Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Quinta-Feira, 30 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

Inglês com Música

I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) SÁBADO

A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI
Conheça o Programa
livre
ENERGIA

ENERGIA 48

livre
Peppa Pig

O CARRO NOVO/ NEVE/ A FILMADORA DO PAPAI

O CARRO NOVO Peppa e sua família estão indo passear de carro. De repente seu carro quebra e tem que ir para a garagem do Vovô Cão para ser reparado. Enquanto seu carro é arrumado, eles pegam emprestado um carro novo do Vovô Cão. O novo carro tem muitos botões para apartar. Um botão faz com que o teto abaixe. Um botão faz com que as janelas subam. E um botão solta um esguicho de água direto no rosto do Papai Pig! NEVE Está nevando hoje. Peppa e George devem usar seus chapéus, cachecóis e luvas. Eles se divertem muito brincando na neve, fazendo pegadas e arremessando bolas de neve. Em seguida, eles montam um boneco de neve com seu próprio chapéu, cachecol e luvas . A FILMADORA DO PAPAI Papai Porco recebe uma nova câmera de vídeo. Primeiro, Peppa mostra-lhe como ligá-la, e , em seguida, ele grava Peppa. Todos riem quando vêem Peppa na TV. Peppa , George e Mamãe fazem um filme apenas para o papai. George faz um rugido de dinossauro muito alto e Peppa finge ser Papai Pig.
Conheça o Programa
livre
Carlos

CARLOS VS KARNAK

JUANITO SERÁ TENTADO A COMER SONHOS AÇUCARADOS. NOSSO HERÓI CARLOS TERÁ QUE DERROTAR O VILÃO FARAÔNICO KARNAK EM SUAS PIRÂMIDES, AJUDANDO O JOVEM JUANITO A EVITAR ESSA TENTAÇÃO NÃO SAUDÁVEL.
Conheça o Programa
livre
Bubu e as Corujinhas

ZUM ZUM ZUM!

Bubu, Biel e Bonie estão na praia imitando o voo de outras aves e decidem brincar de voar como as abelhas. Eles saem à procura das abelhinhas para descobrir mais sobre elas e por que voam de flor em flor. No Jardim das Flores, encontram uma abelha campeira e a seguem, notando que ela leva o pólen de uma flor a outra, além de colher o néctar. As corujinhas fazem algumas perguntas à abelha, e acabam falando ao mesmo tempo. A abelhinha explica que se continuarem falando ao mesmo tempo, ninguém vai se entender. Depois, responde que é na colmeia onde as abelhas operárias transformam o néctar em mel. Todos voam até a colmeia e a abelha presenteia o trio com favos de mel. No ninho, as corujinhas entregam um favo para o Papai e outro para a Mamãe, e explicam tudo o que as abelhas fazem. O trio aprende novamente que quando alguém está falando, devemos esperar a nossa vez de falar. Mamãe Coruja canta a canção “Hora de Dormir”.
Conheça o Programa
livre
Galinha Pintadinha Mini

GALINHA PINTADINHA MINI - A MÁQUINA DUPLICADORA - 19

A Máquina Duplicadora / Ovo Surpresa (Colher) / O Blim Blim Blim Estrelinhas / Baú Biruta (Boneca) / Pintura Mágica (Baratinha) A Máquina Duplicadora O Pintinho Amarelinho tem uma supermáquina, e a Galinha Pintadinha com o Galo Carijó vão participar dessa descoberta matemática. O Blimblim das Estrelinhas Duas estrelinhas se encontram para uma conversa muito divertida.
Conheça o Programa
livre
Molang

MOLANG - 46 O AMIGO DA SELVA / O MONSTRO DEBAIXO DA CAMA

O amigo da selva Na selva, Molang e Piu Piu procuram uma flor rara. Mas a selva está cheia de animais selvagens! Quando se encontram diante de um morcego gigante, acham que tudo está perdido! Mas um novo amigo aparece.É o começo de uma linda amizade ... O monstro debaixo da cama Molang e Piu Piu assistem a um filme de terror. Quando eles chegam em casa, eles entram em pânico: e se o monstro do filme estiver escondido em casa? Piu Piu está muito preocupado em dormir, então Molang precisa encontrar uma maneira de tranquilizá-lo.
Conheça o Programa
livre
Cocoricó

