Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 28 de Fevereiro

CHAMADAS

Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 11

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Viola, Minha Viola - Especial

INEZITA REGIONAL (VIOLA 2018)

Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca o trabalho de acompanhamento de Robertinho e o Regional. Participam deste programa: Inezita Barroso, Robertinho, Joãozinho, Arnaldo Freitas, Adauto Santos, Regional.
Conheça o Programa
livre
Missa de Aparecida
Conheça o Programa
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 383

ROLANDO BOLDRIN RECEBE A CANTORA ROSANE QUEIROZ - (São Paulo - SP) E TAMBÉM RENATO BRAZ(São Paulo – SP)/ BRENO RUIZ (Itapetininga – SP)
Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 91

Conheça o Programa
livre
PLANETA TURISMO II

PLANETA TURISMO II - 30 - RIO GUAPORÉ

Uma aventura pelo Rio Guaporé na Região de Costa Marques em Rondônia, um lugar repleto de belezas naturais, um encontro especial com as Tartarugas gigantes e os ninhos de Tracajás. Um bela pescaria com peixes de várias espécies desse rio.
livre
BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN

BRASIL BIOMAS COM RICHARD RASMUSSEN - 30

livre
Casakadabra

11 - MINHOCA NA CABEÇA

CLARICE PERCEBE QUE DANTE FANTASIA DEMAIS AS COISAS, OU SEJA, CRIA MUITA “MINHOCA NA CABEÇA”. DENTRO DA CASA, ZILÚ SE PASSA PELA NOVA PROPRIETÁRIA E CONVENCE LINO QUE SUA CASA AGORA É UMA EMPRESA DE TELEMARKETING. SEU INTUITO É COLOCAR “MINHOCA NA CABEÇA” DOS SEUS AMIGOS E CRIAR CONFUSÃO.
Conheça o Programa
livre
As Microaventuras de Tito e Muda

FAZENDO ARTE

Os amigos de Mini-Mini fazem retratos uns dos outros, mas apenas a pintura de Muda agrada as pessoas da vila.
Conheça o Programa
livre
Superhands

SUPERHANDS - 21 - MISTO II

Robô Bi Bop Bip! É hora de fazer um robô! Pegue a tesoura e a cola e siga as instruções de SuperHands enquanto ele mostra como fazer um pequeno robô de brinquedo. Esses robôs até fazem um truque especial e se equilibram no seu dedo! Não pare no primeiro, faça o máximo que puder. Quando mais, melhor! Nave Alienígena Como o espaço é incrível! As estrelas, os planetas, essa imensidão...e o quê?! SuperHands, é uma Nave Alienígena voando por ali? Que legal, vamos montar uma Nave e viajar pelo Universo com a companhia desse simpático alienígena! Luminária de Estrela Que tal criar um céu estrelado dentro do seu quarto? Nossa luminária espacial vai criar um efeito muito divertido e te levar para uma verdadeira exploração no céu! Caleidoscópio Existem muitas formas de ver o mundo ao seu redor, especialmente quando você o olha através de um caleidoscópio. SuperHands está ansioso para mostrar como construir o seu próprio caleidoscópio que vai fazer com que você veja tudo de forma mais doida! Pegue sua caixa de ferramentas especiais para o SuperHands e mãos a obra!
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 41 DIA DE CHUVA / OS ACROBATAS

Dia de chuva Molang e Piu Piu saem de férias e querem pescar. Mas quando eles chegam ao seu destino, a chuva se instala. Que pena! Molang tenta pescar de qualquer maneira, inclinando a bengala desajeitadamente pela janela. No final, eles percebem que dançar sob a chuva não é tão ruim. Os acrobatas Quando Molang e Piu Piu vão ao circo, eles desejam fazer parte do show. Mas eles não conseguem convencer o mestre do ringue a pegá-los ... até que Molang acidentalmente se transforma em uma bala de canhão ao vivo!
Conheça o Programa
livre
Turma do Bicudo

EP. 02 - O GRILO DANILO

O RESPEITO É O TEMA CENTRAL DESTE EPISÓDIO QUE APRESENTA UM GRILO JOVEM COM COMPORTAMENTOS INADEQUADOS. DEPOIS DE SER ISOLADO PELOS DEMAIS TEVE QUE APRENDER UMA LIÇÃO DE AUTOCONHECIMENTO COM O SÁBIO GRILO TARCILO.
Conheça o Programa
livre
Peppa Pig

