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - MIX 27

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - MIX 27: DRA OFÉLIA SOLUÇO + LENDA JACK E O GIGANTE + CORREIO EM CASA 11 Dra Ofélia Soluço: A Princesa Encantada está com uma crise de soluços e acha que contraiu uma doença que viu na internet. Agora a Doutora Ofélia vai ajudá-la a perceber que saúde é coisa séria! Lenda Jack e o Gigante: Doroteia e Ludovico vão contar uma antiga lenda inglesa sobre um gigante Correio em casa 11: Osório lê as cartinhas entregues na casa dele pela Dona Coruja.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - QUEBRA CABEÇA FRUTAS

QUINTAL VI - CADA UM NA SUA CASA - PGM QUEBRA-CABEÇA: FRUTAS Doroteia e Ludovico discutem quais as frutas que devem compor uma salada de frutas perfeita. * Curtas: Limonada * Obrigado por perguntar: Pereira de Oliveira * A palavra é: Carambola * Fefélia Quiz: Uva * Quintal de versos: Uva
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - MIX 28

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - MIX MIX 28: LUDOVICO SHOW TAMBOR SUPERPODEROSO + QUINTAL DE VERSOS BRINQUEDO + CORREIO EM CASA 09 Ludovico show Tambor superpoderoso: Fantástica Ofélia volta ao Ludovico Show para encarar mais uma difícil prova! Dessa vez, ela vai precisar provar que sabe tudo sobre heroínas e heróis. Quintal de versos Brinquedo: Osório apresenta o poema “Brinquedo”, de Leo Cunha. Correio em casa 09 - Doro lê as cartinhas das crianças.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL VI - PGM - CADA UM NA SUA CASA 2020 - QUEBRA CABEÇA ESPORTES

QUINTAL VI - CADA UM NA SUA CASA 2020 - PGM QUEBRA-CABEÇA: ESPORTE Ludovico e Osório falam sobre os esportes em que já foram campeões! * Obrigado por perguntar: tênis * A palavra é: Olimpíada * Curtas: Competições artísticas olímpicas * A palavra é: Basquete * Ludovico show: A primeira copa
Conheça o Programa
livre
FÓRMULA E

CIRCUITO ÁBABE (DIRIYAH)- 27/02/21 - 14H00

livre
KID & CATS

EP. 05 - GATINHOS ENCRENCADOS

O PAPAI TROUXE DO TRABALHO UM DELICIOSO BOLO! AGORA, OS KID & CATS ESTÃO ENCARREGADOS DE BUSCAR A GELEIA DE AMORA NO PORÃO PARA COMPLETAR O CONJUNTO! SERÁ UMA VERDADEIRA AVENTURA PARA OS GATINHOS!
livre
Chocolix

11 - TRABALHO EM EQUIPE

AS CRIANÇAS DA ESCOLA VÃO PARA UM ACAMPAMENTO DE FÉRIAS. LÁ ELES DISPUTARÃO VÁRIOS JOGOS DE COMPETIÇÃO. PARA ISSO ELES RESOLVEM SE DIVIDIR EM DUAS EQUIPES: MENINOS CONTRA MENINAS. NO AUGE DAS COMPETIÇÕES, AS CRIANÇAS PERCEBEM QUE TEM UM PROBLEMA E QUE A ÚNICA ALTERNATIVA PARA RESOLVÊ-LO É SE UNIREM. DESSA FORMA ELES SUPERAM O PROBLEMA E PERMANECEM UNIDOS O RESTO DO PERÍODO DO ACAMPAMENTO.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 16 - SCOOTIO TROCANDO AS PISTAS

SCOOTIO FOI ESCOLHIDA PARA LIDERAR OS MOTO-AMIGOS NA PINTURA DAS PISTAS.
livre
REV & ROLL

EP. 16 - UM TESOURO DE VISTA

QUANDO REV E SEUS AMIGOS DISPUTAM PARA SEREM OS PRIMEIROS A ENCONTRAR UM TESOURO NO TOPO DE UMA MONTANHA, ELES TÊM QUE OLHAR UM POUCO MAIS PARA ENCONTRAR A VERDADEIRA RECOMPENSA.
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 408 - MELHORES MOMENTOS 5

Conheça o Programa
livre
EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

25 - PEQUENA PETULANTE

CAMILA NÃO AGUENTA MAIS AS EXIGÊNCIAS ABSURDAS DE VALENTINO. PANTUFAS DE PELO DE CARNEIRO! PIPOCA ORGÂNICA! ABACATEIRO BONSAI! E ELAS ESTÃO FICANDO CADA VEZ PIORES. DESSE JEITO NÃO DÁ PRA CONTINUAR. DIANTE DA INTRANSIGÊNCIA DE VALENTINO, CAMILA RESOLVE ACHAR UMA MANEIRA DE CHANTAGEÁ-LO PARA QUE ELE PARE COM SUAS EXIGÊNCIAS.
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL - 11 - O ATAQUE DOS PIOLHOS MALDITOS

Irmão do Jorel volta pra casa com piolhos e contamina toda a família que precisa correr contra o tempo pra que a epidemia não se espalhe ainda mais.
Conheça o Programa
livre
CLUB 57

O SCRAPBOOK

Em 1957, Aurek e Droide devem apagar o que JJ escreveu para que Eva não leia e não se forme outra linha do tempo; Diana e Victor continuam com seu plano de usar a Franken TV para retornar à Central, mas descobrem que Barba Negra chegou a 1957.
livre
Futurando

FUTURANDO - 213

Confira os destaques desta edição: - Por que ficamos com raiva ou calmos? A psicóloga e pesquisadora do cérebro Soyoung Park diz que o comportamento e as emoções também são influenciados pela nossa alimentação. - Uma dieta equilibrada também é importante para evitar a depressão. A origem dela tem muitas causas, como por exemplo, inflamação no corpo gerada pela chamada citocina, possivelmente ativada por alimentos gordurosos. - Nossa equipe foi pesquisar ainda sobre outras substâncias responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo e mente: os hormônios. Eles têm diferentes tarefas em nosso corpo. - A taxas hormonais mudam com o passar do tempo, um dos casos mais famosos é a menopausa. A menopausa, aliás, é uma fase da vida das mulheres e homens. Você vai entender melhor no programa. - E nos jovens? Quais as consequências das alterações hormonais? Especialistas avaliam que o ritmo biológico na fase da puberdade faz com que o rendimento escolar fique comprometido logo pela manhã.
Conheça o Programa
livre
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 204

Confira nesta edição: - África do Sul: a situação dos músicos de um coro após tantos meses sem apresentações devido ao coronavírus. - Entrevista: como lidar com uma pandemia que vem questionando o nosso modo de vida e que colocou a vida cultural em confinamento? A nossa equipe entrevistou a filósofa e escritora Svenja Flaßpöhler, editora-chefe da revista Philosophie. - Alemanha: como artistas vêm retratando o distanciamento social e uma conversa com especialistas sobre a importância do toque na história da humanidade. - Estados Unidos: uma conversa com o famoso escritor T.C. Boyle sobre ciência, literatura e a vida em confinamento.
Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 27/02/2021

Conheça o Programa
n
FRAGMENTOS DE PAIXÃO

livre
ORQUESTRA SINFÔNICA DE HELIÓPOLIS /KARABTCHEVSKY / VILLA LOBOS

livre
MINIDocs

PAULO NOVAES (PARTICIPAÇÃO BRUNA CARAM)

MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!
Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 21 - OFICINA OSWALD DE ANDRADE E CASA MÁRIO DE ANDRADE

NESTE EPISÓDIO DE TERRITÓRIOS CULTURAIS NOSSOS APRESENTADORES FELIPE E TUTI SÃO RECEPCIONADOS POR DOIS GRANDES ANFITRIÕES DA CULTURA DE SÃO PAULO: OSWALD E MARIO DE ANDRADE, DOIS PAULISTANOS LIGADOS À HISTÓRIA E À CULTURA DO NOSSO PAÍS. NOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS QUE LEVAM OS NOMES DESSES DOIS ARTISTAS, FELIPE E TUTI DESCOBREM MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE AMBOS E TAMBÉM SOBRE AS AÇÕES REALIZADAS EM CADA UM DESSES ESPAÇOS. E PARA FECHAR O PROGRAMA UMA SURPRESA: O ENCONTRO FICTÍCIO ENTRE MARIO E OSWALD, PERSONAGENS DA PEÇA "ESBARRO" DE AUTORIA DE PASCHOAL DA CONCEIÇÃO E INTERPRETADA PELO AUTOR E POR EDUARDO SILVA. NELA, OS AMIGOS ESCRITORES QUE MORRERAM BRIGADOS SE REENCONTRAM NO CÉU E TENTAM RESOLVER - DEPOIS DE MORTOS - AS DIFERENÇAS QUE TIVERAM AQUI NA TERRA.
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

TERESA CRISTINA

MUITO ANTES DE AS LIVES DE ARTISTAS SE MULTIPLICAREM NAS PLATAFORMAS DE STREAMING, COM GRANDES PATROCÍNIOS E SUPERPRODUÇÕES, ELA SE TORNOU A RAINHA DO FORMATO COM SUAS TRANSMISSÕES DIÁRIAS PELO INSTAGRAM. UNINDO ESPONTANEIDADE, UM REPERTÓRIO VASTO, QUE ACOMPANHA SEU CONHECIMENTO ENCICLOPÉDICO DE MÚSICA, CONVIDADOS ESTRELADOS E MUITAS DOSES DE IRREVERÊNCIA E CRÍTICA POLÍTICA, ELA VIU SUA CARREIRA ATINGIR O AUGE EM PLENA PANDEMIA, O QUE É UM FEITO ÚNICO NO BRASIL. A EXPLOSÃO CRIATIVA DAS SUAS LIVES FEZ COM QUE ELA MULTIPLICASSE OS SEGUIDORES, GANHASSE RECONHECIMENTO DE NOMES COMO CAETANO VELOSO E ARREBATASSE O PRÊMIO DA APCA COMO A ARTISTA DO ANO DE 2020. GOSTARÍAMOS DE RECEBÊ-LA AO VIVO AQUI NO CENTRO DA RODA, MAS, PENSANDO BEM, TEM TUDO A VER QUE QUEM ESTÁ EM CASA.A VEJA COMO NÓS, NA TELA. AFINAL, SÃO DEZ DA NOITE E ESSE É O HORÁRIO DA LIVE DELA. BEM-VINDA AO RODA VIVA, TERESA CRISTINA. PARA ENTREVISTAR A TERESA CRISTINA NÓS CONVIDAMOS: CRIS GUTERRES - JORNALISTA, COLUNISTA DO UNIVERSA, DO UOL E APRESENTADORA DO METEORA PODCAST JAIRO MALTA, RESPONSÁVEL PELO BLOG SONS DA PERIFERIA, DA FOLHA DE S.PAULO ROBERTA MARTINELLI - APRESENTADORA DO PROGRAMA CULTURA LIVRE, AQUI NA TV CULTURA, E DA RÁDIO ELDORADO SARAH OLIVEIRA - COMUNICADORA E SERGIO MARTINS - CRÍTICO MUSICAL
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

CARTOLA (CANTOR COMPOSITOR)

"CARTOLA"(CANTOR COMPOSITOR) O ENTREVISTADO RESPONDEU PERGUNTAS SOBRE:(SUA CARREIRA,CARNAVAL,ESCOLAS DE SAMBA,ETC...)
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A CONSTRUCAO DO ROMANCE - O TEMPO NARRATIVO

No terceiro episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum explora os labirintos do tempo na construção narrativa deste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas às semelhanças e diferenças entre gêneros literários através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.
livre