COCORICO III - 09 - CULTURAS - AMIGO BOLIVIANO

HISTORIA CENTRAL: JUAN, O AMIGO BOLIVIANO ADIVINHA: TOALHA BRINCADEIRA: BATATA NA TESTA PORCO ASTOLFO: FLAUTA BOLIVIANA ANIMAIS: LHAMA
Conheça o Programa
livre
TOP WINGS

TOP WINGS - 04

Para fazer a Delícia Gelada que nossos Cadetes tanto gostam, Rhonda precisa de muitos limões. Por isso, quando os preciosos limões da ilha são levados pelo pirata Dilly e sua fiel ajudante Matilda, os Cadetes devem entrar em ação rapidamente para recuperar esse tesouro e levá-lo de volta para a Cabana do Limão. / Os Cadetes da Top Wing precisam se esforçar para ganhar a Insígnia de Leitura de Mapas, mas, infelizmente, Penny não consegue de primeira. Ao tentar pela segunda vez, ela acaba encontrando a Equipe Top Wing sendo surpreendida por piratas. Será missão da pequena Penny salvar seus amigos desse impasse!
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 4 (DIA DOS PAIS)

Junte-se à Dora para uma aventura no Dia dos Pais! Quando a pequena pipa que ela fez para seu daddy é levada pelo vento, ela vai precisar da sua ajuda para usar um hovercraft e um carrinho para pegar a pequena pipa antes que ela siga para o oceano!
Conheça o Programa
livre
SOS FADA MANU

EP. 24 - A ESPINHA DO MAL

BRUXINHA VALQUÍRIA ESTÁ COM UMA ESPINHA NA PONTA DO NARIZ. E, ADOLESCENTE QUE É, ESTÁ PREOCUPADÍSSIMA COM O FATO. ELA PEDE AJUDA PARA MANU, QUE TENTA ACALMÁ-LA E DIZ QUE NINGUÉM VAI PERCEBER. VALQUÍRIA NÃO SEGUE O CONSELHO DA FADINHA E CRIA UMA POÇÃO PARA SUMIR COM A ESPINHA. MAS O EFEITO É O OPOSTO: A ESPINHA GANHA VIDA E SE APRESENTA COMO VULCÂNICA
livre
Sunny Day

SUNNY DAY I - 12 - O CÃOZINHO PERFEITO

Doodle entra no Concurso do Pet Perfeito. Com a ajuda de Sunny, Rox e Blair, ele supera obstáculos, incluindo Lacey e KC. Na prova final Doodle deve decidir entre vencer a competição ou ajudar uma amiga em necessidade.
Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

14 - OS FILHOTES SALVAM OS GATINHOS FUJÕES \ OS FILHOTES SALVAM O PEQUENO MARSHALL

OS GATINHOS DO PREFEITO HUMDIGER FAZEM A MAIOR CONFUSÃO NO PETSHOP. SOBRA PARA A PATRULHA CANINA AJUDA-LOS. MARSHALL SONHA QUE É ENCOLHIDO E VIVE GRANDES AVENTURAS.
Conheça o Programa
livre
PJ Masks

MAIS DEVAGAR, MENINO GATO...

QUANDO A TAÇA DO CAMPEONATO KIDS É ROUBADA, OS PJ MASKS DEVEM COMPETIR CONTRA NINJA NOTURNO E GAROTA LUNAR PARA CONSEGUI-LA DE VOLTA.
Conheça o Programa
livre
RICKY ZOOM I

EP. 24 - O ESPETÁCULO DE WHEELFORD

PARA O SHOW DE LUZES DA CIDADE, SCOOTIO QUER SUBSTITUIR A LÂMPADA DA PLATAFORMA POR UMA MAIS SOFISTICADA.
livre
Thomas e seus amigos

XII - 12 - MINAS DO MISTÉRIO (ESPECIAL)

Conheça o Programa
livre
Blaze and the Monster Machines

A PISTA DE TESOURO

Gabby está na praia com Blaze e Aj, praticando manobras de corrida. De repente eles avistam um navio pirata. Quem está a bordo é o pirata Roda de Pau, e ele tem o mapa do tesouro.Ele pede ajuda ao Blaze para encontrar o tesouro e todos começam uma grande corrida na caça ao tesouro!
Conheça o Programa
livre
REV & ROLL

EP. 24 - LUZES, CÂMERA, AÇÃO!

