Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Adriane Sanseverino
Adriane Sanseverino

Você sabia que 22 de agosto é considerado o Dia do Folclore? Pois é! A criação da data foi feita com o objetivo de preservar o acervo do folclore brasileiro e incentivar que as pessoas consumam essa cultura, seja pelas danças típicas, pelas lendas ou até pelos personagens tão característicos.

Por esse motivo, separamos alguns episódios do Quintal da Cultura que homenageiam essa data. Veja!

A Lenda do Curiango

A história de Urutau e Curiango, os dois pássaros considerados os mais feios e de canto mais soturno da floresta que já foram gente um dia. Mas a dúvida que não quer calar é: como se tornaram pássaros?


O Homem que Laçou a Sorte
A aventura acontece no sertão brasileiro, numa estrada bem antiga. O povoado local dizia que por ali passava toda a sorte e, certa vez, um vaqueiro muito pobre, cansado de ouvir essa história e ver a família passando necessidade, resolveu laçar tal êxito no meio da estrada.


A Lenda da Mandioca

Um dia, um viajante visitou uma tribo que passava muita fome e tentou beijar a filha do cacique, chamada Mani. A moça não cedeu, mas o pai dela se confundiu com a cena e decidiu castigar a filha, prendendo-a numa oca, dizendo que a fome da tribo era causada por ela. Ao chegar à oca no dia seguinte, não a encontrou mais. O que será que aconteceu?

O Carbúnculo

A história se passa no Sul do Brasil, quando alguns jesuítas foram expulsos pela coroa portuguesa. Na fuga, um sacristão deparou-se com um brilho intenso vindo de uma moita. Ao aproximar-se dela, viu um lagarto com uma grande pedra preciosa na testa. Ele pegou o lagarto e levou-o consigo para casa, sem saber que o animal era mágico.

A Lenda do João de Barro

No tempo em que os índios guaranis ainda reinavam soberanos nessa região, um jovem guerreiro de nome Jaebé apaixonou-se por Iande, filha do cacique da tribo. Muitos já haviam tentado conquistar o amor da moça, mas o pai submetia cada pretendente a uma prova de força. Jaebé desafiou o cacique e esse lhe impôs uma prova: sete dias enrolado num couro de anta sem comer ou beber nada. Ele irá conseguir?

Sobre o Quintal da Cultura

Divertido e educativo, o programa acompanha quatro crianças – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia –, que brincam e se divertem aprendendo coisas novas ao lado de um jabuti chamado Quelônio e da minhoca Minhoquias. É exibido na TV Cultura, de segunda a sexta, às 7h30 e às 14h e aos sábados, às 15h