Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 28 de Novembro

ABERTURA DA EMISSORA

Cultura Cidadania

VIA LEGAL 836

Vamos falar de um direito da mulher que vinha sendo descumprido, até que saiu uma determinação judicial. Uma lei federal que regulamenta o programa Minha Casa Minha Vida permite que a mulher possa financiar a casa própria sem a declaração de ausência do marido, caso tenha sido abandonada. Mas um banco no Ceará estava impedindo o acesso a esse direito. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região determinou ao banco a concessão de financiamento nesses casos. A decisão é válida para todo o país. Direito do motorista. Um condutor do Rio Grande do Sul conseguiu anular na Justiça uma multa por excesso de velocidade aplicada pelo DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. As autuações teriam chegado com mais de 30 dias. Para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, como não ficou comprovado que o motorista recebeu notificação, a multa deve ser suspensa. Ponto eletrônico nos hospitais federais do Rio de Janeiro. A Justiça Federal determinou que a rede hospitalar instale os equipamentos que marcam horário de entrada e saída dos funcionários. A decisão é para controlar a frequência de médicos e enfermeiros. A multa, em caso de desobediência, vai sair do bolso dos diretores das unidades. Cuidado com os excessos. O uso de álcool ou drogas não tira a culpa de quem pratica crimes contra a honra. Uma médica que desacatou uma funcionária da Infraero e um agente da Polícia Federal, no aeroporto de Salvador, foi condenada. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região entendeu que, de acordo com o Código Penal, ao confessar ter ingerido álcool de livre e espontânea vontade, ela deve ser responsabilizada pela conduta. Se o cigarro legalizado faz mal à saúde, imagine o contrabandeado? O que vem misturado no fumo falsificado ninguém sabe. E o cigarro é o produto contrabandeado mais vendido no Brasil, mais de 50% do mercado nacional estão nas mãos de criminosos. Uma quadrilha que movimentava R$ 1 milhão por dia teve a prisão determinada pela Justiça Federal em São Paulo. O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.
Conheça o Programa
livre
Cultura Cidadania

DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 13 ENSINO PARTICULAR - 18/09/2018

NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE O CRESCIMENTO DO ENSINO PARTICULAR NO BRASIL./ POR QUE, MESMO EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA, VÁRIAS FAMÍLIAS APERTAM O ORÇAMENTO PARA CONSEGUIR PAGAR UMA ESCOLA PRIVADA PARA OS FILHOS?// PARA COMENTAR O ASSUNTO, NOSSO CONVIDADO É MAURO DE SALLES AGUIAR.
Conheça o Programa
livre
AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ

AS AVENTURAS DO RICHARD NO PARANÁ - 17

As Aventuras do Richard no Paraná descem a serra para visitar Paranaguá. Veja no programa as belezas naturais da Ilha da Cotinga e os costumes da aldeia indígena Tekoa Takuaty.
livre
Especial Cultura Meio Ambiente

MICRO MACRO 09

PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE SIMON VELEZ (COLOMBIA), PAPEL TIFA (COSTA RICA) E CIPO (GUIANA).
Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 7