DEPOIS QUE BO MOSTRA SEUS MOVIMENTOS DE HERÓI DE AÇÃO, REV QUER QUE ELE ESTRELE SEU FILME, MAS BO CONGELA DE MEDO ASSIM QUE REV LIGA A CÂMERA!!
livre
O Show da Luna!

BURACOS DA LUA

O que um queijo suíço tem a ver com a lua? Júpiter acha que ambos são feitos da mesma matéria e tem o mesmo sabor. De queijo a lua não é, mas Luna quer saber de onde vieram aqueles buracos. Será que já nasceram com a lua? Como eles foram parar lá? É o que os foguetinhos Luna, Júpiter e Cláudio vão descobrir num divertido faz de conta lunar.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 6

Senninha e Neco devoram um bolo feito pela Gabi. Mas o bolo não era para eles. Gabi fica muito chateada e, para se desculparem com a amiga e se redimirem, fazem um outro bolo para ela. Muito maior e mais gostoso. Pelo menos na ideia deles...
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA RECORDE E O CLUBE DO LIVRO E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA RECORDE E O CLUBE DO LIVRO E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07 ABERTURA 233: RECORDE! Doroteia resolve entrar para o livro dos recordes, mas descobre que bater um recorde não é tão fácil assim. ABERTURA 241: O CLUBE DO LIVRO Quelônio resolve começar um clube do livro no quintal, mas cada um leu um livro diferente. CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07 Ofélia e Ludovico abrem as cartas das crianças Rio de Janeiro - RJ - Nicolas Barbosa, 8 anos João Pessoa - Paraiba - Julia Abrantes da Silva, 9 anos
Conheça o Programa
livre
Jornal da Tarde

JORNAL DA TARDE - 30/07/2020

Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A COZINHA JÁ NÃO É UM LUGAR SEGURO

Barulhos estranhos fazem a Mônica e Magali acreditarem que a pia da cozinha está assombrada.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A MÁQUINA DE LAVAR ASSOMBRADA

Quando o Cascão vai dormir na casa do Cebolinha, a noite chuvosa o deixa apavorado. E quando vão para a cama, tudo piora com o barulho molhado que vem da lavanderia. É apenas a máquina de lavar roupa. Ou será que não? Tem alguma coisa estranha aqui..
Conheça o Programa
livre
Sésamo

SÉSAMO - 25

BLOCO 1 ABERTURA (A MAGIA DAS CORES) 01:00:39,17 - 01:02:19,04 Bel está chateada, pois vai pintar e esqueceu de trazer sua tinta verde para colorir a grama e as árvores. Abby aparece com uma solução mágica: com o pincel ela mistura o amarelo com o azul e faz o verde. Bel fica feliz e os dois continuam se divertindo com a mistura de cores. CELEBRIDADE (TIAGUINHO – MÃO DE ARTISTA) 01:02:20,12 - 01:03:13,28 Thiaguinho posa para Grover fazer uma pintura sua, mas, quando o monstro termina, o cantor tem uma surpresa . HISTÓRIA CENTRAL (O DILEMA DO BISCOITO – HC 110) 01:03:14,22 - 01:06:08,11 BEL está pintando uma pilha de biscoitos. Come-come entra em cena, sem BEL perceber e fica no dilema, se come ou não os biscoitos sem pedir a permissão dela. Ele acaba se controlando , e é surpreendido quando BEL dá os biscoitos para ele e depois o quadro. MUNDO DE ELMO (DESENHO) 01;06:09,05 - 01:13:11,03 Elmo e seus amigos mostram o que gostam de desenhar. BLOCO 02 ESCOLA DE FADAS DA ABBY (NIBLET’S WAND) 01:13:30,15 - 01:22:30,21 Niblet foge com a varinha do Blogg; as fadas o perseguem em uma pintura; quando eles acham que ele foi embora para sempre, eles percebem o quanto eles o amam, então ele retorna. ENCERRAMENTO (O DESENHO DO GROVER) 01:22:30,24 - 01:25:07,08 Grover está pintando com seus amigos. Quando todos terminam, cada um mostra o que pintou. Grover é o último a mostrar e ele desenhou o leite (uma tela em branco).
Conheça o Programa
livre
MONSTROS EM REDE

TOCANDO MÚSICA COM OS AMIGOS

PANCHO É "ABANDONADO" POR SEU GRUPO DE AMIGOS MÚSICOS E FICA MUITO TRISTE, POIS ELE REALMENTE QUERIA TOCAR COM ELES. CHIP SE OFERECE PARA ORGANIZAR UMA REUNIÃO ENTRE SEUS AMIGOS E PANCHO. O QUE ELE NÃO IMAGINA É QUE ESSA REUNIÃO SERÁ VIRTUAL.
livre
Bubu e as Corujinhas

ZUM ZUM ZUM!

Bubu, Biel e Bonie estão na praia imitando o voo de outras aves e decidem brincar de voar como as abelhas. Eles saem à procura das abelhinhas para descobrir mais sobre elas e por que voam de flor em flor. No Jardim das Flores, encontram uma abelha campeira e a seguem, notando que ela leva o pólen de uma flor a outra, além de colher o néctar. As corujinhas fazem algumas perguntas à abelha, e acabam falando ao mesmo tempo. A abelhinha explica que se continuarem falando ao mesmo tempo, ninguém vai se entender. Depois, responde que é na colmeia onde as abelhas operárias transformam o néctar em mel. Todos voam até a colmeia e a abelha presenteia o trio com favos de mel. No ninho, as corujinhas entregam um favo para o Papai e outro para a Mamãe, e explicam tudo o que as abelhas fazem. O trio aprende novamente que quando alguém está falando, devemos esperar a nossa vez de falar. Mamãe Coruja canta a canção “Hora de Dormir”.
Conheça o Programa
livre
Dora, a Aventureira

DORA, A AVENTUREIRA III - 4 (DIA DOS PAIS)

Junte-se à Dora para uma aventura no Dia dos Pais! Quando a pequena pipa que ela fez para seu daddy é levada pelo vento, ela vai precisar da sua ajuda para usar um hovercraft e um carrinho para pegar a pequena pipa antes que ela siga para o oceano!
Conheça o Programa
livre
Nella, Uma Princesa Corajosa

NELLA, UMA PRINCESA CORAJOSA - 17

Duelo de festas do pijama: Nella e Trinket acidentalmente concordam em participar tanto da festa do pijama de Garrett, quanto a de Minatori, na mesma noite. A grande estrela cadente: Garrett e Blaine desobedecem às regras e saem escondidos à noite para ver uma estrela cadente fantástica.
Conheça o Programa
livre
TROMBA TREM  II

MAMUTE MONOCELHA

Gajah bebe uma poção não testada na qual Júnior estava trabalhando que supostamente o ajudaria com o problema da falta de memória. Como resultado, Gajah fica extremamente inteligente, mas com um efeito colateral aparente: o crescimento de uma vistosa monocelha em sua testa. Porém não é só isso: 12 horas depois o elefante se transforma num gigante peludo, transformando a experiência em um filme de terror.
livre
Blaze and the Monster Machines

A PISTA DE TESOURO

Gabby está na praia com Blaze e Aj, praticando manobras de corrida. De repente eles avistam um navio pirata. Quem está a bordo é o pirata Roda de Pau, e ele tem o mapa do tesouro.Ele pede ajuda ao Blaze para encontrar o tesouro e todos começam uma grande corrida na caça ao tesouro!
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

XII - 12 - MINAS DO MISTÉRIO (ESPECIAL)

Conheça o Programa
livre
Patrulha Canina

14 - OS FILHOTES SALVAM OS GATINHOS FUJÕES \ OS FILHOTES SALVAM O PEQUENO MARSHALL

OS GATINHOS DO PREFEITO HUMDIGER FAZEM A MAIOR CONFUSÃO NO PETSHOP. SOBRA PARA A PATRULHA CANINA AJUDA-LOS. MARSHALL SONHA QUE É ENCOLHIDO E VIVE GRANDES AVENTURAS.
Conheça o Programa
livre
Zupt! com o Senninha