A FESTA DO TRAVESSEIRO/O LAGO DOS BARQUINHOS/PATINAÇÃO NO GELO

A FESTA DO TRAVESSEIRO Peppa está indo para uma festa do travesseiro na casa de Zoe Zebra. Suzy Ovelha, Rebecca Coelho , Candy Gato e Emily Elefante estão todas chegando à festa também. As meninas estão muito animadas. Elas brincam e se divertem. Tocam músicas em um piano e se revezam para contar uma história. Por fim, elas se sentem muito sonolentas. Todas eles aconchegam-se em seus sacos de dormir e adormecem. O LAGO DOS BARQUINHOS Hoje Peppa e sua família estão brincando no lago com seus barcos de brinquedo. Os amigos de Peppa e George chegam com seus barcos de brinquedo. Todo mundo tem um barco para brincar com exceção de Rebecca Coelho. Papai Pig faz para Rebecca um barco de papel muito especial feito de jornal. O barco de papel de Rebecca é tão bom que todo mundo quer um. PATINAÇÃO NO GELO Peppa e George vão patinar no gelo hoje. Eles nunca patinaram no gelo antes e Peppa cai toda hora. Papai Pig diz para ela para não se preocupar, todo mundo cai quando patina pela primeira vez. Mamãe Pig ensina a Peppa e logo ela se diverte muito. Peppa começa a ensinar George como patinar, mas ele é um patinador nato. Peppa e George amam patinação no gelo.
Conheça o Programa
livre
KID & CATS

EP. 06 - A BICICLETA

CANDY GANHOU UMA BICICLETA E PRECISA APRENDER A ANDAR NELA PARA PARTICIPAR DA CORRIDA DE BICICLETAS! SERÁ QUE SEUS AMIGOS VÃO CONSEGUIR ENSINÁ-LA? E QUEM SERÁ QUE VAI GANHAR A CORRIDA?
livre
Chocolix

02 - AVENTURA NO AQUÁRIO

CHOCOMARK E CHOCOLINY VÃO AO AQUÁRIO, EM UMA EXCURSÃO DA ESCOLA. CHOCOLYNE LEVA DOCECOOKIE, A CACHORRINHA DE ESTIMAÇÃO DA FAMÍLIA, ESCONDIDA EM SUA MOCHILA. LÁ, CONHECEM O PEQUENO MAX, QUE ESTÁ TRISTE E SE SENTE REJEITADO POR SER PEQUENO. MAS COM A AJUDA DOS IRMÃOS CHOCOLIX, ELE IRÁ SE ALEGRAR E DESCOBRIR A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE, E VER QUE AS DIFERENÇAS TORNAM AS PESSOAS ESPECIAIS.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

03 - NO REINO DOS MONSTROS

CHOCOMARK ANDA TENDO PESADELOS E FICA COM MEDO DE DORMIR. MAS, VENCIDO PELO SONO, ELE TEM UM SONHO INCRÍVEL COM UM MONSTRO QUE O LEVA AO REINO DOS MONSTROS. MAS CALMA, ESSES MONSTROS NÃO TÊM NADA DE ASSUSTADORES. JUNTAMENTE COM DOCECOOKIE, CHOCOMARK SE DIVERTIE MUITO COM SEUS NOVOS E PELUDOS AMIGOS, VIVENDO GRANDES AVENTURAS. POR FIM, CHOCOMARK SE VÊ DE VOLTA AO SEU QUARTO, SEM SABER AO CERTO SE TUDO NÃO PASSOU DE UM SONHO OU SE FOI REALIDADE.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 17 - RICKY ARRASANDO NA CIDADE

RICKY FICA PRESO EM UMA BOLA DE VIDRO QUE COMEÇA A ROLAR PELA CIDADE.
livre
REV & ROLL

EP. 17 - O RALLY DE TUFF MCCAMINHONETE

QUANDO REV E AVERY ENTRAM EM UMA FAMOSA CORRIDA, ELES ACABAM ENFRENTANDO UMA MISSÃO DE RESGATE PARA SALVAR SEU PRÓPRIO ÍDOLO.
livre
Bubu e as Corujinhas

