Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Nesta quinta-feira, 07 de janeiro, é comemorado o seu dia! Isso mesmo, querido leitor. Graças ao poeta, jornalista e fundador do jornal diário “O Povo”, Demócrito Rocha, desde 1928, leitores de todo o Brasil são homenageados com esta data exclusiva. 

Leia também: Seis HQs felizes para começarmos este 2021 sorrindo

Sabemos que a leitura é apaixonante mas, mais do que isso, ela é responsável por gerar e moldar novos leitores todos os dias, embalados em verdadeiros difusores de conhecimento e magia. Até mesmo quem diz ser um leitor eclético tende a se identificar mais com um estilo específico e, assim, fica ainda mais fácil descobrir qual o seu perfil como leitor.

Confira nossa seleção:

O leitor enrolado

Não adianta se esconder, nós sabemos bem quando um leitor é enrolado, isso porque as pessoas deste perfil não leem o que dizem ter lido, ou até iniciam, mas quem disse que terminam? Todo mundo tem um leitor enrolado no ciclo de amigos - basta saber se esse não é você.

O leitor virtual

Esse perfil não é nada raro, afinal, a nova geração é altamente digital! Dominada pelos tablets e celulares, excluindo completamente os rolos de papel, revistas, jornais ou até mesmo os livros com a capa durinha e aquelas folhas com aroma único. O leitor virtual gosta mesmo é de uma boa ferramenta tecnológica.

O leitor comilāo

Os leitores deste perfil não conseguem viver sem ter um livro por perto, seja no carro, na escola, durante o intervalo, antes de dormir... para ele, não há momento ruim, nem dia específico para se divertir em meio à uma boa leitura.

O leitor de capa

“Mãe! Olha a capa desse livro que linda, eu quero!”, não tem melhor frase que defina o leitor que escolhe o livro pela capa. Esse perfil gosta mesmo é de aliar a qualidade da leitura com a beleza do livro.

O leitor hora da soneca

Há quem diga que contar carneirinhos é uma excelente estratégia para pegar no sono, mas não para o leitor hora da soneca. Para ele a única forma de embalar em um sono profundo e magico é ler algumas páginas de um bom livro.

O leitor indeciso

A verdade é que todos os leitores têm um pouco do perfil indeciso dentro de si, afinal, quem nunca ficou em dúvida sobre qual livro levar da loja? E se a compra for online, o leitor indeciso vai encher o carrinho e no final acaba não levando nenhum.

Já conhece o Lugar de Livros? Uma série de interprogramas em parceria da TV Cultura e o Itaú Social, 60 módulos audiovisuais, de cinco minutos cada, que serão exibidos ao longo de três meses na programação da emissora. A iniciativa busca sensibilizar as famílias para a importância da leitura na primeira infância, disseminar boas práticas e ampliar o repertório literário de crianças

Acompanhe os interprogramas através da playlist: