Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Grade de Programação

Domingo, 31 de Julho

ABERTURA DA EMISSORA

Vamos Pedalar

VAMOS PEDALAR V - 08

VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS SOBRE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.
Conheça o Programa
livre
Fórmula E

TREINO CLASSIFICATÓRIO - 31/07/22 - 06H30

Conheça o Programa
livre
MISSA DE APARECIDA - MISSA DE APARECIDA - BLOCO ÚNICO.
livre
Sr. Brasil

SR. BRASIL 571

Conheça o Programa
livre
Agrocultura

AGROCULTURA - 165

O ALGODÃO DEIXOU DE SER UMA CULTURA DE PEQUENA ESCALA E HOJE DOMINA O CERRADO NO CENTRO-OESTE DO PAÍS. COM MUITA PESQUISA E TECNOLOGIA O BRASIL SE TORNOU UM DOS LÍDERES MUNDIAIS NA PRODUÇÃO DA FIBRA QUE ABASTECE AS INDÚSTRIAS TÊXTEIS AQUI E NO EXTERIOR. UMA BOA NOTÍCIA PARA QUEM NÃO CONSEGUE TOMAR O LEITE TIPO A COMUM. MUITA GENTE QUE TEM INTOLERÂNCIA AO PRODUTO ACEITA BEM OUTRO TIPO DE LEITE CONHECIDO COMO A2A2. A OFERTA DO PRODUTO CRESCE NO BRASIL. E NÓS VAMOS MOSTRAR COMO É PRODUZIDO ESSE LEITE, OBTIDO PELA SELEÇÃO DOS ANIMAIS.
Conheça o Programa
livre
Esporte (Ponto Final)

ESPORTE (PONTO FINAL) - 10 FALCÃO / ACELINO POPÓ FREITAS

FALCÃO (2ª temporada) Falcão, o rei do Futsal, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte. ACELINO POPÓ FREITA (2ª temporada) Popó Freitas, campeão mundial de boxe, elege o maior momento que viveu e o maior momento que viu no esporte.
Conheça o Programa
livre
Fórmula E

E-PRIX DE LONDRES - 31/07/2022 - 10H45

Conheça o Programa
livre
VAI TER SHOW DO BADULAQUE

VAI TER SHOW DO BADULAQUE - 04

São tantas emoções! Tristeza, tédio, vontade de gritar tocando Rock’n Roll! Nesse episódio o Duo Badulaque toca canções que ajudam a gente a lidar com as emoções!
livre
My Little Pony

MY LITTLE PONY - A AMIZADE É MÁGICA - II - 18

Pinkie Pie está desconcertada sobre o que fazer quando conhece Donkey Doodle Cranky, a primeira criatura a recusar sua oferta de amizade.
Conheça o Programa
livre
Kid e Cats

EP. 01 - O CARTÃO DE ANIVERSÁRIO

É O ANIVERSÁRIO DO PAPAI E OS KID & CATS, JUNTO COM A MAMÃE, ESTÃO SE DECIDINDO QUE PRESENTE DAR PARA ELE. A MAMÃE SUGERE QUE OS GATINHOS DEEM UM CARTÃO DE ANIVERSÁRIO MUSICAL! PORÉM, APÓS OUVIREM TANTO A MUSIQUINHA, A BATERIA ACABOU! E AGORA? QUE PRESENTE VÃO DAR?
Conheça o Programa
livre
Rev e Roll

EP. 44 - PRIMEIROS AUXÍLIOS DIVERTIDOS

QUANDO REV E OWEN CONCORDAM EM SE JUNTAR AO DESAFIO DOS PRIMEIROS SOCORROS DE BO, ELES APRENDEM QUE O DESAFIO NÃO É APENAS DIVERSÃO.
Conheça o Programa
livre
Ricky Zoom

EP. 11 - A CONFUSÃO DO MOSTRE E EXPLIQUE

LOOP ACIDENTALMENTE QUEBRA O DISPOSITIVO MUSICAL DE D.J. E SCOOTIO.
Conheça o Programa
livre
Tromba Trem

BESOURO HÉRCULES

Duda perde o trem dos Cupins em uma aposta, e para consegui-lo de volta, Gajah terá que desafiar Hércules, o Besouro Rinoceronte em uma disputa de "Lucha Libre"! Mas será justo esse combate entre um elefante e um besouro?
Conheça o Programa
livre
Thomas e seus amigos

THOMAS XIV - SKIFF NAVEGA POR SODOR / CANÇÃO DE SODOR

Bloco 1: Skiff está com uma rachadura em seu caso e Thomas tem que transportá-lo por terra para ser consertado. Mas o desconforto de Skiff com o transporte se torna desafiador. Com a ajuda de Sandy, Carly e Diesel e com muita relutância do vagão problemático, Thomas encontra um meio da viagem ser mais confortável para Skiff. Bloco 2: Nia sugere ao Sr. Topham Hatt que adicione uma música para apimentar seu discurso na inauguração do novo banco da estação Knapford. Ele gosta da ideia e a convida para escrever a canção. Quando todo mundo começa a dar palpite do que colocar na música, Nia fica irritada e diz que precisa de espaço para pensar. No fim, Sandy e o vagão problemático podem ajudar Nia a achar uma solução para a música da temporada.
Conheça o Programa
livre
Vivi Viravento

VIVI VIRAVENTO - 18

Em São Petersburgo, Vivi, Mochilão e Lanterninha têm a difícil missão de ajudar Mikhail, um exigente e perfeccionista cisne bailarino, a escolher novas sapatilhas de balé.
Conheça o Programa
livre
SOS Fada Manu

EP. 14 - BRUXINHA MADRINHA

TODOS DO REINO ENCHEM MANU COM PEDIDOS DE SOCORRO TRIVIAIS. ELA NÃO AGUENTA MAIS E RESOLVE TIRAR FÉRIAS NA FLORESTA. QUANDO RETORNA, ESPERANDO SER VALORIZADA, SE SURPREENDE AO VER QUE A BRUXINHA VALQUÍRIA TOMOU O SEU LUGAR E ESTÁ AJUDANDO TODOS - INCLUSIVE ORGANIZOU UMA FESTA JUNINA PARA TODO O REINO. O SOS FADA MANU FICOU INÚTIL!
Conheça o Programa
livre
O Show da Luna!

EP. 26 - CATA VENTO

AO OBSERVAR O PLANETA TERRA, LUNA, JÚPITER E CLÁUDIO FICAM IMPRESSIONADOS COM AS CORRENTES DE VENTO E MAIS AINDA AO DESCOBRIR QUE O VENTO PODE SER TRANSFORMADO EM ENERGIA! ELES QUEREM MUITO SABER COMO ISSO ACONTECE!
Conheça o Programa
livre
RIOS VOADORES

livre
TERRA BRASIL I

TERRA BRASIL I - 15 CACHOEIRA DO TABULEIRO

“Terra Brasil” é uma série documental que acompanha três viajantes, o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt, o botânico Anderson Santos e a chef aventureira Mayra Abbondanza, por diversas áreas naturais do país, conhecendo e descobrindo as várias naturezas em solo brasileiro. Em vinte episódios, os três mostram paisagens naturais, áreas conservadas e a biodiversidade brasileira através de divertidas expedições na terra verde-amarela. Gravados durante um ano, os episódios contam sempre com um guia local que se torna um quarto personagem do programa, apresentando detalhes e riquezas da natureza da região a ser explorada. EPISÓDIO 15 Anderson, Aruay e Mayra chegam à Cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior queda d'água do Brasil, conhecendo pelo caminho a flora do Cerrado de Minas Gerais. GUIA LOCAL: BISCOITO
livre
Planeta Terra

A GRANDE NATUREZA AZUL II - 01

Nas águas mexicanas do mar de Cortez, situa-se o Cabo Pulmo. Lá se verificou umas das mais bem-sucedidas experiências de recuperação da vida marinha. Nos anos de 1980, a pesca ali foi praticamente extinta pela exaustão das reservas exploradas sem critério em décadas anteriores. Mas em 1995 o Cabo Prumo tornou-se uma Reserva legalmente protegida. E, decorrido algum tempo, os resultados foram surpreendentes. A biomassa de peixes aumentou em 400 por cento. Hoje lá vemos Salemas, Peixes-porco de cabeça chata, Baiacus-espinho, imensos cardumes de Xaréus, Tubarões Galha Branca, entre outros.
Conheça o Programa
livre
Repórter Eco

REPÓRTER ECO 1430

NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O FOTÓGRAFO E DOCUMENTARISTA VALDEMIR CUNHA FAZ UM BALANÇO DAS 3 DÉCADAS DE REGISTRO DO BIOMA CONSIDERADO UMA DAS MAIORES ÁREAS ÚNIDAS DA TERRA. E VEJA TAMBÉm: PARA EVITAR O PRECONCEITO CONTRA OS ANIMAIS , CIENTISTAS ALERTAM QUE DOENÇA CONHECIDA COMO VARÍOLA DOS MACACOS NÃO É MAIS TRANSMITIDA PELOS PRIMATAS E SIM PELOS HUMANOS. E, NOVO ESTUDO REVELA QUE EXISTE UMA GRANDE DIVERSIDADE DE INSETOS NA COPA DAS ÁRVORES DA AMAZÔNIA.
Conheça o Programa
n
Matéria de Capa

MATÉRIA DE CAPA 438 - PROJETO ARTEMIS: COLÔNIAS

PESSOAS VIVENDO NA LUA OU EM MARTE? O QUE SEMPRE FOI VISTO COMO UMA FICÇÃO AGORA SE APROXIMA DA REALIDADE.E O PRIMEIRO PASSO NESSE SENTIDO JÁ ESTÁ BASTANTE AVANÇADO. O PROJETO ARTÊMIS, DESENVOLVIDO POR CIENTISTAS AMERICANOS E EUROPEUS, DEVE LEVAR, EM BREVE OS PRIMEIROS ASTRONAUTAS PARA UMA TEMPORADA NA LUA. É O PRIMEIRO PASSO PARA ENVIAR HUMANOS ATÉ O PLANETA VERMELHO.
Conheça o Programa
livre
Café Filosófico

QUARENTENA-REVELAÇÃO: UM MERGULHO EM QUEM SOMOS, COMO VIVEMOS E O QUE PODEREMOS CRIAR

A pandemia tornou as crises mais agudas. As emoções parecem estar à flor da pele.. Essa experiência que nos é comum parece funcionar como uma lupa da alma, magnificando os eventos e permitindo ver aquilo que estava oculto. Uma lente de aumento sobre aquilo que acontece em casa, na cidade, no país, no planeta. Com a pandemia as emoções ficaram por um fio... como se tivessem obtido um passe livre para circular sem controle. Como não escutar esse caos que parece explodir em forma de revelação? Ela colocou uma lente de aumento sobre aquilo que acontece conosco e a nossa volta. Bilhões de pessoas, neste mundo globalizado, enfrentam simultaneamente o mesmo vírus e torna este momento um grande laboratório subjetivo da história humana. O que ele está revelando? Um olhar psicanalítico sobre o impacto do vírus em nossas vidas. Um mergulho sobre o Eu: Conflitos e insights, o círculo da intimidade, nossas relações.
Conheça o Programa
14
BRASIL JAZZ SINFÔNICA - 5ª TEMPORADA

ENCONTROS HISTÓRICOS III - 1 - PAULINHO DA VIOLA E FAMÍLIA

A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica se une a Paulinho da Viola e Família para um concerto memorável na Sala São Paulo.
livre
Persona

ZÉ CARLOS MACHADO

Conheça o Programa
14
Cinematógrafo

O QUE É O CINEMA CONTEMPORÂNEO PELO MUNDO?

