Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

É comemorado nesta sexta (17), o Dia de Proteção às Florestas. Esta data especial foi estabelecida em 1971, pela Organização das Nações Unidas, para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a fim de reforçar a importância de uma das maiores riquezas naturais do planeta.

Uma data como essa é de extrema relevância, principalmente para o Brasil, conhecido mundialmente como “O País das Florestas”. Mas vale lembrar que carregar esse título está longe de ser a única responsabilidade do brasileiro, já que a criação de uma nova geração mais engajada e preocupada com o planeta também está nas nossas mãos.

Mas como começar a inserir essa consciência ambiental na vida das crianças? Esse tipo de assunto requer técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade e a interação, levando, assim, ao aprendizado:

1- Atividade lúdica na natureza

Envolva o pequeno em atividades de plantio e ajude-os a compreender como é importante cuidar bem da muda, para que a planta cresça e se desenvolva. A atividade será extremamente divertida e enriquecedora.

2- A leitura do folclore Curupira

O folclore conta que o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem. Segundo a lenda, os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata. Contar histórias que abordem essa temática é uma boa estratégia para inserir a importância da conscientização na vida da criança.

3- Visitar parques naturais

Que tal levar o pequeno para dar uma volta em reservas e parques naturais? Estando na supervisão de um adulto, a vivência não oferecerá nenhum tipo de risco, muito pelo contrário, essa dinâmica é uma excelente fonte de conteúdo. As crianças que tiverem a oportunidade de ver de perto o quanto a natureza é bela, desenvolverão uma forte consciência de cuidado ambiental.

4- Da escola pra vida

Não é apenas dentro de casa que os ensinamentos acontecem, as crianças trazem para sua realidade muitas das pautas educativas aplicados em sala de aula. Tarefas que ocorrem em grupo ajudam a conscientiza-las e conversarem sobre o assunto. Por isso, é importante promover o interesse dos pequenos em preservar e proteger o meio ambiente durante esta etapa.

5- Hora de criar!

Que tal utilizar objetos que seriam descartados para criar brinquedos originais e super divertidos? Além de auxiliar na implementação da conscientização ambiental, os brinquedos recicláveis tendem a despertar nas crianças a criatividade.

Aproveite as dicas e mobilize toda a família, faça deste momento uma fonte para reeducar alguns hábitos que podem ser maléficos para a proteção das florestas. Juntos, somos mais fortes.