ZUPT! COM O SENNINHA - 6

Senninha e Neco devoram um bolo feito pela Gabi. Mas o bolo não era para eles. Gabi fica muito chateada e, para se desculparem com a amiga e se redimirem, fazem um outro bolo para ela. Muito maior e mais gostoso. Pelo menos na ideia deles...
Conheça o Programa
livre
Quintal da Cultura

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA RECORDE E O CLUBE DO LIVRO E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07

QUINTAL DA CULTURA VI - PGM - ABERTURA RECORDE E O CLUBE DO LIVRO E CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07 ABERTURA 233: RECORDE! Doroteia resolve entrar para o livro dos recordes, mas descobre que bater um recorde não é tão fácil assim. ABERTURA 241: O CLUBE DO LIVRO Quelônio resolve começar um clube do livro no quintal, mas cada um leu um livro diferente. CORREIO DA DONA CORUJA 2020 - 07 Ofélia e Ludovico abrem as cartas das crianças Rio de Janeiro - RJ - Nicolas Barbosa, 8 anos João Pessoa - Paraiba - Julia Abrantes da Silva, 9 anos
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

A COZINHA JÁ NÃO É UM LUGAR SEGURO

Barulhos estranhos fazem a Mônica e Magali acreditarem que a pia da cozinha está assombrada.
Conheça o Programa
livre
WORLD OF WINX - II

WORLD OF WINX - II - 9 - UM HERÓI CHEGARÁ

Aisha percebe que Sinka está usando sua impulsividade para derrotá-la e às outras Winx, então ela muda completamente de estratégia para derrotá-la. As Winx descobrem que a espada de Peter Pan deve estar em Londres, no orfanato dirigido por Wendy. Seguindo uma série de pistas, as Winx e Matt chegam ao orfanato de Wendy, cujo dono agora é Sebastian, um colecionador de arte que guarda em seu cofre todos os seus objetos mais raros e inestimáveis (e entre eles está a espada). Enquanto as Winx estão dentro do cofre, a porta blindada se fecha, aprisionando-as. A nêmesis de Tecna, Virus, ataca as Winx.
livre
Valentins

06 - O ESQUELETO

Após cair no chão, Vó Reggy é levada para o hospital. Sozinhos mais uma vez, os irmãos Valentins precisam dar um jeito de fingir que nada aconteceu. Para evitar uma possível volta para o internato da escola, Betina, João, Lila e Theo bolam um plano que envolve Tenório, o esqueleto de seu pai.
Conheça o Programa
livre
CLUB 57

UMA MISSÃO PARA O GUARDIÃO NOVATO

Verô e as Rosagatas chegam em outra casa e são confundidas com animadoras de festa, e quem chega na casa da Eva é o JJ. Diana tenta resgatar o celular no posto de gasolina, mas volta à Central do Tempo de mãos abanando.
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL II - 11 - A VIDA SECRETA DOS BELEZITOS

Irmão do Jorel vai tirar foto para o álbum da escola e precisa descobrir o segredo do Jorel para sempre sair bem em todas as fotos todos os anos. Com a ajuda do estojo multiúso japonês que ganhou do Tio Valtinho no natal, Irmão do Jorel descobre a vida secreta dos Belezitos, uma incrível civilização que habita a pele de Jorel.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

O BILHETE PREMIADO

O fazendeiro não acredita no que vê, ele tem um bilhete premiado ! Ele só precisa mantê-lo seguro até de manhã e só há Bitzer pode fazer isso! Infelizmente Bitzer se atrapalha e não sabe onde está o bilhete.Será que ele vai encontrar o bilhete ou ele perdeu a fortuna do fazendeiro?
Conheça o Programa
livre
Papo de Mãe

PERRENGUES DE MÃE

Você sabe o que é um perrengue de mãe? São situações constrangedoras envolvendo os nossos filhos e que são inevitáveis. A Camila Fremder, uma das nossas convidadas, já passou por vários perrengues maternos com o filho Arthur de 1 ano e 9 meses. Também participa deste divertido Papo de Mãe a psicóloga Alessandra Camargo. Temos diversas histórias de telespectadores e ainda vamos falar de um perrengue comum em muitos lares brasileiros: o sumiço das meias. A Mariana vai mostrar o que acontece na casa dela.
Conheça o Programa
livre
Metrópolis

METRÓPOLIS 2020 - 30/07/2020

Conheça o Programa
n
Futurando

FUTURANDO - 187 - EDIÇÃO ESPECIAL SOBRE VACINAÇÃO (PODE SER REPRISADO)

Futurando especial sobre vacinação: Esta edição do Futurando será totalmente dedicada à vacinação. A primeira vacina de que se tem notícia, segundo a Fiocruz, é a da varíola. A doença provocava erupções na pele e era fatal para 30% dos infectados. A vacina foi desenvolvida no século 18 pelo britânico Edward Jenner. No Brasil, ela chegou no início do século 19 e ficou no topo da agenda sanitária até o início do século 20. A varíola foi considerada erradicada ainda nos anos 1980. Muitas pessoas atualmente resistem em se vacinar contra doenças ainda existentes. Os motivos são diversos. Entre eles está o medo de efeitos colaterais. Será que existem riscos? O médico infectologista Paulo Olzon esclarece essa dúvida. E para falar da história e importância das vacinas, a equipe da DW conversou com Akira Homma, Assessor Científico Sênior da Fiocruz Bio-Manguinhos para Ciência e Tecnologia. Conheça também a história da luta contra a poliomielite no mundo. Conhecida como paralisia infantil, ela foi responsável por deficiência física e morte de crianças durante séculos. Nos anos 1950, uma vacina foi desenvolvida. Deste então, a doença já foi quase erradicada. Quase. Em alguns países, fundamentalistas impedem a imunização coletiva. Mas mesmo em lugares perigosos, as equipes do Unicef atuam e buscam aliviar o sofrimento de crianças. O Fundo das Nações Unidas para a Infância possibilita às populações em zonas de conflito e regiões devastadas por guerras ou desastres naturais o acesso a comida, água potável e à vacinação. No Congo, por exemplo, quase cinco mil crianças com menos de cinco anos morreram de sarampo em 2019. A missão do Unicef é mudar essa realidade e educar sobre a importância de cuidados básicos com a saúde. E países industrializados não estão livres de sofrer epidemias com doenças consideradas "sob controle”. Por exemplo, em abril de 2018, muitas pessoas no oeste da Alemanha estavam apresentando sintomas fortes de constipação e gripe. Na verdade, era sarampo, um vírus altamente contagioso e que pode levar à morte. Você confere na reportagem, como a Alemanha conseguiu conter o contágio entre a população. Boa notícia! Já existem vacinas contra alguns tipos de cânceres. A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) oferece proteção contra diversos cânceres e, principalmente, o do colo do útero. Até há pouco tempo, apenas meninas recebiam a vacina. Mas hoje se sabe que meninos e adultos também podem se beneficiar. Não deixe de saber mais sobre essas novas descobertas neste especial.
Conheça o Programa
livre
A ARTE DA ESPANHA

A ARTE DA ESPANHA - 02 O CORAÇÃO OBSCURO

Andrew Graham-Dixon viaja para o centro do país para explorar a arte espanhola dos séculos XVI e XVII. Do mundo místico de El Greco ao gênio de Velazquez, este foi um momento tão extraordinário que ficou conhecido como a Idade de Ouro. Mas abaixo da superfície cintilante era um coração escuro e selvagem. Viajando da joia arquitetônica de Toledo para a majestosa Madri,Graham-Dixon traça a ascensão e queda do Império Espanhol, a brutal conquista do Novo Mundo e da loucura religiosa da Inquisição, para descobrir como uma história tão violenta poderia produzir a mais bela arte já vista.
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 30/07/2020

Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 366 - A ERA DA DESTRUIIÇÃO

A SEXTA EXTINÇÃO EM MASSA DA VIDA SELVAGEM ESTÁ EM ANDAMENTO E OCORRE EM RITMO CADA VEZ MAIS ACELERADO. MAIS DE 500 ESPÉCIES DE ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADAS DE DESAPARECER EM APENAS DUAS DÉCADAS. EM ALGUMAS ÁREAS DO PLANETA OBSERVA-SE UM EFEITO DOMINÓ: OU SEJA, A REDUÇÃO DE UMA DETERMINADA ESPÉCIE COLOCA OUTRA, QUE FAZ PARTE DA MESMA CADEIA ALIMENTAR, EM RISCO. UM ESTUDO SOBRE O ASSUNTO FOI PUBLICADO PELA REVISTA DA ACADEMIA NACIONAL DE CIÊNCIAS DOS ESTADOS UNIDOS E ALERTA QUE, ENTRE AS ESPÉCIES MAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO, ALGUMAS TÊM UMA POPULAÇÃO DE MENOS DE MIL INTEGRANTES. PARA AQUELES QUE AINDA DUVIDAM DE TRANSFORMAÇÕES RADICAIS NO PLANETA, FICA ESSA PERGUNTA: VOCÊ SABIA QUE A ANTÁRTICA, AO CONTRÁRIO DO CONTINENTE GELADO DE HOJE, UM DIA FOI COBERTA DE FLORESTAS E OCUPADA POR VIDA ANIMAL? E QUE O DESERTO DO SAARA TAMBÉM JÁ FOI VERDE? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.
Conheça o Programa
livre
O BRASIL DEPOIS DA CRISE

O BRASIL DEPOIS DA CRISE - 17

livre
Camarote 21

CAMAROTE 21 - 183 - ESPECIAL MOZART E MAMBO (PODE SER REPRISADO)

Especial Mozart e Mambo em Cuba Nós acompanhamos a jornada de Sarah Willis, trompista da Filarmônica de Berlim, em uma viagem musical por Cuba. Ela coordena o “Mozart e Mambo”, um projeto musical que une música erudita europeia com os ritmos tradicionais do país caribenho. A mescla pode, a princípio, surpreender; mas considerando a leveza lúdica, a alegria de viver e a musicalidade exuberante, há muita coisa em comum entre Mozart e os músicos cubanos.
Conheça o Programa
livre
CIENTISTAS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES

08 - VANDERLEI BAGNATO

ESTE EPISÓDIO CONTA SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO DR. VANDERLEI BAGNATO E SUA EQUIPE NO INSTITUTO DE FÍSICA DA USP DE SÃO CARLOS, PRINCIPALMENTE RELACIONADO AOS CONDENSADOS DE BOSE-EINSTEIN E OS RELÓGIOS ATÔMICOS.
12
PEQUENO GIGANTE

PEQUENO GIGANTE - 11 - LAMPEJOS

Amanda consegue convencer Cida a participar do plano contra Davi. Cida precisa seduzir Davi e tudo será gravado em um celular. No jornal, Ellen está sentada em sua área de trabalho. Ela digita em seu computador. O celular toca ao seu lado. Ela vê o nome DAVI na tela. Ela hesita em atender por alguns segundos, para em seguida atender o telefone. Em meio a conversa, flertes são lançados e Ellen se sente envolvida por Davi. Peixinho está reunido com Robson e mais dois traficantes. Peixinho abre uma caixa cheia de fuzis e metralhadoras. Os traficantes ficam entusiasmados. Peixinho explica os planos para combater o bando de Bicudo. Davi está olhando para uma série de papéis dispostos em uma lousa branca presa na parede. Os papéis contêm informações de sua agenda de campanha, além dos locais e lideranças que ele precisa visitar. Ele pede por mais ação a seus assessores, pois Amanda está no páreo para ganhar as eleições. Reunião da redação no Jornal. Alguns repórteres estão sentados em volta de uma grande mesa, outros estão em pé. Ricardo, o editor, cobra de Ellen a entrevista com Davi. Ellen diz que vai fazer e revela que ela e Davi estão namorando. Davi recebe a ligação de Paloma e ela o seduz com imagens de uma outra mulher que deseja conhecer ele. Davi vai ao encontro de Paloma. Ao se encontrarem, Paloma seduz Davi e serve vinho. Paloma se aproxima e começa a beijar Davi. Uma mão abraça a cintura de Davi. Davi se volta e vê Cida. Cida beija Davi. Depois ela olha para Paloma e a beija também. As duas se levantam e levam Davi para o quarto. Mais tarde, Davi acorda e olha para Cida dormindo. Ele pega suas roupas. Davi tira o celular do bolso e vê várias chamadas não atendidas de Ellen. Após a saída de Davi, Paloma bate em Cida. Cida começa a chorar. Paloma pega o celular sobre a mesa e tira fotos dos machucados de Cida. Davi revela a Ellen que ficou com outra mulher e Ellen briga com ele, terminando a relação.
16
Padre Brown