No primeiro episódio da sétima temporada do Cinematógrafo, o apresentador Fernando Tibúrcio revela o que é o cinema contemporâneo no mundo: a diversidade cultural de cada povo refletida na criação de narrativas e estilos plurais materializados na telona. Para falar sobre o assunto, estão no programa os críticos de cinema e jornalistas Renato Silveira e Luiza Lusvarghi, além de Rodrigo James. A edição também traz novidades. No quadro “Drops”, curiosidades do filme "Dogville", drama que conta a história de Grace, interpretada por Nicole Kidman, e que é abrigada em uma pequena cidade situada no interior dos Estados Unidos. A obra explora as qualidades morais dos seres humanos, investiga os limites da maldade e da bondade humana por meio de personagens complexos. Já o “Almanaque” traz entrevista com o grande cineasta mineiro Neville D'Almeida, que conta sobre sua trajetória no cinema e seus atravessamentos em Minas Gerais. Além de mostrar como o cinema mineiro o ajudou em seus processos de se tornar um realizador. As críticas e análises estão no quadro “Ponto de Vista”. Na edição desta semana, o filme “A lenda do cavaleiro verde”, inspirado em um texto do século XIV com uma pegada cristã. O filme é uma jornada épica e contemplativa por um mundo fantástico.
Conheça o Programa
10
FINALMENTE LIVRES

14
Futurando

FUTURANDO - 279

Para que serve o melhoramento molecular da cannabis? Apesar da cannabis ser uma planta muito discutida pelos níveis de THC, ela pode ter muitas outras utilidades. A empresa Puregene está trabalhando no melhoramento molecular da planta. Eles estão perto de decodificar o DNA da cannabis e entrar num mercado de bilhões. A evolução da agricultura na Alemanha. Em 1900, a agricultura era feita por pessoas, animais e equipamentos simples. Hoje ela é totalmente diferente, com grandes plantações e máquinas de alta tecnologia. Vacas de alto rendimento criadas em laboratório! Graças à fertilização in vitro, empresa coloca no mercado gado com material genético de vacas mais produtivas economicamente. Com o método, é possível fazer uma vaca com determinadas características produzir muito mais descendentes do que com os métodos tradicionais de reprodução. No entanto, os críticos do procedimento temem uma perda na diversidade genética. Carne de laboratório: uma boa alternativa? A carne de laboratório, além de evitar o abate de milhares de animais, pode ser mais uma alternativa para a alimentação no futuro. Hoje, já dá para produzir bifes de hambúrguer ou nuggets de frango. Mas os cientistas querem ir além. Proteína feita a partir de CO2? Empresa desenvolveu método para produzir proteína em pó e ao mesmo tempo consumir dióxido de carbono.
Conheça o Programa
livre
Figuras da Dança

SÔNIA MOTA

A bailarina, coreógrafa e diretora Sônia Mota foi uma das figuras mais atuantes da dança paulista na década de 1970. Depois de quatro anos o The Royal Ballet of Flanders, voltou ao Brasil e participou da renovação do Corpo de Baile Municipal e do Grupo Andança e do Teatro Galpão. Em 1989, inicia um longo período na Alemanha, onde, além de atuação como bailarina, coreografa e professora, desenvolve sua metodologia chamada de Arte da Presença, a qual utiliza o corpo e as limitações do aluno para que ele encontre suas possibilidades de movimento. Atualmente é diretora da Companhia Palácio das Artes, de Belo Horizonte.
Conheça o Programa
livre
Mosaicos

A ARTE DE LUIZ GONZAGA

MOSAICOS – A ARTE DE LUIZ GONZAGA Documentário musical homenageia Rei do Baião e traz como convidados Dominguinhos, Waldonys, Marcelo Melo, Toinho Alves e os grupos Bicho de Pé, Meketrefe e Trio Sabiá Misturando imagens de arquivo com gravações inéditas, “Mosaicos” retrata os diversos momentos da carreira do criador do baião, apresentando grandes clássicos de seu repertório, como “Asa branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), “Xote das meninas” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), “Numa sala de reboco” (Luiz Gonzaga/José Marcolino) e “Assum preto” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). Especialmente para essa homenagem, o programa reuniu os sanfoneiros Dominguinhos e Waldonys a dois integrantes do Quinteto Violado, Toinho Alves e Marcelo Melo. Os convidados relembram histórias vividas com Luiz Gonzaga, analisam a obra do amigo e interpretam juntos canções do mestre. Esta edição do “Mosaicos” é dedicada ao músico e compositor Toinho Alves (1943-2008), que faleceu um mês após a gravação de sua participação no especial. Outro destaque do programa são as participações dos grupos Bicho de Pé, Meketrefe e Trio Sabiá, apresentando releituras para algumas das principais músicas do repertório de Gonzagão. Além disso, “Mosaicos” recupera no acervo da TV Cultura preciosas imagens das participações de Luiz Gonzaga em programas da emissora em diversas épocas, como o especial “Proposta” (1972) – com a presença de Dominguinhos, Quinteto Violado e de Gonzaguinha – e “Festival de Verão do Guarujá” (1981). O documentário musical também resgata a atuação de Luiz Gonzaga nos filmes “O comprador de fazendas” (1951), dirigido por Alberto Pieralisi, e “Sem essa aranha” (1970), de Rogério Sganzerla.
Conheça o Programa
livre
A Feiticeira

