Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Sábado, 30 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

Fórmula E

TREINO CLASSIFICATÓRIO - 30/07/22 - 06H30

Conheça o Programa
ESCOLA DE FADAS DA ABBY

ESCOLA DE FADAS DA ABBY - TOCANDO CONFORME A MÚSICA

As fadas querem aprender a tocar instrumentos, por isso chamam um mestre instrumentista para lhe ajudarem. Só que à medida que Abby toca, o instrumento ganha vida e vai subindo com ela até quase o teto. Agora as fadas terão que encontrar uma forma de ajudar Abby a descer, e enfim eles conseguirem aprender a tocar os instrumentos.
livre
OFICINAS CRIATIVAS COM ABBY E COME-COME

09 - BRINCANDO COM LUZES

Abby e Come-Come vão fazer experiências com luz e sombra para criar contrastes, ambientes e sensações durante a encenação da sua história. E como toda criança, vão se encantar com a magia produzida pela luz.
livre
AVENTURAS DE AMI

FANTASIA SURPRESA

Aventuras de Amí é uma série desenvolvida pela Lanterninha Produções que retrata o difícil e delicioso processo de crescimento das crianças abordando os ritos de passagem e a dificuldade em lidar com novas responsabilidades. A série tem como premissa que através da imaginação é possível resolver os desafios, transformando o mundo que nos cerca em um lugar mais divertido e aventureiro. Trata-se de uma série de animação infantil que conjuga elementos dos gêneros de aventura e fantasia. Como o próprio título indica, a série conta as aventuras de Amí, uma garota de 8 anos, criativa e inquieta, que junto a seu cachorro Balú e seu amigo Tim inventa outras realidades a partir do mundo que a rodeia. Agora vivendo uma nova fase da sua infância, Amí não quer mais ser tratada como uma criança pequena, e sim como uma garota que pode assumir responsabilidades. Mas, toda vez que Amí precisa cumprir uma tarefa, ela entra em conflito entre cumpri-la ou deixá-la para mais tarde. Nessa tentativa de ser mais responsável, Amí acaba demonstrando que é ainda uma criança ingênua e lúdica, inventando mundos e transformando os novos desafios em verdadeiras aventuras. Assim ela constrói, junto com seus amigos, um imaginário subjetivo que dá as brincadeiras um colorido mais divertido. A série funciona com um enredo padrão: em todos os episódios, Amí recebe tarefas dos adultos que a cercam – como a mãe, o professor de capoeira ou a professora da escola. Mas, toda vez que recebe uma tarefa, ela se perde no meio do caminho em seus devaneios, criando novos mundos onde vive aventuras arriscadas, sempre acompanhada de seus parceiros inseparáveis: Balú e Tim. Para sair dessas enrascadas, Ami e seus amigos precisam empreender um esforço de concentração e lembrar de algo que aprenderam no mundo real para resolver o desafio na fantasia. Coisas como um passe de capoeira para escapar de um polvo imaginário; ou a memória de que formigas não gostam de cravo para espantá-las em meio a um ataque de guerreiros-formiga gigantes. Neste processo, os personagens acabam aprendendo um pouquinho mais sobre si mesmos, conseguindo, assim, escapar do perigo, voltar para casa e concluir a tarefa inicial. Ep. 04: Já é carnaval cidade! Amí e Tim estão ansiosos para atingir as alturas com suas fantasias e de tanto querer subir terminam caindo. Ui! Segue o bloco porque o importante é continuar fantasiando.
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - UMA SURPRESA SURPREENDENTE DE NIA! / UMA NOVA VISÃO PARA THOMAS

Bloco 1: Nia está planejando uma grande festa para comemorar seu aniversário de chegada em Sodor. Mas quando ela tenta falar sobre o lugar para a festa com seus amigos, eles estão muito ocupados para dar atenção a ela. Nia fica muito decepcionada com a situação, mas ela terá uma grande surpresa. Bloco 2: O motor do Harold, o helicóptero, parou de funcionar e ele precisa de uma carona para atravessar Sodor e ser consertado. Thomas resgata Harold e durante o trajeto, faz várias perguntas a ele de como é voar. Só que Harold está mais interessado em saber do Thomas o seu ponto de vista do chão. Antes de terminar a viagem, Thomas é lembrado da melhor parte em ser um motor.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 17

Em Amsterdã, cidade das bicicletas, Mochilão vai usar todo o seu conhecimento para ensinar Vivi e Vincent, uma bicicletinha muito divertida, a finalmente pedalar sem as rodinhas de segurança. O problema é que nenhuma das técnicas de Mochilão parece funcionar, deixando os amigos em apuros e sem perceber que a melhor solução é a mais simples.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

MOEDA BANANA

Ao visitar um grupo de macacos, Gajah dá uma ideia que vai mudar a vida dos bichos: a criação do dinheiro. Mas os primatas ficam furiosos quando percebem que nem tudo está à venda. O elefante agora vai ter que ser sagaz para escapar dos macacos.
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 13 - EU NÃO TENHO MEDO

MANU, TARCÍSIO E JOÃO RESOLVEM ACAMPAR NA FLORESTA. MAS JOÃO TEM MUITO MEDO DOS MONSTROS QUE PODEM APARECER. MANU TIRA SARRO DELE E DIZ QUE NÃO TEM MEDO DE NADA. NA CALADA DA NOITE, PORÉM, MANU ACORDA E VÊ QUE JOÃO ESTÁ SENDO RAPTADO POR UM VULTO MISTERIOSO. ELA CHAMA POR TARCÍSIO E OS DOIS PARTEM EM BUSCA DE JOÃO PELA FLORESTA.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

DONO DE METADE DA RUA

Cebolinha está inconformado, pois acabou de levar mais umas boas coelhadas da Mônica. Para ele isso não é justo, afinal tudo o que o coitadinho quer é ser dono da lua... ou melhor, da rua. Então Mônica tem uma ideia para acabar de vez com o “mimimi” do Cebolinha: divide a rua em duas partes e dá metade para ele. Mas será que a nossa dentucinha fez a coisa certa? Ser dono de metade de rua pode subir a cabeça do Cebolinha e trazer outros conflitos para a Turma. Será?
Conheça o Programa
livre
DJ CÃO E A LOJA DE DISCOS

EP. 10 - DJ RAYLAN - MEU AMIGO, DJ RAYLAN

Sinopse programa: Dj Cão e a Loja de Discos - 1º temporada Target: 07 a 11 anos 13 epsódios Produção TV Rá Tim Bum! Série em live action, muppets e animação 2D DJ Cão é um Bigou pré-adolescente, que curte música! Um aprendiz de Dj que gosta de ouvir, pesquisar e fazer música. Adora descobrir novos estilos, artistas, tecnologias e curiosidades do meio musical, enfim... Tudo que envolve o som! Ele tem um tio muito descolado, o Tio Pug Vinil, que DJ Cão admira, ainda mais porque o tio tem uma loja de discos, a Caninus Records! Nas férias DJ Cão irá passar os dias ajudando o tio na loja, e essa loja é muito bem frequentada, só cola o biscoito fino da música! E é aí que o DJ Cão conhece muita gente interessante e aprende mil histórias que ele nunca sequer imaginou. Episódio 10 – DJ Raylan – Meu amigo, DJ Raylan DJ Cão está acelerando seu trabalho na loja pois irá receber a visita de um amigo. Quando DJ Raylan chega, DJ Cão pede um tempinho para terminar sua tarefa. Enquanto isso, Raylan dá uma volta pela loja e encontra o disco mais vendido de todos os tempos: “Thriller”, de Michael Jackson. Os amigos conversam sobre referências e como a pesquisa e músicas antigas podem influenciar em novas produções. DJ Raylan conta de sua carreira, que começou aos 5 anos. Ele fala de como concilia a vida de estudante com a profissão de DJ, do troféu que ganhou e das batalhas que participa. DJ Cão pede para o amigo ensinar como fazer scratchs. Raylan faz a demonstração e DJ Cão viaja. Raylan explica como funciona a pick-up e depois solta o som, DJ Cão entra no ritmo. Perfil: Hoje com 14 anos, DJ Raylan iniciou sua carreira aos 5 anos de idade. Por influência do pai, que também é DJ, surgiu o interesse na música e logo aos 6 anos foi colocado em um curso para aprender sobre a profissão. Seu estilo musical é definido pelo: house music, trap, black music, hip hop e clássicos de flashback. Em 2016 ficou em 1º lugar no campeonato Amateur DJ Brasil, título que o credenciou a participar do Hip Hop DJs 2016, no qual conquistou o 4º lugar em meio a diversos DJs renomados da cena do Hip Hop. Entre deveres da escola, batalhas e apresentações, Raylan encontra tempo para visitar o amigo DJ Cão e dar dicas sobre como seguir na carreira de DJ, além de comandar a pick up da Caninus Records.
livre
Mundo Museu

MUNDO MUSEU II - 23 - INSTRUMENTOS MUSICAIS - MILÃO

O Castelo Sforzesco em Milão, na Itália, abriga um conjunto de instituições ligadas à cultura. Entre elas, o Museu de Instrumentos Musicais. Nele há um pouco de tudo: sopros, cordas, percussão. Formas belas, sublimes e, em alguns casos, exóticas. Instrumentos que além de som, criam a esperança de que as melodias, acordes e ritmos possam sempre tocar os corações e mentes mundo afora.
Conheça o Programa
livre
Câmara Viva

CÂMARA VIVA - 40

Conheça o Programa
livre
Fórmula E

E-PRIX DE LONDRES - 30/07/2022 - 10H50

Conheça o Programa
livre
Chocolix

EP. 08 - OS COLORIDOS

UMA CHUVA COLORIDA CAI SOBRE A CHOCOLÂNDIA E, ALGUMAS DESSAS GOTAS QUANDO TOCAM O CHÃO, SE TRANSFORMAM EM PEQUENOS SERES FOFINHOS, CADA UM DE UMA COR DIFERENTE.
Conheça o Programa
livre
Chocolix

EP. 09 - A GELÉIA DE ARCO-ÍRIS

É ANIVERSÁRIO DO SR.CACAU E DONA BRANCA VAI FAZER O BOLO QUE ELE MAIS GOSTA COM COBERTURA DE GELÉIA DE ARCO-ÍRIS.
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

HOJE EU VOU TOMAR BANHO

Todos sabem que o Cascão morre de medo de água e, por causa disso, vive fugindo de banho. Até aí tudo bem, mas o problema agora é que seu cheirinho se tornou insuportável e ninguém mais aguenta ficar perto dele, nem por um segundo. Bem... a única maneira de reconquistar seus amiguinhos é tomando um belo banho! E para essa missão, Cascão pediu uma mãozinha de dois dos seus melhores amigos: Cebolinha e Xaveco. E aí? Será que o “grande dia do banho do Cascão” finalmente chegou?
Conheça o Programa
livre
Turma da Mônica

MEU BOLO É DE BRUXA

Magali está toda prosa porque hoje é o dia do seu aniversário. Sua mãe preparou uma linda festa com muitos comes e bebes e sua Tia Nena, a melhor boleira do bairro, é quem vai fazer o bolo! Tudo é motivo de alegria para a nossa amiguinha, até que o seu priminho Dudu faz uma revelação assustadora: Tia Nena é uma Bruxa, e o seu bolo vai transformar a Magali em um baita sapão. E agora? Será que o Dudu está delirando? Ou será que sua doce titia é mesmo uma bruxa malvada? Tcham, tcham, tcham, tcham...
Conheça o Programa
livre
Fórmula Indy

GRANDE PRÊMIO DE INDIANAPOLIS (30/07/2022)

Conheça o Programa
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 09 FERNANDO MELIGENI / ROMÁRIO

FERNANDO MELIGENI (2ª temporada) Meligeni, campeão pan-americano de tênis, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. ROMÁRIO B(2ª temporada) Romário, ídolo do futebol brasileiro e jogador determinante na conquista do tetra em 1994, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
Copa Paulista

SÃO CAETANO X PORTUGUESA (30/07/2022)

Conheça o Programa
livre
The Next Step - Academia de Dança

EP. 02 - APOIO AO NAMORADO

A-Troupe conhece seu novo coreógrafo e vota em audições abertas para a Seleção Nacional. A-Troupers, B-Troupers, J-Troupers e os novatos inesperados aparecem para as audições da equipe nacional.
Conheça o Programa
10
Os Under-Undergrounds

HORA DE IR

Heitor foge com Kurt em direção a uma passagem para a Terra, mas Ozzy irá persegui-lo e fazer de tudo para que Heitor não escape do mundo Underground. Será que Heitor vai finalmente conseguir voltar para casa?
Conheça o Programa
livre
Irmão do Jorel

IRMÃO DO JOREL - 10 - EXPRESSIVIDADE MÁXIMA

Steve Magal lança concurso pra encontrar o ator mirim que irá contracenar com ele em seu novo filme e Irmão do Jorel treina com Seu Edson desenvolvendo o poder da expressividade máxima na busca pelo papel.
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

INQUILINO SUSPEITO

Timmy faz amizade com um dos porcos da fazenda mas seus amigos porcos não gostam da amizade e o expulsam. As ovelhas o levam para o celeiro e tentam transformá-lo num animal mais sofisticado, porém não parece uma tarefa tão simples assim...
Conheça o Programa
livre
Shaun, o Carneiro

TIMMY E O DRAGÃO

Bitzer, Shaun e Flock estão convencidos de que um monstro está solto na fazenda e se esconde no celeiro. Mas do que exatamente eles têm medo?
Conheça o Programa
livre
Cultura Livre