BLOCO 1 ABERTURA (PEQUENO ELMO) 01:00:39 - 01:02:39 Elmo está tentando pegar uma manga e não consegue, porque é baixinho demais. Ele fica chateado por isso. Grover o conforta e mostra para que serve um amigo. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(THREE DUCKS-KETEERS) 01:02:40 - 01:07:40 Ops! O rei comeu todo o bolo de aniversário da rainha e ela está muito, muito, brava. Ela o trancou para fora do palácio! Os mosqueteiros Ênio, Beto e Pato de Borracha têm de descobrir como levar o rei de volta ao castelo para que ele possa pedir desculpas à rainha. SUPER GROVER 2.0 (PORQUE A GALINHA…) 01:07:41 - 01:13:40 A galinha quer escalar a Muralha da China, ela consegue com a ajuda de uma alavanca. BLOCO 2 HISTÓRIA CENTRAL (CHAPÉUS IGUAIS) 01:14:02 - 01:16:43 Bel, Grover e um AM usam chapéus iguais e cantam uma musiquinha. Elmo chega e se sente excluído do grupo. Grover oferece o chapéu para ele. O grupo continua brincando, e agora Grover se sente excluído. O ciclo se repete aé que no fim eles percebem que não precisam dos chapéus iguais para brincar. Só precisam da própria amizade. MIGALHAS PICTURES (O ESPIÃO QUE AMAVA) 01:16:44 - 01:21:37 Para recuperar os Biscoitos da Coroa, um agente secreto deve ouvir com muita atenção as instruções dadas por seu chefe, para conseguir passar pela toca do vilão. QUADRO EXTRA (É ÓTIMO DOAR -EP.5) 01:21:38 - 01:25:05 Mae incentiva Elmo a separar roupas e brinquedos que não servem mais para doar aos bebês. Elmo e Lola participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, e escolhem o está em bom estado e que podem doar. Eles vencem o desafio, e colocam na sacola as coisas para os bebês. ENCERRAMENTO (CADÊ O BISCOITO) 01:24:06 - 01:25:37 Come-come está tentando lembrar onde guardou seus biscoitos. Abby vem ajudá-lo e juntos, tentam lembrar o que ele tinha feito. Come-come acaba lembrando que na verdade, já tinha comido o biscoito.
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

MONTE VOCÊ MESMO

PANCHO ESTÁ SUPER FELIZ ESPERANDO POR SEU TRICICLO PARA DOIS QUE ELE COMPROU PELA INTERNET. NO ENTANTO, QUANDO O TRICICLO CHEGA, ELE PERCEBE QUE NÃO ESTÁ MONTADO. COMO SE AS COISAS NÃO FOSSEM COMPLICADAS O SUFICIENTE, PANCHO DESCOBRE QUE O TRICICLO TAMBÉM NÃO VEIO COM MANUAL.
livre
Molang

MOLANG - 18 O FAROL / O CACHORRINHO

O farol Como as obras nas ruas parecem nunca acabar, Molang e Piu Piu não aguentam mais o ruído constante. Eles decidem sair para um lugar muito mais tranquilo. Que tal passar a noite em um farol? Quando eles chegam, tudo parece perfeito. Mas eles perderam um detalhe importante ... O cachorro Molang e Piu Piu encontram um filhote perdido. Imediatamente, o animal de estimação decide ficar com eles mas Molang e Piu Piu precisam achar seu dono o mais rápido possível.
Conheça o Programa
livre
Turma do Bicudo

EP. 09 - PELOTA, O TATUZINHO

QUANDO A GENEROSIDADE EM EXCESSO REVELA UM DÉFICIT DE ASSERTIVIDADE, ESTE É O TEMA DO EPISÓDIO ONDE O PELOTA ERA MUITO PERMISSIVO COM OS COLEGAS QUE ACABAVAM ABUSANDO DE SUA BOA VONTADE. POR OUTRO LADO, O PULGA JAMAIS EMPRESTAVA SEUS BRINQUEDOS, O QUE ACABAVA SENDO PREJUDICIAL PARA ELE. AMBOS APRENDERAM O QUANTO EQUILÍBRIO É SAUDÁVEL NAS RELAÇÕES.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 07 TOAD E A BALEIA

O vagão-freio de Oliver, Toad, está muito alegre e começa a cantar, mas Oliver acha o som horrível. Quando Toad vê uma baleia encalhada na praia, Oliver não acredita nele. Felizmente, Thomas acredita. Ele acha que a baleia precisa de ajuda. Então, eles contam para o Sir Topham Hatt, que alerta o Centro de Busca e Salvamento. Flynn e Belle mantêm a baleia molhada e Butch tenta arrastá-la de volta ao mar, mas a maré está muito longe e eles decidem transportar a baleia pela ferrovia até o Cais de Brendam para leva-la de volta ao mar. Oliver carrega a baleia em um vagão plataforma e Toad canta para mantê-la calma.
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS E SEUS AMIGOS VIII - 08 OVELHA MUITO IMPORTANTE