VÃO-SE AS ÁRVORES, FICAM OS ANÉIS

Bubu, Biel e Bonie descobrem que a Grande Araucária tombou com a força de uma tempestade. Seu grande amigo, um idoso jabuti, fica muito triste com a perda da amiga, mas ensina às Corujinhas como calcular a idade das árvores através dos anéis que vão se formando em seus troncos. Eles brincam juntos e os irmãos coruja percebem como é bom ter amigos!
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - 04 - OBSERVANDO PASSARINHOS

Observando Passarinhos / Ovo Surpresa (Tartaruga) / Naftalinas Submarinas / Baú Biruta (Guitarra) / Hora da Música (Borboletinha) Observando Passarinhos A Galinha Pintadinha observa vários passarinhos, até que ela descobre os que ela mais gosta de olhar. Naftalinas Submarinas A Baratinha levará a Banda "Naftalinas" para uma aula de canto, o que eles não sabem é que a professora mora no fundo do mar.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 11 - TODOS OS TRILHOS LEVAM A ROMA (ESPECIAL)

Thomas tem um novo trabalho nas ferrovias italianas, onde ele é apresentado à rica história antiga da ltália e ao lendário conto da Locomotiva Perdida! Ele está ansioso para provar à sua nova amiga, Gina, a rapidez com que ele pode se tornar especialista em tudo que tem a ver com a Itália, só que isso aborrece Gina. Quando Gina tenta ensinar coisas novas a Thomas, ele acha que já sabe tudo - e os dois amigos se separam! Mas quando Thomas se perde em uma velha mina e está convencido de que encontrou a Locomotiva Perdida, ele logo descobre que ainda não é um especialista e que entender coisas novas - assim como novas amizades - leva tempo!
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  III

REJUVELHECER

A Rainha não se conforma com o fato de estar envelhecida e tem suas preces atendidas ao encontrar uma fonte da juventude. Gajah e Duda mal podem acreditar ao ver a Rainha entrar na fonte e sair um pequeno ovinho. Mas parece que algo não está certo e a rainha corre perigo!
livre
SOS FADA MANU

EP. 12 - ESPELHADELO

O ESPELHO MÁGICO CHAMA MANU POIS ESTÁ TENDO TERRÍVEIS PESADELOS. MANU RESOLVE O PROBLEMA ENTREGANDO PARA ELE O SEU TAMANDUÁ DE PELÚCIA, QUE O PROTEGERÁ DOS SONHOS RUINS. PORÉM, NO DECORRER DO DIA, MANU PERCEBE QUE OS PESADELOS DO ESPELHO ERAM PREMONITÓRIOS, E PODEM AJUDÁ-LA A EVITAR PROBLEMAS FUTUROS NO REINO. MANU TIRA O TAMANDUÁ DE PELÚCIA DO ESPELHO E ESCUTA SEU ÚLTIMO PESADELO, QUE É: UMA NUVEM DE MAU CHEIRO ASSOLANDO O REINO INTEIRO.
livre
O Show da Luna!

UM CONTO DE CAUDAS

Cláudio brinca com o gatinho do vizinho, mas algo assusta o pequeno felino, que mia bravo para Cláudio inchando sua cauda e dando uma patada no furão. Ao reparar na cauda do gato, a dupla fica curiosa para saber mais sobre os animais e suas caudas. E é durante um divertido faz de conta que a Raposa Luna, o Macaco Júpiter e o Esquilo Cláudio entendem mais sobre este curioso assunto. Afinal, pra que serve a cauda dos animais?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

PATINS, PRA MIM?

Que surpresa! O Cebolinha e o Cascão dão patins novos de presente para a Mônica. Será que os meninos, enfim, tomaram jeito? Que nada, é apenas mais um plano infalível! Com a Mônica patinadora solta por aí, o bairro do Limoeiro que se cuide!
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

PEGA PRA MIM?

