Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/MSP
Divulgação/MSP

No dia em que a escritora Clarice Lispector completaria 100 anos, a Mauricio de Sousa Produções presta homenagem a uma de nossas maiores escritoras com a criação da série Donas da Rua da História, feita especialmente para a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo.

E não para por aí! Nomes como Ruth Guimarães, Cecília Meireles, Cora Coralina, Maria Firmina dos Reis e Mary Shelley também estão em destaque.

As escritoras estão presentes no Conexão Turma da Mônica, um portal criado exclusivamente para este evento — que pela primeira vez foi adaptado 100% ao formato digital. Seja nas artes, ciências, literatura ou até esportes, as personagens da MSP retratam e destacam nomes que fizeram a diferença nas áreas em que atuaram.

Leia também: Crianças #EmCasaComSesc: Saiba como assistir ao espetáculo deste sábado (12)

Em uma das áreas deste portal, há um espaço dedicado às Donas da Rua da Literatura, que tem como objetivo mostrar a história de vida de escritoras que marcaram gerações com suas obras. No site, você tem acesso à biografia destas personalidades.

Centenário da Clarice Lispector

Você sabia que o nome Clarice foi dado quando a escritora chegou ao Brasil, em 1922? Na Ucrânia, seu nome era Chaya, mas foi "abrasileirado" assim que pisou no País. Uma vez, ela escreveu: “um nome para o que eu sou importa muito pouco. Importa o que eu gostaria de ser”.

Clarice foi uma escritora e jornalista icônica muito antes da existência da internet ou das redes sociais. Hoje em dia, é comum ver frases assinadas por ela em muitos lugares. Legal, né?

A autora carrega o título de uma das escritoras brasileiras de maior influência do século XX. Em consequência de um câncer no ovário, ela faleceu em 1977, ao 57 anos.