Percy está atrasado e está com tanta pressa para recolher as ovelhas que não percebe que há um buraco na parte de trás do vagão. Uma por uma, as ovelhas escapam sem que Percy perceba. Thomas passa vê as ovelhas nos trilhos e é obrigado a parar e recolhê-las. Mas o único lugar para transportar as ovelhas é em Annie e Clarabel!
Conheça o Programa
livre
Porto Papel

25 - O FIM DO VERÃO - PARTE I

DEPOIS DE SER PERSEGUIDA POR UMA DÚZIA DE OVOS PODRES, MATILDE REVELA PARA CARLOS QUE NÃO AGUENTA MAIS SEUS PODERES E QUE DESEJARIA NUNCA TÊ-LOS TIDO. QUANDO O COCO MÁGICO ESCUTA ISSO, ELE APARECE PARA A MENINA E REALIZA SEU DESEJO. MATILDE CONSEGUE VOLTAR PARA O PRIMEIRO DIA DE SUAS FÉRIAS, MAS SEUS AMIGOS NÃO A RECONHECEM E RESOLVEM IR PASSAR AS FÉRIAS EM BAÍA CARTÃO, UMA CIDADE MUITO MAIS ANIMADA QUE PORTO PAPEL, ONDE NÃO HÁ NADA PARA SE FAZER. AGORA, MATILDE TERÁ UM VERÃO INTEIRO PELA FRENTE DE NOVO, MAS DE UMA MANEIRA BEM DIFERENTE DA QUE ELA GOSTARIA.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  II

HIC, HIC, HURRA!!!

Os soluços de Gajah estão sacudindo todo o trem, quebrando coisas e impedindo a Rainha de tirar seu cochilo da beleza e o elefante é mandado para longe até que seu estado volte ao normal. Duda tenta 29 maneiras de curá-lo, mas só acaba piorando as coisas.
livre
FOI ASSIM FOI ASSADO

FOI ASSIM FOI ASSADO - EP. 04 - A CONSTRUÇÃO DA CASA

Depois de Teresa construir uma casa para Laika, a avó a convida para conhecer um pouco mais da história da sua própria casa e do futuro do bairro onde vive.
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 09 - EMBATUCADORES - ARTISTAS DE RUA

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 09 – Embatucadores – Artistas de rua DJ Cão está no balcão batucando com copos de metal quando Rafael do grupo Embatucadores entra na loja e logo se junta a ele no ritmo. O professor de artes marcou uma reunião com Pug Vinil para falar do festival de arte de rua que vai acontecer ali na frente. DJ Cão avisa que seu tio está para chegar. Enquanto isso, eles conversam sobre música acessível, feita com percussão corporal e instrumentos de sucata. Rafael conta a história do grupo que fundou: como surgiu, quando ensaiam e quais suas as referências. Os meninos embatucadores chegam na Caninus Records e DJ Cão fica com vontade de entrar para o grupo. Rafael diz que, para isso, ele terá de fazer um teste: tocar junto com eles! No palco da loja, todos fazem música com materiais recicláveis e DJ Cão viaja no som. Quando Pug Vinil chega, os Embatucadores se despedem para irem à reunião. Perfil: A semente dos Embatucadores foi plantada em 2003 na Escola Estadual Flamínio Fávero, em São Paulo, com o “Projeto de Iniciação Musical”. Criado pelo professor de artes Rafael Rip, o grupo surge da vontade de fazer músicas em uma escola onde crianças não tinham instrumentos. É então que Rafael passa a ensinar percussão corporal de forma voluntária em aulas extracurriculares. O passo seguinte foi transformar sucata em instrumentos. Em 2013, nasce o Embatucadores. Tendo os ingleses do Stomp como uma de suas referências, o grupo se apresenta em escolas, empresas e nas ruas, sempre com a maior diversidade de matérias-primas possível. Agora, eles vão tocar no festival de rua perto da Caninus Records e ensinar o DJ Cão a também tocar com materiais recicláveis.
livre
Boris e Rufus