Quando a Mônica persegue o Cebolinha para mandar umas merecidas coelhadas, o Sansão acaba preso no alto de uma árvore – a maior árvore do Limoeiro! Em troca de ficar cinco dias sem levar coelhadas, o Cebolinha concorda em salvar o bichinho.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

CONE DA VERGONHA

O fazendeiro chega com Bitzer, que está com um machucado na parte traseira, por isso ele está usando "um cone" no pescoço. As ovelhas estranham no início, mas ao ver o desespero de Bitzer que não consegue mais realizar suas atividades, resolvem ajudá-lo a fazer tudo.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

EM MANUTENÇÃO

Quando o fazendeiro fica preso no banheiro, Bitzer precisa ajudá-lo, principalmente porque aquele banheiro não tem papel higiênico. Seus esforços iniciais terminam em fracasso e ele prepara Shaun e sua turma para colaborar.
Conheça o Programa
livre
Valentins

13 - INVADINDO O HOSPITAL

Theo está feliz porque os seus ratinhos estão de volta. Mais tarde, os irmãos Valentins descobrem que Dona Márcia e Dona Anita estão a caminho de sua casa para falar com a Vó Reggy. Sem mais saída, as crianças recorrem à última solução: invadir o hospital para trazer a avó de volta para casa!
Conheça o Programa
livre
Planeta Terra

TEMPORADA ESMERALDA

Esta série de três partes mapeia a mudança sazonal no vale de Luangwa desde as primeiras chuvas que trazem uma mudança dramática para um vale ressecado por uma estação seca de sete meses. Córregos e rios começam a fluir, poços de água aparecem e lagoas começam a encher. O rio Luangwa se transforma de um canal raso em uma via larga e majestosa - uma das maiores da Zâmbia.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1360

Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 389 - DEMOCRACIA SOB ATAQUE

Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

MADAME BOVARY E AS TIRANIAS DA INTIMIDADE - MARGARETH RAGO

A historiadora Margareth Rago fala das mudanças do papel das mulheres na sociedade contemporânea. Na obra Madame Bovary de Gustave Flaubert mostra a vida de Emma Bovary , uma mulher que queria uma vida que fizesse sentido. Não estava sozinha: na segunda metade do século XIX, os homens também se entediavam com a vida regrada da sociedade burguesa, mas podiam sair, viajar e estudar. Por isso a questão de gênero é fundamental na obra. A desigualdade de relações, explica a professora, era referenda pelo saber médico da época. A figura da “rainha do lar”, que a burguesia defendia dentro do modelo de família nuclear, foi criada nessa época. As mudanças dessas ideias só viriam, anos depois, com o fortalecimento do movimento feminista. A história de Madame Bovary é construída neste contexto. Nos dias atuais, o mundo se transforma em alta velocidade, e a consequência é a perda da ideia de tempo e o tempo para reflexão. As mulheres, afirmou a palestrante, se emanciparam, mas a violência masculina ainda é comum. mesmo assim, disse, é preciso reconhecer que os homens mudaram.Segundo ela, a sociedade hoje já não confina as mulheres ao lar, mas a papéis e identidades.Assustados com as mudanças, os indivíduos buscam proteção em uma ideia de normatividade, o que explica a ascensão de grupos de jovens conservadores no debate público.
Conheça o Programa
12
Persona

ELIAS ANDREATO

Conheça o Programa
14
MANHATTAN CONNECTION

MANHATTAN CONNECTION - 06

O programa Manhattan Connection #6 na TV Cultura teve apresentação e participação da equipe do programa, Lucas Mendes, Caio Blinder, Pedro Andrade e Angélica Vieira (de Nova York) e Diogo Mainardi (de Veneza). Como convidados, participaram Sérgio D'Avila (Diretor de Redação da Folha de S. Paulo), Fernando Gabeira (Jornalista), Pérsio Arida (economista) e Luís Roberto Barroso (Ministro do STF)
livre
Jazz Sinfônica Brasil

ESPECIAL - 75 ANOS DA LIBERTAÇÃO DOS PRISIONEIROS DE AUSCHWITZ

Em homenagem aos 75 anos de libertação dos prisioneiros de Auschwitz, a Jazz Sinfônica realiza um concerto histórico no auditório Simón Bolívar. Com regência de Francesco Loroto, participação especial do Maestro João Carlos Martins, Barítono Angelo de Leonardis, Soprano Anna Maria Stella Pansini e Tenor Nicola Sette, a Orquestra reúne partituras resgatadas de campos de concentração para a realização de um grande espetáculo.
Conheça o Programa
livre
Opinião