EP. 22 - MEMÓRIA PRODIGIOSA

Envergonhado por esquecer o nome de um cliente, James compra um livro para melhorar sua memória. Endora põe um feitiço em seu relógio para quando estiver usando, James ter uma memória perfeita. Ed Pennybaker, um cliente, se orgulha de seu vasto conhecimento, mas James o vence toda vez. Quando James tira seu relógio, ele esquece as coisas, mas não faz a conexão. Samantha convida os Pennybakers e os Tates para jantar. Ed demonstra sua expertise em vários assuntos, mas James facilmente ganha dele. Samantha percebe que James pode antagonizar um importante cliente. Ela tenta pará-lo mas falha.
Conheça o Programa
livre
Jeannie é um Gênio

JEANNIE É UM GENIO - EP. 22 - DESVANTAGENS DE UM CARRO USADO

Incapaz de ligar o carro, Tony chama Jeannie para ajudar. Ela bate em um poste de luz e um policial dá a Tony um monte de ingressos. Jeannie os pisca para um estúdio de TV onde Tony grava um programa de entrevistas, "The Hot Seat". Eles encontram o Dr. Bellows e sua esposa e seu primo, Homer. Tony apresenta Jeannie como sua prima, e Homer imediatamente se muda. Incapaz de afastá-lo, Jeannie envolve Homer com uma máquina de café, deixando-o encharcado. Ela aparece no carro de Tucker para consertar o carro de Tony, mas Tucker a convence a vendê-lo por US $ 400. Na casa dos Bellows, todo mundo assiste "The Hot Seat", patrocinado por Tucker. Jeannie encontra um preço de US $ 1699 no carro de Tony. Ela estraga o discurso de Tucker na TV, expondo-o como um bate-papo. Quando Bellows e Homer veem Jeannie na TV, Tony e Roger arruinam o set. Jeannie recebe a promessa de Tucker de ser honesto e compra o carro de Tony por US $ 400. Tucker fica boquiaberto quando ela pisca em forma e sai no banco de trás, perseguido pelo policial. Ele aceita a explicação de Tony de que o carro sem motorista é um dispositivo de controle espacial, assumindo que Jeannie seja um computador, mas leva todos para a delegacia. Tony finge apertar um botão e Jeannie aparece. Ele anuncia que ativou a "autodestruição" para manter a segurança do projeto. Mais tarde, Tucker aparece na casa de Tony com uma conta de reparo de carro de US $ 500. De sua garrafa, Jeannie pisca e o carro começa a desmoronar.
Conheça o Programa
livre
VICTOR BRECHERET

livre
A Arte de Ver

A ARTE DE VER 1

O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.
Conheça o Programa
livre
História da Arte no Brasil

UM RASGO NOS TETOS DAS IGREJAS

PROF PEDRO MAUEL, CRÍTICO DE ARTE, DÁ ESPECIAL ENFOQUE ÀS PINTURAS DE TETOS DE VÁRIAS IGREJAS NO BRASIL COMO: IGREJA BARROQUINHA, IGREJA DO CARMO DE SALVADOR, IGREJA DO NOSSO SENHOR DO BOMFIM, CONJUNTO DE SÃO FRANCISCO, MOSTEIRO DE SÃO BENTO DE OLINDA, ENTRE OUTRAS.
Conheça o Programa
livre