CONSUMIDO PELO CONSUMO

QUANDO RUFUS NÃO CONSEGUE PARAR DE FAZER COMPRAS ONLINE, BORIS O LEVA ATÉ A LOJA DE DEPARTAMENTOS PARA DEVOLVER TUDO. SÓ NÃO CONTAVAM COM OS PLANOS MALIGNOS DO GERENTE DA LOJA.
Conheça o Programa
livre
BORBOLETAS E SEREIAS

BORBOLETAS E SEREIAS - 04 - DANÇA

Crianças conversam sobre estereótipos de gênero e o preconceito com meninos bailarinos O QUE A DANÇA SIGNIFICA NA VIDAS DAS CRIANÇAS? O QUE ELAS MAIS GOSTAM DE DANÇAR? MENINOS PODEM DANÇAR? AS CRIANÇAS COMENTAM SOBRE A DANÇA E COMO ELAS EXERGAM AS IDEIAS DE ADULTOS SOBRE QUAIS CRIANÇAS PODEM DANÇAR E QUAIS NÃO PODEM.
livre
Mackenzie em Movimento

MACKENZIE EM MOVIMENTO - 106

A pandemia tem mobilizado diversos profissionais da área da saúde. E um deles tem desempenhado um papel fundamental no tratamento de pacientes com sintomas graves: o fisioterapeuta! Nesta edição do programa você vai entender a importância desse profissional na luta contra a Covid-19. Depois tem uma matéria que faz um alerta importante: com o isolamento social muita gente tem se esquecido de tomar sol, o que pode trazer sérios problemas. Nós damos algumas dicas para você manter a saúde em dia.
Conheça o Programa
livre
Mundo Museu

EP. 15 - MAR (RIO DE JANEIRO)

O MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO, MAIS CONHECIDO COMO MAR, É PARTE DE UM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA DO RIO DE JANEIRO. ALÉM DE SEDIAR INSTIGANTES EXPOSIÇÕES PERIÓDICAS SOBRE TEMAS RELACIONADOS À VIDA CARIOCA, O MUSEU CONTA COM UM MARAVILHOSO ACERVO PRÓPRIO DE OBRAS DE ARTISTAS BRASILEIROS. DESTAQUE PARA QUATRO IMAGENS ENTALHADAS POR ALEIJADINHO. O MAR É O PRIMEIRO MUSEU DO RIO DE JANEIRO A POSSUIR ESCULTURAS DO GRANDE GÊNIO DO BARROCO MINEIRO.
Conheça o Programa
livre
CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL FEMININO 2020

PALMEIRAS X SÃO JOSÉ (28/11)

livre
O BONECO DE BARRO E O REI

O BONECO DE BARRO E O REI - 05 - ARREPENDIMENTO

Ave de Rapina informa Sr Fiel, Que Mestre Toá foi para o Vale do Esquecimento. Sr Fiel parte para encontrá-lo. Ave de Rapina diz para Criada e Serva que o Boneco está em perigo se chegar aos Bacamartes. Ele quer ajudar, mas elas não confiam em seus antecedentes. O Boneco chega a Várzea Grande e vários homens empunham armas para atacá-lo.
livre
SUSHI E ALÉM, UMA FAMÍLIA BRITÂNICA SABOREANDO O JAPÃO

O SEGREDO DA LONGEVIDADE

Michael e sua família vão à Okinawa, região do Japão formada por ilhas de tamanhos variados. Lá tem uma cidade conhecida pela sua longevidade. Chamada de Ogimi, localiza-se na parte principal de Okinawa. Então, este é o desfio de Michael: descobrir por que as pessoas desse local vivem tanto. No bloco 3, Toshi mostra a cidade de Ogimi e acompanha a rotina de uma velhinha de 85 anos. E mostra a razão de tanta longevidade.
livre
Chocolix