PADRE BROWN V - O FOGO NO CÉU

EP 14 - O FOGO NO CÉU - William corre atrás de sua filha Charlotte através da floresta escura atrás de sua casa. Sua visão distorce e ele cai de joelhos. No dia seguinte, o padre Brown e a Sra. McCarthy visitam um desorientado William que diz que Charlotte desapareceu. Mais tarde, Charlotte aparece na delegacia, gritando que "está tentando sair". Ela perde a consciência e é levada para o Kembleford Cottage Hospital, onde a Dra. Ashley e a enfermeira Alisha a tratam. Naquela noite, William entra em pânico ao ver uma forma alienígena através da janela. No dia seguinte, seu corpo é encontrado em uma sala trancada e Padre Brown suspeita que ele tenha sido envenenado.
Conheça o Programa
14
Contos da Meia-Noite

PORQUE LULU BERGATIN NAO ATRAVESSOU O RUBICOM - JOSE CANDIDO CARVALHO

Lulu Bergantin se insere na grande gleria de loucos que, num dado instante, atingem seus momentos de poder. Esse tênue limite entre a sanidade e a neuropatia pode ter consequências práticas surpreendentes.
Conheça o Programa
14
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 30/07/2020

Conheça o Programa
n
Saúde Brasil

ARTRITE REUMATOIDE 2017

A artrite reumatoide é uma doença mais comum do que pensamos, pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade e atinge cerca de 1% da população, sendo as mulheres mais acometidas do que os homens. Essa enfermidade é considerada uma doença sistêmica e crônica. Significa que, ela pode afetar diversas partes do organismo e, por ser crônica, não se obtém a cura e mas sim o controle.
Conheça o Programa
livre
Ensaio

ANA CAÑAS

Neste programa, Fernando Faro recebe a cantora Ana Cañas. Ana começou sua trajetória como aluna do curso de artes cênicas na USP, mas por “falta de talento”, segundo ela mesma diz, nunca teve a pretensão de ser atriz. Conta que se descobriu na música e passou a cantar em bares de São Paulo. Seu início foi no Baretto, onde recebeu o estímulo do pianista Mário Edison. Ana lembra do pai, que é a sua grande referência e a quem define como um maluco, mas uma pessoa muito sensível e que fazia da vida uma obra de arte. Fala também de suas influências musicais, como George Gershwin, e dele canta “Summertime”. Em “Para todas as coisas” faz uma homenagem à Marisa Monte. No repertório do programa, músicas como “A Ana”, “Coração Vagabundo” e “Devolve, moço”.
Conheça o Programa
livre
Entrelinhas

ENTRELINHAS 158

GRÁFICAS. O Entrelinhas apresenta uma reportagem que mostra os bastidores e as etapas do processo de impressão dos livros. O programa visitou a oficina tipográfica do Senai (que preserva antigas máquinas de linotipia) e modernas gráficas de São Paulo para ver como a produção do livro evoluiu desde a invenção dos tipos móveis, por Gutenberg, no século 15, chegando às sofisticadas e gigantescas impressoras off set. GUILHERME MANSUR. A edição também entrevistou o poeta e editor de Ouro Preto que imprime seus livros usando os recursos artesanais da tipografia. Apelidado de “tipoeta” pelo escritor Haroldo de Campos, Mansur cresceu entre as letras de chumbo da tipografia dos pais, imprimindo seus livros – e os de outros poetas – em caprichadas edições artesanais.
Conheça o Programa
livre
A Arte de Ver

A ARTE DE VER 3

O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
livre