CULTURA LIVRE 460

Conheça o Programa
livre
Matéria Prima

MATÉRIA PRIMA 2022 - 18 - ANA LÚCIA TORRE

MATÉRIA PRIMA 2022 - EP18 - RAFAEL CORTEZ RECEBE ANA LUCIA TORRE PARA UM BATE-PAPO DESCONTRAÍDO SOBRE CARREIRA E ARTE.
Conheça o Programa
livre
Hiperconectado

HIPERCONECTADO - 08

Conheça o Programa
livre
Jornal da Cultura

JORNAL DA CULTURA - 30/07/2022

Conheça o Programa
livre
CIENTISTAS

CIENTISTAS - 01 - DECIFRANDO OS VENENOS

Nesse primeiro episódio, a série aborda aquilo pelo qual o Butantan é tão reputado: os soros. Para isso, vamos desde às matas, aonde cientistas estudam répteis ainda em vida, passando pela Coleção Zoológica do Instituto, uma das maiores do mundo, até o moderno Núcleo de Produção de Soro. A partir dos diferentes trabalhos realizados em cada um destes espaços, a série investiga os venenos e toda a malha de estudos que os envolvem.
livre
45 ANOS - RÁDIO CULTURA FM (TV)

livre
MINIDocs

LABAQ

A artista nos guia pela sua história com a música, conta a importância dos seus pais nessa caminhada e nos entretém com suas composições em português e espanhol.
Conheça o Programa
livre
Roda Viva

FÁTIMA BERNARDES

Conheça o Programa
livre
Territórios Culturais

PGM 35 - CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Tatuí, no interior de São Paulo, é conhecida como a cidade mais musical do Estado. Hoje, Territórios Culturais invade Tatuí e Felipe e Tuti vão conhecer o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, um dos mais respeitados da América Latina. Lá nossa dupla conhece não só as diversas opções de especialização em diferentes campos da arte como também o trabalho de construção de instrumentos musicais, representado pelo ofício da luteria.
Conheça o Programa
livre
Vox Populi

SILKI

SILK (FAQUIR)//AOS VINTE ANOS REALIZOU SUA PRIMEIRA FACANHA:FICOU DOZE DIAS ENTERRADO VIVO EM FLORIANOPOLIS,DEPOIS DISSO FOI COLOCADO ALGEMADO E COM OS PES ATADOS DENTRO DE UMA CAIXA METALICA E FOI JOGADO NO RIO GUAIBA:FILIADO AO SINDICATO DE ILUSIONISMO E TRABALHOS CIENTIFICOS DE PARIS,POR QUATRO VEZES BATEU O RECORD MUNDIAL DE RESISTENCIA FISICA A FOME.EM MAIO DE 1980,JA COM CINQUENTA E OITO ANOS(58)CONSEGUIU BATER SEU PROPRIO RECORD DE JEJUM-FICOU 115 DIAS SEM COMER ACOMPANHADO DE COBRAS E DEITADO EM CAMA DE PREGOS
Conheça o Programa
10
Letra Livre

LETRA LIVRE 7

Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 19/05, às 20:30h, temos como convidados o jornalista Laurentino Gomes e o romancista Moacyr Scliar.
Conheça o Programa
livre
GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

LITERATURA ARABE ANTIGA - O ISLA

A história intelectual dos árabes, com o desenvolvimento da Filosofia e da Ciência no Oriente Próximo, começa com a ascensão do Islã. Ao receber cada revelação, o Profeta Maomé (SAAS)a recitava para quem quer que estivesse por perto. Estes, por sua vez memorizavam a revelação e, por recitação, mantinham-na viva. Visto que na época os árabes desconheciam a arte de fabricar papel, Maomé (SAAS) fez com que escribas anotassem as revelações em materiais então disponíveis, como ossos de camelo, folhas de palmeira, madeira e pergaminho. Foi só depois da morte do Profeta que o Corão assumiu a sua forma atual, durante o domínio dos primeiros três califas, ou líderes muçulmanos. A primeira geração de muçulmanos eruditos dedicou-se completamente ao estabelecimento de um cânon baseado no Corão. Muitas sugestões foram apresentadas no Corão como uma prova da Onisciência de Deus. A idéia de admirar a criação por sua complexidade, admirar o Criador por sua habilidade fez com que as contribuições do Islã à ciência alcançassem os diversos ramos do pensamento, inclusive a matemática, a astronomia, a medicina e a filosofia. Os muçulmanos herdaram a tradição e o conhecimento científico da antiguidade. Preservaram, elaboraram, fizeram uma releitura e, finalmente, passaram-na para a Europa. Esse foi o século que para os muçulmanos correspondeu às luzes da filosofia, da descoberta científica e do desenvolvimento, enquanto que a Europa mergulhava no que se convencionou chamar a Idade das Trevas.
livre