12 - O TESOURO DE BARBA CHOCO - PARTE 1

A AVÓ DE CARAMELO CONTA PARA ELA E SEUS AMIGOS CHOCOLYNE, CHOCOMARK E MAX, A LENDA DO PIRATA BARBA CHOCO, QUE ENTERRARA UM VALIOSO TESOURO EM ALGUM CANTO DO REINO DA CHOCOLÂNDIA , COLOCANDO VÁRIAS ARMADILHAS PARA QUE NINGUÉM FOSSE CAPAZ DE ENCONTRÁ-LO. APÓS OUVIREM A HISTÓRIA, AS CRIANÇAS SE EMPOLGAM COM A IDEIA DE PROCURAR O TESOURO. DURANTE A BUSCA, ELAS ACABAM ESCORREGANDO EM UM PROFUNDO BURACO ONDE FINALMENTE SE DEPARAM COM O TESOURO, MAS NÃO CONSEGUEM SAIR. PREOCUPADOS COM A DEMORA DE SEUS FILHOS OS PAIS DAS CRIANÇAS SAEM À PROCURA DELAS. DOCE COOKIE , USANDO SEU FARO, ENCONTRA AS CRIANÇAS E É ELEITA A HEROÍNA DA HISTÓRIA. PARTE DO TESOURO ENCONTRADO É USADA PARA CONSTRUIR UMA BIBLIOTECA INFANTIL E UMA RODA GIGANTE NA PRAÇA DE CHOCOLÂNDIA.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 17 - RICKY ARRASANDO NA CIDADE

RICKY FICA PRESO EM UMA BOLA DE VIDRO QUE COMEÇA A ROLAR PELA CIDADE.
livre
REV & ROLL

EP. 43 - BANDA DA OFICINA EQUIPADA

QUANDO RONCO TEM UM ATAQUE DE NERVOS NO ENSAIO DA BANDA, A TURMA APRENDE UMA LIÇÃO DE POSITIVIDADE E IMPROVISAÇÃO!
livre
Bubu e as Corujinhas

ORA BOLAS, CARAMBOLAS!

Bubu, Biel e Bonie estão procurando algo na floresta com o enérgico filhote de guaxinim. O guaxinim insiste de todos os jeitos para as corujinhas brincarem com ele, mas elas estão em busca do presente do Papai Coruja. Então, Biel se lembra que o Papai adora morangos. À procura dos morangos, o trio se depara com flores no lugar das frutinhas, fazendo surgir o questionamento: será que as flores se tornarão morangos? O guaxinim explica que sim, várias frutas um dia foram flores. Como não há morangos para colherem, eles decidem procurar o pé de melancia, a segunda fruta preferida do Papai Coruja. Eles se deparam com o ursinho carregando uma grande melancia, que explica que as melancias não nascem em árvores, mas sim no chão. De volta ao lar, a família de corujinhas e o guaxinim comem a melancia. O Papai Coruja explica sobre as flores e as frutas, enquanto a Mamãe Coruja os parabeniza por terem ido em busca de seu objetivo, mesmo com a insistência do guaxinim. Ao final, a Mamãe Coruja canta “Sabores da Natureza”.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - OBSERVANDO PASSARINHOS - 04

Observando Passarinhos / Ovo Surpresa (Tartaruga) / Naftalinas Submarinas / Baú Biruta (Guitarra) / Hora da Música (Borboletinha) Observando Passarinhos A Galinha Pintadinha observa vários passarinhos, até que ela descobre os que ela mais gosta de olhar. Naftalinas Submarinas A Baratinha levará a Banda "Naftalinas" para uma aula de canto, o que eles não sabem é que a professora mora no fundo do mar.
Conheça o Programa
livre
YOGA COM HISTÓRIAS

PGM 7 - O MENINO QUE PENSAVA BALÕES

Era uma vez... É assim que as histórias começam, mas com o João e a Rosa é diferente. Eles contam histórias ensinando Yoga para criançada de uma maneira descontraída e deliciosa. “Yoga com Histórias" - um programa para toda família. Ep.07 Cuidar dos pensamentos História: O MENINO QUE PENSAVA BALÕES Livro: O Rei que perdeu o pé e outras aulas lúdicas Editora Yoga com Histórias ALunos da formação Yoga com Histórias 2014
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA MEMÓRIA E MINHOCA COLORIDA E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 35

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA MEMÓRIA E MINHOCA COLORIDA E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 35 ABERTURA 205: MEMÓRIA! Osório não consegue se lembrar o que veio fazer no quintal. ROTEIRO: RADHI MERON ABERTURA 210: MINHOCA COLORIDA Minhoquias prova que é uma celebridade que entende tudo, inclusive de cores! Ela conta pra Doroteia e pro pessoal de casa algumas curiosidades envolvendo cores. ROTEIRO: ELTON MATTOS CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 35 DOROTEIA, OFELIA E LUDOVICO Juara - Mato Grosso - MARIANE APARECIDA MILESKI Osasco - São Paulo - Beatris Lockman Silva, 5 anos Pirituba - São Paulo - Ana Carolina de Freitas, 11 anos
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA BATALHA DE TRAVA LINGUAS E O BANQUETE DAS FORMIGAS E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 26

Sinopses: Batalha de trava-línguas: Doroteia e Osório competem para ver quem consegue falar o trava línguas mais difícil. O banquete das formigas: Doroteia e Ofélia querem fazer um piquenique no Quintal, mas um grupo de visitantes inesperadas também quer participar da brincadeira. Correio da Dona Coruja: A Dona Coruja passou no Quintal e entregou os recadinhos das crianças.
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA TODOS A BORDO E A LIGA DA JUSTIÇA CORA CORALINA E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 29

ABERTURA 232: TODOS A BORDO! Osório e Ludovico estão navegando em alto mar. ROTEIRO: RADHI MERON ABERTURA 230: HEROÍNAS – CORA CORALINA Super Dorô e Fantástica Ofélia se divertem com o livro encontrado na biblioteca do Jabuti Atômico: o livro das heroínas da vida real! ROTEIRO: RADHI MERON CORREIO DA DONA CORUJA Doroteia e Ludovico abrem as cartas das crianças: Campo Mourão - PR - Eloisa Cavalcante, Cariacica - ES - Heitor Henrique lima Tavares, 6 anos Maceio, Alagoas - Rebeca dos Santos Lopes, 5 anos
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA NOTÍCIA FRESQUINHA E SORTE E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 02

ABERTURA 196: NOTÍCIA FRESQUINHA Doroteia e Ofélia se divertem com a notícia bem maluca que está escrita no jornal trazido por Osório Roteiro: Elton Mattos ABERTURA 215: SORTE Depois de passar embaixo de uma escada, Ludovico está convencido de que vive uma maré de azar. ROTEIRO: RADHI MERON CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 02 SANTO ANTONIO DA PATRULHA - RS - MARIA EDUARDA NEVIX, 4 ANOS SAO MATEUS - SP - IGOR DE SOUSA, 4 ANOS ICAIVERA - MG - NUBIA DOS REIS DUTRA
Conheça o Programa
livre
LIGA NACIONAL DE BASQUETE - NOVO BASQUETE BRASIL

CORINTHIANS X MOGI DAS CRUZES (28/11)

livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 397

Conheça o Programa
livre
EXPERIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS

12 - CUIDE, CUIDE, CUIDE DA SUA PLANTINHA

TODO MÊS, LAURA COLABORA COM UMA INSTITUIÇÃO MUITO NOBRE E IMPORTANTE: A CASA DE APOIO ÀS PLANTAS DEPRIMIDAS. E, TODO MÊS, A INSTITUIÇÃO MANDA LINDOS E-MAILS DE AGRADECIMENTO. SÓ QUE, DESTA VEZ, O E-MAIL É DIFERENTE. A CASA DE APOIO ÀS PLANTAS DEPRIMIDAS VAI FECHAR AS PORTAS, E LAURA TENTA ACHAR UMA MANEIRA DE IMPEDIR ISSO.
livre
CLUB 57

CRISTÓVÃO COLOMBO TEM TALENTO

Depois que JJ foi embora, Eva escuta a música que ele deixou no jukebox; Verô diz para as Rosagatas que não conseguiu ver JJ porque houve um imprevisto; em vez de enviar Aurek a 1957, Diana manda ele fazer trabalhos de manutenção.
livre
Futurando

FUTURANDO - 204

Confira nesta edição: A audição humana é um sentido delicado que nos permite ouvir. Ouvimos porque as estruturas internas do ouvido se comunicam com o cérebro, onde o som é processado. A cóclea, por exemplo, é como uma escada em espiral. E é com a ajuda dela que percebemos os mais diferentes tipos de tons. O Futurando desta semana vai explicar em detalhes como isso acontece e por que há um desgaste com o passar do tempo. Existe algum som que é mais agradável de ouvir? Na internet, há diversos vídeos de pessoas fazendo barulhos suaves para estimular a percepção sonora. São os vídeos ASMR, uma sigla em inglês para descrever uma sensação de formigamento sentida na parte de trás da cabeça em resposta a um estímulo sensorial. O que será que a ciência já sabe sobre o fenômeno? No programa, vamos falar de uma outra curiosidade: animais que andam pelas paredes. Você sabe por que alguns têm essa capacidade? São muitos fatores e o principal, claro, diz respeito às surpreendentes características físicas de cada bicho. Aliás, há uma alternativa economicamente viável e cientificamente possível de diminuir o abate de animais para consumo humano? A resposta é sim. Porém, a chamada carne de laboratório, que seria uma saída, está há anos sendo desenvolvida sem conseguir chegar ao mercado por uma série de limitações. Outro aspecto desafiador para a fabricação fora do laboratório é chegar a um produto que tenha uma textura e um sabor parecidos aos da carne que conhecemos. Não é nada simples, e exige o uso de um maquinário específico. Vamos mostrar cientistas na Suíça que decidiram encarar o desafio. Por exemplo, encontrar a matéria-prima vegetal perfeita. Os vegetais, aliás, precisam de água para sobreviver. Uns, muita, outros, pouca. O Futurando vai detalhar o papel dela na manutenção da saúde das plantas. Quais propriedades da água servem para ajudar no equilíbrio dos ecossistemas?
Conheça o Programa
livre
CULTURA & DESIGN

CULTURA & DESIGN - 11: MOTO ROYAL ENFIED / OS GÊMEOS / ESPAÇO EXTERNO / FLORESTA PSICODÉLICA - COMIDA

Os apresentadores do programa mostram: 1o. bloco - Moto Royak Enfied - história - depoimento dos artistas "Os Gêmeos" 2o. Bloco - Espaço externo - 3 versões 3o. bloco - prato Floresta Psicodélica
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 28/11/2020

Conheça o Programa
n
BRICS - A NOVA CLASSE MÉDIA

BRICS - A NOVA CLASSE MÉDIA - 3 - ÍNDIA

" BRICS - A nova classe média " é uma série especial sobre o grupo que reúne os cinco países apontados como potências do futuro. E nesse episódio, vamos conhecer um pouco mais sobre a Índia.
livre
Clássicos