PROGRAMA OPINIÃO NACIONAL - COVID 1 ANO

Conheça o Programa
n
TRANSVIAR

EP. 11 - CONTRA PAREDE

PEDRO DEIXA LUCAS NA CASA DE MIGUEL, MAS MIGUEL PEDE A GUARDA DO FILHO. PEDRO VER TUDO DESTRUÍDO EM SUA VOLTA.
14
Figuras da Dança

CECILIA KERCHE

CECILIA KERCHE (1960) Nascida em Lins (SP), Cecília Kerche foi a bailarina brasileira que mais atuou em apresentações do balé O Lago dos Cisnes no exterior. Iniciou seus estudos em dança aos 8 anos, na Escola Municipal de Ballet de Osasco. Aos 14 anos, recebeu bolsa de estudos para o Centro Internacional de Danças Halinda Biernacka, e mudou-se para São Paulo. Em virtude de suas atuações internacionais, Cecilia recebeu o título de Embaixatriz da Dança concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança. Em 1982, ingressou no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e após três anos, foi promovida a primeira bailarina da companhia. Com inúmeras apresentações no exterior, foi a única bailarina brasileira a atuar no Australian Ballet na década de 90, período em que realiza sua primeira turnê para se apresentar em Galas na Europa. Ao longo de trinta anos de carreira, dançou nos principais festivais e galas de dança no Brasil e exterior. Hoje Cecilia atua como ensaiadora no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e é curadora artística do Festival de Joinville.
Conheça o Programa
livre
Mosaicos

A ARTE DE LUIZ CHAVES

Mosaicos – A Arte de Luiz Chaves Programa musical homenageia contrabaixista, compositor e ex-integrante do Zimbo Trio, falecido recentemente aos 75 anos Luiz Chaves teve uma presença marcante na música popular brasileira das últimas seis décadas, como contrabaixista, compositor e professor. Como integrante do Zimbo Trio, grupo que fundou ao lado do pianista Amilton Godoy e do baterista Rubens Barsotti, Chaves realizou trabalhos luminosos em shows, gravações e programas de televisão, atuando em parceria com Elis Regina, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e centenas de outros grandes nomes. O especial recupera imagens de arquivo das participações de Luiz Chaves em diversos programas da emissora, como “Ensaio” e “Café Concerto”. Além de ter sido um dos instrumentistas responsáveis pela renovação da linguagem do contrabaixo acústico na MPB, Luiz Chaves sempre demonstrou interesse pela educação musical. Em 1973, ele e seus parceiros de Zimbo Trio, fundaram o Clam (Centro Livre de Aprendizagem Musical), até hoje, um dos principais centros de ensino artístico do Brasil, de onde já saíram inúmeras gerações músicos talentosos. Dentro dessa perspectiva de divulgação da música popular brasileira, entre 1985 e 1987, o Zimbo Trio conduziu com sucesso o programa “Café Concerto”, na TV Cultura, no qual recebiam intérpretes e instrumentistas convidados. MOSAICOS – A ARTE DE LUIZ CHAVES recupera as participações de Elizeth Cardoso, Dick Farney, Heraldo do Monte, Paulinho Nogueira, Paulo Moura e Leny Andrade. Em 2001, com problemas de saúde, Luiz Chaves se afastou do Zimbo Trio. Amilton Godoy e Rubens Barsotti deram continuidade ao trabalho do grupo, convidando Itamar Collaço para assumir a vaga no contrabaixo. Os três músicos também participam do programa MOSAICOS, com depoimentos sobre o colega. Luiz Chaves deixou apenas dois álbuns solos – o LP Projeção e o CD Mosaicos –, no entanto, em 60 anos de carreira sua trajetória se confundiu com a da música popular brasileira.
Conheça o Programa
livre
De Olho na Educação

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 26 OS TRÊS RS (REPROVAÇÃO, RECUPERAÇÃO E REFORÇO) - 08/10/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O SISTEMA DE PROGRESSÃO CONTINUADA E A POLÊMICA SOBRE PASSAR DE ANO, OU NÃO, O ALUNO QUE TEM NOTAS BAIXAS.// ROSE NEUBAUER, QUE FOI SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E É PROFESSORA DA USP, ESTARÁ COM A GENTE.
Conheça o Programa
livre