ORQUESTRA SINFÔNICA ESTATAL DE ISTAMBUL

Conheça o Programa
livre
MINIDocs

2 TEMPOS DE UM LUGAR

Conheça o Programa
livre
Roda Viva

SILVIO ALMEIDA

TODOS OS HOMENS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS, SEM DISTINÇÃO DE RAÇA, COR, SEXO, LÍNGUA, RELIGIÃO OU QUALQUER OUTRA CONDIÇÃO. ESTA É UMA SÍNTESE DO ARTIGO PRIMEIRO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, QUE INSPIROU A NOSSA CONSTITUIÇÃO. ENTÃO POR QUE EM PLENO SÉCULO 21, E EM MEIO À MAIOR PANDEMIA EM MAIS DE CEM ANOS, MILHÕES DE PESSOAS TÊM DE MARCHAR PELO MUNDO PARA BERRAR QUE VIDAS NEGRAS IMPORTAM? O QUE EXPLICA ESSA URGÊNCIA É O RACISMO. "NÃO CONSIGO RESPIRAR", ÚLTIMO APELO FEITO POR GEORGE FLOYD ANTES DE SER ASSASSINADO POR ASFIXIA POR UM POLICIAL BRANCO EM MINNEAPOLIS, NOS ESTADOS UNIDOS, É UMA FRASE QUE TRADUZ COM CRUEZA A SENSAÇÃO QUE OPRIME HOMENS E MULHERES NEGROS NO MUNDO TODO, E TAMBÉM AQUI, NO BRASIL. O NOSSO ENTREVISTADO DESTA NOITE É UM DOS MAIORES PENSADORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS DA QUESTÃO DO RACISMO. SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E O ALCANCE DE SUA OBRA SÃO A DEMONSTRAÇÃO DE QUE ACESSO À EDUCAÇÃO PRODUZ EXCELÊNCIA, E QUE PARA GARANTI-LO A TODOS, COMO MANDA A CONSTITUIÇÃO, SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS PÚBLICAS. PARA DISCUTIR O RACISMO ESTRUTURAL, TÍTULO DO LIVRO DE SUA AUTORIA QUE SE TORNOU UM BEST SELLER DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NO BRASIL, O RODA VIVA RECEBE AO VIVO, DIRETAMENTE DA CAROLINA DO NORTE, O ADVOGADO, FILÓSOFO, DOUTOR E PÓS-DOUTOR EM DIREITO E PROFESSOR SILVIO ALMEIDA. PARA ENTREVISTAR O PROFESSOR SILVIO ALMEIDA NÓS CONVIDAMOS JOYCE RIBEIRO, APRESENTADORA DO JORNAL DA TARDE, DA TV CULTURA THIAGO AMPARO, JURISTA, PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS E COLUNISTA DA FOLHA DE S.PAULO FLAVIA LIMA, JORNALISTA E OMBUDSMAN DA FOLHA DE S. PAULO PAULA MIRAGLIA, ANTROPÓLOGA E DIRETORA-GERAL DO NEXO JORNAL E PAULO CRUZ, FILÓSOFO, PROFESSOR E COLUNISTA DA GAZETA DO POVO
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

MANÉ GARRINCHA

"MANE GARRINCHA"(ESPORTISTA)..O ENTREVISTADO RESPONDEU SOBRE:(SUA CARREIRA DE FUTEBOLISTA,O SUBMUNDO DO FUTEBOL, PECULIARIDADES E BASTIDORES DO FUTEBOL,SELECAO BRASILEIRA,DEFESA DO ATLETA PROFISSIONAL,CONTUSOES E ACIDENTES QUE RESTRINGEM A CARREIRA PROFISSIONAL,SUA VIDA PESSOAL,ESPERANCAS E ILUSOES)
Conheça o Programa
10
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

A TV LEVADA A SERIO - OUTRAS QUESTOES

Entre as muitas questões que cercam a televisão, Arlindo Machado sugere algumas respostas e aponta tendências. Entre as perguntas que responde, estão: - A TV Universitária e seu Real Papel; - Televisão e Poder; - Propaganda e Videoclipe; - O telespectador; - A Audiência; - A Comunicação de Massa;
livre